Treinamentos em Bancos de Dados Oracle: qual escolher e onde fazer?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá pessoal,

No artigo de hoje estou escrevendo para explicar melhor um tema que vários leitores do meu blog já pediram informação, que eu sempre respondo questões em alguns fóruns e que eu acredito que deverá ajudar muita gente que tem dúvidas ao contratar um treinamento em Bancos de Dados Oracle. Ao falar de treinamentos em Bancos de Dados Oracle, vou classificá-los em 2 tipos: oficiais não-oficiais. Abaixo vou comentar sobre as principais características de cada classificação e acrescentarei informações e comentários que poderão ajudar na escolha do treinamento ideal para você ou sua empresa!

1- TREINAMENTO OFICIAIS

Os treinamentos oficiais são aqueles cujo material é produzido pela própria Oracle e  que podem ser ministrados somente em Centros de Treinamentos parceiros da Oracle (ver OPN). Através dessa parceria com a Oracle, o Centro de Treinamento (CT) estará habilitado para ministrar os treinamentos oficiais em um dos seguintes programas: OUEC (Oracle University Education Center) ou WDP (Workforce Development Program). Entre as principais características de cada programa, podemos citar:

OUEC (Oracle University Education Center)

  • O público-alvo é Pessoa Jurídica;
  • Cursos intensivos, normalmente 40h, ministrados em ou 1 ou 2 semanas;
  • Valor de investimento bastante alto (quando são comparados aos mesmos cursos oferecidos no programa WDP);
  • Os CTs cadastrados neste programa normalmente oferecem todos ou grande variedade de cursos oficiais Oracle;
  • Os instrutores obrigatóriamente devem ter certificação OCP (Oracle Certified Profissional);
  • Exemplos de CTs em São Paulo que trabalham neste programa: EnSofQuasar.

WDP (Workforce Development Program)

  • A Oracle recomenda que os instrutores neste programa tenha a certificação OCP, mas este item não é obrigatório neste programa;
  • Somente instituições de ensino (grandes Centros de Treinamento, Faculdades e Universidades) podem se cadastrar neste programa;
  • CTs que eu conheço em São Paulo que trabalham no programa WDP: KaSolutionVeris IBTA.

2- TREINAMENTO NÃO-OFICIAIS

Os treinamentos não-oficiais são aqueles cujo material é produzido por um Centro de Treinamento ou Instrutor que não é parceiro da Oracle. Em São Paulo você encontrará vários CTs que oferecem cursos não-oficiais e encontrará também profissionais especializados que oferecem treinamentos através de pequenas empresas. Como exemplos, posso citar: FABIOPRADO.NET, Nerv Informática, Training Education Services etc.

Como o material não é produzido pela Oracle e não há uma qualquer requisito para a contratação de instrutores, cuidado com as empresas que oferecem treinamentos neste modelo. Tratando-se de treinamento não-oficiais, você poderá encontrar ótimas e péssimas empresas. Dica para não cair em cilada: procure o máximo de informações possíveis sobre o CT, o material utilizado e seus instrutores. Procure recomendações sobre o CT e/ou Instrutor em fóruns, LinkedIn e todo lugar possível. Com isso, você poderá minimizar riscos e poderá contratar um treinamento, até mesmo, melhor que os oficiais. Comento isso, não usando o meu exemplo (para não dizerem que estou puxando a brasa para a minha sardinha), mas sim o da Nerv Informática, pois ano passado precisei fazer um treinamento de Oracle RAC e as únicas opções disponíveis que tinham no mercado era fazer um treinamento em um CT Oficial ou na Nerv com o Portilho. Adivinhem onde escolhi? Na Nerv, pois pesquisei antes de contratar o treinamento, vi que o instrutor era bem qualificado e preferi fazer um treinamento onde eu já sabia quem era o instrutor do que correr o risco de fazer um treinamento oficial com um instrutor que eu não saberia antecipadamente quem era e que poderia ser muito menos qualificado. Além do mais, os treinamentos dele, assim como os meus, são essencialmente práticos (bem diferente da maioria dos treinamentos oficiais em que eu participei como aluno), o que facilita muito o aprendizado!

3- DICAS PARA ESCOLHER O TREINAMENTO IDEAL

Neste item, vou dar dicas fazendo o papel de aluno e instrutor ao mesmo tempo, pois já participei de treinamentos (como aluno) em alguns CTs OUEC, dou treinamentos em CTs WDP e também na FABIOPRADO.NET.

1- Quem vai pagar o treinamento, você ou a empresa? Para escolher o CT ideal, precisamos analisar várias questões.  Entre elas, vou destacar algumas abaixo:

Se é a empresa e ela precisa que o CT emita Nota Fiscal em nome de PJ, você não poderá escolher um CT WDP. Neste caso te restam 2 opções: CT OUEC e CT/Instrutores de cursos não-oficiais.     

2- Você pretende obter uma certificação OCP?

Se sim, você terá que fazer pelo menos 1 curso oficial Oracle (OUEC ou WDP) relacionado na lista de cursos aprovados da Oracle, conforme a certificação desejada. Recomendo optar por participar de um treinamento não-oficial somente se você não pretende obter a certificação OCP ou se você já a possui, ou se você já participou de algum treinamento oficial que te habilita a obter a certificação desejada.

3- Você está procurando treinamentos mais teóricos ou mais práticos?

Se você está procurando treinamentos mais práticos, não aconselho a participar dos treinamentos oficiais. Tanto no programa OUEC quanto no programa WDP, estes treinamentos passam uma visão geral do todo, o material é extremamente rico em teoria e por esse mesmo motivo, há menos tempo para prática em sala de aula. Eu costumo desenvolver minhas aulas oficiais de forma mais prática, onde passo um pouco de teoria e faço em seguida a prática junto com os alunos, ficando a aula quase que metade teórica, metade prática, mas a maior parte dos instrutores nos treinamentos oficiais seguem o método tradicional, onde eles apresentam  todo o conteúdo de um capítulo e pedem para o aluno fazer exercícios no final. Se o aluno tiver dúvidas, ele chama o instrutor para lhe ajudar. Neste método tradicional o tempo de teoria é bem maior e é ótimo para quem realmente não vai meter a mão na massa, para quem realmente quer conhecer todos os recursos do produto. Já tive alunos, por exemplo, Coordenadores ou Gerentes de TI, que estavam fazendo o curso somente para conhecer melhor o produto. Para estes eu recomendo fortemente os treinamentos oficiais.

4- Você está procurando treinamentos básicos ou avançados?

Se você está procurando um treinamento básico, como por exemplo, SQL, Workshop Adm. I, Workshop Adm. II ou PL/SQL, recomendo procurar um CT oficial do programa WDP, pois o conteúdo é o mesmo que o de um CT OUEC e você irá economizar uma boa grana. Além de economizar, eu também gosto mais do formato dos treinamentos WDP porque eu acho que com carga horária menor semanal (imposta pela Oracle), os alunos conseguem assimilar melhor o conteúdo.

Entre as opções de CTs disponíveis, pesquise aquela que é mais próxima de você ou que tem melhores instalações físicas, equipamentos modernos, e melhor coffee-break (algumas não tem)! Pesquise também se o CT vende cursos individuais ou somente pacotes de cursos. A Veris IBTA, por exemplo, atualmente só vende pacotes de cursos (exceto PL/SQL) e ela tem preços imbatíveis no período diurno (manhã). Já na KaSolution, atualmente, você poderá optar por comprar apenas 1 curso e se comprar 1 pacote com 3 cursos, normalmente eles te darão descontos maiores ou outro curso grátis (por exemplo ITIL ou Gestão de Projetos)!

Se você está procurando treinamentos mais avançados, você será obrigado a procurar os CTs OUEC ou treinamentos não-oficiais. Se você procura um treinamento mais avançado e mais prático, recomendo os treinamentos não oficiais Oracle, ministrados por profissionais conceituados no mercado, como por exemplo os meus, especializados em Tuning (SQL, Database, PL/SQL) e os da Nerv Informática, que possui ótimos treinamentos de Maximum Availability Architecture (MAA), tais como Data Guard ou RAC. 

Bom, por hoje é só! Passei meu conhecimento sobre o assunto incluindo comentários sob o meu ponto de vista! Agora é com você! Escolha o treinamento que mais se enquadra em sua necessidade, gosto e perfil!

Referência: Blog Fábio Prado

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">