Instalando Apache + PHP + MySQL no Windows, Linux e Mac OS com XAMPP

Já publiquei aqui no blog um tutorial bem parecido com esse, mas usando o WAMP. O WAMP está disponível apenas para Windows.

Hoje resolvi escrever um tutorial sobre o XAMPP, que pelo que percebi, é bem mais popular e suporta os 3 sistemas operacionais mais usados pelo pessoal: Windows, Linux e Mac OS. Vamos então ao passo a passo. No exemplo resolvi utilizar o Windows como SO.

1 – O primeiro passo é fazer o download do arquivo nesse link. Baixe o arquivo para o seu sistema operacional. Quando terminar de fazer do download, vamos instalar. Primeiro, escolha uma língua – português não está disponível ainda.

2 – O instalador é bem simples, então clique em “next“:

3 – Escolha o diretório de instalação. No Windows, o diretório padrão é “C:/xampp“. Clique em “next“:

4 – Escolha se deseja instalar o Apache, MySql e o Filezilla como serviço; caso positivo, mas as opções que não estão marcadas no screenshot abaixo também. Depois, clique em “Install”:

5 – Espere a instalação terminar…

6 – Clique em “Finish”:

7 – Uma mensagem irá aparecer dizendo que  a instalação terminou e os serviços escolhidos foram instalados:

8 – Outra mensagem irá aparecer. Se clicar em “Yes“, o painel de controle do Xampp irá se abrir:

9 – Nesse caso, pedi para iniciar os serviços do MySql e Apache:

10 – Se tentar acessar o endereço “locahost“, a seguinte página irá aparecer:

11 – Se quiser fazer o deploy de alguma aplicação, basta colar a pasta da aplicação dentro da past htdocs. Nesse caso, apenas colei o SDK do ExtJS 4 que fiz download do site da Sencha.

12 – Agora basta acessar o link da aplicação está tudo pronto e funcionando direitinho!

Até a próxima! 🙂

Loiane Groner

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Ciência da Computação, trabalha como Engenheira de Software Sr em uma instituição financeira em projetos internacionais, em São Paulo. Já trabalhou na IBM como IT Specialist e líder de equipe para projetos internacionais. Possui 6+ anos de experiência em Java EE. Expertise em Java, atuando como JUG Leader no CampinasJUG e coordenadora do ESJUG, além de co-fundadora do JDuchessBR, grupos de usuários java. Expertise em Ext JS, um framework JavaScript, sobre qual escreveu um livro em inglês (Ext JS 4 First Look) lançado mundialmente pela Packt Publishing. Nas horas vagas escreve artigos técnicos e sobre carreira em TI nos blogs http://loiane.com e http://loianegroner.com. No blog também é possível encontrar cursos online gratuitos sobre produtos Sencha.


1 Comentários

Roberto Beraldo Chaiben
1

Já usei diversos pacotes, tanto no Windows como no Mac, inclusive o XAMP. O maior problema é que temos que esperar uma atualização do pacote inteiro para atualizar um único componente.
Nos dias de hoje, acho desnecessário instalar um servidor web em ambiente de desenvolvimento O PHP possui um servidor interno que resolve muito bem o problema de testar em desenvolvimento. Veja: http://rberaldo.com.br/como-usar-o-servidor-nativo-do-php-5-4/
Assim não precisa de Apache. Basta baixar o PHP e o MySQL, que possui instalador fácil de usar.
E o melhor: sempre que sair um novo PHP, você pode baixá-lo e já começar a usar, sem ter que esperar uma atualização do pacote, seja ele MAMP, XAMP ou qualquer outro.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!