Planejamento indica o momento para investir no e-commerce

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Abrir uma loja virtual é uma decisão e tanto, mesmo para quem já atua no varejo tradicional. Elaborar um plano de negócios completo é um dos passos mais importantes. Nele ficará claro que ter um comércio eletrônico não é mais barato, ele é apenas um empreendimento com investimentos e processos diferentes daqueles que surgem em uma empresa física. Mas a pergunta que povoa a cabeça de diversos interessados nesse canal de vendas é: qual é o momento indicado para iniciar o projeto de e-commerce?

O tamanho da empresa não é um impeditivo. Hoje, existem várias opções de plataformas, prontas para atender companhias de diferentes portes. Garantir a competitividade da empresa é uma das estratégias de marketing mais conhecidas e funcionais, o que só é possível com a monitoração da concorrência.

Analisar se os concorrentes já estão na web ajuda. Lembre-se de que pode ser o primeiro a levar o segmento para o comércio eletrônico. “O empreendedor que identificar antes a possibilidade, será uma referência de mercado”, assinala Marcelo F. Silva, gerente de marketing da JET Tecnologia em comércio eletrônico.

Algum empresário teve o insight e correu para o e-commerce antes de você? Tenha um diferencial, seja de plataforma, funcionalidade, produtos ou mesmo nas formas de pagamento. A inovação é parte integrante das maiores empresas do mercado e conhecendo bem o mercado on-line, fica mais fácil alcançar o sucesso.

Conhecimento

É justamente a falta de conhecimento a principal causa de morte de empresas pontocom, por isso, todo empresário deve entender os vários processos que envolvem a operação de e-commerce.

Desenvolver o planejamento da implantação da loja virtual também orienta o gestor a aproveitar o potencial das ferramentas da plataforma. “Essa é a etapa inicial. A partir dos recursos da solução, dá para desenvolver ações de marketing fundamentais para manter-se competitivo”, finaliza Marcelo, que acrescenta: “o importante é estar consciente dos custos de uma loja virtual, da necessidade de inovação e uma análise profunda de mercado, o que irá embasar atuação do empreendedor, independente do porte do negócio que ele mantém. A maturidade da decisão de abrir uma empresa on-line indica a viabilidade do plano”.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">