Vitória terá mais de 100 órgãos estaduais integrados com fibra óptica neste semestre

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Escolas, delegacias e hospitais farão parte da Rede Metro.ES/Metrovix que vai integrar mais 60 órgãos estaduais no primeiro semestre deste ano, em Vitória (ES). O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) contratou uma empresa para instalar os pontos de acesso que vão completar essa estrutura.

Com velocidades de 1 a 10 gigabits por segundo, a Rede tem 55 km de extensão e já possui 41 repartições integradas. A Metro.ES/Metrovix possibilita ações como a videoconferência, o videomonitoramento em diversos pontos da Capital como apoio às atividades da segurança pública, o compartilhamento de imagens em hospitais para diagnóstico dos pacientes, além da realização de treinamentos e cursos na modalidade educação a distância.

Também fazem parte das vantagens o acesso mais rápido ao serviço de correio eletrônico e a sistemas governamentais hospedados no Data Center do Governo do Estado, tais como o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siarhes), o Sistema Eletrônico de Protocolo (SEP) e o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga). Para a implantação dessa Rede, já foram investidos aproximadamente R$ 11,9 milhões.

PNBL

Outros benefícios da Metro.ES/Metrovix abrangem a diminuição de gastos com telecomunicações (links de dados para internet e telefone) e o aumento da eficiência do gerenciamento eletrônico de documentos e do sistema de armazenamento e de recuperação de dados (backup). Na avaliação do presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, a Rede vai melhorar a comunicação entre órgãos públicos em Vitória.

“A nossa intenção é que a Metro.ES/Metrovix esteja totalmente implantada no primeiro semestre deste ano. Queremos também que essa estrutura faça parte do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), estando integrada à rede nacional da Telebras. Ela também estará interligada à Rede Metro-Gvix, que atenderá com fibra óptica órgãos estaduais e municipais em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana em 2013”, explica Coutinho.

Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/Prodest

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">