Computação em Nuvem e sua utilização na educação

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Karina Nogueira [1], Ricardo Campos Cristhianini Ferreira [2], Eunice Corrêa Sanches Belotti [3], Sérgio Duque Castilho [4]

A Computação em Nuvem (CN) é mais complexa do que apenas um sistema de backup de arquivos. O que chama atenção é a possibilidade de possuir em um ambiente virtual diversos recursos de TI, tais como: um Sistema Operacional; acesso a diferentes softwares; e o armazenamento e compartilhamento de arquivos através do acesso à internet – veloz e estável.

O usuário ainda pode acessar recursos como planilhas de dados, editores de texto e fotos, armazenamento de músicas e vídeos, entre outros. Para ter acesso a esses recursos, basta ter um dispositivo fixo ou móvel conectado a uma rede de internet, independente da plataforma utilizada.

Quando referimos aos serviços da CN, para Velte; Velte e Elsenpeter (2011, p. 12) “é o conceito de poder utilizar componentes reutilizáveis, através da rede de vendas. Isto é conhecido como “as a service” (como um serviço)”. Estes serviços permitem que as ferramentas sejam compartilhadas e acessadas entre vários usuários e também tornam o acesso aos dispositivos de forma independente, pois o usuário tem a oportunidade de acessar os sistemas em hardwares distintos.

Um exemplo desses serviços é o SaaS, sigla utilizada para Software as a Service (Software como Serviço), que é um serviço que disponibiliza ao usuário o acesso a vários aplicativos através do acesso a internet, elimina os custos com licenças de softwares e o tempo que normalmente se leva para implementar software em cada estação de trabalho e setores de uma empresa, pois o mesmo está pronto para ser utilizado no servidor do provedor, ou seja, o provedor do serviço que é responsável por atualizações e manter as aplicações em funcionamento (VELTE; VELTE & ELSENPETER, 2011).

Outro modelo é a Plataforma como Serviço (PaaS). Assim como o SaaS, também é um método de aplicação, que fornece diversas ferramentas para a criação de aplicativos e outros serviços sem a necessidade de baixar e instalar o software no computador.

Por fim, mais um modelo: o Hardware como Serviço (HaaS) que tem como finalidade fornecer uma infraestrutura de armazenamento e processamento aos clientes.

Quando se trata de CN na educação, logo surge uma pergunta sobre quais maneiras possíveis ela pode ser utilizada no ensino e como é capaz de revolucionar a educação, uma vez que essa tecnologia proporciona diversos serviços que podem ser de grande importância para a aprendizagem.

Para Bennertz (2012) “a Computação em Nuvem pode auxiliar os professores não apenas no planejamento, mas também na organização, elaboração, aplicação e avaliação de diversas atividades com os alunos”.

Sob a visão de Laborde (2011), uma forma de contribuição da CN ao ensino, pode estar ligada a ideia dos professores ganharem agilidade ao lançar diretamente na rede a planilha de frequência e notas de seus alunos; compartilhamento de planos de aula entre os professores; aplicar aos estudantes testes online de revisão para as provas; deixar os pais informados sobre desempenho e frequência de seus filhos, que resulta em um melhor acompanhamento dos pais.

Outro modelo que pode auxiliar no ensino/aprendizagem é o projeto denominado Nuvem de Livros, onde são hospedados diversos arquivos relacionados à educação numa biblioteca virtual.

A Computação em Nuvem é uma tecnologia ainda pouco explorada por educadores, porém, sua utilização terá uma tendência crescente de uso de suas ferramentas por parte desses profissionais devido às facilidades que ela traz. Apesar das barreiras, a CN trará benefícios à educação, promovendo uma interação entre professores e alunos e facilidades para o aprendizado, principalmente pela sua facilidade em disponibilizar um amplo acervo de aplicativos e dados, como é o caso do projeto de nuvem de livros.


[1] Aluna do curso de Análise de Sistemas e TI – Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (FATEC) E-mail: [email protected]
[2] Aluno do curso de Análise de Sistemas e TI – Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (FATEC) E-mail: [email protected]
[3] Professora da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (FATEC), Av. Vitalina Marcusso, 1400 – Campus Universitário – Cep 19910-206 – Ourinhos/SP, E-mail: [email protected]
[4] Professor da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (FATEC), Av. Vitalina Marcusso, 1400 – Campus Universitário – Cep 19910-206 – Ourinhos/SP, E-mail: [email protected]

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