Aliança entre YKP e FISCOSoft ajuda empresas a prestarem informações tributárias mais precisas

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A YKP, integradora de sistemas com foco em gestão empresarial, fiscal, business intelligence e soluções Web, acaba de fechar uma parceria com a FISCOSoft Sistemas, empresa especializada em informação tributária aplicada à tecnologia. A solução de inteligência fiscal e tributária gerada pela aliança YKP/FISCOSoft faz a validação das ações tributárias em nível federal e estadual. Por meio de uma solução denominada Systax, as empresas usuárias podem contar com mais de 620 mil regras implementadas pelo sistema e atualizadas diariamente que ajudam nos cálculos precisos de ICMS, PIS, COFINS e IPI.

De acordo com Maurício Toffoli, gerente geral de vendas da YKP, o Systax inaugurou uma nova era em que as informações passam diretamente de sistema para sistema e vem ao encontro da modernização que vem sendo implementada pelo governo, como a emissão da nota fiscal eletrônica. “Com isso, aliamos a nossa expertise em ofertar soluções de gestão às empresas com o que há de mais avançado em termos de informações tributárias”, afirma. “O grande diferencial do sistema Systax é que ele permite a realização de uma verdadeira auditoria tributária. A solução, agregada aos serviços de gestão empresarial da YKP, tem mecanismos que avaliam se as regras tributárias estão sendo devidamente aplicadas antes ou após a emissão da Nota Fiscal Eletrônica”, detalha Paschoal Naddeo, diretor presidente da FISCOSoft Sistemas.

Oferta simplifica a gestão tributária das empresas

De acordo com os executivos das empresas, ao mesmo tempo em que a modernização que vem sendo proposta pelo Governo ajudará as empresas a se organizarem contabilmente – e ainda trará benefícios àquelas que desejam abrir seu capital, por exemplo -, há muita dificuldade por parte das companhias no entendimento do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital. “A quantidade de detalhes exigidos nos projetos do SPED está causando uma mudança muito grande na rotina atual das empresas que têm dificuldade na implantação e geração dos arquivos e na forma em como os setores contábeis, tributários ou fiscais geram suas obrigações”, destaca Naddeo.

A FISCOSoft tem 20 mil clientes ativos e 500 mil usuários que recebem semanalmente boletins repletos de informações. Segundo Fábio Rodrigues, diretor da FISCOSoft Sistemas, as informações tributárias no Brasil são muito complexas e abrangentes, pois cada esfera governamental tem suas próprias regras e as empresas acabam se confundindo; em muitos casos, a empresa acaba pagando impostos indevidos. “Há pesquisas realizadas pela FISCOSoft que apontam a imensa quantidade de erros – quase 100% das mais de 400 empresas consultadas apresentavam erros em suas ações tributárias. Essa situação pode ser explicada, em parte, pelo fato de existirem mais de 620 mil regras tributárias dentro das legislações brasileiras”, conta Rodrigues.

Hoje, dos 180 colaboradores do Grupo FISCOSoft, 50 estão totalmente focados no atendimento da solução e envolvidos na parceria com a YKP. Pelo acordo, os serviços a serem prestados inicialmente pela YKP são a validação da NF-e e a alimentação do ERP das empresas, podendo evoluir para outros módulos e serviços de acordo com a demanda.

Compatível com os sistemas de emissão da NF-e oferecidos no mercado, a solução Systax faz a validação da Nota Fiscal Eletrônica após verificar se os documentos emitidos ou recebidos estão corretos quanto à situação tributária, base de cálculo e exatidão da alíquota aplicada na apuração dos tributos. O sistema, que considera as características dos produtos e operações de cada empresa, atualiza de forma automática o ERP, garantindo alíquotas e regras tributárias corretas permanentemente; o que garante a exatidão nas informações. O sistema considera as características dos produtos e operações da empresa. A alimentação do ERP permite a interação com sistemas fiscais por meio de web services. Essa atualização diária e constante gera informações precisas e flexíveis e que são capazes de ajudar as empresas a cumprirem suas obrigações para com o Fisco, e para quaisquer produtos, tabelas e regras de cálculos, sejam de ICMS, PIS, COFINS e IPI.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">