Dê um descanso para sua visão, conheça o F.lux

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Você é daquele tipo de pessoa que passa o dia inteiro em frente ao computador? Se sua resposta é sim, com certeza já deve ter percebido a horrível sensação de visão cansada e olhos ardendo após usar o PC.

Durante o dia, a melhor forma de usar seu computador é colocando ele em posição perpendicular a uma janela que seja uma boa fonte de luz natural. Você deve procurar o equilíbrio entre a iluminação e os reflexos, posicionando a tela de forma que a luz não reflita diretamente nela.

Já durante a noite, você é obrigado a usar uma iluminação artificial para suprir a falta de luz natural, e as lâmpadas de teto, até mesmo as incandescentes, não são a melhor alternativa devido ao potencial de produzir reflexos. Uma solução ideal precisa iluminar sua mesa e o monitor de forma indireta para que se evite grandes diferenças de contraste. Uma boa opção seria uma luminária (de preferência com lâmpadas identificadas como “luz natural” e de baixa potência) de mesa posicionada entre a parede e o monitor, gerando assim uma iluminação difusa.

O F.lux

A “temperatura de cor” também pode afetar adversamente seus olhos após longos perídos de tempo em frente ao computador. Por causa disso, há alguns meses venho usando o F.lux, um programa gratuito que é capaz de ajustar automaticamente a temperatura de cor do seu monitor de acordo com o período do dia: mais “fria” (e portanto mais branca) de manhã simulando a luz do sol, e mais “quente” (mais amarelada) quando “você não deveria estar olhando para o sol”, dizem os idealizadores do programa. O F.lux usa informações de sua localização para saber o horário do nascer e do pôr-do-sol e assim poder fazer as mudanças de acordo com a posição dele no céu.

Falando assim a mudança parece ser enorme. Mas nas condições normais de uso as alteações acontecem bem devagarzinho, e você dificilmente percebe que algo diferente está acontecendo em sua tela.

Baixe o F.lux gratuitamente e deixe seus comentários após o uso. Se souber de algum outro aplicativo similar, deixe seu comentário também!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

7 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">