Corte de despesas – Erros comuns em projetos de lojas virtuais e sites

Nessa onda de sites por R$120,00, R$500,00, R$750,00 e outros preços que não condizem com projetos profissionais, muitos ficam favoráveis ao agrado simplesmente visual, afim de economizar um valor quase que insignificante perto do retorno que um bom projeto pode lhe oferecer. Não quer dizer que mais caro é melhor.

O brasileiro tem o péssimo costume do retrabalho e também de ter que reinvestir. Acredita-se muito em fazer testes com sites puramente amadores e com uma apresentação até agradável em alguns casos para testar o mercado e ver se é viável o investimento maior ou não.

Existe um limite de inteligência em investimento nesse quesito.

Você que possui um projeto, apesar de quão bom possa ser seu mercado, terá sempre o receio de um investimento perdido, portanto, bons gestores – digo até mais – gestores inteligentes, conseguem perceber que há processos que cortar custos interfere diretamente no resultado de forma negativa. Ao invés de assegurar o total de investimento, o coloca em risco, simplesmente pelo fato de cortar custos em áreas que serão essenciais para o crescimento do projeto.

O Design, por exemplo, é a apresentação de seus serviços ou produtos, não é viável fazer testes com sites não planejados e que simplesmente tendem a ser bonitinhos. Sua apresentação não quer dizer ser o mais bonito, o resultado está entre ser bonito e intuitivo, flexível e rápido, prestar serviço de qualidade e ter credibilidade. Não é inteligente cortar custos naquilo que interfere na decisão de compra. Você pode cortar custos de pessoal, gestão interna, material de produção (desde que a qualidade não seja comprometida) e outros. Agora, cortar custos naquilo que interfere o relacionamento, a credibilidade e a ação positiva para seus clientes é o erro mais absurdo que estou percebendo em alguns projetos.

Incrivelmente, empresas estão contratando serviços de transporte de mercadorias definindo-se por preço e não por qualidade em prestação de serviços.

No quesito logística, talvez esses gestores não estão atualizados e não perceberam a briga imensa que é esse mercado de logística, empresas que prestam esse tipo de serviço lutam por cada cliente e oferecem preços mais baixos e pelo fluxo de serviço se compromete a qualidade final. Lojas Virtuais estão optando por serviços com entregas em prazo maiores e até mesmo sem qualidade e cuidados básicos simplesmente pelo fato de economizar alguns poucos centavos (ou reais em alguns casos).

Como falei, não se economiza naquilo que interfere na experiência de compra e na credibilidade. Portanto, fazer um corte de custo como no exemplo que dei (logística) é permitir-se ao acaso quando se podia conquistar seu futuro consumidor leal.

Claro que investimento além do comum também não quer dizer que o retorno será viável, como exemplo posso dar as plataformas e-commerce que são vendidas a valores absurdos e que se quer fazem o trabalho como deveriam. Plataformas que seus relatórios nem funcionam (já tive essa experiência), plataformas que não são flexíveis, serviços contratados que não dão o suporte devido… É tanto dinheiro investido em plataformas ruins que me pergunto como isso é possível? Sem falar que tudo o que se investe só dá retorno após se ‘auto’ pagar e no caso de plataformas dificilmente você trocará (algumas nem permitem isso de forma flexível).

Alguns setores onde investimento é mais que importante

Existem setores de um projeto de loja virtual que não é possível efetuar cortes e sim é necessário investimento contínuo, claro que investimento só é investimento quando bem aplicado, fora isso é despesa.

Posso relacionar setores que estão diretamente ligados com seu consumidor e aqueles que fazem a sua marca…

Considero que Social Media, Marketing Digital, Atendimento (ferramentas e pessoal), Logística (compras, estoque e transporte) e desenvolvimento (site/plataforma, selos de segurança, host…) são setores de investimentos obrigatórios e contínuos. Como já comentei, não é investimento se não for inteligente, não há relação entre preço e qualidade, muito diferente de ser influenciado pela moda é ser um gestor competente e isso requer disciplina e inteligência ao efetuar investimentos.

Eu mesmo só dedico tempo a estudos de áreas que considero viáveis para meus clientes investirem, todos os serviços prestados estão ligados diretamente com esses setores citados, são setores que fazem com que sua marca seja valorizada e crie credibilidade.

Portanto, estude seu projeto com precisão, encontre seus pontos fortes e fracos, defina onde é ideal o investimento e onde poderão ser feitos cortes que não afetarão diretamente o seus rendimento.

Não é simples fazer esse estudo, mas serviços de consultoria servem para isso. Busque auxílio de profissionais e encontre a melhor forma de fazer valer seu investimento.

Sucesso a todos, um forte abraço.

Luiz Castro Jr – alpisconsultoria.com

Luiz Castro Junior

Mais artigos deste autor »

Diretor da Alpis Consultoria.
Consultor Certificado 8 Ps - Marketing Digital, Planejamento Estratégico digital, Gestor de Projetos.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!