Para refletir: por que estudamos tanto?

Já parou para pensar poque estudamos tanto?

Certificações, monografias, artigos, dissertações, redações, manuais, informativos, memorandos, TCCs, folhas de dados…

Parece que não acaba nunca!

para-refletir-por-que-estudamos-tanto

Mas então, qual é o resultado disso tudo?

Preocupado com esse tema, o qual deve também povoar a mente de muitos outros profissionais, lí alguns artigos na Internet e me deparei com a seguinte resposta: Dinheiro!

Se desejamos boas roupas, boa comida, diversão e outras coisas do gênero, então precisamos de dinheiro, e o dinheiro que ganhamos é oriundo do nosso salário, e nosso salário é equivalente ao que produzimos, e o que produzimos é equivalente ao nosso conhecimento, e o conhecimento é adquirido pelo estudo.

Somente o estudo já é uma peneira bem fina, pois muitos não gostam de estudar, ou não acreditam na sua eficácia, porém, nem todos os que estudam atingem o sucesso. Então, qual é o segredo ?

Uma faca bem afiada pode ser muito útil, mas uma faca bem afiada que só sai da bainha quando quer, não serve pra nada!

Estudamos muito para aprender como servir melhor.

É necessária uma consciência maior do objetivo de se estudar tanto. Adquirir conhecimento e guardá-lo para sempre na cabeça não tem nenhuma utilidade. A primeira coisa que devemos fazer ao adquirir conhecimento é passá-lo a frente.

Eu não conheço nenhum professor egoísta! A profissão em sí, pela remuneração que oferece no Brasil, já é prova da abnegação, ideologia e do nível de consciência desse profissional, porém, a tarefa de ensinar não é apenas do professor.

Estudamos muito para atingir níveis cada vez mais altos de conhecimento e consciência do nosso papel na sociedade.

Precisamos entender que somos servidos a todo instante, principalmente quando somos mais jovens.

A roupa que vestimos agora não foi costurada por nós; A comida que comemos não é preparada por nós; Pessoas limpam o chão e os banheiros que usamos na empresa onde trabalhamos e muitas pessoas trabalham para nos transportar e mesmo esse link de Internet que você está usando agora, tem pessoas trabalhando para mantê-lo no ar!

Aprendi na pós-graduação o conceito de ajuda. Vou lhes dar um exemplo:  Meu carro está sujo e eu sei como lavá-lo, mas não tenho tempo, então eu peço ajuda a alguém que saiba lavar carros e tenha tempo para isso (terceirização), mas quero que ele lave meu carro da mesma forma e carinho com que eu o lavaria.

As empresas não tem condições para levar adiante seus projetos, então pedem ajuda a outras empresas (ou pessoas) para conseguir isso. Infelizmente, temos visto empresas com pacotes de serviço bem definidos, que muitas vezes não atendem aos padrões dos clientes e por isso se fala tanto em personalização.

Obviamente que estudar bastante traz algumas consequências, tais como: Melhor escrita, melhor discurso, aprendizado de técnicas de gestão e defesa, melhor administração do tempo, bens, recursos humanos e crises; Amigos mais refinados, brinquedos (carros, celulares, casas de veraneio, mais celulares), status, diplomas na parede, etc…

É claro que as empresas sempre olham com bons olhos para o profissional que está em aprendizado constante, esteja ele empregado ou não. Não importa o nível de escolaridade ou domínio de uma tecnologia, sempre haverá um nível mais alto a ser alcançado.

Todo esse reconhecimento precisa estar relacionado com a capacidade de servir e agregar, e não apenas uma premiação pelos anos de estudo e capacidade de passar em provas, concursos e entrevistas de emprego…

Uma dica: Estude bastante e depois, ofereça-se para receber maiores oportunidade de servir na empresa onde trabalha. Esse nível de consciência é o mais desejado atualmente no mercado de trabalho.

Quanto maior o nível hierárquico, maior é a capacidade de servir! Quando seu gerente te pede um relatório, geralmente ele também te dá um prazo para apresentá-lo. Mas quando o chefe dele pede esse mesmo relatório, não há prazo algum! Então ele se antecipa ao pedido do chefe, para mostrar prontidão, controle e comprometimento!

O serviço voluntário e/ou solidário também é algo muito apreciado no Brasil, coisa que já é praticada há algum tempo na Europa e EUA. Isso significa que você tem capacidade e desejo de servir, que está preocupado com o bem estar alheio. Ora, mas não é exatamente isso que fazemos na empresa onde trabalhamos? Será mesmo que apenas médicos, policiais e bombeiros trabalham para o bem estar da sociedade???

A conclusão disso tudo é: Façamos o melhor, quando for nossa vez de servir. Não há mais espaço no mercado para profissionais egoístas. A palavra de ordem agora é a colaboração, a consciência do profissional que entende que sua atuação está a serviço da sociedade, e que deve ser bem realizada, da mesma forma que gostamos de ser servidos.

Se um profissional se empenhar em realizar bem suas tarefas, pois isso traz benefícios para outros, então a remuneração será uma consequência. Os melhores profissionais trabalham por prazer, se realizam no serviço à sociedade e ainda recebem salário no fim do mês. Pense nisso!

Para refletir: “Um profissional que não está aprendendo e/ou não está contribuindo, está no topo da lista de dispensas”.

Marcelo Ribeiro de Almeida

Mais artigos deste autor »

Gerente de Projetos - Telemática.
Formado em Gestão de TI - UNIP;
MBA em Gerência de Projetos - UNIP;
Gestão de Pessoas - IBMEC;
Certificado ITIL V3 Foundation e estudando PMP;
Colaborador dos times de tradução do Linux Ubuntu e WhatsApp.


19 Comentários

Alan Ximenes
1

Este foi sem dúvida um dos melhores textos que já li por aqui e entre outros sites e com certeza irei passar para os meus alunos do curso Técnico em Informática.
Parabéns Marcelo Ribeiro.

Taíla
2

Parabéns, Marcelo!
São conceitos que a sociedade no geral precisa adquirir. O Brasil no todo ainda carece de saber como atender, prestar um bom serviço.
Abraços

Eibneti
3

Por favor, considere esse comentário:
Acredito também no fato satisfação pessoal, além da motivação financeira, para que estudemos tanto. Vou citar o exemplo da área de TI, que está sempre se inovando e exige isso dos seus profissionais. Quando você aprende uma linguagem, automaticamente sente-se desafiado a entender de outra, e isso cria um ciclo virtuoso que torna um profissional mais completo, mesmo que isso não influencia diretamente sua posição em um cargo ou não.

Felipe Franco
4

Cara Parabéns!!!
Um dos melhores ou senão o melhor artigo que já li aqui!!!
Muito bom mesmo é um artigo para se ler sempre que começar a perder o foco dos seus estudos rsrsrs
Já está no meu Bookmark!!
Valeu
Abraço

Jorge
5

Talvez para não escrevermos “porque” ao invés de “por que”, já que estamos fazendo uma pergunta…

Luiz Henrique QUEMEL
6

Caro Marcelo, salve!
Excelente seu artigo. Me faz lembrar o porquê de ter passado em um dos mais difícies concursos públicos: o desejo de servir.
Por isso sou um servidor público, antes mesmo do profissional de TI.
Bração e boa $orte,
Quemel

fabio alexandre
8

realmente este texto deu uma alavancada na minha intenção…por que estou interessado em cursar T.I e estava muito aflito sobre o mesmo,mas agora tenho minha afirmações concluídas.
Obrigado Marcelo.

Viviane
9

Primo, seu artigo realmente nos faz enxergar além.
Agradeço pela força e concordo plenamente com vc quando diz:
“Adquirir conhecimento e guardá-lo para sempre na cabeça não tem nenhuma utilidade. A primeira coisa que devemos fazer ao adquirir conhecimento é passá-lo a frente”.
Acho que tive a ideia de criar o blog EDUCAR É VIVER para ajudar aos outros de alguma forma, transmitindo tudo que aprendi com os estudos e com a experiência. Distante de alguns amigos de nosso convívio, criamos amigos virtuais e ajudamos todos pelo fascinante mundo da tecnologia a “internet”.
PARABÉNS!!!!!
Mil bjs

Alexandre Manoel
10

Excelente artigo, nos faz pensar do porque passar mais da metade da vida estudando. Eu ainda penso que não adianta apenas estudar para ter um salário melhor se o que estudamos não é de nosso agrado, passaremos a ganhar mais, porém teremos momentos do nosso dia-a-dia que não iremos usufruir de bons momentos. Nem sempre ganhar mais que seu colega do lado é a melhor opção.
Parabéns!

Marcos Morais
11

Parabéns Marcelo Ribeiro !
Seu texto foi muito exclarecedor, você relatou tudo aquilo que arquitetamos para nossas vidas , fiquei muito motivado com esse texto .
Obrigado !

Adao Brga
14

Eu sempre digo o seguinte Marcelo: Se você não conseguiu uma maneira de ganhar dinheiro com o que você gosta, faça alguma coisa que te renda bastante dinheiro, para você poder e ter condições de poder fazer o que você gosta!

Amanda
16

Cara,meus parabéns!!
Realmente os estudos aliados a boa vontade de servir é extremamente importante.

Douglas
17

Olá, amigo!
Muito importante esta sua matéria, ela relata bem o atual estado que vivemos hoje – a era do conhecimento -, a necessidade do indivíduo ser versátil e adaptável às mudanças constantes do mercado. Hoje, o importante não é mais aquele conhecimento decorado dos livros e sim a sua empregabilidade em si, a forma de agregar algo a empresa e consequentemente seu crescimento profissional.
Abraços.

Eduardo Melo
19

Marcelo, parabéns pelo artigo.
Essa é uma reflexão importante que eu ainda não havia me dedicado a fazer.
Obrigado por compartilhar conosco o seu conhecimento.
Grande abraço,
Eduardo Melo

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!