Análise de Sistemas – Casos de Uso

Desde que iniciei meus estudos em Análise de Sistemas, não consigo imaginar uma situação ao qual não usaria Casos de Uso na construção de software. Pois sem dúvida, podemos defini-los como uma ferramenta essencial na captura de requisitos, no planejamento e no controle de um projeto.

Um assunto sempre polêmico, mesmo ainda iniciante nesta área, tenho visto algumas definições diversificadas de profissionais (especialistas ou não) sobre o tema.

Alguns definem Casos de Uso apenas em sua notação gráfica (os diagramas), porém, Casos de Uso vão muito além. Casos de Uso são elementos primários no desenvolvimento e planejamento do projeto. Ele facilita o entendimento e a comunicação com o stakeholder, pois Casos de Uso representam uma visão externa do sistema e aplicando uma boa técnica na sua utilização, eles são com certeza uma melhor maneira de levantar bons requisitos de sistema. Em outras palavras, Casos de Uso descrevem o comportamento do sistema sob diversas condições conforme o sistema responde a uma requisição de um ator primário, no qual este (ator primário) inicia uma interação com o sistema para atingir algum objetivo.

Um formato simples para captura de um Caso de Uso consiste na descrição de seu cenário primário como uma sequência de passos numerados e as alternativas como variações naquela sequência.

Existe muita variação no modo como você pode descrever os conteúdos de um Caso de Uso, porém, a UML não especifica padrão algum. Mas, acrescente informações sempre que julgar necessárias, principalmente, vendo isto pela perspectiva do risco, ou seja, acrescente detalhes de acordo com o grau de risco, quanto maior o risco, mais detalhes você precisa. Mas, não se desespere em detalhes, ou seja, entre neles aos poucos durante sua elaboração e durante as iterações, vá acrescentando mais detalhes à medida do necessário. Porém, chamo sua atenção para a simplicidade, pois um Caso de Uso bem escrito é fácil de ler, porém, aprender a escrever um bom caso de uso é difícil.

Mas, o que é realmente, um Caso de Uso?

Rafael Amaral - Casos de Uso

Um Caso de Uso captura um contrato entre os stakeholders de um sistema sobre o seu comportamento. Um Caso de Uso descreve o comportamento do sistema sob diversas condições conforme o sistema responde a uma requisição de um ator primário.

Alistair Cockburn

Uma outra definição mais compreensiva, explico primeiro o que é um cenário.
Cenário: é uma sequência de passos que descreve uma interação entre um usuário e um sistema.

Caso de Uso, então, é um conjunto de cenários amarrados por um objetivo comum de um usuário.

Martin Fowler

Finalizando, Casos de Uso têm uma grande importância na construção de projeto e é um assunto para mais de “Gigas”. Sobre diversos aspectos, eles são essenciais em uma infinidade de coisas desde o início ao fim das iterações do projeto. Para iniciantes na área, dedicar-se na leitura de bons livros sobre o assunto irá fazer toda a diferença na hora de analisar e/ou dirigir um projeto.

Fonte: Blog Rafael Amaral
Twitter: @rafaelamaralll

Rafael Amaral

Mais artigos deste autor »

Mestrando em Engenharia de Software pela UFJF – MBA em Administração Estratégica – Analista de Sistemas – PSM – Agilista


5 Comentários

Bruno Dias
2

Bom dia!
Bom artigo, realmente escrever um bom caso de uso é difícil. Hoje realizo somente representação por fluxo, algo ainda não muito próximo do aconselhado mas consigo fazer com que os usuários compreendam o comportamento do sistema e definir bem o que será desenvolvido. Em caso de uso eu não consigo achar o limite dos detalhes, o que acaba poluindo o caso de uso. Com certeza, devo praticar bastante a utilização do caso de uso para facilitar ainda mais a compreensão aos usuários.
Abraço!

Gisele
4

Muito bom artigo! Irei usar nesse semestre na Faculdade, me ajudou bastante!
E concordo que é impossível fazer um sistema sem usar esse método, há pessoas que pensam que é só chegar e programar, compilar e pronto! Tem todo um caminho a seguir para que desenvolvamos bons sistemas que funcionem bem e atenda as expectativas dos clientes!!!!
Obrigada pela informação.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!