Está na hora de colocar a sua empresa nas nuvens?

Aclamado por todos por ser a mais nova fonte de diminuição de custos em uma empresa e permitir que trabalhos sejam realizados a distância, as soluções de Cloud Computing já são utilizadas por 81% das companhias, segundo estudo realizado pela consultoria francesa Capgemini. Mas antes de migrar os dados para um servidor remoto, é importante conhecer a fundo aspectos como segurança e custos da operação.

A vantagem de investir em cloud começa com os custos, que são muito menores do que a implantação e manutenção de uma estrutura de Data Center. No Cloud Computing, não existe investimento direto em equipe técnica e em infraestrutura. Para ilustrar melhor, uma empresa que possui 300 funcionários e investe em cloud computing, pode obter uma plataforma proprietária de email que consume um investimento inicial de R$ 300 mil. Além disso, um fator relevante para os negócios na utilização do Cloud é que o empreendedor não precisa se preocupar com a gestão da tecnologia, o que permite que fique muito mais focado na administração do negócio.

Com relação à segurança, o Cloud possui ferramentas para lidar com inúmeros níveis de seguranças. As mais eficientes são baseadas na utilização de criptografia, caso em que apenas o cliente que contrata o serviço recebe uma chave para desbloquear o código, gerando mais segurança. Nem mesmo a empresa que hospeda os dados tem acesso a esse conteúdo, mesmo realizando todo o serviço de armazenamento e manutenção dos dados hospedados.

Mesmo com o conhecimento geral de que a internet no Brasil ainda deixa a desejar com relação à velocidade e estabilidade de conexão, o sistema de cloud ainda exibe algumas vantagens, já que para acesso a dados mais simples, como e-mails, planilhas e documentos de texto, empresas como Google e Microsoft oferecem opções de navegação off line em suas soluções de nuvens. No entanto, como dica de suma importância, é sempre bom contar com os serviços de pelo menos dois provedores de internet. Outro ponto de destaque é procurar uma empresa que apresente um Data Center localizado o mais próximo possível de sua base, pois grandes distâncias podem gerar um grande “delay” (atraso) na transmissão dos dados.

Porém, o fator mais importante para quem quer investir em Cloud Computing é buscar referências, observar certificados e conferir pessoalmente condições de infraestrutura e atendimento. Só possuindo conhecimento profundo desses detalhes de perto é que as companhias terão condições de trabalhar à distância com segurança.

Agora é hora de fazer uma séria pergunta: Está na hora de colocar a sua empresa nas nuvens? Facilidade, praticidade e redução de custos são os benefícios mais reais em um dos conceitos mais abordados atualmente no campo da tecnologia da informação.

Por Alexandre Otto: CEO da empresa IPconnection

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!