Apenas uma semente basta para mudar o rumo de uma história

Creio que este post foge um pouco muito dos assuntos que já abordei aqui, assuntos técnicos, profissionais e até um tanto filosóficos digital, porém, é um texto que deve ser lido sem preconceito, sem barreiras, sem limites do tempo ou da inconsciência emocional, peço que leia com a mesma atenção e prazer que leria uma recomendação profissional de um amigo.

Para iniciar o assunto creio que a frase “Ele não sabia que era impossível. Foi lá e fez.” do filósofo francês Jean Cocteau, norteia o pensamento naquilo que pretendo comunicar. Não existe impossível para fazer algo útil até que você o defina como impossível. Então faça!

Por que não citar também – Arthur Schopenhauer “Todas as pessoas tomam os limites de seu próprio campo de visão, como sendo os limites do mundo.”

Um projeto – Vidas com novos rumos

Vou compartilhar a história de um Projeto Social Digital que busca ir além do que o próprio campo de visão permite – que é mais do que apenas inclusão digital, é mais do que apenas Socioambiental, é algo que leva expectativa de mudança, esperança por um futuro que pode ser transformado por esse pequeno gesto de entregar a ferramenta que nós conhecemos bem e sabemos do poder que tem para transformar vidas, histórias e pessoas – O Computador.

Vivemos atrás das telas e muitas vezes nos esquecemos de que somos humanos e não máquinas, que temos emoções, necessidades e que existe um mundo além dos Bits. É sempre bom conciliar o real com o virtual. Mas quando vamos para o mundo real acabamos por enxergar tristezas mil.

O projeto WebWood foi criado a partir de um ponto de virada, a partir do momento em que um empreendedor de TI, como nós, percebeu que a tecnologia poderia servir não só para colocar um sorriso no rosto de um criança ou jovem carente, mas também ter o poder de ser a ferramenta de transformação de uma vida sofrida em uma vida com expectativas de uma nova chance, um novo rumo.

Qualquer projeto social tem seu momento de criação quando a percepção humana traz a existência do comportamento humano mais lindo que é – Estender a mão ao próximo – seja desconhecido ou não, independente da crença, independente da cor, independente do conhecimento que leva em si, mas somente pelo prazer de ajudar e perceber a esperança em um olhar. O prazer de causar mudanças positivas na sociedade.

O projeto é bem simples, mas eficaz, leva não só a tecnologia para dentro de lares realmente carentes como também presta o serviço Socioambiental de recuperar computadores que certamente iriam para no lixo – Você tem um monitor CRT ai? Então sabe do que estou falando.

Um projeto que surge de uma ideia simples e eficaz tem que surtir efeitos, esses efeitos eu – Luiz Castro Junior – pude conhecer na história de alguns dos que foram beneficiados com esse projeto. Vou contar duas histórias de vida, porém, por respeito à proteção da imagem humana eu não vou citar nomes, mas essas histórias se repetem por inúmeras vezes, uma mais incrível que a outra.

Do abandono ao novo lar

A primeira história é a de um garoto que hoje tem 16 anos, portador do vírus HIV que lhe foi transmitido pela mãe, como se não fosse o suficiente, a mãe o recusou e o abandou ainda pequeno. Após isso foi adotado por uma pessoa de imenso coração, que cuida de 5 crianças – todas adotadas e que foram abandonadas pelos pais, uma mulher guerreira, que com um pouquinho mais do que 1 salário mínimo sustentou essas 5 crianças.

Na época, o peso da responsabilidade fez com que um juiz questionasse a mãe adotiva sobre a sobrecarga de criar um filho pequeno e com uma doença temível. Ela se recusou a aceitar entregar a criança, iria lutar um pouco mais. Lutou tanto que a criança cresceu e mesmo com a limitação imposta pela doença se tornou um bom rapaz, porém ainda assim com as dificuldades sociais que a doença carrega consigo, com a limitação da extrema pobreza e a falta de oportunidade que impera o país.

Hoje, ele tem uma vida regrada, mas até certo ponto normal, com hora marcada para tomar os medicamentos que com muito custo sua mãe adotiva conseguiu apoio para o tratamento, seu irmão adotivo é quem cuida para que ele não se esqueça dos medicamentos, eis ai mais uma lição de humanidade, mas uma lição de vida nos proporcionada por uma família sem sangue similar entre si, mas formada por um sentimento impar de carinho e respeito ao próximo.

Histórias como a desse garoto e como também a de uma pequena garota, portadora de HIV, com uma história muito similar, porém mais dramática, cuja mãe lhe transmitiu a doença, em seguida foi presa e na prisão morreu depois de um acontecimento desumano, deixando órfã a menina ainda pequena… Histórias de vida que o sofrimento e dificuldades são presentes em cada instante. Histórias como essas que motivaram esse projeto a ensinar e incentivar as pessoas carentes a continuar lutando em busca de um futuro, de uma oportunidade entregando a elas uma ferramenta poderosa que é o acesso à informação, um simples computador que iria para o lixo se torna uma grande arma na missão de transformar vidas.

“Quando você doa você está sendo mais ajudado do que ajudando…” diz Samir Iásbeck, idealizador do Projeto WebWood, ao se referir ao poder impactante da emoção de perceber a alegria no sorriso e a esperança no olhar de uma criança carente que enfrenta dificuldades impostas pela vida e não só isso – impostas pela sociedade.

WebWood precisa de você

Desde pequenos ouvimos que sozinho não é possível fazer muito, e faz todo sentido, ainda mais em um projeto que busca levar esperança a pessoas carentes.

O projeto WebWood precisa do seu apoio para continuar a levar esperança para essas crianças e jovens carentes.

Eu me senti na obrigação de fazer esse post e pedir a vocês esse apoio, cada um a sua maneira. Digo sempre que não importa se perto do seu vizinho, o que você fará parece pequeno, o que importa é que é um grande ato de bondade para você, por isso – faça, ajude.

O projeto possuí alguns computadores a serem doados, apenas faltando componentes como por exemplo: Mouse, Teclado, Cabos de Energia… Claro, outros itens também são bem vindos.

O WebWood se responsabiliza em arrumar e preparar os computadores a serem doados, instalando softwares Open Source e levando até a casa dessa família carente como também instalando e instruindo os primeiros passos.

Ainda há muito a ser feito – Esse é um projeto que pode tomar proporções gigantescas se apoiado em ombros de gigantes, empresas de telefonia poderiam ajudar com a disponibilidade de modens de conexão a Internet móvel, empresas de ensino de informática a doar e complementar a doação com cursos profissionalizantes gratuitos, fabricantes e revendedores de peças e acessórios de informática se comprometendo a contribuir, como também nós, prestadores de serviços, profissionais de TI, podemos muito bem colocar um sorriso no rosto dessas crianças.

Para não prolongar o texto ainda mais, gostaria de pedir que entrem em contato através dos canais disponíveis no final desse texto.

Antes de encerrar, gostaria de colocar aqui uma frase que levo comigo para me sentir sempre vivo, sempre humano… Talvez um pouco dura, mas realista – temos que concordar.

“Se não vive para servir, não serve para viver…”.

Veja fotos do Projeto (Aproveite e Curta a página).

Formas de Contato:

Site WebWood (Está sendo reformulado)
E-mail: [email protected]
Curta no Facebook – Aqui

Em nome de todas as crianças que serão atendidas – Meu muito obrigado.

Luiz Castro – Alpis Consultoria

Luiz Castro Junior

Mais artigos deste autor »

Diretor da Alpis Consultoria.
Consultor Certificado 8 Ps - Marketing Digital, Planejamento Estratégico digital, Gestor de Projetos.


2 Comentários

Michel Santos Gomide
1

Colegas boa tarde. Sou técnico em informática e participo de outras ações envolvendo o terceiro setor mas nunca de forma tão segmentada como o trabalho de vocês.
Gostaria de saber como participar ativamente em minha região ou estado. Eu também trabalho em paralelo com reciclagem de lixo eletrônico e sempre vem este tipo de material e juntando um pouco daqui e um pouco dali as vezes consigo montar um PC completo e muita vezes não sei o que fazer ou por onde começar. Avaliem minha intenção, eu fico ancioso no aguardo ! Obrigado e Boa semana !

Luiz Castro Junior
2

Michel,
Tudo bem meu amigo?
Que legal sua iniciativa, realmente se em toda região alguém conseguisse fazer algo seria muito bom para todos…
O projeto não é meu, o projeto é algo que tomo como exemplo para mim, pois realmente me impacta a história das pessoas que são atendidas por eles. Quando conheci esse projeto logo me apaixonei. Mistura tudo que eu amo – Tecnologia, pessoas e futuro com qualidade.
Vou pedir para que você entre em contato pelo [email protected] – Esse é o contato que creio que possas receber todas as respostas que desejas. Um forte abraço. Continue ajudando, seja esse exemplo, parabéns.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!