Aplicativos móveis, um mercado cada vez mais promissor

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Torna-se cada vez mais presente a tendência a aplicativos móveis conforme observado nas publicações de diversas revistas especializadas. Em 26 de janeiro de 2012 a InfoExame divulga que o número de usuários de Internet móvel no país chegou a dobrar sobre o ano anterior, tendo um acréscimo de 99,8% de novos assinantes por meio de celulares, tablets e modem 3G, ou seja, um adicional de mais de 40 milhões de novos usuários plugados a web através de diversos dispositivos móveis.

Somente o acesso a Internet através de conexão por telefonia fixa representa mais de 16 milhões de pessoas. Com este aumento de acessos o grupo Gartner acredita que as app stores devem ter um aumento de 1000% nos próximos anos (2010-2014).

Mas em quais sistemas se deve apostar no momento?

A revista InfoExame de Fevereiro 2012 relata que os sistemas ioS e Android disparam na preferência dos usuários tanto na utilização dos Smartphones como através de outros dispositivos móveis pelo mundo. A maior parte de produtos consumidos pelos usuários finais nas app stores, correspondem a jogos e aplicativos de entretenimento.

Mas não somente de diversão vive o crescimento do mercado móvel, aproveitando toda a mobilidade as empresas desenvolvem cada vez mais aplicativos corporativos para atender suas necessidades.

Quais os ganhos para as empresas?

Imagine os representantes comerciais com acesso aos sistemas de ERP ou outras aplicações que necessitam em tempo real através dos dispositivos móveis, tudo isso de fora da organização em qualquer localidade mundial.

Por um lado pode representar ganhos e aumento de lucratividade, mas por outra percepção também cria novos mercados, como proteger e garantir informações sigilosas pelos dispositivos móveis. Toda nova utilização de tecnologia cria mudanças positivas e negativas aos seus consumidores, porém, somente através do tempo se pode avaliar os reais ganhos ou perdas para as empresa ou aos seus utilizadores.

Em qual sistema o desenvolvedor deve focar (ioS ou Android)?

Devido a tantas possibilidades o mercado móvel se tona cada vez mais promissor e rentável, baseando nestes fatos já descritos, conforme ainda a InfoExame de Fevereiro, uma aplicação desenvolvida em ioS gera uma remuneração 4 (quatro) vezes maior que uma para o seu rival Android.

Porém, o Gartner lembra que a plataforma Android hoje representa mais da metade do mercado do mundo nos Smartphones, o que cria outras várias possibilidades aos desenvolvedores.

Sendo assim, basta ter uma boa idéia para apostar neste novo mercado. Caso tenha interesse, abaixo segue uma palestra do evento “Think Infinite with Google” de 2021:

Referência: INFO

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Fernando C. G. D. Guerra

Mais artigos deste autor »

Mestre em Administração Profissional pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD), Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), MBA em Gestão de Projetos e Graduado em Administração de Sistema de Informação pelo Centro Universitário UNA (UNA).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">