Cloud computing: aliada dos filmes em dispositivos móveis

A computação na nuvem é considerada uma aliada para quem quer assistir vídeos em dispositivos móveis. Isso porque os filmes podem ser assistidos por streaming em qualquer hora e em qualquer lugar, ou seja, em computadores, TVs conectadas, consoles de games, tablets e em smartphones.

A tecnologia já oferece essa possibilidade de assistir sem ter que baixar o filme todo nogadget. É o que faz a Smooth Streaming do Silverlight (Microsoft), que adapta a transmissão dos vídeos à conexão disponível, diminuindo a qualidade do vídeo em tempo real para manter o fluxo das informações. Desta forma, se a conexão for ruim a qualidade do vídeo diminui, mas não trava, o que é ótimo.

Isso já vem acontecendo no mundo. Tanto que um estudo realizado pela Nielsen aponta que 48% dos norte-americanos assistem vídeos no computador ou em dispositivos móveis. Segundo as informações, uma em cada dez pessoas passou a assistir filmes e seriados em smartphones ou tablets em 2011 – um aumento de 26% em relação ao ano anterior. Os números são dos Estados Unidos, mas a tendência é mundial.

Além de ver os filmes por streaming, os usuários também podem fazer o download, essa opção é adotada por nós para o mercado brasileiro devido a baixa qualidade da banda para dispositivos móveis, e o aumento da capacidade de memória nos novos gadgets, essa é uma opção interessante já que se pode baixar um filme inteiro enquanto se toma um café em uma lanchonete que tenha sinal de wi-fi aberto.

Alguns estúdios já armazenam os seus filmes na nuvem. Desta forma, os filmes podem ser assistidos em qualquer lugar e de diversos aparelhos. As produtoras perceberam que esta é a melhor opção para impulsionar a venda de filmes, já que a compra de DVDs e outros discos diminuiu muito nos últimos anos.

Apesar de as pessoas estarem a cada dia mais interessadas nas novidades tecnológicas, o video on demand ainda está se popularizando. Há muitas pessoas que assistem filmes no computador, mas não são a maioria. Outra questão é que assistir filmes em computadores e dispositivos móveis é uma preferência dos jovens.

Uma pesquisa encomendada pela plataforma de televisão Epix mostra que um a cada três americanos entre 25 e 34 anos assiste filmes em dispositivos, além da TV. Os iPods são usados por 24% dos entrevistados, tablets e smartphones por 21% e netbooks por 15%. Pessoas entre 35 e 64 anos preferem a televisão. O estudo foi realizado pela internet, em abril deste ano, com americanos entre 25 e 64 anos, pela empresa de pesquisa Ipsos OTX Media CT.

Ainda levará algum tempo – mas não muito – para que este serviço se popularize de verdade. Afinal, grande parte da população ainda não está habituada a assistir filmes nem pelo computador, imagina pelos dispositivos móveis. Além disso, a pesquisa da Epix mostra que este é um ‘hábito’ da famosa geração Y e não de todos. As pessoas ainda estão se acostumando com as facilidades que a tecnologia oferece. Mas assim como a evolução tecnológica tem acontecido cada vez mais rápido acredito que não será difícil as pessoas se adaptarem.

por Marcelo Spinassé – CEO da Truetech

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!