As TICs e o Comportamento Social

A evolução das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) tem mudado e aprimorado a maneira como a sociedade se relaciona e se comunica entre si. Seu crescimento e popularização têm quebrado todas as barreiras da comunicação, tanto no impacto da velocidade em que elas ocorrem, quanto aos diferentes meios oferecidos e quanto ao número de pessoas que elas atingem.

Num passado não muito distante, era preciso sentar-se em frente a uma TV na hora dos jornais para saber as notícias atuais, hoje, basta conectar-se a internet pelo celular estando no metrô, na rodoviária, na rua, dentro de um ônibus ou em qualquer outro lugar.

Com o crescimento das redes sociais, ficamos a parte dos fatos em tempo real. Uma foto, um vídeo, um simples post de 140 caracteres, etc., contribui para nos informar dos fatos locais e/ou até mesmo dos fatos internacionais.

Outro impacto das redes sociais sobre a sociedade que posso citar são as várias manifestações que foram promovidas e organizadas através delas. Fato, é o que ocorreu na Líbia (http://www1.folha.uol.com.br/mundo/876488-onda-de-protestos-antigoverno-chega-a-libia-38-ficam-feridos.shtml),  o que aconteceu no Rio (http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/10/26/inspirado-em-movimento-de-ny-grupo-de-indignados-ocupa-a-cinelandia-rj-com-barracas-e-autogestao.jhtm), como o de New York, etc.

Sem dúvidas, podemos afirmar que as TICs mudam o comportamento social – que por sua vez, impulsionam a ciência – e que por sua vez faz com que as TICs se aprimorem cada vez mais para acompanhar todo esse processo – este processo ocorre num ciclo contínuo.Rafael Amaral - As TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) e o Comportamento Social

Exemplos desta tecnologia são os Telecommuting – onde profissionais trabalham em casa, cafés, etc. Sua presença na EAD – faculdades oferecem cursos de graduação a distância de forma on-line, no qual o aluno não precisa estar presente fisicamente nas salas de aulas. As videoconferências, que possibilitam profissionais se reunirem sem fazer-se presente fisicamente no mesmo local e até mesmo fecharem grandes negócios.

Outro exemplo, cito a experiência do internauta nos dias atuais. Ele está mais exigente. Ele quer mais relevância nos conteúdos (fato são as constantes mudanças nos algoritmos do mecanismo de pesquisa da Google em prol desta melhoria), ele quer mais interação, ele quer participar, levantar discussões sobre temas diversificados e deixar de ser apenas um “simples” leitor para ser um colaborador. Podemos definir esse processo como Web 2.0, no que diz respeito a uma web colaborativa.

O internauta também tem procurado aumentar sua relação nos negócios. Exemplo são as empresas cada vez mais presentes nas redes sociais, aumentando sua relação com seus clientes, levando em consideração os feedbacks a fim de aumentar a satisfação dos mesmos, pois sabem que pontos negativos podem causar grandes impactos.

As redes sociais estão disponíveis para quem quiser ter uma conta, porém, para uma empresa fazer-se presente nas redes é preciso que isso seja feito e acompanhado por um profissional qualificado. Pois conteúdo sem relevância pode ser entendido como spam, em outras palavras, não apresentar resultados positivos.

Fonte: Blog Rafael Amaral
Twitter: @rafaelamaralll

Rafael Amaral

Mais artigos deste autor »

Mestrando em Engenharia de Software pela UFJF – MBA em Administração Estratégica – Analista de Sistemas – PSM – Agilista


2 Comentários

Rafael Amaral
1

Prezados leitores,
outro grande impacto das TICs sobre a sociedade que gostaria de destacar é a pesquisa da Folha.com (http://migre.me/7A1oE) ao qual revela que o Twitter é 8 mil vezes mais eficaz que o Procon no que diz respeito a retorno das reclamações feitas pelo consumidor, vale a pena olhar a matéria na íntegra.
Abç!!!

Anrafel
2

Realmente a tecnologia, de uma forma geral, tem impactado e afetado o comportamento da sociedade como um todo, o que nos leva a pensar em que direção estamos caminhando.
Um ponto importante que vejo nisso tudo é como nós, seres humanos, temos “nos deixado impactar” por estas tecnologias, no sentido de não nos prejudicar e não nos tornar “escravos” destas, mas utilizá-las de modo a explorar o seu melhor.
A colaboração da sociedade para que as TICs evoluam de forma positiva para o nosso dia a dia é muito importante, e vem sendo tema de muitas discussões e estudos acadêmicos atualmente. Parece um assunto simples, mas tem muita coisa interessante por trás disso tudo.
Parabéns pelo artigo.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!