Informações Gerenciais x Informações Transacionais

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

O Nome deste artigo, por si só, já gera alguns questionamentos. Interessante, pois quando se lê, parece que todo mundo sabe o que é e que não tem motivos para confundir ou embaralhar um conceito com o outro, correto? Não! Estes conceitos geram muitas e muitas dúvidas, análises equivocadas, conceitos distorcidos e é um dos principais vilões de alguns projetos de Business Intelligence (BI) fracassados.

Pois é, o real entendimento destes conceitos é fundamental para se iniciar um projeto. Apenas relembrando… Business Intelligence é o conceito utilizado para geração de sistemas com informações que suportem a tomada de decisão por aqueles que possuem cargos com esta característica. É importante destacar que Business Intelligence não é um sistema e sim um conceito. Agora sim, estamos chegando no ponto primordial deste artigo. Que informações suportam a tomada de decisão? Quaisquer informações? Não! Somente as chamadas de informações gerenciais.

As informações Gerenciais são as que possuem qualidade, são organizadas por assuntos de interesse – Datawarehouse e Datamart (serão discutidos em outro artigo), consolidadas, possuem uma performance de consulta excelente e, o principal, devem fornecer suporte a tomada de decisão no menor tempo possível, de forma a otimizar o tempo para se identificar uma oportunidade ou um ameaça. Sim! as informações gerenciais devem mostrar ao tomador de decisão quais as oportunidades e ameaças inerentes ao seu negócio, para que, a partir deste ponto, aquele possa decidir qual a melhor ação diante do apresentado.

Já as informações transacionais, como o próprio nome sugere, são as que compõe as transacões do dia-a-dia corporativo, ou seja, àquelas informações de sistemas de PDV, cadastro de clientes, cadastro de fornecedores, cadastro de produtos e etc. São as informações que compõe o legado da companhia. Estas não suportam a tomada de decisão, pois tratam-se de informações no menor nível de detalhe, no menor grão, no nível folha. Mas, é de extrema importância saber que estas informações se completam, ou seja, para que as informações Gerenciais existam, precisam-se das informações transacionais. Veja a imagem abaixo:

Coletar - ETL - Organizar - Monitorar - Compartilhar

 

Na fase “Coletar“, encontramos as Informações Transacionais, provenientes dos sistemas de operação da Companhia. Já na fase “Organizar“, encontramos Informações Gerencias, devidamente organizadas de acordo com as necessidades gerenciais dos tomadores de decisão.

Infelizmente, muitos projetos de Business Intelligence tem problemas, por conta da confusão deste conceito. Mais e mais empresas e tomadores de decisão desejam construir sistemas transacionais utilizando-se do conceito de Business Intelligence. São assuntos diferentes, como citado anteriormente, eles se completam mas, não vivem juntos. Ainda, nos dias de hoje, é visto grandes Companhias que investem em soluções de Business Intelligence, para no final analisar um relatório transacional, com informações no grão. O que está acontecendo é que desta forma, transforma-se a Inteligência de Negócio em Burrice de Negócio. Portanto, tenham em mente que o entendimento deste conceito é premissa para o sucesso de seu projeto de Business Intelligence.

Fonte: Blog Business Intelligence

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Claudio Bonel

Mais artigos deste autor »

33 anos, casado, amantes de esportes e de música, profissional de tecnologia da informação desde 1996, instrutor, palestrante, editor do Blog Business Intelligence Brasil e Super Liderança e, autor dos livros Oracle Hyperion Essbase - Guia Prático e O guia da super liderança: Conduzindo você para o sucesso!.


1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">