Gerenciando logins e senhas com LastPass

Na semana passada saiu um artigo no Olhar Digital sobre um “novo” projeto do Google que tem por objetivo acabar de uma vez por todas com os logins.

O primeiro pensamento que veio na minha cabeça foi: “Acabar com logins? Impossível isso! Nem que seja alguma autenticação em algum lugar vai ter que existir”. Nesse mesmo momento lembrei-me então do meu amado plugin LastPass, que uso há quase um ano em todos os meus navegadores. Mas por que todo esse sentimento?

Bem, o LastPass é um gerenciador de senhas onde você precisa saber apenas um login e senha para ter acesso a todos os outros serviços nos quais você tem cadastro sem precisar sequer conhecer essas demais senhas ou logins.

Nada melhor do que um how-to de como utilizar esse plugin e com explicações a cada passo para que vocês entendam e comecem usar também a ferramenta.

1. Primeiramente vocês devem baixar e instalar a ferramenta em seu computador usando o instalador universal, a qual funcionará nos browsers IE6+, Firefox 2.0+, Chrome 18, Safari 5+ e Opera 11+; ou, alternativamente, você pode baixar o plugin para cada navegador que achar necessário. Você pode achar os links para download aqui. Eu instalei o plugin no Firefox e continuarei a demonstração com ele.

2. Após fazer a instalação você verá um ícone como o da figura abaixo no seu navegador.

3. Clique no ícone anteriormente citado e você verá uma janela de autenticação. No entanto, caso você ainda não seja usuário, clique em “Criar uma Conta” como mostra a figura abaixo.

4. Nesse momento uma tela de cadastro aparecerá para você. Nessa primeira tela você deve colocar o seu idioma. Selecione “Portuguese (Brazilian)” e clique em “Criar uma Conta”.

5. Uma nova tela aparece dando prosseguimento ao cadastro. Nela você deve colocar seu endereço de e-mail, senha, lembrete de senha, selecionar o fuso horário em que você está e aceitar os termos. Feito isso, clique em “Criar uma Conta”.

6. Na próxima tela redigite sua senha, como solicitado, e clique em “Criar uma Conta”.

7. Agora, caso você queira exportar os formulários de autenticação que já estão salvos em seu navegador para o LastPass, é só deixar a opção “Sim, deixe-me escolher os itens que eu quero importar para o LastPass” e na janela de diálogo que aparecer você pode selecionar os itens que devem ser exportados. Caso não queira, deixe a opção “Não, não importar qualquer dos meus itens não seguros” e clique “Continuar”.

8. Aparecerá uma tela perguntando se você quer ou não enviar dados anônimos estatísticos para o LastPass, onde você pode aceitar ou não.

9. Após isso, a instalação e cadastro foram feitos com sucesso e você verá uma janela com uma mensagem de sucesso. Clique em “Continuar”.

Agora você tem o LastPass em seu navegador! Você pode armazenar todas as suas senhas e logins nele sem se preocupar em lembrar delas. De agora em diante v0cê precisa apenas de sua senha de cadastro do LastPass e assim poderá se autenticar em outro sites de forma automática.

Deem uma olhada nas configurações dele (que não são poucas) e usufrua o máximo dessa ferramenta.

Gostou da dica? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário.


5 Comentários

Henrique
1

Muito bom Igor,quer dizer que se alguem conseguir descobrir a sua senha LastPass….Bingo!!!Tem acesso liberado a sua vida inteira.

Guilherme
3

E a segurança da Informação? Acredito que isto não seja uma boa pratica. Não recomendo. Um plugin não substitui a tecnologia de segurança de um site seguro, por exemplo bancos.!

James R. thomsen
5

O gerenciador de Senhas do Firefox / Seamonkey também não faz isto?? inclusive pode-se tb gerenciar uma senha mestre para liberação das demais já cadastradas.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!