Breve introdução ao JSON + JSON e Java

No post Como Montar um Grid utilizando Ext JS, citei que era possível carregar os dados de um grid através de JSON. O post de hoje tem como objetivo de fazer uma breve introdução sobre JSON.

JSON (JavaScript Object Notation – Notação de Objetos JavaScript) é uma formatação leve de troca de dados, também conhecido como um sucessor do XML. JSON é em formato texto muito simples e ao mesmo tempo elegante, além de ser em formato para troca de informações entre o browser e o servidor.

O JSON também é mais rápido e mais leve que o XML. Enquanto que no XML tratamos todos os dados como string, os objetos JSON são tipados (string, number, array, boolean).

Um objeto JSON pode ter a forma de duas estruturas:

  • Uma coleção de pares nome/valor
  • Uma lista de valores

Exemplos

json01

O objeto meuPrimeiroJSON possui 3 propriedades, ou 3 pares nome/valor. O nome de cada par é: nome, sobrenome e idade. O valor pode ser qualquer objeto Javascript. Neste exemplo, o valor de cara par, respectivamente: Loiane, Groner, 23. Note que nome e sobrenome são strings e a idade é um número.

Como já citado, o formato dos dados é chamado de JSON. O que o torna poderoso é o fato do valor porder ser qualquer tipo de dados, desde uma string até arrays e outros objetos, podendo formar tipos complexos de dados, como os da estrutura abaixo:

json02

Para converter um texto JSON em um objeto JSON, utilizamos a função eval(), que invoca o compilador javascript, que irá converter o texto e criar a estrutura de um objeto:

json03

Você pode trabalhar com JSON e diversas linguagens, inclusive java! 🙂

Os códigos js do post você pode fazer o download aqui

Conclusão

Esta foi uma rápida introdução de como representar um objeto JSON. Para maiores detalhes, visite: http://www.json.org/


JSON e Java

Como dito acima,JSON é uma opção para transitar dados entre o browser e o servidor.

Como desenvolvedora Java, tenho que saber como integrar JSON com a minha linguagem predileta. Então vamos lá:

Como Json pode ser útil para os desenvolvedores java?

  • Aplicações com Ajax (muito mais fácil e simples trabalhar com objetos javascript)
  • RESTful web services (Google AJAX Search API – usado em ambientes que não sejam javascript – retorna em formato JSON)

Algumas bibliotecas JSON para o Java

Além de poder trabalhar com JSON com alguns frameworks como Struts e Spring.

Atualmente estou trabalhando com Json-lib.

Escolha a sua lib e seja feliz! 🙂

Até a próxima

Fonte: Blog da Loiane

Loiane Groner

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Ciência da Computação, trabalha como Engenheira de Software Sr em uma instituição financeira em projetos internacionais, em São Paulo. Já trabalhou na IBM como IT Specialist e líder de equipe para projetos internacionais. Possui 6+ anos de experiência em Java EE. Expertise em Java, atuando como JUG Leader no CampinasJUG e coordenadora do ESJUG, além de co-fundadora do JDuchessBR, grupos de usuários java. Expertise em Ext JS, um framework JavaScript, sobre qual escreveu um livro em inglês (Ext JS 4 First Look) lançado mundialmente pela Packt Publishing. Nas horas vagas escreve artigos técnicos e sobre carreira em TI nos blogs http://loiane.com e http://loianegroner.com. No blog também é possível encontrar cursos online gratuitos sobre produtos Sencha.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!