Tecnologia Humana: Por que um sonho morre?

O sonho é uma imagem inspiradora de futuro, para outros uma semente de possibilidades. Eu gosto muito da definição do livro “Você pode realizar seu sonho” de John Maxwell que diz: “sonho é um mapa de proposito e potencial de uma pessoa”.

É muito comum uma pessoa não saber como definir o seu sonho ou ainda dizer que não tem nenhum sonho. Quero ajudar você a entender a razão disso acontecer e como identificar onde fatores que matam sonhos atuam. Algumas vezes os sonhadores são desencorajadas a sonhar por pessoas de suas relações, pelo simples fato de que destruidores de sonhos não se sentem capazes de realizar os seus sonhos. Então nada melhor do que arranjar companhia para os seus momentos de lamúria. Destruindo e desmotivando quem está sonhando, e com entusiasmo trabalhando na concretização do sonho.

Uma outra forma de perder o seu sonho de vista é desanimar. Na caminhada rumo a realização de um sonho é normal que as dificuldades apareçam, mas é preciso manter o foco. Fracassos acontecem e em nossa jornada rumo ao sucesso, será necessário lutar muitas vezes as mesmas lutas. Sinto dizer isso, não é para desaponta-lo, mas apenas para ajuda-lo a se preparar para quando esses momentos acontecerem. Então mantenha a calma, sorria e siga em frente.

A tendência de algumas pessoas é aceitar menos do que merecem, então elas sonham menos do que elas querem realmente e no final levarão ainda menos. Por isso tenha sonhos que impulsionem o seu desenvolvimento. Cada ser humano tem infinitas habilidades que devem ser estimuladas e utilizadas para potencializar os resultados desejados. Falta de confiança é outro fator que faz muita gente desistir. Então trabalhar a autoestima é essencial. Autoestima é um sentimento natural que se desenvolve quando se acredita em si próprio, mesmo quando ninguém mais acredita. Busque o autoconhecimento e aceite-se como você é, com seus pontos fortes e limitadores. Pois limitadores e fracassos se revelam ótimos impulsionadores rumo ao sucesso. No final não há nada que tempo e dedicação não resolva. Para começar, que tal anotar as grandes e pequenas conquistas diárias?

Ainda ligado ao emocional, há pessoas que deixam seus sonhos morrerem por falta de imaginação. Então é necessário sonhar e todos possuem essa capacidade, mesmo que em sua família ninguém o tenha estimulado a sonhar. Se permita começar agora com pequenas coisas, como por exemplo: imaginando o que você falará na sua primeira reunião no dia seguinte ou ainda o que você sentirá ao encontrar um amigo.

Mas se tudo o que eu escrevi acima não se enquadra no seu caso. E você também tem um sonho e consegue descreve-lo bem, fique atento aos fatores acima e lute como dizem com “unhas e dentes” pela realização dele. Lembre-se “Os sonhos são renováveis. Não importa nossa idade ou nossa condição, ainda há possibilidades inexploradas dentro de nós e novas belezas esperando para nascer.” — Dale Turner

Fonte: Tecnologia Humana

Renata Lopes

Mais artigos deste autor »

Renata Valéria Lopes. Profissional com mais de 20 anos na área de Tecnologia da Informação. Graduada em Processamento de Dados, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas com Coaching. Leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!