Business Model Generation: uma visão geral para te encantar!

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Dia desses estava numa festa de família e um amigo (que tem o empreendedorismo na veia) comentou sobre um novo modelo de negócios que ele estava usando para um de seus negócios: o Business Model Generation.

Assim como grande parte de meus amigos que trabalham com TI (por isso estou publicando este artigo no PTI) estou cheio de idéias e nem sempre consigo organizá-las adequadamente, e pensei que o BMG poderia me ajudar – Hoje tenho certeza disso e quero que você também possa usufruir as benesses deste modelo.

Mas então vamos falar sobre o Business Model Generation

O BMG é um modelo de plano de negócios visual, simples assim.

Falar é mais difícil do que visualizar (como o método prega) assim, segue a visualização do Canvas (mais a frente falarei mais sobre o Canvas):

Canvas

Como eu sei que você vai gostar de usar o BMG aproveite e faça o download do PDF em boa resolução para impressão. Recomendo que faças a impressão num birô de impressão em tamanho A3.

E pra facilitar ainda mais o entendimento, este vídeo abaixo é matador:

Quase 500 (co)autores participaram da criação da ferramenta, que foi uma publicação própria, sem auxilio de editoras. Note que a própria criação do método é feita de uma forma inovadora: estas pessoas PAGARAM para participar da construção do método.

Sério, eles pagaram para escrever e você provavelmente não entendeu o por quê eles fizeram isso, certo?

uma olhada nesse vídeo aqui que tem algumas ‘pistas’.

O livro é um dos mais procurados em diversas categorias no Amazon.com:

  1. Systems & Planning
  2. Small Business & Entrepreneurship
  3. Business Management

Não à toa empresas como 3M, PwC, Deloitte, IBM entre outras gigantes estão usando o BMG.

O livro (que pode ser adquirido na Amazon.com por um preço mais barato do que a impressão do preview em birô) é fantástico, e feito num formato totalmente visual – Para quem, assim como eu, precisa ‘ver as coisas’ o livro é um tapa na cara. Ele começa te fazendo algumas perguntas:

  • Você tem um espírito empreendedor?
  • Você fica pensando emcomo criar valor e gerar novos negócios e transformar sua empresa?
  • Você está buscando formas inovadoras de fazer negócios para acabar com os velhos modos? Se sim, então aqui tem uma boa quantidade de informação sobre como fazer isso.

Sobre o Business Model Canvas

O BMC, é uma ferramenta de gestão estratégica e empreendedora. Ele permite que você para descrever, design, desafio, inventar, e pivô seu modelo de negócio e está dividida em 9 importantes partes que eu descrevo na sequência e devem ser preenchidas e pesquisadas para que o BMC seja completo (para ser mais fiel à publicação manterei os títulos em inglês).

Customer Segments

Este bloco de informações define quais são os diferentes grupos de pessoas (ou empresas) que um organização se propõem a atingir. Este bloco deve responder:

  • Para quem nós criamos valor?
  • Quais são nossos clientes mais importantes?
Para mim, junto do próximo bloco (Value Propositions) este é um dos mais ignorados nas empresas que avalio: preocupam-se em demasia com o produto e esquece-se de um planejamento sobre quem irá consumir e quais os problemas este produto resolverá?

Value Propositions

Este bloco se propõem a descrever o conjunto de produtos e/ou serviços que criam valor para um determinado segmento de clientes. Deve responder:

  • Para quem nós criamos valor?
  • Quais problemas de nossos clientes estamos ajudando a resolver?
  • Quais necessidades estamos atendendo?
  • Quais os conjuntos de produtos/serviços que estamos oferecendo para cada segmento de clientes?

Channels

De que formas sua empresa/negócio se comunica e atinge os diferentes segmentos? Como é entregue cada uma das proposições de valor?
Além disso:

  • Por quais canais nossos diferentes segmentos de clientes desejam ser ouvidos?
  • Quais nós usamos?
  • Como estes canais estão integrados?
  • Quais funcionam melhor para cada segmento de clientes?
  • Quais os mais eficientes (sob a visão de custos)?

Customer Relationships

Qual a relação que sua empresa estabelece com cada um dos segmentos de clientes?
Saiba também:

  • Qual o tipo de relação cada um dos segmentos de clientes esperam que mantenhamos com eles?
  • Quais nós já temos?
  • Quanto custa cada um?
  • Qual a integração com o restante do modelo de negócios?

Revenue Streams

Este bloco representa a(s) forma(s) que o negócio gera receita a partir de cada um dos segmentos de clientes.
Descubra :

  • Por que valor nossos clientes estão dispostos a pagar?
  • Pelo que eles atualmente estão pagando?
  • Como eles estão pagando?
  • Como eles gostariam de pagar?
  • Como cada receita contribui para o resultado geral?

Key Resources

Este bloco de informações descreve quais são os principais recursos para que o modelo de negócios opere.
Entenda:

  • Quais recursos nossas proposições de valor exigem?
  • Quais recursos são exigidos pelos nossos canais de distribuição?
  • E quais recursos são exigidos para manter o relacionamento com nossos clientes?

Key Activities

Neste conjunto é evidenciado quais as principais atividades precisam ser realizadas para que o modelo de negócios funcionar.
As principais perguntas a serem respondidas são:

  • Quais as principais atividades que precisamos realizar para entregar nossa proposta de valor?
  • E por nossos Canais?
  • E por nosso tipo de relacionamento com clientes?

Key Partnerships

Este bloco descreve como a rede de fornecedores e parceiros é composta para que o negócio rode.
Você deverá saber:

  • Quem são os principais parceiros?
  • Quem são nossos fornecedores principais?
  • Quais recursos estamos adquirindo de nossos parceiros?
  • Quais as principais atividades são executadas pelos parceiros?

Cost Structure

Quanto custa operar todo o negócio.
Procure:

  • Quais são os custos mais importantes no modelo de negócios?
  • Quais os principais recursos mais caros?
  • Quais as principais atividades mais onerosas?

Por fim: use o BMG da forma que você achar mais interessante, incluindo como o pessoal da da BizRevolution.

E nunca é demais lembrar que ao preencher você pode:

  1. Use os “Sticky Notes” (mais conhecidos como Post-It) para construir os blocos de ideias: as idéias precisam de mobilidade assim ficará fácil movê-las de lugar
  2. Escreva mas PRINCIPALMENTE desenhe. Lembra daquela expressão “Entendeu ou quer que eu desenhe?”. A minha resposta sempre é DESENHE.
  3. Use cores nos Sticky Notes agrupando por temas (segmento de clientes, por exemplo).
  4. Crie alternativas. Não se apaixone pela primeira idéia.
  5. Crie uma estória com seu plano de negócios.
  6. Mapeie com o Canvas todos os negócios que você julgar como relevantes e importantes. Você aprenderá pelo exemplo dos melhores.
Boa sorte e boa aventura!!!
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Marco Aurélio Neuwiem

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Marco Aurélio Neuwiem é brasileiro com cidadania polonesa e tem trabalhado há 15 anos com tecnologia da informação no Brasil. Já foi desenvolvedor, analista, gerente de projetos e vendedor. Atualmente se dedica a projetos de inovação que façam Santa Catarina ser referência em Tecnologia da Informação.

Saiba mais em: http://about.me/neuwiem


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