Liderança: algumas habilidades de um bom líder

A liderança é uma habilidade rara no mundo corporativo. Temos gerentes, coordenadores, lideres de equipe mas nem todos sabem exercer realmente o papel de líder. Alguns chegam a achar que ser líder de uma corporação ou de um projeto da-lhe o direito de apenas mandar e cobrar. Não prestam apoio a seus subordinados, querem apenas o resultado no final do projeto.

Você pode até passar semanas sem o ver, mas é só errar numa linha de código e lá está ele dando bronca.

Estava navegando pela internet e por acaso encontrei uma definição que julgo ser pertinente ao assunto de liderança:

“O verdadeiro líder é aquele que consegue influenciar fortemente outras pessoas à ação, sem o uso da força ou do medo. Tem sua base na atitude pessoal, na competência e no carisma, levando os demais a admirar, respeitar e defender o líder e suas ideias.”

Como uma pessoa independente de sua experiência pode ter carisma, influência, competência, respeito e atitude de um líder?

Nada melhor para o estagiário recém contratado ver seu chefe dando-lhe bom dia, conversando sobre assuntos do trabalho, dando apoio e suporte para sua formação. Claro que não é preciso ter amizade, mas sim um bom relacionamento profissional. Isso vale tanto para o estagiário como vale para qualquer outro funcionário da empresa.

Seu líder atualmente é influente Ele sabe como influenciar as pessoas de uma forma positiva? Se a liderança estiver em suas mãos, você sabe dizer o quanto é influente? Ser influente nos dias de hoje é extremamente importante, não no sentido de influenciar pessoas a fazer o que queremos para conseguir algum tipo de vantagem, mas sim de influenciar, convencer de que esse método ou processo é o mais adequado, deixar claro as metas da empresa, da equipe e de como chegar ao sucesso. Ter transparência no dia a dia é algo fundamental.

Ser competente é imprescindível em qualquer cargo, ao líder é de fundamental importância. Um pessoa pode ser competente, pode fazer tudo que lhe é pedido no prazo, bem feito, sem reclamação, sem distrações mas para um líder isso não é o bastante. Para chegar a liderança é preciso ter um diferencial, ser competente não é apenas fazer o que os outros fazem, ser competente é buscar novas solução para problemas antigos e compartilha-la com os demais companheiros de trabalho. A competência para um líder é um primeiro requisito que o mesmo deve desenvolver.

Posso dizer que respeito é fundamental. Respeito em qualquer relacionamento, seja pessoal ou profissional.

Respeito é algo que conseguimos dia após dia, com um trabalho árduo e cansativo. Não há como ser respeitado pelos companheiros de trabalho de outra forma, ninguém vai respeitar uma pessoa que “puxa saco” do chefe todo dia, chega atrasado todo dia, faz brincadeiras a toda hora.

Ser carismático, respeitado, ter competência e ser influente são as habilidades de um bom líder e todos podem consegui-las, basta trabalhar e ter em mente que todos são iguais a você.

Alexandre Manoel da Silva

Mais artigos deste autor »

Futuro engenheiro de computação, Trabalho com desenvolvimento de aplicações para mainframe,


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!