Disco danificado… dá pra recuperar os dados? Testes que você pode fazer antes de tomar uma decisão

Um belo dia aquele HD que continha seus dados deu “piripac” e você lembrou que não tinha cópia dos dados… e agora, quem poderá me defender?

“Palma, palma, não priemos cânico…”, diria o Chapolim Colorado.

Antes de chorar, faça alguns testes para saber se o mesmo tem recuperação. Existem alguns testes básicos que você mesmo pode fazer e assim ter informações suficientes para a tomada de decisão.

Antes, porém, uma dica universal: NÃO FORMATE!

E outra: Nunca, jamais, sob hipótese alguma desmonte o disco, pois ele é fechado hermeticamente para evitar danos nos discos (que são magnéticos e atraem tudo quanto é tipo de sujeira).

Todo HD, para ser reconhecido pela BIOS, deve:

  1. ser alimentado (energia elétrica);
  2. estar jumpeado ou pelo menos ser reconhecido automaticamente em nível de conexão (primário, secundário, sata, ide, sas (novo scsi), etc);

Se ele não aparecer na tela inicial da BIOS existem boas chances de a placa eletrônica (alguns chamam de placa lógica) – (externa – de circuitos eletrônicos, geralmente da cor verde) estar danificada ou a CMOS não conseguiu identificá-lo adequadamente (HD Sata são automaticamente reconhecidos).

Primeira fase de testes

Primeiro teste

Entre na BIOS e verifique se ele está sendo detectado (o local depende muito do fabricante da BIOS), mas geralmente no primeiro item da tela da BIOS ou em STANDARD CMOS FEATURES (PHOENIX – AWARD BIOS) ou MAIN (American Megatrends Inc.)

Verifique:

Segundo teste

Ele aparece na BIOS?
Sim: O problema não está na placa lógica/eletrônica externa.

Terceiro teste:

Ligue o cabo de energia nele e observe:

Não vibra (como se os discos estivessem rodando)?
Então o problema pode ser apenas na placa  lógica/eletrônica externa.

Vibra, mas não faz barulho: Coloque-o no ouvido (ou use um estetoscópio) e verifique se está fazendo algum ruído.
Se o houver ruídos do tipo estalos, provavelmente a cabeça de leitura está se movendo e causando estragos.

Em alguns casos uma leve pancada pode fazer a cabeça se afastar do disco. Geralmente este tipo de problema não tem solução, mas vale a pena fazer um orçamento numa empresa especializada na área de recuperação de dados.

Não é detectado na BIOS…

Ótimo, talvez o problema pode ser solucionado com a troca da placa lógica externa.

A placa pode ser trocada como em todo equipamento eletrônico, porém, deve-se levar em conta:

  • Marca/Modelo/Série (ex: WD Caviar Blue WD3200AAJS-00L7A0 HD da Western Digital de 320 GB) têm que ser idênticos;
  • Fique de olho no formato da placa, além dos dados de identificação previamente citados;

Alguns componentes da placa também podem ser trocados, basta que exista um técnico em eletrônica disposto à fazer isto.

Alguns casos de barulho na cabeça de leitura podem ser solucionados congelando o HD.

Se o HD tiver cabeças de leitura arranhando as trilhas, impossibilitando o acesso a seus dados, deixá-lo no freezer fará com que os cilindros se contraiam e assim as cabeças desencostem das trilhas. Por um intervalo curto de tempo (enquanto houver contração nos metais), o HD poderá voltar a girar, até que o HD aqueça. O tempo é suficiente para a gravação dos dados em outra mídia. Recomenda-se, por razões óbvias, embalar o HD de forma hermética antes de inseri-lo no freezer. [Fonte: http://www.tecmundo.com.br/tira-duvidas/58891]

Obs: Já obtive sucesso com essa técnica.

A segunda fase de testes é via sistema

Coloque o HD com problema como secundário num outro computador e verifique se o sistema o reconhece.

O Windows reconhece o disco?

Se o Windows reconhecer, quando você clicar na letra de unidade dele (EX: E:) aparecerá uma mensagem pedindo pra formatá-lo, clique em NÃO e tente o comando CHKDSK /R UNIDADE: (EX: CHKDSK /R E:) no modo comando – (Clique em INICIAR/EXECUTAR (1-2), digite CMD (3), clique em OK (4) e na tela de comando (5) digite: CHKDSK /R UNIDADE: e dê enter). Aguarde até que o processo esteja concluído. Se tudo der certo você pode acessar os dados.

Se o Windows não reconhece o HD, tente verificar se ele aparece como uma partição oculta.

Acesse o Painel de Controle (1), clique em Ferramentas Administrativas (2), escolha a opção Gerenciamento do Computador (3) e verifique Gerenciamento de Discos (4 e 5).

Se ele aparecer lá, verifique a letra de unidade definida para ele e tente usar o comando CHKDSK /R UNIDADE: (EX: CHKDSK /R E:);

Se nesta fase nenhuma das alternativas acima funcionarem ou não se enquadrarem no seu caso…

Inicie o computador com um CD/DVD do Ubuntu, escolha a opção EXPERIMENTAR LINUX UBUNTU e quando ele carregar a área de trabalho, clique em LOCAIS/COMPUTADOR

Se não aparecer é provável que a partição esteja oculta.

Verifique isto em SISTEMA/ADMINISTRAÇÃO/EDITOR DE PARTIÇÕES GPARTED

Se aparecer como uma partição oculta, clique nela com o botão direito e escolha a opção MONTAR. Se não aparecer como oculta e nem visível, é bem provável que a placa do HD esteja avariada.

Lembra que eu disse no início para NÃO FORMATAR?

As chances de se recuperar dados após uma formatação diminuem consideravelmente…

Instalar o sistema operacional ou mesmo copiar arquivos para o HD após formatado diminuem ainda mais.

Os testes acima são casos experimentais, que durante meus anos de experiência eu coloquei em prática e – acreditem – na maioria das vezes eu consegui recuperar dados.

Se você enviar o disco para uma empresa especializada provavelmente eles farão os mesmos testes, e só então depois eles desmontarão os discos.

Antes de enviar para uma empresa certifique-se que eles tenham um laboratório, pois os discos só podem ser abertos num ambiente sem umidade, poeira, magnetismo, etc.

Na maioria das vezes o primeiro teste que eu faço é o da energia, depois uso um Live CD/DVD do Linux para acessar a partição.

Só depois desses testes, se nenhum der certo…

Se o sistema solicitar que o mesmo deve ser formatado, verifique:

  1. Tentei recuperar via comando (CHKDSK) e não deu certo;
  2. Tentei acessar os dados via Linux e não deu certo;

Pronto, agora você pode formatar o disco e tentar recuperar os dados via software.

Existem bons softwares que recuperam dados, como o Recuva, que recupera dados na camada mais alta ou numa pesquisa mais profunda – recomendado para recuperação de fotos e documentos de discos removíveis.

Para recuperação de dados em partições perdidas (ocultas ou ilegíveis) recomendo o Active File Recovery, que é pago, mas é excelente e já consegui recuperar muitos dados com ele.

Mas se o HD não é reconhecido pela BIOS ou continua fazendo barulho, mesmo após a troca da placa eletrônica então é porque o erro pode ser na outra placa que controla a cabeça de leitura, nesse caso só abrindo o HD mesmo (que deve ser feito por empresas que têm laboratório para isto).

Deixe seu comentário, caso de sucesso, conte sua história ou deixe sua pergunta que a gente responde.

Já visitou meu blog? Curtiu minha página? Me adicionou no Twitter?

José Ferreira Netto

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Sistemas de Informação pela ULBRA - CEULJI - CAMPUS DE JI-PARANÁ/RO, Usuário desde o MS-DOS 6.10 - Fã de Tecnologia e de Sistemas Windows e Linux - Gosto de compartilhar conhecimento, idéias - Atua como Administrador Técnico de Depto. Informática para Serviço Público.


309 Comentários

Marciel Gomes Vieira
1

Bom dia
Muito bom as dicas, parabens, e quanto a congelar o hd, eu achava que era mito, mas semana passada experimentei fazer com um sata 320 de notebook, incrível, deixei ele 24 hs no meu congelador, não so recuperei todos os dados, como voltou a funcionar sem problemas, antes tinha hora que reconhecia na bios hora não, e às vezes quando reconhecia não dava pra copiar nada, recuperei os dados e ainda to usando ele como copia.

netto
2

Obrigado, Marciel, pelo depoimento.
É muito importante que as pessoas comentem suas experiências ou até críticas para que possamos melhorar os artigos e incentivar novos artigos.
Uma dica: Verifique se o disco recuperado não está com ruídos ou lento pois se ele deu problema uma vez pode dar novamente… se estiver com ruídos, não confie nele como backup.
Valeu!
Obrigado.

Lima
3

Prezado Netto,
Tenho um HD WD de 1T e dias atrás ele deixou de ser reconhecido qdo inserido no computador, mas continua acendendo o led e vibrando. Troquei de computador e continuou não reconhecendo.
Em dado momento apareceu mensagem para formatar e não confirmei. Tens Alguma dica?
Obrigado

Eduardo Constantino
5

Bom dia Netto,
Tenho um hd sata em uma case, nao é reconhecido atualemnte quando se conecta via usb nem no note montado. Ele era do notebook e era particionado ao meio, fiz o procedimento via linux, mas ele montou como uma unica particao. Nem assim eu consegui recuperar as fotos e docs do word que eu precisava. tentei diversos softwares de recuperação de partição sem sucesso. Devo formatar e tentar o Recuva? Muito Obrigado parabens pelas dicas que são ótimas.

Roger
6

Olha cara eu tenho uma hdd samsung 250 gb (notebook itautec infoway note w 7645) e ela tinha o windows xp sp3. Então eu instalei o intel gma, como ele pediu para reiniciar eu reiniciei. Mais ao ligar ele siplesmente dizia que o windows estava ausente no hd. Eu constatei e a hd tava com defeito. Acabei de ler seu tópico e gostaria de saber como copiar os dados da hd para um pendrive, e qual versão do linux vc me recomenda?

Netto
7

Roger, use o Ubuntu 11.10, queime num CD/DVD e escolha a opção TESTAR/EXPERIMENTAR (não me lembro o termo) e nesse caso você pode também usar o HIRENS BOOT CD que ele simula o Windows XP no CD… teste e qualquer dúvida mande pro meu email ou comente aqui que eu te ajudo.
abraços

soraia costa
9

ola!
tenho um hd externo q n funciona mais, esta fazendo aquele ruido de estalos quando eu ligo. uma rapida lida por aqui e me parece q é um dos problemas mais dificeis de solucionar 🙁 vc saberia me dizer por volta de quanto custaria para conseguir arrumar, se for possivel arrumar? grata

Netto
10

Olá, Soraia, tudo bem?
Com relação ao problema do seu HD realmente é um problema que não tem conserto… o máximo que você pode fazer é tentar recuperar os dados e trocar o HD, pois quando ele chega a apresentar esses ruídos, só o próprio fabricante ou uma empresa que tenha equipamentos próprios para consertar.
Se ele estiver na garantia o caminho mais rápido é entrar em contato com uma representante do fabricante e tentar a troca.
Abraços e muito obrigado pelo contato e feliz 2013.

sergio
11

tenho um hd seagate de 500 sata ,o mesmo não é reconhecido pela a minha placa mae asus m2n68-am se2 depois que eu desmontei o pc para lompar e montei d novo não é mais reconhecido..eu abri ele e acabou arranhando tem como eu recuperar os meus dados..por favor me ajude vez de ja agradeço pela ajuda..

netto
12

Sérgio, se você abriu o hd acabaram-se todas as chances de se recuperar os dados, pois o HD não pode ser aberto à não ser em um laboratório isento de poeira, umidade ou estática.

sergio
13

netto muito obrigado pela a sua ajuda.então não adianta eu levar para um especialista,que nçao vai adiantar né..
parabens pelo site, então eu posso jogar fora o hd ou tem como arrumar ele..abraço

netto
14

Sim, Sérgio, esse já era… faz um túmulo bem bacana pra ele e escreve… “Aqui jazia meus dados..” porque o HD depois de aberto fica irrecuperável, não tem especialista que resolva e se resolver não vale a pena porque fica muito caro.
abraços e boa sorte

Adriana
15

Boa noite Sergio..
Deixei meu hd cair e ele continuou funcionando, porem passados alguns minutos ele parou. A luz de led acende e faz um ruido, mas nao consigo nem encontra-lo no sistema. Me dê alguma dica por favor. Obrigada
Adriana

netto
16

adriana, siga as instruções do artigo… se caiu provavelmente a cabeça leitora está deslocada… desligue-o e deixe esfriar, depois ligue-o e dê umas pancadas fracas do lado do hd, primeiro do lado direito e veja se ele foi reconhecido no sistema, se não repita o processo com o lado esquerdo… se ele acessar, copie os dados e troque-o, esse não presta mais…

Anderson Cardos
17

Olá Netto ,
Meu HD hoje resolveu dar xabu lembro-me que sempre falei para meus clientes “faça bkp , faça bkp ” faça bkp , e eu não fiz bem já sabe do resto ne pois é , tomei na tarraqueta enfim como primeira opçao coloquei o meu dentro do freezer agora vou deixar um tempo (não sei bem quanto) depois ligarei para ver o que dá .
O que gostaria de saber de voce é , o meu HD no caso está fazendo um TEC TEC TEC quando liga não demora muito e o bios não o reconhece , e passa logo para o boot normalmente para o HD que está o sistema , que está funcionando normalmente. pois bem , já dei um belo peteleco (soco) no dito cujo e não adiantou foi quando ele foi pro freezer , quero sua opinião sincera , acho que vou tentar (se não resolver o freezer) trocar a placa lógica o que deve levar em consideração além da marca Seagate 500 Gb Modelo Barracuda 720.12 e ainda o modelo 100532367 REV B algo mais ?? ainda acho que dá pra recuperar pelo menos 50 mega de dados IMPORTANTES para meu trabalho , o resto é filmes e series isso mesmo to chorando por causa de 50 mizeros megas.
O Foda está sendo para achar esse mesmo modelo agora na internet suas dicas foram ótimas obrigado se puder me responder eu agradeço .
Abçs

netto
18

Anderson, o problema do seu hd é interno, trocar a placa lógica não vai adiantar… talvez – mas com poucas chances – coloca-lo no freezer por umas tres horas, resolva, mas o fato de estar fazendo barulho e deixando de ser reconhecido é sinal de que ele já era…. pra recuperar seus dados ele deve ser reconhecido no BIOS. do contrário, sem chances… ligue o computador sem ele – deixe o cabo de dados ligado mas não ligue o de energia e assim que o sistema iniciar abra o Windows Explorer (Meu computador), ligue o cabo de energia e verifique se ele aparece como unidade lógica, se aparecer, veja por quanto tempo ele continua sendo reconhecido… pode até ser problema de placa externa, que após esquentar é desligada… dê uma olhada na placa pra ver se tem algum chip/* queimado, esquentando demais, etc… se for o caso, leve num técnico em eletrônica e peça pra ele testar os componentes.
Qualquer dúvida, poste aqui. – BOA SORTE! vc vai precisar…

Patricia
21

Ola Netto tdu bom? sera q poderia me ajudar?
Tenho um hd externo samsung s2 portable, aqueles q o case eh blindado. Estava assistindo um seriado q estava salvo nele e travava tda hora, dps disso eu tentei abrir meu computador a pagina do hd e ele ficava tentando carregar tdos os arquivos mas aparecia so 2 pastas e ai travava a janela e eu tinha q pedir pra finalizar tarefa. Dps disso ele comecou a pedir pra formatar o hd, mas como nao queria perder os dados eu cliquei na opcao nao. E por fim ele parou de ser reconhecido pelo computador, nao so no meu computador como tbm no gerenciador de discos. Tentei colocar em outros computadores mas deu na msm. Qdo conecta o cabo no computador a luz acende e o hd roda, com alguns estalos, mas pelo qme lembre ele tinah esses estalos antes (n sei se desde a 1a vez q usei ele mas acho q ele fazia um barulhinho). dps de um tempo rodando, ele para de rodar e fica piscando o led. levei em assistencias mas ngm soube consertar, pedi em uma assistencia para abrir o case para tentar ver se tinha dado algum problema na placa responsavel pelo reconhecimento usb, porem este hd eh diferente de tdos os outros. segue um link para foto dele aberto:
http://smg.beta.photobucket.com/user/Rico007/library/Opened%20HDD/?fromLegacy=true
ele tem a placa logica com a peça do cabo usb e o hd sem nenhuma entrada. Entao acredito eu q eh impossivel transformar este hd em sata ou ide para tentar recuperar. Ja tentei usar recuva e o euas partition mas nos dois o hd externo nao aparece na lista já q ele nao eh reconhecido pelo windows. Gostaria de saber se vc teria alguma sugestao do q eu posso fazer apenas para resgatar meus dados, pois de qlq forma vou trocá-lo por um novo com a samsung pois esta na garantia!
Obrigada pela ajuda desde ja

Netto
22

Patricia, a única solução que vejo para seu caso e baixar uma iso do Ubuntu (Linux), queimar pro CD/DVD e iniciar o computador com esse CD/DVD e tentar abrir a unidade externa, mesmo assim só serve para recuperar os dados e nem posso garantir que dê certo, mas pode ser que sim… eu tenho um hd desse, da samsung e apresentou o mesmo problema mas como não está na garantia, desisti de recupera-lo.

Patricia
23

Muito obrigada pela ajuda Netto, tentarei fazer este procedimento. Voce saberia me informar se isso ed congelar poderia ajudar?Se sim, nao entendi direito como seria isso…vc pode me dizer mais detalhado? e vc saberia me dizer se teria como comprar uma placa logica igual a deste hd e se isso funcionaria?me informaram q por nao ser a msm placa (ou seja, a placa do meu hd eh unica e n existe igual) nao daria por causa da bios. Por acaso vc tem nocao tbm se daria para transformar esse hd em ide ou sata?

Netto
24

Infelizmente o problema não é na placa lógica, é na cabeça leitora – internamente – e isso não tem conserto porque o hd só pode ser aberto num ambiente próprio para isso, isento de poeira e umidade… e se abrir ele (romper o case) você perde a garantia também… recomendo tentar o procedimento descrito nesse artigo – usando um cd do linux, para recuperar os dados, esse hd não tem mais solução… o procedimento de congelar o hd é extremo, vc só faz se os dados são de extrema importância e corre o risco de não dar certo… não tem como transforma-lo numa unidade IDE porque placa vem soldada, antigamente alguns hds de notebooks/externos vinham com um adaptador, mas esse é inteiriço.

Netto
25

existem, sim, placas de hds que funcionam em outros hds, desde que sejam compatíveis o modelo e a marca, já recuperei muito hd apenas trocando a placa externa, mas no seu caso o problema não é a placa, é a cabeça leitora, o que torna inviável qualquer procedimento.

Patricia
26

algumas empresas tem o serviço de recuperacao de dados porem sai em torno de 1500 reais! voce sabe me dizer se isso tem chance de dar certo? e vc sabe qual programa q eles usam para fazer essa recuperacao? mais uma vez obrigada mesmo pela ajuda!

Ed William
27

Olá Netto, tudo certo?
O que aconteceu aqui foi o seguinte…meu notebook sofreu uma “pancada” ligado, eu desliguei o computador e algumas horas depois tentei ligá-lo novamente. Ele chegou até a parte de abertura do windows (aquela tela preta com o logo do windows), porém reinicia quando chega ai.
Então eu desconectei ele do notebook e liguei ele via USB (via Case Sata) no meu PC. Porém só consegui visualizar a partição reservada pelo sistema com 90 mb. A partição principal não consegui visualizar, parece que está vazia, tentei utilizar o recuperador Recuva mas ele recuperou apenas 22 arquivos e depois ficou parado, tentei também abrir pelo Linux Ubunto, mas não consegui visualizar os dados.
“Aparentemente” não ocorreu nenhum dano físico, pois não há barulhos nem vibrações vindas do HD, ele está normal.
O que poderia ser feito para tentar recuperar esses dados pois são relativamente importantes?
Desde já agradeço, ótimo blog com um conteúdo excelente!!
Abraços

Jason
28

Prezado Amigo Netto,
Gostaria de relatar o meu problema. Certo dia estava eu somente lendo alguns e-mails no pc, quando derrepentemente o pc simplesmente resetou o windows, porém não voltou a dar boot mais, então tentei força-lo a desligar e ligar novamente, e nada aconteceu, (o pc liga o cooler processador manda energia para o monitor etc) mas não dá boot, sabe o sinal que soa quando liga-se o pc, o meu fazia e não faz mais, ja escutei o HD e ele não tem barulho somente do disco rodando. O que pode ser ? acho que é no HD, porém não tenho idéia do que fazer ?

Octaviano
29

Caro Netto:
Muito boas as suas dicas.
Estou com um HD de 500GB que está em uma situação igual à descrita quando você descreve o processo de congelamento.
Achei muito interessante, entretanto, deveria deixá-lo quanto tempo congelando e, ao retirar, quanto tempo descongelando?
Ou é direto? Colocar, deixar por volta de 24hs (tal como fez o Marciel) e instalar diretamente?
Grato.

Octaviano
30

Caro Netto:
Muito boas suas dicas.
Estou com um disco de 500GB no mesmo estado descrito no caso do congelamento.
Quanto tempo deveria deixá-lo no congelador e, após, quanto tempo para descongelá-lo? Ou posso instalá-lo assim que o retirar do freezer?
Grato.

Netto
31

Octaviano, a idéia de congelar o HD é uma técnica extrema… já consegui recuperar dados dessa forma, mas é bem dificil… e tem que ser imediatamente, enquanto o HD ainda está frio, pois a friagem retrai a cabeça leitora, desgrudando-a do disco.

Luiz Fabio
32

Netto, boa noite
O Meu problema é bem parecido com os descritos acima, mais o meu hd é um sansung (Externo) será que funcionaria? conecto o cabo usb e o led fica piscando mais não aparece nada nem no cmd e nem no windows.

André Gomes
33

Ola,
Tive um problema com HD agora e vi o post, gostaria de uma ajuda…
Meu HD parou de funcionar do nada, não reconhece na BIOS de nenhum PC.
Notei que ele não vibra, parece que não chega a iniciar
Existe algo que possa fazer?

bia
34

Neto, tenho um HD samsumg desses blindado que é via USB e esse USB que era soldado na placa soltou, achei que tinha o backup de tudo, porem as ultimas pastas eu não tenho o backup, preciso acessar o HD. Mas o usb soltou, se trocar a placa logica por uma sata ele funcionar? Ou esse HD é impossivel de ser acessado
E os dados sao muito importantes para mim.

netto
35

Bia, acho mais sucesso investir na recuperação dessa placa que se soltou… leve num técnico em eletrônica bom que ele dá um jeito. É muito dificil você achar uma placa 100% compatível, só se for via mercado livre. Eu investiria na recuperação do que você tem.

Adriano
36

O HD do Note não é mais reconhecido pela BIOS, porem quando coloco ele um um case funciona perfeitamente, o que pode ser????

netto
37

Hummm
Adriano, nunca vi esse problema mas acho que pode ser o conector do note, coloque outro hd no note e verifique se ele detecta… se não detectar, entre na bios e em boot escolha a opção Default Configurations (ou algo similar), que daí as configurações de fábrica do note serão recuperadas e tente novamente.
Se não der certo, ou seja, se não reconhecer nenhum disco, leve o note na assistência técnica porque pode ser um problema na placa-mãe dele.

Samuell
38

Ola. Tenho um HD externo da Leadership que liga na energia eletrica. Eu tenho jogos nele. La em casa, deu um pico de Luz, essa semana. Quando foi no dia seguinte, qndo fui religa-lo, nao tava aparecendo nada… nem no PC e nem no video-game. la em “Computador” do PC nao aparece o compartimento que havia colocado no USB. Somente aparece “USB nao reconhecido” alguma coisa assim… Eu esqueci ele ligado durante essa queda de energia eletrica. E agora, tem como eu recuperar os jogos ?
Esse HD que eu tenho, é HD de computador. Nao é aquele HD pequeno e “moderno” nao!
Desde ja, agradeço!!!

Lucas
39

Olá, meu caro.
Gostaria de lhe pedir uma ajuda.. Eu tinha um HD Sata no meu notebook, mas ele acabou apresentando defeitos, eu creio que ele tenha dado bad block; e eu comprei outro, lembro-me de ter feito algumas das suas sugestões a cima, e até de ter tentado formatar e executar alguns comandos pelo prompt de comando, como, “move”…
Como comprei outro, deixei o “quebrado” pra lá, mas guardei-o e gostaria de saber se há algum perigo caso eu compre um cabo adaptador de HD Sata p/ USB + e-Sata (notebook) e ligue o HD “quebrado” no meu Notebook.. Essa ação pode trazer algum prejuízo para o meu HD atual?
Agradeço a atenção.

ghilaine
40

Olá Netto
Tenho um HD externo LG 1TB que parou de funcionar… Não caiu e nem sofreu nenhum tipo de pancada. Quando inserido em qualquer computador nao é reconhecido. Como faço para recuperar os dados?
Muito obrigada se puder me ajudar

Antonio
41

Ola Neto
Queria saber se podia ajudar seguinte problema:
Tenho um HD externo IIFREECOM e o deixei cair, agora não e reconhecido pelo PC o único sinal de vida e a luz que pisca e um breve zunido quando o ligo e mais nada. Tem como recuperar os dados?
Agradeço imenso toda a ajuda possível pois tenho nele documentos importantes para o meu dia a dia.
Obrigado

Anna Karyn
42

Olá, este artigo está sendo minha última esperança, então torço para que dê certo eu conseguir salvar pelo menos alguns arquivos do meu HD externo. Minha história é a seguinte: meu HD externo Samsung de 320 gb acabou de pirigar hoje. Tive que comprar um Notebook novo está semana pois o meu antigo faliu e o meu PC também queimou o HD sata. E o meu HD externo funcionava normalmente com eles. Quando coloquei o meu HD externo nesse note novo com Win 8 simplesmente começou a dar problemas. Eu conectava, o note reconhecia, mas quando ia acessar os dados ele desligava, ligava ele de novo tentava copiar algum dado e ele desligava em segundos e não voltava a ligar, eu ligava de novo e enquanto não mexia nele ficava conectado legal, mas se tentava acessar seus arquivos ele desligava, até que um momento que ele ligou, mas não fez barulho e nem é reconhecido mais. Ou seja, a luz do led fica ligada indicando que ele está funcionando, mas não pisca mostrando a transmissão dos dados e ele não faz nenhuma vibração e não é reconhecido. Nem aparece nas unidades e nem na Bios. Tentei o Linux e… NADA. Tudo que eu tenho está lá dentro… absolutamente TUDO. Por favor, qual a dica que você me daria para tentar resgatar pelo menos algum arquivo? Aguardo a resposta ansiosa.

Netto
43

Querida Ana, tente colocar esse HD num computador que já tenha outro sistema (qualquer um) rodando e que não tenha nenhum problema e verifique se na BIOS e no sistema está funcionando.
Abra o Painel de Controle, vai em Ferramentas Administrativas e clique em Gerenciamento do Computador e em Gerenciamento de discos e veja se ele aparece lá… se não é porque a placa lógica está avariada (ou o cabo)… se aparecer observe a letra (C:) que foi atribuída à ele… e clique em Iniciar/Executar e digite CMD e dê enter e na tela preta (de comando), digite CHKDSK /R C:
Observe os espaços entre as opções do comando: CHKDSK_/R_C:
acima eu uso o _ para representar os espaços.
Boa sorte, qualquer dúvida, poste um comentário.

Letícia
44

Olá, estou com um problema no meu HD externo, samsung M3 portable 1 TB, o meu computador não o reconhece, não aparece no “meu computador” e não consigo acessar nenhum dado. porém a luzinha dele acende? o que será que aconteceu? tem conserto? problema no cabo não é, pois já tentei com outro e também não funciona.
Obrigada

Netto
45

Letícia, tente o seguinte:
Clique no botão Iniciar e clique em Painel de Controle, vai em Ferramentas Administrativas e clique em Gerenciamento do Computador e em Gerenciamento de discos e veja se ele aparece lá… se aparecer observe a letra de unidade que foi atribuída à ele (ex: E:)… se não aparecer nenhuma letra (o que é mais provável que esteja acontecendo). clique com o botão direito sobre o hd externo e escolha a opção Alterar/Atribuir letra de unidade e caminho e na próxima tela, clique em adicionar ou alterar e na outra tela escolha uma letra que não exista, tipo Z e clique em OK, abra o Meu Computador e veja se aparece lá… se aparecer, clique nele e veja se abre… se aparecer uma mensagem pedindo para FORMATAR, NÃO FORMATE, clique em NÃO…. Clique em Iniciar/Executar e digite CMD que vai aparecer uma tela preta (comando) e dê enter, e na tela preta (de comando), digite CHKDSK /R Z: (observe os espaços no comando, ex: CHKDSK_/R_Z: (no exemplo eu usei um _ para representar o espaço) e veja que Z é a unidade que você definiu tem os : )
Tente ae… boa sorte… se der certo ou não, deixe seu comentário…

Daniel
46

Meu HD de 750GB da WD é reconhecido pela BIOS, mas ele trava o PC e não inicializa. será que ainda tem jeito??

Netto
47

Daniel, tente iniciar o seu pc com um LiveCD do Linux, use o Linux Mint (se não me engano o Ubuntu não está mais iniciando no modo LiveCD). Baixe o Mint LMDE 32bits (Mate) em http://www.linuxmint.com/download_lmde.php, grave num CD/DVD e inicie o computador por ele e veja lá em Meu Computador se seu HD aparece lá.
Se não aparecer infelizmente ele “morreu”, se aparecer, faça backup de seus arquivos e substitua o HD.
Abraços
Poste o resultado pro pessoal aqui.

Nillander
48

Tenho um hd (não sei de cabeça marca modelo e etc) de 250 gb, que acidentalmente conectei no cabo de energia com o computador ligado, perdendo o hd, provavelmente ele pode ter queimado só a placa lógica, irei iniciar a busca por um hd semelhante para ser sacrificado e um técnico de alto nível para estar realizando a cirurgia, abraço á todos vocês

Tompas Edson
49

Meu amigo,
Possuo 2(Dois) HDs Seagate 500gb SATA, modelo ST3500418AS, ao trocar de gabinete, por um mais moderno com Rot Swap não percebi na hora de ligar o plug de alimentação que o +(positivo) estava evertido, acabei queimando as duas placas lógicas dos HDs. Ao tirar as placas vi que haviam componentes queimados, proteção, etc. Comprei um HD novo com a mesma placa lógica, do mesmo modelo, dos dois anteriores e instalei. Ao testa-lo, constatei que os pratos estavam girando e o meu Windows 7, reconheceu o HD no “Gerenciamento de disco”, com as suas 4 partições, mais sem nenhuma descrição das mesmas. Mais não foram reconhecidos no “Meu computador”. Retirei a placa lógica e retornei para o HD novo e ele está funcionando normalmente até hoje.
Há meios de recuperar os meus dados, ou vou ter que enviá-los para uma firma cara destas especialistas?
Desde já grato.

Tomás Edson
51

Meu amigo,
Possuo 2(Dois) HDs Seagate 500gb SATA, modelo ST3500418AS, ao trocar de gabinete, por um mais moderno com Rot Swap não percebi na hora de ligar o plug de alimentação que o +(positivo) estava invertido, acabei queimando as duas placas lógicas dos HDs. Ao tirar as placas vi que haviam componentes queimados, proteção, etc. Comprei um HD novo com a mesma placa lógica, do mesmo modelo, dos dois anteriores e instalei. Ao testa-lo, constatei que os pratos estavam girando e o meu Windows 7, reconheceu o HD no “Gerenciamento de disco”, com as suas 4 partições, mais sem nenhuma descrição das mesmas. Mais não foram reconhecidos no “Meu computador”. Os dois HDs eram usados como Backup e não tinham OS instalados. Retirei a placa lógica e retornei para o HD novo e ele está funcionando normalmente até hoje.
Há meios de recuperar os meus dados:
Me perdoe se a pergunta sair repetida, mais ela não tinha entrado antes.
Desde já grato.

netto
52

Tomás, verifique essa questão de fios invertidos, isso não existe – que eu saiba – no PC, porque se trata de uma arquitetura aberta e padrão, se isso for verdade você pode processar o fabricante do gabinete e ele terá que pagar seu prejuízo…
Voltando à parte de recuperação…. tentou a “segunda fase” citada no artigo?
Verifique se as partições aparecem no Gerenciador de Discos… se aparecer, proceda com os passos citados que deve dar certo, geralmente dá.
Abraços

Marco
53

achei legal o seu comentário, vou ver se consigo recuperar o meu HD no meu caso é Samsung M3 portable, tentei várias coisas em vários computadores, só não tentei congelar

neudir
54

Olá
tenho um notebook HPg42 com HD WD scorpio blue WD5000BEVT de 500Gb que dá a seguinte pane: ligo ele e aparece : “iniciando o windows” e fica nisso e não abre nada.o sistema é o windows 7. o que pode ser? pode me ajudar?
desde já agradeço
Neudir Braga

Vivian Torres
55

Boa tarde Netto,
Estou com um problema em meu HD externo da samsung 500gb.
Inesperadamente ele não reconhece mais em meu notebook e, em nenhum outro aparelho eletrônico. Apenas acende a luz azul e vibra, como se estivesse funcionando normalmente. Entretanto, todos os computadores em que fiz o teste, afirmam que o dispositivo não pôde ser reconhecido.
Gostaria de saber se há alguma solução para o meu problema?! Tenho muitos arquivos que não podem ser perdidos :\
Conto com a sua ajuda!
Agradeço, Vivian Torres!

Thiago
56

Olá Netto! Fui ligar meu notbook ontem e ele não entrava no S.O. (Win 8) e ficava somente em tela preta! De repente surgiu uma mensagem de auto recuperação! Depois parou até de aparecer a mensagem! Hoje percebi que quando eu ligo o not, ouve-se UM estalo bem baixinho e ele não não faz mais barulho depois. Já fiz o teste pelo cmd e tbm tentei acessá-lo pelo Linux via CD e não consegui acessar o HD. Será que é um defeito lógico ou físico?

Rui
57

Boa noite,
O meu problema é o seguinte,
Tenho um disco de 3,5 que era o disco de um PC. Um dia teve um problema e foi substituido. Depois de formatado ficou a funcionar e usei-o como disco externo dentro de uma caixa que comprei.
Tinha o disco quase cheio e um dia decidi libertar espaço apagando alguns dados. O disco começou a funcionar normalmente mas não parava.
Levei-o a uma empresa especializada e querem uma fortuna, 300 Euros. Há alguma coisa que possa fazer sem ter que pagar este dinheiro todo?

Kassius
58

Olá Neto, primeiramente quero parabenizá-lo pelas excelentes dicas que tem dado aqui.
Bom, meu caso é o seguinte – tenho em meu pc dois HD’s: um de 1Tb onde estão meus dados e um Maxtor DiamondMax de 250 Gb por conta apenas do SO. Tenho instalado o W8 (original).
Ontem ao ligar o pc notei um comportamento estranho, reiniciei e então ele deu tela azul com mensagem de erro. Tentei a restauração através da mídia do W8 e duas horas após deu msg de erro, dizendo que não foi possível fazer a restauração do sistema. Também não foi possível fazer a atualização do Windows, deu mensagem dizendo que a unidade estava bloqueada e não poderia ser acessada. Mas até então o HD ainda era reconhecido pela Bios. Continuei tentando resolver, inclusive tentei formatar pra pelo menos poder utilizar o HD depois, mas não consegui. Após algumas tentativas, a unidade passou a ser reconhecida como unidade X e continuou não dando acesso. Então instalei junto outro HD que eu tinha, já com um SO instalado, pra ver se conseguia acessar esse HD defeituoso. Não adiantou e agora ele não é mais reconhecido de jeito nenhum.
Gostaria de saber se você tem alguma ideia do que possa ter acontecido, se pelo que relatei ainda tem solução ou é caso perdido. Gostaria de resgatar algumas pastas que ainda ficaram nesse HD, ou pelo menos poder formatá-lo. Acha que congelar pode resolver o problema, ao menos permitindo que eu acesse os dados?
Obrigado!

José Ferreira Neto
59

Kassius, você cometeu um erro: formatar… porque isso diminui as chances do seus dados serem recuperados, porém, você pode tentar o seguinte… procure pelo software Active File Recovery Cracked no google e baixe-o… coloque o HD defeituoso como secundário e verifique se o programa consegue encontra-lo, caso positivo você pode recuperar algumas coisas.
Qualquer dúvida, deixe seu comentário.

José Ferreira Neto
60

Rui, desculpe pela demora na resposta…
Siga o tutorial que tem algumas dicas que podem te ajudar, do tipo usar o CHKDSK ou um LiveCD do Linux.
Qualquer dúvida deixe seu comentário aqui.

ERIKa
61

ola boa noite, poxa tentei varias dicas suas ai mas nao consegui nenhuma, veja so meu caso, meu hd externo samsung de 1tb deu xilique de uma hora p outra to desconfiada q alguem deu um tombo nele mas nao sei, enfim ele nao reconhece em nenhum pc mais, tem hora q fica c o led piscando e da um som no notebook como se tivesse conectado e logo em seguida desconectado, ai fica assim direto, tem hora q nem acende o led, o problema é q todo meu trabalho de fotografa está nele, dependo do hd pra td, acha q eu consigo recuperar os arquivos, nao me importo se caso perca o hd, logico se salva-lo tambem será otimo, mas dependo mesmo é de meus arquivos, ah e o hd ta fazendo um tec tec esquisito tb, coloquei ele no ouvido e estanhei, vc acha q consigo recuperar esses arquivos? esse hd é novo 3 meses so de uso poxa , fico no aguardo abcs

Adriano Axel
62

Olá! Obrigado pelo artigo, e parabéns pelos detalhes… Estou tendo um problema de perda PARCIAL de dados… tenho um HD externo SAMSUNG de 1,5 Tb e o histórico de problemas é o seguinte:
(1) Havia dois arquivos pequenos que eu não conseguia abrir ou copiar de jeito nenhum, aí após ler alguma coisa na net resolvi passar a “Verificação de Erros” do windows, o que aparentemente foi um erro. Após DUAS SEMANAS rodando o programa ainda se encontrava na etapa 1, mas eu não desligava a máquina e não desconectava o HD com receio de causar problemas. Até que acabou a energia em um dia de chuvas.
(2) A partir daí, duas pastas inteiras do HD não podiam ser abertas. Quando eu clicava nestas pastas aparecia uma mensagem perguntando se eu queria formatar o disco. Porém outras pastas, com muito conteúdo, continuavam funcionando normalmente. Assim, o problema não era no disco todo!
(3) Por algumas sugestões e dicas, tentei rodar o programa GetDataBack. O programa não rodou completamente. Acusou erro de leitura em alguns setores. E agora o disco não é reconhecido pelo windows (quando eu plugo o usb no computador, o disco não aparece em Meu Computador, a leitura fica lenta, travada, etc.).
Enfim, aparentemente cada nova tentativa minha está piorando as coisas, ao invés de melhorar… gostaria desesperadamente de orientações a respeito. Já procurei ajuda especializada em algumas empresas mas o orçamento está muito fora do que eu posso fazer, já que eu não sou uma empresa e este disco é de uso particular… Agradeço qualquer ajuda ou orientação imensamente!

José Ferreira Neto
63

Erika, infelizmente a notícia que eu tenho pra seu caso, é ruim… com certeza seu hd sofreu uma queda e nesse caso se você não conseguiu acessa-lo usando um liveCD com Linux não há mais nada a ser feito. Aconteceu comigo um fato desse e eu perdi tudo, inclusive o HD.

anderson
65

Ola, gostaria de pedir ajuda.
Tenho um netbook em que o hd deu problema, ja comprei um hd novo mas como faco pra migrar o windows xp pro hd novo, uma vez que nao veio cd nem pendrive de instalacao desse windows original.
Ja coloquei o hd ruim como escravo num desktop e consigo visualizar os arquivos , acho q isso ja eh um bom sinal.
desde ja agradeco,
anderson

netto
66

Prezado Anderson, geralmente o Windows é registrado usando como base o hardware, ou seja, o HD e a placa-mãe (salvo engano) e neste caso não tem como manter o Windows original, mas você pode tentar, usando uma mídia qualquer do XP (baixando na internet) e tentar usar o mesmo número de série que deve estar gravado no fundo do netbook, mas tem pouquíssimas chances de dar certo, principalmente se for XP Home Edition ou versões mínimas, chamadas OEM, geralmente as que vêm instaladas nos equipamentos novos… Mas você deve ter um CD chamado Recuperação… tente usa-lo, se der certo basta, depois, você copiar seus dados do antigo para o novo.
Boa sorte, você vai precisar.

ERIKa
67

pois é no meu computador e outros de conhecidos meus com sistema operacional windows realmente nao funcionou, mas levei ate um tecnico q sempre resolve meus problemas em questao de formatação, e la ele tem o linux, ai ele conseguiu me disse que levara tempo pois tem muitos arquivos, a unica coisa q vai dar trabalho é ra separar os arquivos e renomea-los denovo, ja que ele ja me avisou q nada ficara com o nome original, mas tudo bem ja é uma grande benção de Deus,e ele ainda disse que recuperará o hd, afff enfim, deu tudo certo, mas mesmo assim obrigada pela atenção, decidi escrever aqui, porque foi depois de dar uma olhada nesse artigo, porque pra mim não tinha mesmo jeito, abcs

Vinicius
68

Oi achei ótimo as explicações e me ajudou bastante, eu uso hd para gravar programas de maquina de musicas a jukebox e tenho cerca de 10 hd de 500gb que está com o seguinte problema. Como eu clono os hd pelo ghost, na maioria das vezes não tenho nenhum problema masi esse 10 começam copiam cerca de 30 ou 40 % e depois trava, ja tentei copiar os arquivos manualmente e trava tbm em determinada hora, e não copia mais nada qual é a dica ?

Emerson
69

Oi amigo,se tiver um tempinho pra me rssponder, durante instalação do sistema operacional apresentava problemas, e resolvi utilizar o programa ultimate boot hd, durante uma varredura ele encontrou setores com defeitos, como percebi que drmoraria muito, eu abortei pra fazer depois, porém apartir este hd sata samsung já não é mais reconhecido, nem pela bios nem por este programa..tem uma sujestão?

Danilo
70

Olá netto o hd do meu ps3 não é mais reconhecido por ele, daí pesquisei e conclui q fosse bad blocks, só q quando coloco no meu pc, o sistema(q está no outro hd) não inicia, e quando acesso a bios ele reconhece o HD do pc, acha também o do ps3, mas não o identifica, fica tentando acessá-lo pra mim informar q é um hd. não sei o q faço, pois o meu caso não se enquadra completamente com nenhum de seus casos. Se vc puder me dar uma dica.

Mirian
71

Olá, Netto
Estou com um problema e preciso de sua ajuda.
Meu PC tinha 2 HDs instalados e rodando normalmente, um de 80 Gb (IDE – antigo – com Win XP) e outro de 500 Gb, SATA, com Win 7.
Em um determinado momento, ele parou de funcionar e acusou um erro no bootmgr.
Segui dicas de fóruns e tals pra tentar corrigir o problema, mas nada resolveu.
Acabou que optei por formatar o HD de 80 Gb e instalar o Win 7 no mesmo. Fiz isso porque pensei que poderia fazer backup dos meus dados acessando o HD de 500 Gb desse jeito.
Até ontem, o sistema ainda reconhecia esse HD. Ele parou de reconhecer depois que, ao clicar nele, solicitou formatar e eu cliquei não. (Tentei pelo testdisk, mas não funcionou)
Agora, ele não aparece mais no gerenciamento de discos e a BIOS não reconhece ele mais: porém na inicialização, onde aparecem todos os hardwares conectados em cada channel, ele põe “none” em todos os livres e no channel em que o HD está conectado fica em branco, e ele demora um pouco para passar por ele. Ao tentar também reconhecer o mesmo manualmente pela BIOS, ele dá sinal de que reconhece alguma coisa… porém nada efetivo.
No meu caso, vale a pena tentar pelo LiveCD do Linux ou mesmo o esquema de congelar o disco?
Já verifiquei e o HD roda junto com o computador e quando se tenta identifica-lo manualmente, ele dá sinal de que processa.
Agradeço imensamente caso você consiga me dar alguma luz…
Att.
Mirian

Leonardo Alves
72

Socorro, eu estava usando o meu computador normalmente, ai o hd comecou a fazer uns TEC TEC, barulhinho bem estranho, e o windows travou, ai quando reiniciei nao quis mais dar boot e o hd parou de ser reconhecido na bios,
eu tenho 2 hds, ambos de 40 gb, o que parou de funcionar e o que tem o windows instalado, o mais estranho e que agora quando eu coloco o hd do windows junto com o hd normal, nenhum dos dois e reconhecido, mas quando eu coloco so o hd normal ele e reconhecido, so o hd do windows que parou de funcionar.
Chamei um amigo e ele falou que queimou e ja era, mas depois fui testar e percebi que o hd ainda esquentava, o que pode ter acontecido? e por que ele faz com que o outro hd deixe de ser reconhecido quando colocados juntos? estou desesperado pois tenho muitos arquivos importantes, de mais de 4 anos nesse hd, e fiz a besteira de nao fazer backup
me ajude por favor, o que devo fazer, sera que foi a placa logica??

Efrain Santos
73

Olá Neto. Por favor me tire uma dúvida.
Meu hd tava dando uma mensagem de falha qndo eu iniciava, não conseguia mais acessar o sistema. Nisso tentei formatar, mas não conseguir mais concluir a instalação. Não ta dando pra instalar o sistema nele
Eu tinha alguns arquivos em uma pasta que criei na pasta do internet explorer, no disco local C. Queria recuperar esses arquivos, é de fácil recuperação? Lembrando que eu tinha formatado o hd, mas n cheguei a concluir a instalação do novo sistema operacional.

netto
74

Efrain, quando eu vejo a palavra “formatei” logo penso: ele apagou tudo… se for o seu caso, agora que o hd está dando erro fica dificil de recuperar os dados… depende do que você “formatou”… se apagou a partição os dados já eram… se não apagou, inicie o sistema com um livecd do ubuntu, como é mostrado no artigo acima, e tente recuperar por lá… não adianta investir esse hd, se ele está com mensagem de erro no início do carregamento, então ele só serve como tijolo, ou brick (pra segurar papel) hehehe abraços e boa sorte, você vai precisar.

Leonel de Paiva
75

Depois de muitas tentativas, inclusive de pessoas habilitadas meu HD foi desenganado por muitos e não consegui recuperar meu hd 500 sansung, mas foi através desse site seguindo as orientações que pude recuperar tudo. Meus sinceros agradecimentos! Atenciosamente, Leonel.

netto
76

Leonel, a gente que agradece por ter publicado seu agradecimento e ficamos felizes por ter dado certo.
Infelizmente a maioria das pessoas – você foi o primeiro em milhares que já leram o artigo – nunca deixam seu depoimento se deu certo ou não.
abraços

SILVANIA PASSOS
77

OI NETO TO DESESPERADA É QUE TENHO UM HD SAGATE DE500 G INTERNO E TAVA TUDO CORRENDO NORMAL ,MAIS SEGUNDA FEIRA EU FUI ABRIR ELE E SAIU UM CHEIRO DE QUEIMADO E NÃO QUIZ MAIS ABRIR E AGORA TO SEM SABER O QUE FAÇO É QUE TENHO ARQUIVOS DE CLIENTE POR FAVOR MIM AJUDE SERÁ QUE TEM COMO RECUPERAR OS ARQUIVOS AINDA ,UM RAPAZ DA MINHA CIDADE TENTOU MAIS NÃO OBTIVE SUCESSO
O QUE FAÇO SERÁ QUE EU PERDIR OS ARQUIVO OU TEM COMO TROCA PLACA PEÇA E RECUPERAR ,DESCULPE POR TANTA PERGUNTA É QUE TO MUITO PREOCULPADA FICO NO AGUARDO

netto
78

Olá, Silvania…
Nesse caso eu recomendo que leve em um técnico em eletrônica ou, se ele estiver na garantia, envie para o suporte ou ainda, para uma empresa que recupera dados, como Hospital do HD.

Anderson
79

bom dia netto tenho um Hd q funciona na caser normal aparece as 3 partiçoes da pra ascessar nomal mais quando coloco o HD no noot a bios reconhece e tudo mais o pc nao inicia o windows fiz uma copia dosdados e formatei o hd instalei outro windows mais mesmo assim o hd nao inicia o windows o q seria?

Von Rommel
80

Tenho um HD Model: HD322GJ (320GB/7200rpm/16M) HDD P/N: HD322GJ/SRA REV. A LBA 625, 142, 448, 320, 0GB 2010.10 que não é reconhecido, era usado para backup, mas na Bios e no Windows 7 não aparece. Qual a provável solução ?

Gladstone
81

Prezado Netto,
Achei muito interessante seu tópico e os problemas com soluções passadas por você…
Seguinte: Tentei ajudar uma amiga dona de uma empresa que tem um computador que tava com o Windows travando (pirata), visualizei no hd e vi que tinha 2 partições, daí fiz todo o backup da 1 partição para a segunda, em seguida formatando a 1ª partição. Daí aconteceu que ao iniciar o computador, ele na tela inicial, mostra o hd, mas nem chega a entrar no setup e fica travado!!! Tentei ligar o hd como sleave e em vários outros computadores diferentes, mas em todos dá o mesmo problema. Cara, já andei em tudo que é fórum da internet e a melhor resposta que achei foi que o tipo de hd é problemático, estou falando de um Seagate Barracuda 7200.12, sei que ele está funcionando e sei que não perdi os dados, mas e agora como conseguir acessar os mesmos pois são vitais para a empresa dessa minha amiga?

Caio Henrique
83

Ola Netto bom dia ! estou com problemas no meu HD , bom ja havia tempos que o meu notebook estava com super aquecimento e fora o barulho da bateria parecia um motor de maquina de costura, e de uma hora para a outra ele desligava sozinho e eu sempre forçava a ligação, na ultima sexta feira do mês passado eu estava na internet e do nada ele ficou lerdo ai eu o reiniciei e demorou mo tempo para iniciar acabei ficando irritado e dei alguns tapinhas nele rsr e resolvi desliga-lo , quando foi no outro dia retornei a liga-lo e logo apareceu a tela preta da American Megatrends dizendo pra apertar f1 ou f2 se eu não engano, mas nem fiz isso deixei ele pra ver oque acontecia e logo apareceu outro tela preta dizendo erro cd rom e alguma coisa em fim eu reiniciei e decidi apertar o f1 e logo apareceu a tela azul da bios , ai resolvi leva-lo pra uma assistência tecnica , ai eles fizeram uma limpeza e a moça de lá me disse que ao desliga-lo ele faz um ” tec ” isso significa problema do HD disco arranhado e que não teria muita esperança pra recuperar os meus arquivos, ai resolver levar pro meu amigo ver ele tirou o HD testou em outra maquina porem ela não reconheceu não conseguiu fazer a leitura em fim eu to desesperado eu quero os meus arquivos de volta meu pai disse que tentaria me ajudar tentado trocar uma bateria chamada moeda eu acho e tentar colocar o HD em outro monitor mais sei la meu pai e meio atrapalhado rsr sera que é seguro levar nessas empresas especializadas em recuperação de dado? quanto mais ou menos seria o preço? bom Netto se puder me ajudar a clarear minha mente eu seria muito grato hehe grande abraç

netto
84

Caio, desde o primeiro sinal já era pra você ter trocado ou pelo menos feito backup dos dados, agora há pouco o que fazer, você poderá coloca-lo em outro computador (monitor, que eu saiba, é só vídeo…. hehehe) e tentar acessa-lo, mas acredito que após esse “tec, tec” não há muito o que fazer.
Como último teste, coloque – ou peça ajuda de um técnico – ele como hd secundário e tente ver se ele aparece, mas ele chegou num estágio irreversível, quando a cabeça leitora não faz a leitura das trilhas.
Você pode também envia-lo para uma empresa especializada, em SP eu sugiro http://www.hospitaldohd.com.br/?, embora eu nunca tenha tido sucesso nenhum neste estágio.
Boa sorte.

GugaDiRabelo
85

Pelo AMOR de Deus!!!! Pelo AMOR de Deus!!!! Neto me ajude… por favor!!!
Eu estava com meu computador ligado com processador intel ducore e hd 180GB, Windows XP, com 2 partições Disco C e Disco E. De repente meu computador parou, desligou sozinho. Tentei ver se era fonte mas não foi. A fonte está funcionando. Mexi nas placas de memórias, tirei processador, limpei os slots, fiz tudo que mandam fazer para saber o que é.
Resultado: COMPREI OUTRO COMPUTADOR. Comprei um WIN CCE processador Celeren, HD 320 com Windows 8. Mas eu preciso urgentemente pelo amor de Deus, dos dados do HD do computador WinXP. Abri o computador novo e coloquei o HD do computador quebrado, na BIOS ele reconheceu que tinha um HD, mas ficou a tela preta. O QUE FAZER???? Sou muito leigo no assunto, sempre tento me virar. Como posso pegar os dados que estão no HD antigo?????
Muito obrigado!!!! Me RESPONDA!!!! To quase perdendo minha saúde.!!!!!
GUGA di RABELO

Daniel Nepomuceno
86

Olá Netto desde já quero agradecer por sua boa vontade de compartilhar conhecimento conosco..
Gostaria de tirar uma dúvida? Quando eu executei o chkdsk no unidade que estou com problema, aparece que não pode rodar pois a unidade é RAW, eu tenho que transforma-la novamente em NTFS??
Abraços e obrigado

klever
88

Bom dia netto.
Cara, tenho um Toshiba Canvio de 500 gb e fui tentar usa-lo ontem e somente o LED liga, o HD nao faz nenhum barulho e nem vibra… Como Proceder? Levei em uma assistencia e o cara la disse que ja era… pelos depoimentos que vi, parace que voce pode me ajudar. É caso de vida ou morte, pois tenho artigos e fotos da minha monografia que preciso recuperar… Tive o azar do meu PC ser formatado e nao passei a copia de segurança de volta pra ele…

Klever Ribeiro
89

Boa tarde netto,
Tentei falar com voce pela manha, mas acho que voce ainda nao teve tempo de responder… Passando mais uma vez a informação… Tenho um HD externo Toshiba Canvio 500gb, quando plugo no usb, só liga o led, mas o hd nao dá nenhuma vibração nem nada… o que pode ser? preciso muito do que havia nele… Artigos para minha monografia e td… agradeço sua atenção.

Sandro Teodoro Rodrigues
90

Oi Neto eu tenho um hd externo de um tera Sansung. Ja faz tres mesed que tenho, eu tenho gravado 300GB praticamente. Ele funcionava normalmente em MG. E Quando mudei para SP. Trouxe para o hd.usei 3 dias e nao funcionou mais… Eu tenho muitos dados neste hd. Eu usava em MG o Xp e usei aqui o Windows 8. Funcionou normal e depois nao mais….. Eu deixei 12 horas congelado e testei e nada. Eu tentei muda a letra e nada. Eu instalei programa para recuperar os dados e nada. Levei em uma loja e ele falou que tinha sinal de queda. E na conseguiu arrumar e nada. E bati dos 2 lados e nada. O que eu faco neto. Eu queria so os meus dados. O hd compro outro.
Obrigado! Neto pela atencao. Me ajude neto por amor de deus….

Sandro Teodoro Rodrigues
91

A acende e pisca e faz barrunho que vai funcionar e para. Vc pode ne ajudar neto? Recuperar os neus dados .

Gorbatchov
92

O meu disco rigido caiu no chao agora ele nao abre o sistema operacinal qui la tava qui era o seven tento instala novo windows 7 pede para primir qualquer tecla mais quando ele abre aquela janela qui vem escrito instala configuraçao iniciada ele processa e nao abre

Roberto Junior
93

Boa noite Neto.
Neto enviei o meu HD ao um Técnico e o mesmo não conseguiu solucionar o problema. Disse que passou 4 dias tetando recuperar e nada! preciso saber se existe uma solução para o meu caso e se vc pode me ajudar. vc concerta, e quanto custa? me informe via-email.
Sem mais,
Roberto Carvalho

luciano
94

OLA ME CHAMO LUCIANO E TENHO UM SAMSUNG MODELO NP RV411 AD2BR NOTEBOOK , EU FORMATEI MEU SISTEMA SO QUE AGORA NA HORA QUE VOU INSTALAR MEU RECOVERY SOLUTION 5.5 RECUPERAÇAO DE DRIVES E SOFTWARES ELE INDICA QUE NAO HA UMA RECUPERAÇAO DE DISCO NA AREA DO DISCO RIGIDO E AGORA VC PODE ME AJUDAR GOSTARIA DE RECUPERAR MINHA WEB CAM, CIBER LINK YOU CAM MAS NAO CONSIGO E SEM FALAR QUE ESSE PROGRAMA INSTALA TUDO SOZINHO DESDE DE JA AGRADEÇO

Eraldino Jr.
95

Oi Netto, boa noite.
Minha filha tem um notebook com o Win7 instalado e num belo dia apareceu a mensagem “Formate D:”. No caso dela o “D” é a partição de dados. Fucei na net e a única informação que recebi foi: Não tem jeito. Tem que formatar. Até aí, fazer o que. Usei o Recuva para recuperação de dados. O que ocorre é que após recuperar os dados me deparei com os seguintes problemas: as fotos (.jpeg) aparecem em miniaturas que não abrem. São vários arquivos desse tipo. E são muitas fotos. Pela net vi algo sobre o software JPEG RECOVERY PROFESSIONAL 5.0 mas esse é só para XP. As músicas (mp3) aparecem (não sei quais são) totalmente fragmentadas. Não aparecem nome, autor, nada. Clico em uma delas e parece que tá misturado (músicas diferentes no mesmo arquivo). Olhei em uma pasta e existem mais de 6500 arquivos desse jeito. Tem como recuperar as fotos e as músicas? Pela net vi posts falando de recuperar com o uso de um software “picaview” mas estou na dúvida. Você tem como me ajudar?
Att,
Eraldino Jr.

Ricardo Copano
96

Excelente artigo. Estou com um HD danificado, que reconhece na BIOS, mas não acessa os dados. Era usado em um servidor Linux (Debian) . Por causa de um pico de luz, não carregou mais o sistema. Aparecia ERRO 17 ao carregar o GRUB. Segui as orientações para reparar o GRUB mas não tive sucesso. Usei o testdsk mas não recuperou nada. Logo usei um DISK RECOVERY e este conseguiu listar todos os arquivos, porem com SIZE 0, todos ! que decepção…. Agora estou usando um DISK RECOVERY LINUX, do mesmo fabricante… e esta a 14 horas rodando… para um HD de 80 GB, pode levar esse tempo todo? bom, vou deixar rodando esta noite toda até amanhã, para tirar a duvida….
Se não aparecer arquivos recuperados, vou tentar as dicas de congelar o HD…. ou PARO TUDO e começo logo ? grato.

Efrain
98

Olá Netto. Por favor me tire uma dúvida.
Eu a um tempo usei um programa(ccleaner) para limpar aqueles espaços vazios do hd.
Tem como eu recuperar arquivos(fotos) que eu tinha deletado do hd antes de fazer essa limpeza?
Obrigado!!

PATRICIA
99

Oi Neto! Tenho um HD externo LG e esta semana ele caiu e quando liguei , o led acendeu, o disco girou, como se fosse abrir e parou. o que eu faço? Ja liguei em outro computador e nada! Já bati dos dois lados e nada! Tenho muitos dados a recuperar. Me ajude!

Gilberto Saugen
100

Os procedimentos ensinados referem-se a sistemas não muito antigos, correto? Poderia, então, me dar uma dica, de como acessar aos dados (arquivos word e fotos de minha família) que eu tinha em uma máquina velha com Windows 95? Tal máquina NÃO ABRE NADA, nem o comando PROMPT do DOS. Também creio que é impossível colocar esse hd como escravo na minha máquina atual, por falta de slots.

Orlando Wlodkovski
103

Um HD Seagate ST31500341AS, (1500 gb) utilizado como secundário, com duas partições NTFS, apresenta um tec-tec ou tic-tac mas não é reconhecido. Não foi aberto, não caiu, nada disso. As empresas ditas “especialistas” pedem uma fortuna para tentar qualquer coisa. Há alguma maneira de copiar os dados? Congelar, nesse caso, resolveria? Há uns 800 gb de dados, jogos, fases, vídeos etc, nele, que gostaria de recuperar. Alguma orientação? Obrigado.

Lucas C.
104

Tenho um HD Hitachi 320 GB de notebook que o utilizo regularmente trocando de lugar com minha gravadora, ambos sata. Usava também os 3 ligados ao mesmo tempo usando um cabo IDE/Sata to USB, mas por parecer não estar funcionando muito bem(estou copiando um arquivo para o HD e ele desconecta e reconecta toda hora, provavelmente mal contado na conexão com o HD, por estar muito usado este conversor) parei de usa-lo. Ontem decidi usa-lo. Liguei o computador e tudo estava funcionando corretamente(HD do SO, HD Hitachi e Gravadora). O Windows instalou algum driver e apareceu uma mensagem me indicando reiniciar o windows. Reiniciei e o hd não estava mais sendo reconhecido. Como meu propósito era gravar um jogo de Xbox 360, iniciei a gravação e conclui-a. Desliguei e o liguei e nada do hd ser reconhecido, nem pela bios, desconectei a gravadora e coloquei o HD Hitachi no lugar e também nada. Desconectei as unidades de armazenamento por um tempo e religuei e nada. Desconectei as unidades de armazenamento e tudo o que poderia estar fornecendo alimentação ao PC por algumas horas e religuei e nada. Já havia acontecido de não ser reconhecido por algum tempo, mas não por tanto tempo como agora. Não sei o que mais tentar, já que não é reconhecido pela bios, estou ainda aguardando o tempo passar, pois muitas vezes, nesse caso é solucionado, mas se tiver alguma idéia ou informação a me acrescentar diante suas experiências, fiaria grato.

Paola
106

Ola Neto boa tarde tenho um HD de notebook sansung porém gostaria de copiar os dados e o Windows que esta nele é possível? se for como devo fazer sem perder nenhuma informação , pois o note que o HD estava queimou a placa mãe sendo assim não consigo fazer a copia

Claudio
107

Olá possuo o HD externo N série 2GHKP5LC modelo ST315005EXA101-RK da familia DESKTOP EXT DRIVE estava funcionando normalmente quando derrepente ele começou a fazer uns ruidos estranhos como se estivesse acessando o disco mas não conseguia.Era uns clic clic que ele sempre fazia mas parava. Logo percebi que a letra do drive do HD não estava sendo exibida pelo windows como se o HD estivesse travado ou desligado. Desliguei ele retirei os cabos e reinstalei. O HD liga, gira faz um ruido inicial tipo zunido e o LED acende mas o windows não localiza NADA e como se o HD não estivesse instalado no PC. Por favor se puderem me ajudar agradeço desde de já. Grato Claudio

netto
108

Prezado Cláudio, tente uma das opções citadas no tutorial, principalmente com o Linux, caso não resolva daí tentaremos outra opção, sem esses passos não podemos seguir adiante.

Marina
109

Bom dia, adorei o modo como explicou, parabéns!
Porém queria pedir ajuda, meu Hd trava na entrada antes d carregar Windows 7(mas da para entrar na BIOS) e não carrega falaram que não tem como recuperar as fotos, mas eu acho que tem como sim…queriam cobrar 500 reais para recuperar as fotos, mas não tenho todo esse dinheiro…enfim
recém comecei fazer técnico em informatica e meu prof referiu a um programa q pode “pular”
o erro onde trava o Hd, mas ele disse q é difícil quando o erro se encontra
justo quando inicia, se tiver alguma dica, gostaria muito de uma ajuda
tem fotos de infância, casamento muito importante para mim,
Obrigada
Att, Marina Pires

netto
110

Marina, o fato do hd aparecer no setup (BIOS) mas não pelo sistema pode ser uma das opções:
a) o sistema reconhece mas o HD está com problema mecânicos – neste caso é muito dificil de recuperar os dados;
b) pode ser que o sistema tenha reconhecido ele mas não reconheceu a partição (área onde os dados são gravados), neste caso necessita de um técnico que saiba como recuperar partições pois um serviço mal feito poderá tornar a recuperação dos dados impossível;
Mas se quiser tentar a sorte, use essa dica como referência: http://veiadigital.com.br/coisas-pra-windows/como-recuperar-parties-deletadas/
c) a partição foi reconhecida mas o sistema não conseguiu atribuir uma letra para a unidade, neste caso eu sugiro ler este artigo: http://veiadigital.com.br/coisas-pra-windows/comofaz-a-particao-ou-hd-nao-aparece-em-meu-computador/
Sugiro também que tente um das opções sugeridas no artigo… recomendo aquela que indica o cd/dvd do Linux… baixe o Ubuntu e inicie o boot pelo cd/dvd com o Linux gravado no cd/dvd e assim que iniciar, clique em computador e veja se a partição aparece lá.
abraços e sucesso!

Diego Bousfield
111

muito obrigado pelo post, consegui resolver meu problema e recuperar meus dados, mas, o hd está com erro de de S.M.A.R.T, já ouvi dizer que isso não tem solução, podes me falar algo sobre isso?

netto
112

Diego Bousfield, infelizmente não existe solução que eu saiba/conheça.
Se você conseguiu recuperar ou ter acesso aos dados, faça uma cópia deles urgente e troque o HD porque isto é um aviso de que ele pode parar à qualquer momento.

Marcus Vinicius
114

Ótimas dicas, você faz um ótimo trabalho ! Estou com um problema no meu Samgung M3 de 1tb. De uns tempos pra cá ele diminuiu muito a velocidade de transferência de arquivos. Tenho dois hds desses comprados no mesmo dia e com menos de um ano de uso. Um transfere arquivos na velocidade normal, mas quando tento transferir o mesmo arquivo desse hd que está com problemas a velocidade é MUITO lenta, na casa dos kb/s demorando horas pra transferir o arquivo. Já tentei de tudo: troquei as portas usb, testei em outros computadores, troquei os cabos que saem do hd para o computador, usei programas como o hdd regenerator ( passou mais de uma semana executando a operação de recuperar os setores defeituosos ), usei o Tera Copy para tentar melhorar a taxa de transferência mas nada disso adiantou. O que você acha que pode estar acontecendo?
Obrigado desde já.

Kaio
115

Netto,
Veja se consegue me ajudar, pois todo software que utilizei teve o mesmo resultado insatisfatório.
Tenho um HD Maxtor particionado (Neste não consta S.O., utilizava apenas para armazenar dados) uma das partições esta corrompida, pois ao tentar acessa-la é exibida a mensagem solicitando formatação, ok já tentei usar vários programas para recuperar esta partição e meus dados, porém toda vez que qualquer programa inicia a varredura, o HD desaparece do sistema, tanto a partição que estava boa quanto a ruim, mesmo no gerenciamento de disco, ele desaparece e só volta a aparecer reiniciando o PC, a unica ação que não resultou no desaparecimento foi o comando CHKDSK /R, porém este aparentemente não efetuou nenhuma alteração.
Não sei mais o que fazer, tem alguma solução?

Veri
116

Netto bom dia.
Tenho um hd Seagate de 1tb comprado há no máximo 5 meses. De um tempo pra cá, aparecia a mensagem “deseja formatar?” e eu sempre cliquei em “não”. O hd nunca sofreu nenhum impacto, nem tampouco caiu. Na semana passada, ele parou de funcionar. Nenhum computador o lê. Ele não acende nem vibra. Levei no Hospital do hd e lá eles conseguiram destrava-lo, porém fizeram um scaneamento e não conseguiram recuperar nada. Eles vão tentar o scaneamento mais lento, mas disseram que é possível que não tenha jeito mesmo. Netto, vc acha que ainda é possível recuperar os dados se trocar a placa lógica ou colocar no congelador? Estou sem dormir até, tenho arquivos lá que não posso perder de forma alguma. Pelo amor de Deus me ajude. Obrigada

Bruno
117

Ola netto, estou com um problema no hd do meu notebook, por descuido deixei cair no chão, e quando fui ligar ele não acessa o windows e trava na tela inicial, no meu caso do simbolo da Dell, e a unica coisa que da pra fazer é entrar no setup. O hd da uns barulhos de click o tempo todo, tentei usar um programa pra recuperar os dados(redo backup) ele reconhece o hd e as partições(porem elas ficam com nome de Unknown) mas quando seleciono elas e do “next” pra copiar pro meu outro hd que tenho aqui(hd externo) ele fala tem um erro físico e algo sobre bad blocks, oque eu posso tentar fazer antes de levar pra um técnico ? Obrigado pela atenção =)

gabriel marchiori
118

Ola neto, tenho um notebokk dell inspiron 1525 com hd samsung 32gb. eu estava usando meu note normamelnte e do nada ele desligou e foi pra aquele tela azul e começou a fazer a verificaçao do problema…entao nao encontou mais o meu hd. O seu topico esta otimo, muito bem explicado, mas eu nao sei direito qual teste desses citados fazer pa recuperar meus dados e talvez o hd. Qual voce me indica cara? Eu preciso muito desse hd e dos dados que contem nele,.por favor me ajuda ai cara! Obrigado desde ja e parabens pelo topico ai vei!

Salazku Rossi
120

ai cara eu tenho o mesmo problema e ainda não tentei mais espero que esta técnica de certo
pois será uma grande ajuda, mais agora agradeço pela dika

Sócrates
121

Olá Neto, meu problema é o seguinte: Uma amiga minha esbarrou no meu hd externo ligado, fez um barulho, aí não funcionou mais, ele reconhece quando reinicio o pc mais não aparece o ícone, no gerenciamento ele aparece com disco não alocado! Não consigo acessar, nem formatar, não consigo fazer nada, será que pode se a placa lógica? Desde já agradeço a existência do site de sua disponibilidade e solidariedade em ajudar as pessoas, muito obrigado!

Netto
122

Sócrates, meu caro, infelizmente nesses casos o que aconteceu é que a cabeça de leitura travou, infelizmente se os dados forem importantes eu recomendo enviar para uma empresa especializada em recuperação de dados, mas se não forem importantes adquira outro disco porque esse não tem mais jeito… e não adianta trocar a placa lógica pois esse problema é na cabeça leitora, internamente.
O máximo que você pode fazer é ligar o hd e dá umas pancadas na lateral dele pra ver se a cabeça se move.
Boa sorte aí!
Abraços

Sócrates
123

Muito Obrigado Neto! Parabéns, és uma grande ajuda para muitos pessoas, vou tentar fazer o que sugeres, darei umas pancadinhas como ultimo recurso, caso não dê jeito vou procurar uma empresa de dados. Muito obrigado! Valeu mesmo!

Sócrates
124

Neto, só mais dúvida por favor, congela-lo não teria nada haver com a solução deste problema não é mesmo?! Abraço!

Marcos
125

Metade das dicas deste artigo matariam o Hd. Imagina fazer check disk em um disco que já está morrendo?!?

LUIS PAULO
126

Boa noite, primeiramente quero parabenizar pelo artigo.
Porém queria pedir ajuda, tenho um HD externo Samsung M3 Portable de 1TB formatado em fat32, e hoje pela manhã encontrei um disco com musicas que eu procurava a muito tempo gravadas no formato mp3 , então copiei o conteúdo do disco pra o PC e depois para meu HD externo, após isso ficou funcionou normalmente.
Então já tinha desligado o computador quando religuei mais tarde só ficava carregandono local ”meu computador”, e depois de +/- 7 minutos dizia que pra usar o HD tinha que formatar. Nesse HD tenho todo tipo de arquivos, fotos, musicas, programas, isos, inclusive jogos para Playstation 2, que jogo na USB com um programa que explora as pastas no vídeo game.
O curioso e que ele não ler no computador, testei no meu e da minha irmã não funcionou ficou com o mesmo erro, já quando conecto no DVD consigo reproduzir vídeos ou musicas, ver fotos ou no Playstation 2 consigo explorar todo o conteúdo inclusive copiar os arquivos normalmente, o ruim e que demora muito pra copiar arquivos com extensões maiores que 500 MB, leva em media 30min e tenho isos com mais de 4 Gb.
Já tentei executar o CHKDSK na unidade que esta com problema, diz que o volume não tem um sistema de arquivos reconhecido.
Explorei o (gerenciador de disco) e diz que a unidade é RAW, ele era formatado em fat32.
Desde já agradeço a ajudar, muito obrigado!

saullo henrique
127

eu tenho um HD sansung S2 portable de 750GB
quando eu coloco na minha televisao… ele nao reconhece mais nada
ex: filmes,musica,videos e etc…
e fica aparecendo q tem muitos arquivos ocultos
oq eu poderia fazer pra ele volar ao normal??
grato!

Charles Wellington Bernardo
128

Bom dia Netto! Fiz um curso de Recuperação de Dados na Tecnoponta-SP e comprei vários equipamentos de Recuperação de Dados: Data Compass e DDP 3.0. Porém, o suporte da industria é muito ruim e voc~e em situações simples, tem que recorrer a pessoas conhecidas, que querem te estorquir ao invés de ajudar. Exemplo: Tenho feito várias experiencias com sucatas de HD, para me exercitar no uso dos equipamentos e me deparei com um mesmo problema em dois HDs WD de 500 WD5000BPVT. Eles emitem click e param, após alguns segundos. Sei que parte do firmware do WD fica nos pratos, mas pergunto a você, neste caso, a troca da PCB resolveria?

Netto
129

Charles Wellington Bernardo, infelizmente não… porque todo HD sata/ide/sas tem dois tipos de controladores, externo (placa lógica externa, visível, recuperável e substituível) que pode ser trocada se você achar outra da mesma marca/serie/modelo, e a interna que só pode ser trocada em laboratório e/ou instalações próprias pois os discos magnéticos não podem ter contato com umidade, poeira ou qualquer outra espécie de poluição aérea… infelizmente quem tem acesso à isso são os fabricantes… mas com a melhoria e o barateamento dos SSD’s, esse tipo de tecnologia de armazenamento corrente está ficando obsoleto.
Gratos

Martins
130

Boas Netto!
Tenho um western Digital Passport usb3.0 muito pouco usado mas fora da garantia à poucos meses
Tenho dados de 10 anos pessoais e profissionais. É o desespero
Os sintomas são: ligo o disco à porta usb e aparece o software de protecção para por o codigo, coloco, ele desbloquei-a a unidade, e aparece me como disco com uma unidade de letra g, mas está a zeros, sistema RAW, o disco roda com luz acessa, nao dá estalos, ao fim de um tempo a luz apenas pisca e com nenhum programa de recuperaçao consigo aceder ao disco ou recuperar e já tentei vários bastante bons. no desespero tentei formata-lo, mas tb nao consigo, nao me dá acesso. também já troquei o cabo usb várias vezes. Achas que será da placa logica? Se sim é só trocar? ou tenho que ter alguns cuidados?
Cumprimentos

Martins
132

Netto eu só uso sistema windows xp, vista ou win7, nunca usei linux
É possivel usar o sistema linux no windows atraves de um cd, ou tenho mesmo que pedir alguem que use um mac?
há algo neste disco estranho (que é totalmente novo e de pouco uso), que depois de reconhecer a unidade, quando clico em cima da unidade com a tecla da direita e vou a formatar (o objetivo não é formatar), ele não me dá acesso à formatação, o k me faz pensar que não tenho acesso à unidade que está a zeros e em raw. O k quero dizer a que parecer ser problema de hardware, pk quando se perde uma partição plo menos daria para formatar, né?
Obrigado pela ajuda
Cumprimentos

Netto
133

Martins, tudo indica que o problema é no disco mesmo, que pode ter sido provocado por um problema de fábrica ou um surto de energia… se sua intenção é recuperar os dados não tem sentido querer formatar, à cada formação você perde cerca de 50% de chances de recuperar os dados.
Baixe o Linux Ubuntu: http://releases.ubuntu.com/raring/ubuntu-13.04-desktop-i386.iso
Grave-o num CD/DVD;
Altere a ordem de inicialização do seu computador para iniciar pelo drive de cd/dvd (na maioria dos computadores isto é padrão, nem precisa alterar), basta colocar o cd/dvd com o Linux que aparece a opção de INICIAR SEM INSTALAR (EXPERIMENTAR).
O resto você segue o tutorial que eu citei (e cito) http://veiadigital.com.br/software-livre/como-recuperar-dados-de-particao-no-formato-raw-usando-o-linux/
O fato de aparecer uma unidade não quer dizer que o disco esteja bom, quem pode estar criando essa unidade é a placa de acesso (USB), porém o disco pode estar danificado.
Você pode também testar esse tutorial: http://veiadigital.com.br/coisas-pra-windows/como-recuperar-parties-deletadas/
Boa sorte.

Martins
134

Boas Netto
Fiz tudo que me disse, corri num dvd a versao experimental do ubuntu, arrancou tudo bem, e instalei o gparted como disse. Coloco o disco na porta usb, o sistema detecta e abre janela da unidade e aqui clico no ficheiro unlock.exe para desbloquear a unidade e diz ‘ocorreu um erro ao ler o arquivo’.
Creio que o sistema ubuntu não deve ler ficheiros.exe?
Podes me dar uma orientação?
Desculpa o trabalho
Cumprimentos

Willian
135

Olá Netto, Muito bom esse post, pelo que li você entende bastante, vamos ver se consegue me salvar: Tenho um HD Externo Samsung S2 Portable USB3.0 de 1TB, do nada ele não é mais reconhecido pelo computador(testei em vários), no “gerenciador de dispositivos” aparece apenas “Unidade de Disco”, o driver simplesmente não instala, não aparece ele em “Computador” e também não consigo atribuir nenhuma letra a ele, portanto não consigo nem fazer um chkdsk, por exemplo. Tentei também no Ubuntu, não reconhece e também não consigo montar. Percebi que quando plugo-o , ele faz um barulho da agulha por uns 5 segundos e pára, parece que a agulha toca no disco umas 5x tentando ler e depois não faz mais nada, o LED fica aceso permanentemente, sem piscar. Queria saber se esse método de por na geladeira pode dar certo, mas como faço, tenho que colocá-lo num plástico ou posso colocar direto? tem algum adaptador para SATA, dai eu ligava num PC? pode ser problema na placa lógica? Esse HD é de extrema importância …Desde já agradeço sua atenção !! Aguardo resp. Muito Obrigado !!!!

Anderson Castilhos
136

iae Netto, tudo certo? cara eu tava tentando reorganizr meu HD interno WD5000BEVT-00AORTO de 500GB, eu estava usando ele como memoria da minha Claro tv, pois bem, comprei um Pen Drive de 32 GB, e to tentando usar meu 500GB para carregar documentos, musicas e tal, só que nem consigo acessar ele no meu pc, to meio perdido, e ele não tem nem o micro botõ magico de reiniciar.. abraço e grato pela atenção

Jeferson
137

Netto,
conectei um HD de 2tb no meu case que suporta até 3tb. coloquei os cabos e quando liguei ele começou a fazer um barulho e não responder… qdo senti um cheiro de queimado desliguei o case e percebi sair fumaça do HD na região do cabo que conectava força. A partir dai o HD não respondeu mais, consigo recuperar os dados, vale a pena? tenho fotos importante nele.
Obrigado.
Att. Jeferson Martins

netto
138

Jeferson, se queimou a placa externa (pelo que descreveu foi isso que aconteceu) tem boas chances de recuperar. Você pode tentar comprar no mercado livre outra placa desse mesmo modelo e troca-la.

netto
139

Martins, que %$#@!” é essa de “executar um arquivo unlock.exe”? Isso não existe…
Após ter aberto o GParted, observe lá em Dispositivo se o seu HD apareceu, e quando aparecer, do lado de baixo vai ser listadas as partições, clique na que tem os dados (geralmente a maior) com o botão direito e escolhar montar, depois clica no segundo ícone que aparece na barra lateral esquerda do Ubuntu, cujo desenho é um arquivo (gaveta ou algo similar) e verifique do lado esquerdo do navegador de arquivos (esse que vc abriu) e veja se aparecem os dados lá.
Dúvidas?
Entre em contato que eu faço um vídeo demonstrando como fazer isso.

Martins
140

Olá Netto
Vou então tentar como disse amanha, pk hoje não tenho possibilidade, mas como acontece no windows primeiro tenho que desbloquear a unidade com o ficheiro unlock.exe e só depois a que aparece a unidade. Sem desbloquear não me aparece unidade nenhuma.
No ubuntu/Gparted quando liguei o disco só aparece o ficheiro unlock. exe mais duas pastas que são do software de desbloqueio.
Ele reconhece que é disco mas só aparece a unidade depois de a desbloquear
Mas amanha vou fazer como disse e depois digo lhe qualquer coisa
Obrigado por me estar a dar uma orientação
Cumprimentos

Martins
142

Olá Netto!
Tento tido algumas dificuldades, mas tenho feito progressos
Arranjei um computador que estava parado de um amigo e já instalei o ubuntu
Tenho tido é dificuldades em instalar o gparted, mas chegarei lá
Em relação ao hddunlock, se o utilizar para retirar a password vou perder os dados, é o que o programa diz, assim como não funciona para discos externos em usb
Também já tentei através do gparted live como sistema de arranque (iso no cd), ele arranca e ao por o disco externo, ele detecta, mas diz que a unidade não está alocada, logo não dá para fazer nada (aqui diz isto porque não consigo desbloquear o disco, para se tornar unidade)
Por isso vou tentar instalar o gparted e seguir os passos que diz e talvez amanha diga lhe qq coisa.
Cumprimentos e obrigado

Angelo
143

Meu hd, não é reconhecido na BIOS, porém assim que é ligado faz barulho, como se o disco estivesse rodando, em seguida ele faz uns barulhos, como quando o driver esta lendo um cd, e logo em seguida ele desliga, será que trocando a placa logica dá pra pelo menos tentar fazer um rapido backup ?

Ricardo
144

BOA TARDE PROFESSOR COMO EU RECUPERO UMA PARTIÇÃO DO MEU HD FIZ UM CHKDSK ELE RECUPERO SÓ UMA PARTIÇÃO A OUTRA ELE NAO FEZ É UM HD EXTERNO TOSHIBA DE NOOT OBRIGADO AGUARDO RESPOSTA SE POSSIVEL MANDE NO MEU EMAIL. OBRIGADO MAIS UMA VEZ.

Leomarcos Santos
145

Tenho um HD Externo de 500GB da WD, ele caiu de uma altura de uns 20 Cm, depois dessa queda o meu computador não esta mais conseguindo fazer a leitura ( o HD acende o led mais minha maquina não faz a leitura) gostaria de saber se essas dicas, como a do congelamento do HD também funciona em HD’s Externos?

Edivan
146

ola boa noite, tenho vários computadores APPLE na minha empresa, hoje um iMac dos meus aconteceu o seguinte: Um dos HDs fez um barulho estranho como alguma coisa tipo ponteiro do relógio tentando movimentar-se e não consegui-se. dai reiniciei meu iMac e o HD não é mais reconhecido, não consegue montar o mesmo no desktop, gostaria de alguma opinião do que pode está acontecendo ou qual a solução que terei de procurar.

Leonardo
147

boa noite!
Depois que eu colocar para congelar, eu tenho que esperar quanto tempo para ele descongelar pra poder usar ele na minha máquina?

JEFFERSON
148

OLA NETTO BOM DIA!
QUERO TIRAR UMA DUVIDA, QUERO FAZER O TESTE DE PLACAS PARA TENTAR RECUPERAR MEU HD, TENHO DUAS PLACAS IDENTICAS, SO EXISTE UMA DIFERENÇA, O HD QUE ESTA COM DEFEITO E DE 750GB E O QUE ESTA FUNCIOMANDO E DE 500GB.
VEM AI A DUVIDA SE EU FIZER A TROCA PODE QUEIMAR A PLACA DE 500GB.

netto
149

Jefferson… queimar não, mas pode fazer com que a cabeça leitora risque o HD e assim tirar a chance de você recuperar seus dados… as placas tem que ser idênticas, modelo/marca/tamanho…

Paulo
150

Boa tarde Netto.
Deixei meu hd externo da Seagate cair de uma altura de 40 cm em cima do tapete, com ele ligado, e ele parou de funcionar, e sempre que eu ligava, ele só fazia uns 5 tec tec e parava, e não respondia, o computador não reconhecia ele, tentei fazer de tudo e nada, até dei os tapinhas, então resolvi abrir ele (já que pra mim ele não tinha mais recuperação), ao abrir ele eu empurrei a agulha e ele começou a funcionar, a girar o disco e tudo, mas o computador continuou não reconhecendo, até apareceu o negócio pra instalar, mas no fim da erro, tem como eu recuperar ele ainda? alguma dica? (fiquei feliz por ele pelo menos voltar a girar o disco) rsrsrs

Netto
151

Prezado amigo Paulo,
A menos que você tenha um laboratório, isento de umidade, poeira, estática, etc, você anulou quaisquer chances de recuperar os dados, quando abriu o HD.
Porque quando você abre o HD ele se torna vulnerável às contaminações do ambiente.

FLÁVIO OLIVEIRA
152

Olá Netto, primeiramente parabéns pela consultoria, suas informações são precisas. Tenho um HD WD My Passaport de 1 TB e derepente passou a não ser reconhecido pelo Meu computador, ele dá o som de hardware instalado. aparece o ícone no canto direito da tela se eu quiser desligar o hardware com segurança, mas não aparece na tela MEU COMPUTADOR, estou muito preocupado, pois meus principais trabalhos estão nele, de clientes ainda para ser entregues e lhe peço ajuda para o meu caso.

Alessandro
154

Olá Netto, há um ano estava trabalhando e ao beber água acabei derrubando um pouco no teclado do notebook… instintivamente levantei a máquina e virei de cabeça para baixo no ar, agitando levemente… assim que reposicionei ele para desligar e secar veio a temida tela azul da morte! resultado: o HDD toshiba mk6459gsxp de 640Gb nunca mais foi reconhecido pela BIOS… tentei acessar como primário em outro note e tb pelo cd do ubuntu, mas sem sucesso… amarguei a perda parcial de dados recentes (meu back-up era de 2 ano atrás) e substitui por um SSD intel de 160Gb, que melhorou e muito a performance do meu note… então guardei o HDD toshiba de 640Gb na embalagem do novo, com silica e dentro do plástico eletrostático… pergunto: vc acredita que msm depois de 1 ano vale a pena tentar recuperá-lo? pergunto pois tenho material de trabalho perdido nele que me ajudaria muito… grande abraço! Alessandro

Fernando Filho
155

Meu not caiu e queria fazer um backup dos meus arquivos que são em torno de 120G, só que quando tento abri-lo o hd fica fazendo um barulho estranho e fica uma tela preta , o que devo fazer? tem como eu recuperar ?

Maitê
156

Olá Netto, tenho um HD externo samsung de 500gb, mas teve um dia que ele caiu no chão, mas quando eu tentei acessar o hd ele abriu e eu tentei acessar uma pasta, mas ele travou eu tirei e conectei e ele não apareceu mais. Nesse msm dia houve quedas de energia, mas estava no notebbok. Levei em uma empresa p recuperar os dados, eu disse q eles tentassem pela 2 vez, pq os dados estavam corrompidos, quando eles tentaranm a 1, eu tb autorizei q eles abrissem o hd. Vc como especialista, acha que desta 2 vez eu tenho como recuperara os dados?

Netto
157

Maitê, eu quero acreditar que sim… se a empresa for idônea, ter estrutura para isso, sim, é possível… pelo que eu pesquisei, pouquíssimas empresas tem um laboratório específico para isto porque é uma logística cara, dizem que a empresa http://www.datadisk.com.br/ tem, mas não sei te dizer. Mas se essa empresa que você enviou for de fundo-de-quintal ou simplesmente uma empresa de informática, saiba que não existem chances de recuperar dados depois que o HD é aberto em um ambiente comum.
Boa sorte… você vai precisar.
Qualquer coisa volte depois e deixe seu depoimento pra nós.
Grato

Miguel
158

Olá Netto, Estou tentando acessar meu hd da Seagate 1t. que não reiniciou após a atualização do win8.1. O HD estava dividido em 3 partições da qual a última Guardava meus dados. Tentei restaurar e nada, não acessava a partição 2(do sistema), tentei reinstalar e nada, Iniciei a instalação na partição 3, mas não chegou a concluir. Desisti, e coloquei em outra maquina com o XP. Formatei a partição 2 e tentei instalar o XP para pelo menos copiar os dados, porém na instalação o programa não pôde instalar porque acusava as partições do HD como DISCO DESCONHECIDO. retirei o HD e coloquei como secundário na outra maquina com o XP novamente. Carregou numa lentidão terrível, detectou o disco, Porém, mudou os nomes do volumes para Disco Local E:, F: G: e zerou a leitura de dados como se nada tivesse gravado nos discos e não reconhece as partições no formato NTFS e não tenho acesso às partições. Na abertura do sistema relata que o disco está com bad block. Já tentei de tudo quanto é programa de recuperação, inclusive sistema externo Linux, que por sinal não detectou o hd. Há alguma luz, para a recuperação de pelo menos os dados da 3 Partição?

Miguel Araujo
159

Antes de mais nada obrigado por ter respondido.
Segui suas orientações, mas os programas não conseguem ler a superfície do Disco rígido, os resultados são sempre erro de leitura em todo o disco.
O interessante é que a BIOS detecta o disco, conectado como secundário o Windows (apesar da inicialização ser muito lenta)detecta as partições mas não acessa(dá erro de E/S). Ao tentar instalar o Windows no HD acontece a mesma coisa detecta as partições, identifica como Disco Desconhecido, e não formata e nem instala como se o disco não tivesse presente. Acho que pode ter acontecido algo com a placa controladora ou o braço de leitura do HD(quando liga a máquina ouço um barulho de tec, pelo menos duas vezes, mas continua girando o disco. Teria alguma ideia do que pode ser feito?

MIguel Araujo
160

Olá amigo Neto
Finalmente resolvi o problema com o problema com o referido HD Seagate 1 tb, quer dizer o problema continua mas consegui recuperar todos os dados e gostaria de compartilhar.
Coloquei o HD em uma embalagem antiestética, conectei-o como secundário no PC com o XP e haja paciência, o processo de inicialização se tornou tremendamente lento. Quando lia o HD secundário, iniciava o scaneamento e travava na primeira etapa com a mensagem interminável ” Segmento de arquivo de registro xxxxxx invalido” ( x é o nº dos segmentos), apertava Esc, e continuava a carregar o XP de 5 a 10 min. Identificava o Disco e suas partições , mas como disse não acessava nada partições zeradas). E continuei o processo do liga e desliga por umas 4:00 hs. Desconectei o HD que tem o XP e coloquei o defeituoso como primário, inseri o Disco do Hirens Boot e iniciei a maquina pelo CDROM, carreguei o Linux – PartedMagic e não é que detectou as partições e os arquivos, tudo em perfeito estado. Não acreditei. Sorte? talvez… pois já havia tentado acesso via Boot com o Ubutun e outros sistema via boot, e nada.
Deduzi que havia alguma parte rompida do circuito da placa lógica externa acho que com o aquecimento expandiu e houve o contato, porém são apenas deduções, não tenho certeza. Com isso a SAGA chega ao fim. Quanto ao HD, acho que depois dessa só vai servir pra peso de papel.
Valeu e até mais!

netto
161

Que notícia boa, Miguel! Fiquei feliz em saber que o artigo foi útil…
Semana que vem vou escrever outro artigo nessa mesma área/tema e responderão as perguntas da maioria dos comentários.
Sucesso e obrigado por ter publicado o resultado, poucas pessoas fazem isso: voltam ao artigo para deixar o resultado.

Luciana Sottili
162

Olá amigo,
Seu post me ajudou muito.
Tenho um HD de M3 de 1TB da Samsung que comprei a menos de um ano. Há alguns dias ele caiu enquanto estava arrumando e modificando alguns arquivos dentro dele. Inicialmente meu computador não reconhecia, apenas se eu entrasse lá na pasta para incluir novo hardware. Tenho um note Samsung com Windows 8.1. Realizei o comando CHKDSK mas a mensagem diz que não pode acessar ou reparar, algo assim. Acabei de fazer o teste no Linux e ele está na seguinte condição: 1) A luz acende e por alguns momentos piscou; 2) Tive a impressão que ele vibrou como se estivesse acessando o disco por breves momentos quando o inseri e depois nada; 3) Acessei ele através do caminho indicado, ele aparece no entanto quando tento abrir ele diz que não foi possível montar.
O que me sugeres???

netto
163

Olá, Luciana.
Obrigado pelas palavras de incentivo.
É complicado pra quem não usa Linux, mas mesmo com o LiveCD você pode tentar montar a unidade manualmente.
Tente isto: clique com o botão direito do mouse sobre a unidade e escolha Montar
Se não der certo, clique no dash (o primeiro ícone da barra lateral) e diigite terminal.
Abra o Terminal e digite na sequência:
1) sudo df -v (e enter)
Observe o que aparece assim: /dev/sda1 ou /dev/sda2 ou /dev/sdb1 (ou algo parecido com isto);
Exemplo, suponhamos que apareça /dev/sda1, daí você digita
2) sudo mount /dev/sda1 /mnt/ (e enter)
Agora você deverá acessar a unidade.
Qualquer dúvida me contate pelo facebook http://fb.com/blogvd

Sergio Salvati
164

Olá amigo, parabéns pelo blog. Textos claros e bem redigidos.
Bom, tenho um Hitachi 160 GB, 5.400 rpm, Sata de um notebook Acer, que simplesmente parou de funcionar, sem crecks nem TEC TECs. Usei todas as ferramentas de reparo de HD, como o HDD regenerator e Hiren’s Boot e nenhuma das ferramentas funciona pq simplesmente elas não identificam o HD. Coloquei o HD em um outro note e a BIOS diz “none”. Pelo que entendi o defeito é na placa lógica.
Mas também ouvi dizer que pode ser o motor, ou a leitura de identificação do HD pode estar corrompida… enfim.
Pesquisei placas lógicas no mercado livre e não achei nenhuma idêntica.
Pelo jeito estou num “mato sem cachorro”, né?
🙂
Curiosidade. Estava rodando o XP na partição C: e instalei o W7 em outra partição só para ver se os drives do Note se ajustariam bem. Ao invés de desinstalar o W7, eu formatei esta partição. Isto fez com que a inicialização do Note continuasse identificando os dois OS e deixou o W7 como principal, no caso de eu não selecionar o XP no arranque. Pelo que entendo isto é coisa da BIOS no momento do arranque. Poderia isto ter corrompido a leitura do HD pela BIOS?
Um abraço e muito grato caso possa comentar.

Ederson
165

Tenho um HD Seagte 250gb modelo ST3250310AS que por algum motivo de superaquecimento ou curto circuito derreteu o plug de energia q vai no hd, talvez pela sujeira excessiva não sei.
Ocorre que tenho outro hd Seagate 320gb modelo ST3320613AS, as placas parecem ser do mesmo tamanho apesar de não serem idênticas, por isso pensem em trocar as placas para testar acessar os dados, pois penso que internamente os dados ainda estejam intactos.
Estou buscando uma placa lógica do mesmo modelo do meu hd para trocar, mas queria saber se é possível acessar os dados interntos com uma placa de modelo diferente.
Se tiver alguma dica para me ajudar eu agradeço.
Obrigado.
Ederson

Giuliano
166

Netto, tenho um hd seagate de 02tb instalado em um NAS Buffalo, ocorreu uma queda de energia e as partições do HD estão a principio “perdidas”, estão como raw (via Linux Mint consigo ver as partições desta maneira) será que é possível recuperar os dados deste hd?
No windows ele reconhece as partições porém o windows manda formatar as partições.
Grato, Giuliano.

Gustavo
167

Olá Netto,
Meu HD não é reconhecido de forma alguma pelo PC, eu troquei a placa lógica e de nada adiantou. Coloquei no congelar por 24 horas e também não, você tem alguma solução? Tenho dados valiosos de estudos, vídeos, documentos de trabalho, etc..
Obrigado!

Danielle Barros
168

Boa noite professor. Joguei algumas fotos em CR2 fora por acreditar que todas já haviam sido transportadas pelo ligtroom para JPEG. Mas, infelizmente 2 dias depois de deletar as fotos identifiquei que faltavam 460 fotos para serem exportadas. Abrir o Programa Recuva. O mesmo encontrou os arquivos, mas está sinalizando irrecuperável. Existe alguma outra forma de recuperar os arquivos?
Desde já agradeço a atenção.

MArco Túlio
169

Olá Netto. Parabens pelos poste respostas.
Vamos a minha duvida. Tive u problema ao iniciar um HD antigo que apareceu a tela do SMART pedindo pra eu fazer backup e substituir,. bem voce sabe.. esperei demais para trocar e ele travou de vez ontem. Quando tento inicia-lo ele ate vai uma parte dno windows, mas logo para e não funciona mais. (não inicicaliza todo o windows) provavelmente corrompeu os arquivos. Hoje peguei um HD com win8 de meu pai e instalei no Pc. e pra minha surpresa o hd antigo não foi reconhecido pelo win8. Preciso recuperar os dados que estão lá. Qual seria a maneira mais facil de conseguir fazer com que o win8 encontre o hd antigo?? melhor tentar pelo linux??
Salientando que no HD defeituoso estou com win7 e ele ate tentou fazer o repar, mas obtive a resposta que o programa de reparo do windows não consegue corrigir o erro.

José Fernandes
170

Parabéns cara excelente sua explicação, juro que de cada mil site que visitei, não deixei nenhum comentário mas seu esforço mereci, muito obrigado, ajudo muito, e pretendo seguir o site e divulgar também, estudo depende-te nunca fiz curso, achei ótima sua explicação, pretendo vasculha cada centímetro e conhecimento que você coloco neste site obrigado, tenho 21 anos, to muito satisfeito.

Netto
171

Obrigado, José Fernandes, que bom que gostou e espero que seja útil mesmo porque este é o objetivo do artigo.
Obrigado pelo feedback, são retornos desse tipo que nos ajudam à melhorar e nos estimulam à escrever mais.
Abraços

Sérgio Salvati
172

Recuperação de Placa Lógica de HD
Olá á todos,
Consegui resolver o problema do meu HD e recuperando todos meus dados por menos de R$ 100.
O problemas estava na placa lógica, com diodos de segurança queimados.
Nenhum destes serviços de recuperação de dados diz que faz reparos de microeletrônica, pois o interesse deles é faturar alto com o desespero do cliente, cobrando preços que variavam de R$ 450 a R$ 2 mil. Muitas vezes o serviço deste pessoal é usar softwares de acesso à HD com problemas. Tem vários destes softwares na net.
Então, depois de 4 meses de busca incansável, encontrei um serviço no centro de SP que fez o reparo em minha placa lógica por R$ 90.
MBoard’s – Rua dos Gusmões, 231, sl 23, Sta. Efigênia, SP/SP
http://www.mboards.com.br/
PS: isto não é propaganda, é serviço de utilidade pública que pode ajudar muita gente.
Obrigado.
Sérgio

Netto
173

Sérgio Salvati, obrigado pelo feedback e pela sugestão,
Que bom que deu certo o seu caso e espero que o nosso artigo tenha contribuído de alguma forma para esse sucesso.
Sua sugestão foi anotada.
Grato

Andre
174

Oi boa noite,
Possuía, digo possuía por acreditar que o perdi, um HD externo de 3TB marca Seagate.
Fui olhar a Nota Fiscal dele, e vi que fez 2 anos em agosto e custou quase R$ 600,00.
Acho que esse HD não tem sistema operacional, já veio com algumas coisas dentro, acredito que seja da própria SEAGATE. Mas estava bastante carregado provavelmente 1.5 TB usados.
Já estava escutando uns barulhos baixos não comuns, durante algum tempo, mas como tenho 3 Hds internos na minha máquina, acreditei que os sons fossem de alguns coolers, já que o meu gabinete tem muitos deles.
Mas nunca imaginei que fosse desse HD externo que é bem mais novo que os outros internos.
Anteontem, o windows 7 ultimate estava custando muito a encerrar.
Daí numa atitude estúpida e idiota eu desliguei o micro direto no Nobreak.
Resultado, ontem quando fui ligar ocorreu o seguinte:
Conecto na USB e depois na tomada.
O Led verde não acende e ele fica meio que tentando funcionar. Dá pra sentir ele rodando umas 3 ou 4 vezes, daí ele para.
Vale a pena fazer o teste de UBANTU?
O que acha que pode ter ocorrido?
Será que tem salvação?
Tenho mais interesse em salvar o conteúdo dele do que salvar o HD em si.

Netto
175

Olá, André
Vale cada tentativa.
Tente iniciar o Ubuntu e só depois plugue o HD, para evitar que ele esquente, pois costuma abrir nos primeiros minutos.
Se de tudo não der certo, tente com o pessoal do “hospital do hd” (procure no Google que tem o site deles).
Grato

rodrigo
176

Bom dia amigo estou com um problema aki to com um hd 2tb eu uso ele com case 3,5 ele funciona normal, montei um desktop e quero colocar esse hd 2tb como interno no sata 3 da placa mae, só que quando coloco o hd trava o pc, tentei em outro computadores e ele trava tbm assim q liga ele ja trava, mas ele como externo no case funciona perfeitamente alguma dica amigo ?

netto
178

Rodrigo, complicado isso, nunca vi…. tente resetar/zerar o BIOS da placa-mãe e depois coloque somente ele no PC… se persistir consulte o manual da placa-mãe pra saber se existe alguma incompatibilidade com relação ao tamanho.

Carlos Sergio Pinto
179

Meu caro amigo tenho um hd de notbook um Samsung de 500GB modelo HM500JI
quando ligo o hd no micro o micro congela não deixando fazer nada desligando tudo volta ao normal vc poderia me ajudar e não é reconhecido como não tenho nenhum comando não consigo acessar nenhum programa.
Um grande abraço e obrigado pela ajuda.

netto
180

Prezado Carlos, nesse caso mais provável que seja um problema de hardware ou na placa lógica do hd (aquela placa de CI aparente) e talvez – com sorte – um bom técnico em eletrônica pode conserta-la. Não recomendo abrir o HD (a parte onde estão os discos) mas a placa aparente você pode mandar consertar. E se os dados forem mais importantes que o hardware, procure um HD idêntico, com placa idêntica – você pode consultar o fabricante para isto e troque a placa. Não tente com uma placa que seja de outra sequência modelar (modelo) por isto pode provocar danos na cabeça de leitura.

Lima
181

Pessoal,
Será que alguém poderá me ajudar?
Comprei um Mini HD Externo 1TB Toshiba Connect USB 3.0 , coloque para fazer um backup do meu sistema Operacional, porém, apos o Backup todos os arquivos que estavam copiados no HD sumiram, e a capacidade do HD diminuiu para 31,9 GB.
Pergunto-lhes:
Como devo proceder para recuperar todos os arquivos que estavam gravados no HD, como também retornar a capacidade anterior de 1TB?
Desde já, agradeço.
Lima

netto
182

Prezado Lima.
Sinto muito te dizer mas este HD é falso…
Se puder leve ao local onde comprou.
O que acontece é que o firmware (pequeno sistema incluso no chipset controlador do disco) foi alterado para exibir 1TB mas ele deve ter esses 32Gb que mostra.
Outra coisa que você pode averiguar é, usando o Ubuntu 14.04 LiveCD e verificar qual o tamanho da partição que foi criada e tentar recria-la, caso não consiga é porque de fato ele é falso.
Infelizmente nesses casos os dados são perdidos no HD defeituoso, mas você ainda pode recupera-los no HD de origem.

Alarico Caiser Soze
183

Olá, Netto. Parabéns pelo artigo, excelente. Quero agradecer demais pelas dicas pois graças a elas estou conseguindo recuperar meus arquivos.
Do nada, meu HD e o SSD associado a ele (como cache) foram pro saco. A BIOS reconhecia, o Intel Rapid Storage também, mas o Windows não. Tentei vários softwares (HDD scan, HDD regenerator, GetDataBack, R-Studio e mais uns dois que não lembro o nome agora) e mais todos os procedimentos (inclusive congelar o HD) e não obtive sucesso. Nenhum software mostrava o HD com problemas, era uma frustração baixar, instalar e constatar que não aparecia, nem era localizado nas listas o HD problemático.
Porém, baixei e gravei o Ubuntu num DVD e foi o ÚNICO que reconheceu o HD com extrema facilidade e mostrou todos os arquivos e pastas. Aí foi só copiar tranquilamente para um pendrive. Sempre fui simpático ao Linux mas nunca tinha usado de fato. Agora, na próxima formatação vai ter uma partição Linux, com certeza! Obrigado! Muito obrigado!

Lima
184

Netto,
Talvez eu tenha me expressado errado!
Acontece que o “HD Externo 1TB Toshiba”, realmente é de 1TB, já existia gravado no HD, mais de 620 GB.
Fui fazer um Backup RECOVER da Imagem do sistema operacional e gravar no HD Externo da Toshiba, porém, por qualquer descuido, não sei se teclei algum comando errado, quando terminou a gravação do Backup, todos os arquivos que existiam no HD, não mostrava mais, aproximadamente 620 GB.
Apenas só aparece duas pastas com os nomes:
Lixeira
System volume Information
Já tentei de tudo para retornar a situação normal, porém, sem sucesso.
Desdê já, agradeço a todos pela ajuda.

Roberto Dantas
186

Netto Boa Tarde!
estava trabalhando, quando de repente o pc desligou. a principio pensei que fosse a fonte, mas ao desligar o cabo de alimentação do meu HD o pc liga normalmente, testei o HD em outro PC e não funcionou, fiz vários testes e verifiquei que o HD está em curto. Te pergunto isto pode ser na placa lógica ou é interno, testei da seguinte forma, em qualquer máquina eu ligo o PC somente com o cabo de dados, ao colocar o de alimentação o computador desliga. ou seja em qualquer máquina que eu coloque, simplesmente o PC não liga, pedi um amigo que trabalha com informática e ele também tentou e a probabilidade da placa externa estar em curto. ou que vc tem a me orientar. Grato.

anderson
187

boa noite amigo eu tenhu um hd sata da samsung de notebook e tipo um belo dia
eu tava usando o computador e ele travou …ai eu desliguei o pc e religuei ai ele não iniciava de geito nenhum ficava naquele carregamento de tipo quado acabou de ligar mas o carregamento ficava na metade e parava ai ja não saia disso e eu acessei a bios e omeu hd não era reconhecido e tipo sou dJ e tenhu musica e tenhu medo de pérder tudu são musicas de uma vida toda sera que se trocar a placa logica eu recupero tudu e o mais importante será que é defeito logico pois pelo que vc mostrou nesse seu explicamento do seu site parece ser logicoradeço
desde ja ag

Roberto Dantas
188

Caro Professor.
Muito grato pelas informações e dicas. foi resolvido o problema do meu HD, de fato a placa externa estava em curto, verificado que os filamentos do CI ( circuito integrado ) apresentavam oxidação; feito umas raspagens cirúrgicas e limpeza consegui o funcionamento do mesmo, me permitindo a recuperação dos dados. vou comprar um novo HD, antes que este venha a óbito.rsrsr
muito Grato. grande abraço.

Felipe Bosquilha
189

Netto,
Preciso recuperar dados do HD, pois a máquina pegou fogo e identifiquei que a placa verde estava com a entrada queimada. Pensei em substituir a placa e testar o HD para ver se consigo recuperar os arquivos que não fiz backup, caso conheça alguém que tenha HD danificado da Seagate de 250 GB poderia retornar-me?
Estou precisando de informações de como proceder. Seria difícil enviar-me por email?
Agradeço toda ajuda e informação.
Felipe Bosquilha.

Marcio
190

Bom dia Netto.
Observei seu comentario para recuperação de dados e achei excelente. Porém te faço uma pergunta: e quando o HD é reconhecido no sistema e os dados em um primeiro momento são legiveis, mas ao comando -copiar trava o sistema (em varias máquinas) sendo que também foi substituída a placa lógica. Existe alguma alternativa aplicável. Agradeço respostas via meu e-mail.
Grato.

Marcia
191

Bom dia Professor Netto,
Tenho lido seus artigos, excelentes, e vi que vc é muito atencioso com todos que têm duvidas, por isso decidi te escrever e pedir um HELP!
Para resumir a historia e nao ficar muito cansativo, tentarei ser breve.
Seguinte: PC de 2004, wind XP, Ram 1G (sendo dois pentes de 500); ja nao andava muito bom e funcionando lento, entao decidi colocar mais memoria ram.
– Comprei um pente de 1G e coloquei em um dos espaços, tirando um pente de 500 e deixando o outro;
– computador funcionou legal por pouco tempo e depois começou a dar problemas e windows nao reiniciou;
– pensando ser problema com o novo pente, retirei e voltei aos dois antigos.
– Liguei, funcionou, mas voltou a dar problemas (desculpe, mas agora ja nao consigo me lembrar exatamente a sequencia das falhas e como fui saindo delas, mas ele voltou a nao reiniciar); lembro bem que fazia o tal barulho TAC TAC TAC (dez vezes) e aparececeu a tela azul da morte.
– Numa das vezes, apos ter entrado no setup, desculpe outra vez, mas nao lembro o que fiz, ele voltou bem e eu, burrinha, em vez de deixar ligado, como estava muito cansada e ja era tarde, desliguei e fui dormir achando que ele tinha voltado bem e que nao daria mais problemas.
Sim, falta de experiencia e de conhecimento no assunto, pois depois de ler e pesquisar na net, descobri que nao deveria ter desligado sem antes ter feito ja um backup (e tb ja configurar, etc).
– No dia seguinte ao ligar, nao reiniciou, veio a tela preta (com os dados do comp. e no final pedindo para inserir o disco e dar enter);
– Coloquei o cd (original), e qdo entrou a tela azul “bem vindo…” tentei fazer nova instalaçao do windows (sem formatar), mas vinha uma janela que nao havia cd (???) e depois tela azul da morte.
– Tentei novamente clicando “R “, entrei no console de recuperaçao, e ao digitar CHKDSK, veio a mensagem ” o volume parece ter um ou mais problemas irrecuperaveis”. Mesma coisa para chkdsk \P \R
– Continuando a pesquisar na web (sempre indo numa lan-house), vi varios forums onde diziam para digitar varias coisas no console de recuperaçao. Como nao conheço bem como dar os comandos, nao insisti, mas ao tentar FIXBOOT e fixmbr nao acontece nada (nem diz que o comando nao é valido e nem continua nada).
– Consegui uma CPU emprestada de alguem que nao usa mais, tb um velho, com 500G, XP. Entao pensei em fazer o que li no forum, ou seja, colocar o meu HD como slave nesta cpu emprestada, deixar o que ja esta dentro como mestre e tentar fazer o backup, pois nao quero perder meus dados. OU retirar o HD dessa cpu emprest. e colocar na minha cpu (deixando o meu HD como slave).
PERGUNTAS:
1) Devo fazer isso? Ou vc tem uma saida melhor antes disso… ????
2) Ja li como conectar os HDs e jumpear, mas depois nao sei continuar e nao encontro ajuda na web.
3) Como faço APOS conectar os HDs? Como faço o backup?
4) Como o outro XP vai reconhecer o meu HD slave (se ele esta danificado) ?
Como estou cansada ja, nao quero tentar sem saber os passos corretamente. Por isso peço sua ajuda.
Desculpe se as perguntas sao ignorantes, mas quero muito aprender e quero fazer isso sozinha (sem grana e sem tempo).
Gostaria de receber sua resposta dierto no meu end. de e-mail.
Agradeço demais sua atençao. Que Deus te abençoe !
Marcia

Carlos Wagner
192

Olá! Tive um problema essa semana. Um hd de note 500gb toshiba de repente parou, não é mais reconhecido pela bios nem pela usb. troquei a placa eletronica por um de 320gb e também não funcionou. Minha pergunta é A placa de 320gb funcionaria realmente num mesmo hd sendo de 500gb?

Netto
193

Prezado Carlos Wagner, como eu citei no artigo “A placa pode ser trocada como em todo equipamento eletrônico, porém, deve-se levar em conta:
Marca/Modelo/Série (ex: WD Caviar Blue WD3200AAJS-00L7A0 HD da Western Digital de 320 GB) têm que ser idênticos;
Fique de olho no formato da placa, além dos dados de identificação previamente citados;” tem que ser IDÊNTICOS, ou seja, por mais que “encaixe”, a placa lógica de um HD de 320 GB tem informações/instruções diferentes para o chip interno / barramento do disco, portanto isto pode prejudicar o disco ainda mais e invalidando os dados, portanto, NÃO deve ser usada placa de um modelo em outro modelo.
Se você fez isto provavelmente diminuiu, se não zerou de vez, as chances de recuperar os dados.
grato

Robson Kramer
194

Caro Professor Neto,
Antes de mais nada, Muito Obrigado por sua atenção e prestatividade em nos socorrer com informações valiosas sobre o que fazer com HD necessitando de reparo.
Eu tive um problema no passado, Meu Bebê derrubou suco em cima da placa mãe, com o computador ligado. A placa lógica exalou cheiro forte de queimado, e quando vi, não era mais possível acessar o HD.
Vi que a placa lógica havia queimado, joguei fora na ocasião, achando que não poderia ter nenhum conserto, troquei por outra não equivalente e o HD, embora tendo sido reconhecido pela BIOS como um outro HD de tamanho bem menor, e outra marca, ainda fez ruído, como se o braço leitor estivesse tentando sair do lugar, mas parava de fazer ruído logo em seguida – uns 5 segundos depois.
Ontem utilizei uma placa lógica do mesmo modelo do HD idêntica, pois o HD era idêntico e do mesmo fabricante (até a data do lote era muito próxima, o meu danificado era de janeiro de 2007 e a que utilizei era de um HD idêntico de lote datado de abril de 2007).
O HD foi reconhecido novamente pela BIOS, fez o mesmo ruído de antes e parou em uns 5 segundos depois.
Pergunto: Este HD pode ter sido riscado pelo braço leitor ? E por que ele é reconhecido pela BIOS, mas como sendo um HD diferente e de outro tamanho ?
Irá me tirar de grande angústia se puder me esclarecer isto. Desde já, Muito Obrigado e um Grande Abraço !

Lima
195

Srs,
Gostaria de uma ajuda no sentido de resolver o problema, referenciado abaixo.
Acontece que, o HD externo tem a capacidade de 1TB, já existia gravados nele cerca de 600 GB, quando eu fiz uma copia de recuperação do sistema operacional para o HD externo de 1TB, só aparece no HD externo o tamanho de 32GB, que é referente a copia que efetuei, ou seja, o restante cerca de 889,51 GB, fica oculto, se sem acesso as informações da parte oculta.
Fiz o procedimento de ir no Meu computador;
Gerenciador, logo aparece assim, referente o HD externo:
F) – 32GB – Fat32 – Primaria\ e a outra parte 899,31 GB.
Tento clicar na aba expandir, mas ela está desabilitada, ou seja não esta ativa.
Pergunto-lhe:
Como posso expandir para o tamanho normal, sem perder os arquivos que está na parte oculta?

Netto
196

Então Robson Kramer…
O fato de você ter usado uma placa lógica não compatível pode ter anulada a chance de recuperar os dados…
Mas se te serve de consolo você pode fazer uma outra tentativa – já que os dados podem estar perdidos mesmo… mas isto é por sua conta e risco.
Abra o HD num ambiente fechado, de preferência em ambiente limpo, e em seguida dê um toque de leve na cabeça de leitura, sem forçar, com alguma coisa de plástico e de preferência com ele ligado, só para verificar se a cabeça vai fazer a leitura.
Se der certo, feche-o e veja se consegue acessar os dados.
Boa sorte.

Fabiana
202

Ola Netto estou comum HD da Seagate Barracuda 7200.12 500G externo e do nada ele parou.
Quando ligo ele no cabo de energia ele funciona sinto ele rodando mas não aparece de jeito nenhum no computador.faz o barulinho que detectou algo mas não reconhece..tenho dados muito importante neste hd queria ao menos poder recuperar..vc poderia me ajudar de alguma maneira°???
Obrigada desde já

José Ferreira Netto
203

Fabiana, já fez os testes como descrevemos no artigo?
Tem que fazer os testes para saber se uma das dicas podem te ajudar…
Às vezes pode ser um simples problema na partição ou até casos mais graves…
Teste, use e abuse dos testes que sugerimos porque eles são seguros, caso não resolva, deixe aqui o resultado e veremos o que fazer para ajudar.
Gratos

Vivaldi
204

Boa tarde amigos,
Tenho um sansung m3 ( HD externo 1TB ).
Ele está apresentando o seguinte problema:
Consigo copiar os arquivos dele para qualquer pc, porém não consigo copiar nada de nenhum computador pra ele, nem deletar pastas e arquivos, nem criar pastas.
Não é permissão, pois já verifiquei.
Resumindo o HD funciona normal, só não consigo gravar nada nele.
Estou fazendo backup de tudo para formatar, caso continue tem algo que poderia ajudar ?

Luiz Pires
205

Neto,
Meu hd é um Hitachi de 1 TB, ele caiu e depois disso ficou muito lento, o computador reconhece, ele não consegue ler algumas pastas , e alguns arquivos, principalmente grandes, tem alguma coisa que eu possa fazer para salvar os dados, pois quando tento copiar os dados para o pc, ele dar a mensagem de ‘ não accessível, erros de dados , verificação ciclcica de redundância”.
A alguma salvação ? consigo copiar arquivos pequenos,mais grandes nem acessa depois da queda ??

netto
206

Luiz, eu sugiro que faça a recuperação aos poucos, mas use um cd/dvd do Linux, que vai fazer uma leitura mais precisa… mas recupere um pouco hoje, outro pouco amanhã ou em intervalos de meia hora, para evitar que o disco esquente demais… provavelmente a queda colou a agulha no disco, portanto ele vai esquentar rapidamente. Procure escutar o disco, pra ver como a agulha está colada… se tiver um barulho do tipo “tic-tic”, dê algumas batidas (de leve) nele para ver se ela movimenta.

Orlando
207

Caro Neto, tenho um hd sata seagate 1 t, qu e estava funcionando perfeitamente no Win7 64 mas quando encheu troquei por outro e guardei o mesmo. Como esse hd continha dados um funcionario solicitou o hd para acessar alguns dados, porem ele ligou o hd em computador com win 8 e o hd nao funcionou mais, ou seja, da uma mensagem para formatar o hd, e agora também nao encontra os dados no win 7, tem alguma que eu possa fazer, pois preciso dos dados do hd. Grato

netto
208

Sim, Orlando…. coloque o HD como secundário e depois clique em Iniciar/Pesquisar e digite cmd e clique em cima e escolha “Executar como Administrador” e em seguida use o comando CHKDSK /R UNIDADEDOHDDEFEITUOSO: (EX: CHKDSK /R E:) e deixe terminar o trabalho, depois os dados poderão ser acessados. Mas, IMPORTANTE, mesmo que demore dias para executar o checkdisk é importante que faça até o final, se cancelar durante a execução poderá perder ou corromper os dados e até o disco.

nery
209

BOA NOITE, AMIGO EU TENHO UM TABLETE E SE USEI ELE UMAS 5 VEZES FOI MUITO , ESTÁ NOVINHO E AGORA FUI LIGAR E APARECE ESSA MGS sistema é danificado, por favor, tente recuperar de armazenamento externo A MARCA É FOSTON FS-M785B GOSTARIA SINCERAMENTE AMIGO SE PODE ME ORIENTAR SE TEM COMO SALVAR CONSERTAR O QUE POSSO FAZER POIS FICOU NO ARMÁRIO GUARDADO E SEM USO E COMO TENHO UM NETO GOSTARIA DE DAR PRA ELE PORQUE O DELE JÁ ERA SEI QUE NÃO É LÁ ESSAS COISAS PELA MARCA,MAS TEM COMO ME AJUDAR AMIGO,TEM ALGUMA CHANCE DE FUNCIONAR ? ME MANDE UMA RESPOSTINHA , QUERIDO MUITO OBRIGADA .
A MARCA É FOSTON FS-M785B WIFI

Emanoel
210

Olá, Vou contar minha história.
Meu PC começou à aparecer uma tela azul com vários nomes escritos(que eu não sei dizer nem um, pq eu nem olhava pra eles), foram 2 vezes, ná 1ª vez, ele desligou o pc e sempre que eu tentava iniciar ele aparecia essa tela azul e eu tinha que reiniciar pelo botão da CPU. Mas eu podia acessar o PC pelo modo de segurança, até aí tudo ok, então levei até um especialista, chegando lá me perguntou o que o PC tinha! Falei da tela azul e ele disse que era no HD e tinha que formatar, então deixei com ele, no dia seguinte fui até lá e ele já tinha feito, paguei e voltei pra casa, liguei ele e estava funcionando, só que eu notei que ele tinha trocado os Discos de lugar o meu Disco (D:) virou Disco (C:) e o (C:) o (D:), achei estranho, mas não sabia nada.!
Já na 2ª vez, isso acho que 2 anos depois de formatar, a tela azul voltou, como dá outra vez eu tentei entrar pelo modo de segurança, só que, desta vez a tela azul IMPEDIU que eu entrasse nesse modo ou em qualquer outro, então como já tinha passado por isso(e o outro espacialista falou que tinha que formatar) levei dessa vez para outro cara e disse que tinha que formatar, passou quase uma semana e voltei até ele, mas dessa vez o “chão caiu!” xD. Ele me falou que deu uma olhada e viu que não tinha de formatar, isso porque o HD tinha queimado e não tinha como recuperar nada, fiquei sem saber o que fazer, então, ele me ofereceu um outro HD que ele tinha lá, só que usado, ou eu compraria um novo, pensei para que eu vou querer o PC se não vou ter mais nada do que tinha? Então falei pra ele deixar lá para vender a alguem(já que ele não podia comprar por causa das contas), ele falou que se alguém aparecer querendo comprar ele colocava um HD e vendia pra mim, tempo depois, meu Pai foi falar com ele e ele falou que tinha um outro PC que acabara de chegar, entã,o ele ofereceu para por o HD desse PC no meu, meu Pai passou pra mim o que ele falou e então disse pode colocar, estou aqui usando o mesmo! Só que o HD que eu tinha era de 1TB, esse acho que é de 300GB pois tenho 144 no (C:) e no (D:) tenho 153GB. Mas eu queria saber se tem como recuperar meu antigo HD, pois o cara falou que não tinha como, preciso saber, porque ele quando viu meu PC, que olhou as configurações gostou muito dele e disse que é um PC muito bom, então, quero ter certeza de que ele não ficou com meu HD! Se tiver como recuperar vou até ele e digo que preciso dar uma olhada nele.!
Bom é isso, espero uma resposta e desculpa pelo testo tão grande, é que para entender como tudo ocorreu teria que contar tudo!

Douglas Henrique
211

Olá,
Tenho um hd IDE de 40gb que não quer mas reconhecer, ele estava girando fazendo tec… tec…. e não aparecia no setup, ai deu unas batidinhas com a mão mesmo para ver se voltava e agora esta fazendo barulho como se estivesse arranhando, e quando bato, para o barulho e ele fica girando silencioso. Será que Danificou os Discos? posso colocar no freezer?
no aguardo…

Patrick Rech
212

Oi. Preciso de ajuda eu tava assistindo um filme na internet e saiu do filme e ñ entrava mais dai eu dei um soco (no lado do HD) ele mecheu por um tempo dps travo tudo dai eu fui desliga e apareceu q o windows detectou um erro e fico passando um monte de numero dai eu desliguei o notbook da tomada quando fui liga de novo ele aparece uns treco e só fica repetindo aquilo dai eu desliguei o notbook será q eu vo perder tudo q ta no HD ou tem como salvar às coisas???
Des de ja agradeço.

netto
213

Patrick, você leu o artigo completo?
Se leu, as instruções do tópico “Segunda parte…” pode te ajudar, siga-as na íntegra.
Mas, resumindo: Coloque seu HD num PC e pressione as teclas Wndows + R e digite CMD e enter, e depois: CHKDSK /R unidadedoseuhd: e enter.
Não importa se demorar horas, deixe terminar, interromper só vai piorar.
Grato

Patrick Rech
214

Obrgd pela ajuda mas resolvi manda num tecnico em informática ñ vo arrisca estraga o resto kkk Obrgd pela ajuda

davidson
215

ola o meu hd é um western digital 500gb eu o usava como hd externo em um case, sempre tive bastante cuidado com ele, mas do nada fui usa-lo pois também tem windows instalado nele ela ja não reconheceu antes disso acontecer tinha feito um backup de uns 200 gb e depois disso ele não funcionou mais, ele fica tipo meio fraco como se tivesse sei la sem forças pra rodar, começa a rodar, o pc o reconhece mas do nada ele parece que para, ae quando vou acessar diz que não esta acessivel, será que isso tem solução?
desde ja agradeço.

Luciano
216

Cara vc foi muito bom na sua explicação, estava tentando de todo jeito conseguir acessar um hd no formato RAW, usei vários programas e li vários tutorias na net e nada funcionava , mas aqui deu quase tudo certo depois da sua explicação, digo quase tudo porque fiz o procedimento e não deu certo , mas depois de fazer isso o HD FUNCIONOU :
“Acesse o Painel de Controle (1), clique em Ferramentas Administrativas (2), escolha a opção Gerenciamento do Computador (3) e verifique Gerenciamento de Discos (4 e 5).
Se ele aparecer lá, verifique a letra de unidade definida para ele e tente usar o comando CHKDSK /R UNIDADE: (EX: CHKDSK /R E:);”
AE deu uma mensagem no final do CHKDSK dizendo que não tinha espaço para finalizar , ae sai do CMD digitando EXIT .
Depois fui no computador e formatei da maneira tradicional e agora o HD Funciona normalmente, então quem tiver com esse problema e quiser formatar o HD e não estiver conseguindo é só fazer isso que funciona de verdade , parabéns cara .

Paulo
217

Mestre netto, Meu hd externo de gaveta aparece no gerenciador de discos como: disco1 desconhecido não iniciado. Ele parou inesperadamente quando o pc fez um reinicio automático, win8. As únicas opções com o botao direito são: offline – propriedades – ajuda
Ele esta rodando normalmente, sem barulhos, led aceso verde. como resolvo e se resolvo?

Flávio
219

Boa tarde amigo! Parabéns pelas excelentes dicas.
Então, meu problema é o seguinte:
Netbook Asus eepc 10Flvio15 HD WD 250 gb
De um tempo pra cá ao usar o Netbook, foi nada ele travava e dava tela azul informando erro.
Agora, ao ligar o Netbook, depois da tela da bios, a tela fica preta, depois de uns 40 minutos aparece o logotipo do Windows e depois da erro, reinicia e a tela fica preta.
Na tela da bios e no setup reconhece o HD tudo certinho com a capacidade certa.
Ao tentar da o boot pelo pendrive até ler o pendrive ao ligar o Netbook e aparece o logo do Windows, mais depois tela preta.
Tirei o HD e consegue da o boot pelo pendrive dando sequência a instalação para escolher idioma do Windows, mais com o HD conectado não passa da tela do logo do Windows… Isso pra dar o boot pelo pendrive pois não pega CD por ser Netbook.
Ligar normal depois da tela da bios fica tela preta.
Ao tocar no HD percebi que ele roda no início ao ligar, após uns segundos ele para.
Ao colocar num case externo não reconhece no USB e da pra sentir rodando logo após conectar, depois de alguns segundos para de rodar.
Não faz tic tic
Será que o congelador ajuda?
Me salva por favor!

netto
220

Flávio… use um pendrive com o linux e veja se acessa o disco.
O fato dele rodar e depois parar pode ser duas coisas: ou o sistema não precisou ler o disco naquele momento (porque pode ter carregado os arquivos necessários para a ram e cache) ou porque ele está danificado.
Se reconhecer no Linux pode ser que seja problema no sistema.
Colocar no congelador é só em último caso, não recomendo.
Abraços

Ana Helena Ulbrich
221

Olá!
Estou com o mesmo problema de vários por aqui.
Muito obrigada pelas dicas!!
Estou tentando a dica CHKDSK /R.
Está demorando muito. Não sei se é assim mesmo.
Vamos ver se dá certo!
Obrigada!

Flávio
222

Oi netto, boa noite!
No caso, dentro do problema, será que tem como ser a placa verde que fica em cima do HD?
Obrigado!

netto
223

Flávio, pode sim… mas só troque a placa lógica por outra EXATAMENTE IGUAL ou o disco pode ser irremediavelmente danificado.

Flávio
224

Quando você fala exatamente igual, é porque tem placas de hd que pode ser usada em HD da WD? E só se colocada queima o HD por completo… Vixe, deixei na assistência, espero que o técnico saiba dessa informação.
Eu achei que para testar fosse obrigado a usar placa lógica idêntica, não imaginei que pode correr o risco de colocar placa de outras marcas… Vixe!

Ana Helena Ulbrich
225

Apareceu uma pergunta: Deseja converter cadeias perdidas em arquivos?
S?
Eu coloquei sim. Vamos ver no que dá!

netto
226

Flávio, sim… pode – e acontece muito – de uma placa ser igual no tamanho e encaixes, porém o firmware (instruções de funcionamentos gravadas no chip do disco) é diferente e nesse caso pode acontecer de fazer a cabeça leitora danificar o disco… por exemplo: se um HD de 250GB for da marca Samsung e o número do modelo dele for HM251JI e você colocar uma HM250HJ pode ou não funcionar ou danificar o disco, mas nunca vai reconhecer o disco.
Boa sorte.

netto
227

Ana, dependendo do tamanho do disco e do defeito pode demorar horas, mas é importante que este processo seja finalizado, NÃO DEVE SER INTERROMPIDO, pois pode danificar mais ainda…
Quando terminar o cursor vai voltar para d:\> onde “d” é a unidade do disco. Depois você pode testar pra ver se deu certo. Essa mensagem é sinal de que está sendo corrigido, porém alguns arquivos podem ficar danificados.
Essa “cadeia perdida” é porque se um arquivo for maior que o bloco onde está armazenado, a cabeça tem que saltar para completar a leitura… isso é normal…
abraços e boa sorte.

Flávio
228

Oi amigo, mais uma vez obrigado pelas excelentes dicas.
Me diz como coloco no congelador, dentro de saco plástico, caixa? E por quanto tempo? É um hd sata de 2.5
No caso, depois que tirar do congelador já pode conectar? Não tá molhado não?
E se não der jeito, como ele roda no início e para depois de 10 segundos, posso dar umas pancadas de leve?

Ernane
229

Olá Netto!
Eu tenho um HD WD 500GB – My Book – daqueles que tem que por senha para acessa-lo. Ele usa além do cabo USB, uma fonte externa de energia. Como a dele danificou, comprei uma dessas universal e usava normalmente até que um dia ligue sem verificar o botão de voltagem que estava superior a dele.
Assim que liguei ele deu um foguinho e cheirou queimado. Isso aconteceu na placa de acesso( na qual gera a senha eu acho) e não na placa lógica. Quando tento ligar ele sem essa placa direto no computador ele gira mais num aparece nada.
Por favor me ajude, pois nele estão todas as fotos da minha filhinha desde o nascimento e sem contar documentos.
Como ele foi uns do primeiros modelos desse tipo não consigo nem achar um igual para comprar e tambem não sei se daria certo.
Me ajude por favor!!!
Desde Já agradeço.

Suelane
230

Bom dia! Tenho um HD externo 500G da Samsung, enquanto usava ele conectado na tv ele caiu de uma altura de cerca de 70cm. Ele tem uma luz azul que quando estava concetado essa luz ficava acesa, deposi que caiu essa luz nao acende e o computador tb nao recochece o HD. Todas as fotos dos meus filhos estão ali, nao tenho cópia. Estou muito desesperado e com muito medo de perder tudo. Gostaria de saber se há posssibilidade de recuperar meu arquivos nessa situação? Obrigada!

netto
231

Bom… quedas são sempre fatais, pois a força da queda pode fazer colar a cabeça leitora no disco… o fato da luz não acender pode ser que tenha quebrado a placa física, basta abrir o case e plugar o disco diretamente no computador (alguns modelos a placa física faz parte do disco), portanto você teria que procurar um disco igual e trocar a placa.
Recomendo enviar o disco para empresas especializadas em recuperação de dados.
Existem algumas como hospital do HD, em SP.
Boa sorte.

Douglas Macedo
232

Prezados,
Boa tarde.
Recentemente realizei a atualização através do windows update para o Windows 10 no meu laptop.
Quando foi semana passada (neste meio tempo o laptop tomou um tombo), senti que o computador estava meio lento e travando, em alguns momentos até precisando reiniciar o computador. Achei de inicio que estivesse relacionado com um vírus. Antes mesmo de verificar alguma coisa fui no windows update e tinha uma atualização de segurança para fazer por lá. Após realizar esta atualização, foi solicitado que eu reiniciasse o computador. Fiz e depois disso não reiniciou mais. Já tentei realizar recuperação de disco, reparo e por último uma opção que o menu do windows 10 dá que é restaurar versão anterior. Fiz isso, mais na hora de reiniciar, nada.
Realizei o download do Hirens Boot CD para tentar de alguma forma salvar o que eu tinha organizado no meu desktop (no meu usuario). E o pior é que fiz isso para que eu subisse para a nuvem em seguida de forma organizada. Mais nem deu tempo. Acessei o Hirens e ele reconheceu o meu HD certinho, achei ótimo e fiquei feliz. Quando fui em meu usuário não achei a pasta desktop por la. Então este é o problema. E se eu vou em propriedades do HD lá possui 288 GB utilizados, exatamente o mesmo tamanho que estava quando deu este erro no sistema operacional que não consegui acessar novamente.
Alguém pode me ajudar. Preciso recuperar os meus arquivos pessoal e de trabalho. Não sei se existe vinculo com o W10, mais sei que os arquivos ainda estão neste HD.
Agradeço a atenção antecipadamente,
Douglas Macedo

netto
233

Douglas, obrigado por acessar nosso site e comentar meu artigo.
O problema é que o Hiren’s Boot nem sempre tem acesso total ao disco devido ao tipo de arquivos do sistema, portanto sugiro testar a dica de usar com um CD Live do Ubuntu (de preferência a versão mais recente), pois provavelmente terá suporte ao tipo de arquivos do seu sistema.
Seus arquivos deve estar em C:/USERS/SEUUSUARIO.
Qualquer dúvida deixe seu comentário ou faça contato comigo via redes sociais.
Abraços e boa sorte.

Ierecê Beltrão
234

Perdi um HD externo muito provavelmente porque na época não sabia da tua existência nem da do teu site/blog. :o)
Bem, perdi aquele HD e comprei outro, seguindo orientações de meu técnico de Informática: pediu-me que comprasse um não-blindado porque, em caso de problemas o não-blindado permite abrir para conserto e o blindado não!!! Agora, lendo tuas orientações, pelo que entendi NENHUM HD Externo deve ser aberto! Então, pergunto: tanto faz o HD Externo ser blindado ou não? E poderias indicar um HD Externo confiável de 1 tb? É para minha filha, fotógrafa, que necessita armazenar os arquivos de fotos em local que não apresente problemas ao ser acessado. Obrigada e parabéns pelo teu trabalho!

netto
235

Ierecê Brandão, NENHUM HD deve ser aberto, exceto em laboratório próprio para isto. A diferença do blindado para o não blindado é a dificuldade em abrir o case (a suposta blindagem)…. Eu sugiro comprar uma estação de backup, é mais cara mas é mais segura… o problema do HD externo é que a maioria das pessoas são tomam os devidos cuidados: não pode bater, não pode ser chacoalhado, não pode aperta-lo, não pode cair de jeito nenhum… porquê? Por que dentro dele tem um disco e uma cabeça de leitura milimetricamente posicionada no disco para ler os dados (igual aquelas agulhas de discos de vinis), traduzindo: nem deveria ser carregado… a vantagem da estação é que ele fica estático e ocorre menos desastre… com relação à marca de HD eu sempre recomendo WD (Western Digital), Samsung são de péssima qualidade.
Abraços

Edmilson
237

Boa noite Netto,
Deixei meu hd exteeni cair de uma altura aproximada de 60 cm e ele agora faz aquele barulho normal de comp se estivesse ligando e a seguir faz um barulho de bip or seis a sete vezes e para. Nâo chega nem a ser reconhecido no computador. Sera que mandando para uma empresa especializada consigo recuperar meus dados,ja que é um HD de 2teras. Nem faço questao do HD,mas os dados sim. E sera que vc teria alguma dica para eu mesmo tentat faze-lo funcionar e copiar estes dados???
Desde já ,agradeço sua atenção.
Edmilson
Belo Horizonte

Jocelia
238

Oi, Boa tarde!
Tenho um HD externo da Sansung de 500, ele deu pau, levei para a Assistencia do HD, na Av. Ipiranga, ficaram com ele 15 dias, hoje me ligaram falando que não deu para recuperar nada, oque você me aconselha, procuro outra empresa para tentar recuperar os dados? Ou realmente estou ferrada?

wendell
239

Oi Netto,meu notebook de um tempo pra cá vem desligando sozinho, limpei o coller e ele melhorou um pouco, agora fica pedindo pra ativar o windows, fiquei sem usar uns dias e agora quando eu ligo ele faz um barulho e não liga,aparece o logo do windows e desliga, tento fazer o reparo de inicialização mas mesmo assim não adianta e agora nem liga mais, queria trocar de notebook mas queria salvar uma pasta do disco local c e o HD, tem como fazer isso mesmo sem ele ligar?
Obrigado, espero pela ajuda

netto
240

Wendel, obrigado por nos contatar.
Sim, claro que tem… basta você abrir o note, tirar o hd dele e colocar num PC (desktop) como secundário que você vai ler os dados novamente. Mas você poderá recuperar seus dados sem ter que tirar o hd, basta ter em mãos uma mídia com o Linux.
Abraços e boa sorte.

Deco
241

Boa Noite, preciso de uma ajuda, meu note Dell Inspiron 1510 não queria mais reinicializar, levei ele em um tecnico que me informou que o problema estava no HD e trocou por um novo e perdi todos meus arquivos. Peguei o antigo HD e resolvi usar como HD externo . Nele aparece varias pastas: RECOVERY (E) e OS (F) , mas não abre nenhuma pasta ou arquivo que eu tinha anteriormente. Como fazer para recuperar meus arquivos que estavam neste HD ? Desde já agradeço a atenção

Marina
242

Bom dia, Netto.
Preciso de uma ajuda gigante. Uma má colocação de memória, queimou minha placa mãe. Levando no técnico ele trocou e colocou uma nova que não estava reconhecendo o HD. Ele pediu para que em casa eu reinstalasse o Windows 7 no HD, e que meus dados ficariam numa pasta chamada Winold após esse processo. Porém, não reinstalei com medo disso não dar certo e acabar perdendo meus preciosos dados (PRECIOSOS DE VERDADE! rs). Peguei um outro HD provisório e instalei o Windows e coloquei o meu HD como segundo, porém quando abri ele se encontra vazio, sumiram os Gbs ocupados, mas eu não o formatei em momento nenhum, inclusive só o coloquei como segundo HD quando estava tudo direitinho e instalado no HD provisório. Tentando colocar ele como HD primário novamente, aparece a seguinte mensagem “Falta Bootmgr” (testei em mais de um PC e dá a mesma coisa). Vi em diversos sites o mesmo procedimento para recuperar o boot do HD, mas tenho dois medos.
1) Esse processo de restaurar o boot apagará meus dados?
2) Meus dados foram apagados anteriormente (já que consta como vazio) mesmo eu não formatando o HD? Se sim, como?
3) Se a restauração do Boot não der certo como eu recupero meus dados?
Ah, e quando coloquei ele como secundário, e vi que estava vazio tentei um programa de recuperação de dados e ele nada mostrou para ser recuperado.
Por favor, me ajuda!
Obrigada.

netto
243

Olá, Marina.
Esses teus medos são normais, portanto, relaxa! Como diria “Jack, o estripador”: “vamos por partes”… #zuera.
Primeiro que memória NÃO impede de um HD ser reconhecido…
Existem duas formas de você saber se ele foi reconhecido ou não….
Ligue seu PC e assim que ele ligar, pressione várias vezes as teclas DEL e F2, para entrar no Setup do BIOS… assim que entrar procure por algo como Configurations Advanced e depois procure por Hard Disk ou Disk ou algo que, olhe tudo até encontrar algo relacionado à discos (disk), se aparecer mais de um modelo, então os dois estão sendo reconhecidos…
Agora, pressione a tecla F10 e e deixe o sistema iniciar normalmente.
Assim que ligar com o outro HD (novo), vai em Painel de Controle e depois em Ferramentas Administrativas e depois em Gerenciamento do Computador e depois em Gerenciamento de discos… na tela vão aparecer 3 colunas… na coluna do meio, lá em cima, em volumes devem aparecer dois ou mais itens… embaixo dessa coluna devem aparecer Disco 0, Disco 1… se aparecer, provavelmente o Disco 1 é o HD antigo e o Disco 0 é o HD que está com o sistema funcionando normalmente. Se aparecer o segundo disco, observe qual letra de unidade ele tem (no disco 0 normalmente é C:) se não tiver nenhuma letra de unidade (isto SOMENTE NO DISCO 1 – não altere nada no disco 0)… CONTINUEMOS… se não tiver nenhuma letra de unidade, clique com o botão direito sobre o disco 1 e escolha ALTERAR LETRA DE UNIDADE E CAMINHO, clique em ADICIONAR, escolha uma letra que não esteja sendo usada e pronto… Abra o Windows Explorer (Meu Computador) que a unidade deve aparecer lá… se não, faça contatos comigo pelo GMail… meu email está aí… abraços e boa sorte.

Maycon Macedo
244

Amigo, Bom Dia!
Por favor me dê uma luz, meu HD interno depois de uns problemas de queda de energia, ele acabou tendo um (“badblock” acho que o nome é esse) logo no começo do disco segundo oq um amigo me falou, ele entra no windows, na area de trabalho, mais logo em seguida ele trava e não responde mais, se reseto ele a bios não reconhece mais o HD, Mais se desligo e ligo novamente a Bios volta a reconhecer ele.
Com isso comprei um HD novo e coloquei esse como escravo, só que agora o antigo aparece lá mais quando eu tento abrir ele, o mesmo fica carregando e não abre, e depois de um tempo para de ser reconhecido pelo sistema.
Por favor me ajude com um modo de recuperar os dados do HD antigo nesta situação, que o HD some sempre que tento entrar ou ler ele de alguma maneira.

Vinícius Campos
246

Boa noite Netto!
Tenho um HD Seagate de 1,5TB e quando inicio o computador está aparecendo uma tela com os seguintes dizeres “ST31500341AS CC1H Ultra DMA Mode-6, S.M.A.R.T. Capable and Status BAD” e para inciar o windows é necessário apertar F1, porém enquanto estava fazendo backup dos arquivos do HD o mesmo parou de funcionar e ser reconhecido no windows apresentando a seguinte mensagem “Erro de dispositivo de e/s” e desde então não consigo mas vê-lo ou acessar ele no computador.

netto
248

Emanoel… Não respondi antes porque é muito comentário e meu tempo é curto… mas pelo seu texto não tem como saber se é recuperavel ou não, porque cada caso é um caso… a dica do artigo é exatamente que você mesmo analise, porque à distância não tem como saber… eu sugiro que siga as dicas do artigo, principalmente usando um dvd do linux, com o hd danificado plugado no PC…
Abraços e sucesso!

Emanoel
249

Ok, obrigado desde já!!
Eu estou com um novo HD, por isso não tenho como seguir os passos. O meu antigo ficou com o cara e ele não me devolveu.!
Bom se tiver queimado mesmo não vai fazer falta né!
Novamente MUITO Obrigado e Feliz Ano Novo pra você!!!

Thiago
251

Bom dia Netto pesquisando algumas coisas achei esse site e tals.. me diz uma coisa
Compre um HD seagate 1 TB, ha aproximadamente 1 ano coloquei como segundo HD no meu pc onde armazeno todos os meus arquivos importantes, e acontece que ao tentar acessar ele o sistema diz que ele não esta disponível e tals, e esta fazendo um barulho como se fosse um relógio, o sistema não reconhece ele, ja estou dando um ataque, o que devo fazer? oq pode ter acontecido? quais as chances deu recuperar meus arquivos?
Lembrando que o CPU nunca caiu, nunca foi batido, o hd não é velho, simplismente parou da noite pro dia me ajude!! Obrigado.

Jenifer
252

Olá Netto, gostei muito das suas dicas, muito úteis e bem explicativas, pena que não se encaixam no meu problema e sinceramente não sei mais o que esperar do meu disco rígido, pois já procurei em muitos sites e nenhuma pessoa parece ter tido esse problema.
Bom eu tenho um HP mini desktop, com um disco rígido de 500GB e é da Seagate (não sei se confio nessa marca, pois já vi muitas pessoas reclamando dela). Eu tenho esse PC desde 2011 então tenho muitas coisas nele. Depois de eu te-lo enchido até sobrar 164GB ele ficou lento para tudo até para iniciar o Win7, dava raiva, aí certo dia ele não iniciou mais o Win7. Entrei em desespero, pois nunca havia feito um backup. Comprei um HD externo de 1TB da Seagate (pois é, não sei se fiz certo comprar dessa marca) e criei um pen drive bootavel do Hiren’s Boot. Nunca havia usado o Hiren’s. O disco rígido estava sendo reconhecido, eu dava boot pelo mini-winXP e todos os arquivos estavam lá, mas quando eu ia abri-los dava o alerta “disco rígido não está rodando” ou algo do tipo. Tentei executar os softwares de backup e ele dava o mesmo alerta, tentei clonar, executar os softwares de recuperação e nada funcionava. Vi então o software RAW COPY e executei ele, levou 8 dias e a unica coisa que ele conseguiu fazer no meu HD Externo fora corrompe-lo, formatei ele e tentei em ultima estância copiar e colar manualmente. Não sei o que o Raw Copy fez no meu disco rígido, sei que consigo abrir os arquivos por determinado tempo, depois eles travam e dá o alerta que o dico não está rodando.
Estou fazendo o seguinte: copio as pastas com menor tamanho e que possui arquivos menos pesados e os copio e colo, quando trava eu reinicio o PC e continuo copiando e colando até travar e ter de reiniciar de novo. Quando trava, não é porque o arquivo esta corrompido, é falha no disco mesmo, pois eu reinicio o pc e quando vou copiar o arquivo novamente ele está lá intacto e consigo copia-lo.
Minha preocupação é até quando ele vai aguentar ser desligado e ligado para passar os 400 e tantos GB? Outra preocupação é que recentemente tentei executar os programas de recovery e todos eles travam o “computador” e ele pede para ser desligado.
Continuo fazendo as cópias assim? Após conseguir copiar os arquivos terei de trocar o HD ou é só formata-lo?
Achei muito estranho que ao abrir o gabinete do PC o HD está em um partimento do gabinete e é impossivel remove-lo de lá sem destruir o gabinete, ah e o processador está também soldado a placa mãe o que acho uma idiotice.
Se você poder me dar um conselho a respeito do meu HD ficarei muito grata e obrigada pela atenção!

netto
253

Olá, Jenifer, obrigado por visitar o PTI.
Bom, o problema do seu HD (interno) não está relacionado com o programa RAW Copy, posso te garantir… é que provavelmente seu HD interno está com defeito mesmo… ele para de funcionar porque está esquentando e o chip controlador desliga para evitar a perda de dados.
Como proceder (pode funcionar – já resolvi casos assim): Colocar um cooler (VENTOINHA) na base (placa externa dele – aquela que é visível na parte de baixo do HD) para refrigerar a placa e assim ir copiando suas coisas aos poucos…. precisa ter muita paciência se os dados forem importantes… mas é a única maneira de copiar… recorte os dados ao invés de copiar, assim você vai ter mais controle do que já copiou/moveu mas selecione 1, 2 ou 3 Gigas, de cada vez.
A ventoinha vai refrigerar a placa e provavelmente vai travar menos…
Abraços e boa sorte.

Flávio José de Oliveira
254

tenho um hd externo my passport 500gb, ele tem uma senha digito e demora pra caramba pra aparecer DISCO LOCAL F: Mas nao abre trava tudo tem como vc me ajudar resolver isso sem perder arquivos, tenho quase 400gb de arquivos

netto
255

Flávio José de Oliveira, use um DVD do Linux… mas com tem senha no seu HD (provavelmente bitlocker), eu aconselho à tirar esse bloqueio, do contrário não vai ser possível acessa-lo pelo Linux nem por outro sistema… mas tente… eu nunca tentei acessar um HD bloqueado pelo Linux… mas deve pedir a senha…
se não acessar pelo Linux, tente seguir os passos do tutorial, cada uma das dicas…
abraços

Alexandre Cavassin
256

Boa tarde, Netto. Em primeiro lugar, é bom conversar com quem entende… Eu tenho um HD de 320GB da WD (WD Scorpio Blue WD3200BPVT) que funcionava muito bem até semana passada. Do nada parou de reconhecer tanto no note quanto no case externo. Vejo bastante placa para vender deste modelo e tem preço atraente (cerca de 30 Reais uma placa supostamente boa). É o caso mesmo, da troca da placa??

Netto
258

Alexandre,,, obrigado pelas considerações…
Vamos lá… primeiro, nem sempre é a placa-externa (visivel, geralmente verde) é quem pode impedir do HD ser reconhecido… às vezes o defeito pode ser em outro chip… mas geralmente é na placa externa e nesse caso todas as informações do modelo e série de ambas as placas devem ser EXATAMENTE IGUAIS, por exemplo: se a sua placa é WD Scorpio Blue WD3200BPVT, a que você vai comprar TAMBÉM deve ser… se mudar uma LETRA, por exempo, ao invés de ser WD Scorpio Blue WD3200BPVT, for WD Scorpio Blue WD3200BPXT já compromete os dados do disco e todo o resto… o tamanho deve ser igual, cilindros, cabeças, enfim… mesmo que mude o número de série (não confundir com o número de modelo), se os dados forem iguais, tudo bem… Já tive sucesso com a troca de placas…
Amigo, esse aviso de SMART significa defeito iminente no HD, já vi casos em que o HD leva anos pra dar defeito, mas já vi casos de dar defeito em poucos dias, e não existe nenhuma solução que eu conheça para este problema, nem os fabricantes apresentaram solução que eu saiba… a única solução é trocar o HD mesmo… assim que aparecer o erro a troca deve ser efetuada o mais rápido possível…
Abraços e boa sorte.

Valdir Rodrigues Rodrigues
259

Bom dia Netto, satisfação muito grande, gostei muito da explanação dada, mais o meu HD 320 WD320BEVT-222, hora aparece hora não, estou com alguns arquivos tenho que retira-los urgente. hora aparece ntfs hora aparece raw, não sei porque, funcionava normal, de vez en quando aparece uma mensagem que diz. erro cíclico de redundância, não sei mais o que fazer. me ajude preciso muito recuperar esses arquivos.

Camila
260

Boa tarde netto,
Meu notebook deu problema no HD, ele inicia mas fica em uma tela preta com uma mensagem sobre o disco rígido, a assistência técnica autorizada da marca do meu notebook irá trocar meu HD e por normas da empresa eles levam meu HD antigo, minha pergunta é, tem como eles abrirem meu HD e ver meus dados? teria como e recuperar meus dados antes de colocar o HD novo?
Eu realmente não entendo muito sobre isso, só fiquei preocupada em deixar minhas coisas no HD antigo.
Desde já agradeço!

netto
261

Olá, Camila!
Obrigado por participar do PTI…
Para ambas as suas perguntas a resposta é SIM!
Eles podem ter acesso aos seus dados… e se o sistema inicia mas não carrega é sinal de que o hd está com problema apenas na trilha inicial, ou seja, provavelmente seus dados estão intactos.
Abraços.
Eu sugiro que siga os passos deste tutorial, a parte de acessar com um liveCD do Linux.

netto
262

Olá, Valdir Rodrigues Rodrigues, tudo bem?
Bom… erro de redundância cíclica quer dizer que a cabeça de leitura está doida e não consegue fazer uma leitura adequada das trilhas e fica batendo… geralmente nesses casos não há muito o que fazer… infelizmente, como ele está informando o formato raw, pode ser que o disco esteja imprestável mesmo… mas se eu fosse você seguia a dica de iniciar ele com um LiveCD do linux.
Abraços e boa sorte.

Christiano
263

Prezado Netto boa noite,
Primeiramente quero agradecer pelo artigo publicado e todas as perguntas respondidas.
Gostaria que vc tentasse me ajudar, é o seguinte possuo 2 HDs, ( 250gb e 1000 GB), o sistema operacional está instalado no menor.
Há dois dias o Windows apresentou uma mensagem dizendo q encontrou um erro grave no disco e que era pra iniciar o processo de backup. Eu achei q o problema se referia ao HD menor e não dei a minima. Desligue o PC e no dia seguinte constatei que o problema era no HD maior que não estava sendo possível acessa lo de dentro do Windows.
Vou explicar melhor, o sistema carregou normal na particao C e na D que eh o HD problemático, a particao aparece mas não consigo acessa – lá
Na BIOS tem hora que o HD defeituoso é reconhecido e hora não, dentro do Windows consegui acessar a partição apenas uma vez, inclusive tentei copiar os dados, copiou alguns mas depois ela ficou inacessivel.
Observo tbem que o HD faz um ruído nada além disso.
Me ajude por favor, me dê uma luz, preciso muito recuperar esses dados, são 900 GB de infos.
Desde já, muito obrigado !!!!

Netto
264

Prezado Christiano…
Eu sugiro que você vá copiando aos poucos…
Providencie um hd para os dados e inicie o PC com o hd defeituoso desconectado (cabo vermelho/sata)… assim que o sistema carregar… clique com o botão direito do mouse sobre o Computador (ou Meu computador) e escolha propriedades e vai em Hardware/Gerenciador de dispositivos… plugue o cabo vermelho e em seguida clique e qualquer lugar do gerenciador de dispositivos e clique em Verificar Alterações…. e observe que lá em baixo tem um item com o nome de discos, clique lá e veja se aparecem os dois hds… se aparecer, acesse pelo Windows Explorer e copie seus dados para o hd novo… se der erro é porque esquentou… desconecte os cabos de energia e o cabo sata do hd defeituoso e espere ele esfriar e tente novamente… se puder, coloque um cooler na parte de baixo dele para ajudar no resfriamento e vai tentando copiar…
boa sorte.

Eduardo
265

Ola Netto como vai? Começou ha tempo este tópico heim, e pelo visto tens salvado muita gente…
Gostaria de perguntar o seguinte amigo, o HD externo Samsung S2 da minha esposa caiu, com muitos dados importantes. Ele é reconhecido e aparecem todos os arquivos, inclusive informando seus tamanhos. Ele aceita copiar para o note porém logo a operação é interrompida com a mensagem que o arquivo x ou y nao esta no local, com a opção de ignorar e fazer isso para os outros 500 e tantos arquivos restantes. Com isso algumas pastas e arquivos são copiados, outros são copiadas as pastas mas os arquivos, não.
Me parece ser o tal problema do cabeçote fora do lugar, confere?
Só fizemos essa tentativa de copiar uma vez, com receio de danificar ainda mais o HD, desligamos o note, porque ele não deixou ejetar.
O que você recomenda, será que tentamos novamente? Existe algum programa ou procedimento mais seguro e mais certeiro para essas cópias? Linux?
Obs: o interesse é só pelos dados e não pelo HD.
Obrigado
Abraço
Eduardo

Netto
266

Eduardo…
Conecte o HD no note e coloque ele (o HD) no ouvido para ver qual barulho ele fica fazendo… se for estalos, provavelmente a cabeça leitora… já que, perdido por perdido está mesmo, você pode pedir pra alguém abrir ele num ambiente limpo e tocar na cabeça leitora porque ela deve estar emperrada…
não há muito o que fazer…
eu faria isso… mas o risco é seu… você pode mandar para o Hospital do HD (procure no Google), mas eu nunca tive sucesso com essas empresas.. eu mesmo costumo resolver meus problemas.
abraços e boa sorte

Bernardo
267

Netto! Poderia tentar me auxiliar?
Tenho um HD Externo de 1.5Tb da Toshiba, que NUNCA deu sinal algum de problema. De repente, do nada, ao colocar para ler no Notebook escuto alguns estalos “click, click, click” e não lê. Liguei para algumas empresas de recuperação de dados, tomei sustos com os altos preços que não tenho a mínima condição de pagar. Mas como tenho fotos familiares desde 2000 que fiz a burrice de concentrar organizado nesse HD, é de extrema importância que eu recupere os dados.
Tentei no hospital do HD e hoje me disseram que com as tecnologias que tem lá, não conseguiram. Irei pegar no início da semana e tentar orçamento em algum outro local confiável que não seja absurdamente caro.
Acha que tem alguma esperança? NUNCA caiu. Imaginei que era uma marca confiável, e agora sem mais nem menos vou perder tudo?!?! Tem alguma outra boa indicação além do Hospital do HD?
Obrigado desde já pela atenção dispendida.

Luan Borges
268

Olá Netto, tenho um HD externo Samsung de 1tb conectava ele sempre nas portas USB frontais, do nada ele parou, não reconheceu no windows, quando eu conectava o mesmo ele acendia o led azul, vibrava ( se sentia que ele girava e depois parava) mais não aparecia nada no Windows. O mesmo aparecia na Bios mais no computador em gerenciador de dispositivos e nem em Gerenciador de disco nao aparecia nada. Foi feito o teste de outra placa e mesmo assim não funcionou, o que achas que deve ser ? será se consigo recuperar meus dados de outra forma ? queria muito recuperar fotos e arquivos pessoais de 2006 .

Mariana
269

Olá, Netto! Primeiramente, meus parabéns pelo trabalho e disposição a tantos ajudar! Eu estou precisando de uma help também… estou estudando para concurso e o HD que continha a maioria do meu material de estudo já não “abre” mais no meu computador, depois de uma queda (pequena, quando comparada a outras – sou muito desastrada). Ou seja: estou desesperada!
Lendo as perguntas, percebi que uma, feita em 19/11/12, é exatamente igual a minha:
“Prezado Netto,
Tenho um HD WD de 1T e dias atrás ele deixou de ser reconhecido qdo inserido no computador, mas continua acendendo o led e vibrando. Troquei de computador e continuou não reconhecendo.
Em dado momento apareceu mensagem para formatar e não confirmei. Tens Alguma dica?
Obrigado”.
Você na época indicou que no seu blog tinha uma dica sobre isso, mas eu não consegui encontrar, acessando-o (4 anos depois…).
Por isso, eu agradeceria muuuuito se puder de alguma forma me ajudar.
OBS: Meu computador é MacBook Air, e o HD é TOURO 1TB.

Netto
270

Olá, Mariana!
Não me lembro exatamente qual a solução que eu passei para o outro colega, pois meu blog sofreu um desastre e perdi todas as postagens e não tive ânimo de reescrever as dicas…
Mas casos como o de quedas, mesmo sendo leves, costumam mover a cabeça de leitura do disco e travar essa cabeça num dos lados, pois o disco firma a cabeça no sentido vertical mas no sentido horizontal ela tem que se mover para ler as áreas do disco.. imagine um disco de vinil (famoso bolachão) tocando, a agulha se desloca de fora para dentro até o centro do disco, em sequência… mas no disco (HD) ela se move de acordo com o local onde está o arquivo, isso força o disco à ficar girando e a cabeça se movendo pra fora, pra dentro… enfim… uma queda pode fazer com que a cabeça leitora trave e uma das extremidades… eu devo ter sugerido para o colega pequenas batidas de ambos os lados do disco … você conecta ele no computador, segure-o na palma da mão e dê pequenas pancadas do lado direito e do lado esquerdo… forçando a cabeça se mover… e coloque-o próximo ao seu ouvido e observe se o ruído está como se estivesse rodando ou “estalando”… se estiver “estalando” pode ser o caso de mandar para um especialista (eu sempre sugiro o Hospital do HD – no google você acha o endereço dele)…
Faça esse teste e observe pra ver se ele acha o disco…
Se o disco estiver sendo reconhecido e pedir pra formatar, NÃO FAÇA NADA, entre em contato comigo que eu te passo um tutorial de como tentar resolver.
abraços e boa sorte.

Mariana
271

Oi, Netto!
Muito obrigada pela resposta e explicação do que pode estar acontecendo! Bom, tentei fazer como você orientou, mas não obtive sucesso… o ruído é como se ele estivesse “rodando”, sem estalos.
No Mac, como você deve saber, tem a opção de “repair disk” quando se clica no “disk utilities” entre as “applications”. Eu até cliquei lá para “repair”, com a esperança do problema ter sido resolvido. Indicou que o problema era o “input/output” e antes de terminar o processo o computador reiniciou sozinho.
Mesmo assim, entre os “disk utilities” ainda aparece o meu HD externo à esquerda, e quando clico nele aparecem as mesmas opções: “repair disk” e “verify disk”.
Realmente já não sei o que fazer. Se tiver qualquer outra orientação, será muuuito bem-vinda!
Abraço!

Mariana
272

OBS: ahh, e quando coloco ele em algum computador do Windows aparece a opção de formatar, sim, mas nunca fiz.. ufa!

Netto
273

Olá, Mariana!
Se aparece a opção de formatar pode até ter uma solução!
Não vai adiantar tentar repara-lo… vamos fazer o seguinte.
Baixe esse arquivo (que está no formato ISO (mídia compactada)) http://mirror.globo.com/ubuntu/releases/16.04/ubuntu-16.04-desktop-amd64.iso e grave ele num DVD (antigamente a gente falava “queimar”)…
Quando tiver gravado ele, coloque no PC onde está o HD com defeito e tente iniciar o computador pelo drive de DVD, se não conseguir, me contate pelo GMail e vamos marcar um horário para eu te explicar os passos de como configurar e acessar o disco para vermos se tem como recuperar.
Abraços

Mariana
275

Ok, Netto! Assim que tiver seguido suas orientações, se não conseguir, entro em contato sim! Estou com esperança… Muitíssimo obrigada!

Eduardo Ferreira
276

Olá amigo pode me dar uma ajuda??? Tenho um Hd interno de 1tb e uso ele somente para guardar arquivos devo ter uns 780gb de arquivos nele, gostaria de saber o que posso fazer toda vez que tento acessa-lo eu clico para abrir ele e congela tudo e se eu clicar de novo para de responder e trava tudo, se eu dou um clique e deixo ele carrega devagar depois abre mas não consigo acessar nada, me da um luz ae amigo!!!
Obrigado!!!

Lara
277

Netto, meu notebook é um Acer Aspire E1-471-6 Memoria Ram 4GB DDR3 1333MHz,HD 500 GB. Já tem uma semana que vinha travando o acesso a web(google, explorer, mozila), mas todos meus arquivos e trabalhos que faço estavam rodando normal, me indicaram instalar um programa para fazer correções no meu sistema(TuneUp Utilities – Start Center), o qual o fiz e travou de vez o meu not, e agora aparece apenas tela escura e nada mais. Faço assessoria jurídica e tenho centenas de contratos e documentos de clientes que jamais podem ser perdidos. Retirei o hd e coloquei em uma case, inseri em meu PC de mesa, apareceu em meu pc o disco conectado, mostrando a quantidade de 336GB em uso e 101GB livre, mas quando clico não abre nada de arquivos. Oque faço agora???

netto
278

Lara, entre em contato comigo pelo meu perfil no Facebook (fb.com/blogvd) que eu te dou assistência.
Obs. Cobro pelos serviços mas você não perderá dados e ainda aprenderá como recuperar.
Abraços

Rita
279

Meu HD externo não liga mais, fiz todos os testes possíveis, mas sem sucesso. Ainda tenho esperanças de que o problema seja apenas na placa logica. Estou tendo dificuldades em encontrar uma totalmente similar e gostaria de saber o que precisa ser idêntico e o que não precisa..
Por exemplo: encontrei um com o modelo idêntico mas a Firmware dele é 2ar10002 e o meu é 2ar10001. Será que teria sucesso em substituí-los?

Gabriel Almeida
280

Boa noite, meu problema é o seguinte. Estou tendo problema no meu HD. Vou descrever o mais detalhado possível para compreensão.
Meu computador possui tres HD’s. O primeiro com windows, o segundo com dados e o terceiro, tambem com dados, que era de um notebook meu antigo.
Como de costume fui realizar uma limpeza em meu computador. Tirei todas as peças e realizei uma limpeza geral tirando toda a poeira e em seguida formatei o pc. Até então tudo OK. Tudo tava funcionando normal.
Logo depois, no outro dia eu acho, percebi que meu terceiro HD (do notebook antigo) não estava sendo reconhecido. Verifiquei então se ele estava alocado, e estava.
Foi então que percebi que ao iniciar o windows ele reconhece o HD e logo depois para de reconhecer. Se eu desligar o computador, abri-lo, e tirar o cabo e colocar de novo ele funciona e logo depois para novamente de reconhecer.
O ultimo teste que fiz foi retirar o HD passar a borracha nos contatos para limpa-los. Funcionou por alguns minutos. Logo depois parou de reconhecer.
Com esse problema eu não consigo nem abrir o gerenciador de disco que trava. ai quando o hd não está sendo reconhecido pelo windows eu consigo abrir o gerenciador.
Quando o hd é reconhecido eu tento abrir algum arquivo ai da pau de novo, trava. Ai eu reinicio o pc e ele ja volta sem reconhecer o pc.

Renato Passarelli
281

Boa tarde! gostei do seu post, tenho uma dúvida, tenho um hd de 500gb em um notebook, o hd funciona bem, o problema é quando eu resolvo abrir um arquivo mto grande, exemplo:
eu baixei um jogo de oito gigas, montei a imagem .iso em um programa e comecei a instalar, porem depois de um tempo o note trava e a luz do hd fica acessa direto, o unico metodo é desligar o note a força pelo botão power.
resolvi fazer outro teste, excluir esse arquivo e baixei outro jogo de 5.3gb, esse veio compactado (zip) fui descompactar e a aconteceu a mesma coisa, depois de um tempo o led do hd acende e não apaga mais e o note trava, tenho mta desconfiança desse hd, porém nunca presenciei tal defeito, meus hds quando estavam para morrer, normalmente ficava com o led acesso e com o passar do tempo nao respondia mais, o que nao acontece com esse.
ah esqueci de mencionar, tentei desfragmentar o hd e não consegui, ficou mais de 8 horas e não saiu do 0% e novamente tive que desligar o note pelo botão power pois o note travou de novo, tenho um programa q mostra o uso do processador e memória e eles ficam entre 5% a 20%, 40% a 50% memória, ou seja eles quase nem ficam em uso!

EDUARDO GUTMANN
282

Bom dia. Tbm sou profissional em recover de dados em HD formatados e danificados. Mas desta vez o bicho pegou mesmo. Estou com um HD formatado , mas qdo faço o recover o vírus faz a agulha do Hg para onde vai o backup vibrar. Ja perdi um hd . Agora a situação piorou o próprio HD original qdo começo a fazer o recover da partição contaminada ele começa a vibrar, e para interromper o processo só cortando a energia do HD. Não sei como remover o vírus de um HD formatado.

Darlan
283

Olá amigo. Bom dia.
Tenho um HD 3,5 SAMSUNG de 3TB BARRACUDA e acidentalmente caiu e quando fui acessá-lo começo a dar uns bips e ao mesmo tempo ouço o disco rodando e depois para. Como posso acessar os dados?

Ripardo
284

Tenho um HD Hitachi 2tb,modelo HUA722020ALA330, Placa 110 0a90201 01 que está com o diodo de alimentação de 5V em curto, mas não sei a referência dele e não dá ara ler no encapsulamento. Gostaria de obter essa referência.

VOLPI
285

Olá Netto, recentemente percebi problemas no meu hd principal, e consegui transferir os dados para outro hd, porem, apos instalar novo hd e windows 7, os arquivos que foram salvos no outro hd não aparecem.
Antes o hd back-up estava quase cheio, 950 gigas,,,, Agora aparece com 660 gigas livres.
O que pode ter ocorrido?
Tem como recuperar os dados que não aparecem?

Marcelo
286

Boa noite, estou com um problema no meu HD externo da Samsung 640gb. Ele parou de girar da noite pro dia. A luz do HD liga, mas o disco não roda. Levei pro técnico e ele tentou de todo jeito fazer rodar e nada. Impossível de ler qualquer arquivo dentro dele. Queria no final cobrar 1100 reais num método em rede de liberação de códigos, algo assim, cujo código custava pelo menos 900 reais se funcionasse, mas sem nenhuma garantia. Alguém sabe o que eu posso fazer a respeito? Ele nunca caiu ou sofreu pancadas, apenas parou de funcionar depois que desliguei meu pc junto dele ligado.

Maycom
287

Muito bom seu post.
É muito bom esse compartilhamento de informações.
A gente aprende bastante.
Meus parabéns.

cleberson
288

Olá amigo ,eu tenho um hd 2tb sansung .Qdo ligo ele ,ele acende a luz ,fica piscando,porém ele não vibra e nem abre no computador,já coloquei em outro computador , mas mesmo assim não abriu,liga,a luz fica piscando ,mas ele não faz barulho nenhum,o que pode ser será.

Lucas Antonio
290

Cleberson estou com o mesmo problema q o seu nas o meu HD e de 2tb da seagate tem 3 meses q estou com este problema gostaria de achar uma solução rápida pro mesmo sendo q eu tenho mais de 1.5Tb nele de arquivos pessoais e de trabalho obs ele fica fazendo tactactac e ele aparece na área de ejetar disco

CARLOS BRANDÃO
291

Amigo Neto, tenho um HD EXTERNO DA SAMSUNG, NODELO : HM321HX, HDD P/N : HM321X/SRX, LBA 625,142,448 320.0 GB, e o mesmo quebrou a trilha de entrada e arrancou o pino onde se encaixa o cabo , gostaria de saber se tem como recuperar as fotos e videos do meu neto que estão praticamente todas nesse HD, ou se vc tem alguém pra me indicar para esse serviço.
Desde já te agradeço e muito.

Luciano Tanski
292

Boa tarde amigo. Recentemente tive problema em meu hd do meu not da dell. Ele travou, fui reiniciar e nao prestou mais. Levei em um tecnico em minha cidade o qual tentou recuperar os dados, mas nem reconhece. mandei para profissionais da area, o qual diagnosticaram problemas em modulos na firmware e area de serviço do hd. Graves defeitos lógicos e fisicos, sendo necessária a leitura forçada nos pratos. Me passaram um orçamento bem alto para recuperar e no fim das contas estao no final do processo e o hd nao responde. Voce acha que ainda existe algum recurso neste caso?
Obrigado.

Ricardo
293

Netto, estou precisando muito de sua ajuda….
meu neto não iniciava mais, então retirei e tentei acessar via USB, mas não consigo, pede pra formatar direto..
Um técnico me aconselhou a enviar para SP para empresa especializada, porem seu artigo acima me deixou com esperanças..
Meu HD reconhece, não faz barulho apenas o disco rodando normal…
Você tem algum contato direto pra trocar uma ideia?
serei muito grato

Wesley
295

Meu hd externo caiu da altura do gabinete, e logo após isso ele bipa rapido e curto por uns 3 segundos e para, o disco aparentemente não roda e o led só fica aceso. Nao reconhece nem na bios e nem em lugar nenhum. Sera que perdi tudo netto? :/

Antonio
296

Ola,tenho um hd werstrn digital verde de 500gb,ele liga faz barulho como se estivesse arranhando algo depois para o barulho e a agulha fica batendo um pouco depois ele desligae nao é reconhecido no setup ou bios,oque fazer?

André
297

Boa tarde Neto,
Meu hd externo seagate caiu no chão e após isso tenho encontrado dificuldades de acessar uma paste do HD, as outras eu abro normalmente, inclusive os arquivos.
Quando tento copiar os dados para o pc, não consigo.
O que posso fazer para resolver o problema?
Obrigado

Ricardo Policarpo
298

A questão de colocar o hD numa freezer a minha duvida seria se após congelar, com quanto tempo posso ligar na energia (no computador). Teria que esperar algumas horas ou pode ir direto? Nesse caso, não teria o risco de um choque térmico ou alguma descarga elétrica e danificar ainda mais? Desculpe é que sou leigo em eletrônica e acho estranho essa mistura de temperatura. Se possível me responder.

William
299

Olá neto bom dia.
Estava assistindo um filme pelo HD externo na televisão e o mesmo apagou do nada . Após isso foi recolocado o mesmo na TV e reconheceu porem parou novamente.
Ao colocar no PC o mesmo não aparece no meu computador porem aparece no gerenciamento de disco.
Só que esta como não alocado e não inicializado .
Não consigo formatar e nem colocar como novo volume simples ..
Quando coloco o mesmo no PC ele apita .. Porem não acende o LED, aparece no micro como conectado USB .
O que posso fazer ?

Tatiane
300

Olá Neto, tudo bem?
Segui todas as suas dicas, quero agradecer pelo conteúdo, consegui executar as funções tranquilamente.
Pena que nenhuma deu certo, acredito que tenha que partir para a recuperação de dados mesmo.
Vi que indicou o Recuva. É seguro?
Meu HD externo é um MyPassport de 500.
Obrigada.

Fernando Pisarro
301

José Ferreira Neto parabéns por esta sua iniciativa de compartilhar seus conhecimentos e experiencia na área de Tecnologia!! Se me permite eu desejo passar para o Ricardo Policarpo como ele deve proceder para em ÚLTIMA POSSIBILIDADE e certamente APÓS todas os outros procedimentos para recuperar os dados do HD.
Embale o HD num saco hermético com fecho, tire todo o ar com uma bomba ou seringa de modo que você veja o saco ficar colado ao HD acompanhando todas as reentrâncias do mesmo,mostrando a ausência quase completa de ar, estes sacos são vendidos prontos, o segredo do sucesso é não ter ar dentro do saco que contem o HD e modo que não possa entrar nenhuma umidade. Após estar por 24 horas no freezer, leve o HD diretamente ao interior de um PC desktop desligado e já aberto e instale como secundário usando o cabo SATA e uma das extensões de alimentação da fonte.Ligue o PC Desktop e copie os dados o mais rápido possível para o HD primário onde está instalado o Windows ou Linux, enquanto o HD não aquece. Quando aquecer possivelmente você perderá o acesso e terá de repetir o procedimento para recuperar os dados restantes. Repetindo, esse procedimento deve ser a última maneira de recuperar seus dados

Joao
302

Primeiro, que os hds não são hermeticamente fechados, eles tem um um furinho, ali fica um filtro, segundo, se a placa com os ci é virada pra cima eu já colo dissipador tirado de fonte, chipset, corto no tamanho e colo com superbonder, isso mesmo…se a placa com ci é virada para baixo eu coloco thermal pad, e claro, cooler hd, ou ventoinha em cima. E bom limpar eles anualmente com limpa contato…

Leide
303

Boa noite professor,
Tenho um HD externo de 2T da seagate e do nada ele não ascende o led, e não é reconhecido, lembro de ouvir uns pequenos estalos antes dele não responder mais,não houve danos externos, eu conectou e sinto ele funcionar, ele aparece para desconectar e só, já tentei te tudo, por último o minitool ficou 6 dias direto rodando e nada, não quero abrir e não quero formatar e nem pagar caro para recuperar o que faço?

Lisboa
304

Liguei me HDD no p7 de forma errada, quando liguei da forma certa já não girava. Será que algo queimou?

José Ferreira Neto
305

Leide, se você não sabe consertar, pague um profissional pra fazer por você. Não existe almoço grátis. Se você não paga, alguém está pagando. O problema do HD não são danos externos, mas nos danos internos, que podem ocorrer num simples mover brusco, tirar o cabo ou desligar sem ser pelo processo normal… Porque enquanto ele está energizado o disco pode estar girando e a cabeça de leitura estar em alguma posição de leitura.

Kleber Moreno
307

Boa tarde pessoal.

Gostei muito das dicas da página, parabéns. 

Gostaria de algumas informações e possível ajuda, caso possível sobre um problema que estou enfrentando com um HD que tenho.
É um HD Toshiba de 320Gb que veio no meu antigo Notebook. Ele estava funcionando perfeitamente e de repente ele parou de ser reconhecido pelo sistema.

O curioso, é que quando você liga ele no notebook ou em um PC, ele é reconhecido pela BIOS normalmente como se não houvesse nenhum problema, mas, quando o sistema inicia, ele não é reconhecido. Tanto em Windows como em Linux.

Já passei diversos programas de recover, já tentei reconhecer pelo CMD e nada.

Enviei num pessoal técnico e me deram um diagnóstico de que ele está com problemas na tabela SMART e que tem como recuperar os dados, mas o valor que estão me pedindo é inviável.

Eu trabalho com PC, sou auxiliar de T.I. numa empresa, mas até onde tenho conhecimento não consegui nenhum software que faça esse reconhecimento do HD.

Minha pergunta é, “Alguém poderia me ajudar indicando um software que possa fazer isso ou alguma forma de o sistema reconhecer o HD”?

Preciso recuperar os dados, pois tenho algumas coisas que deram tempo de salvar em nuvem e são arquivos de curso, faculdade e pessoais também. 

Se puderem me ajudar eu ficarei muito grato.

José Ferreira Neto
308

Olá, Kleber Moreno.
Obrigado pelo feedback.
Use o programa File Active Recovery (link: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnx0cmFuaHVuZ2FrfGd4OjE5ODkxOTZhZGIxMWU3MzM) que eu sempre tive sucesso com ele.
Se foi reconhecido no BIOS tem grandes chances de recuperação dos dados.
Teste também com o Crystal Diskinfo pra ver se ele presta.
Detalhe: Tenha pelo menos dois discos: o defeituoso e um para guardar os dados que serão recuperados.
Boa sorte.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!