Tutorial para criação de disco multiboot com o XBoot

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Está cansado de gastar dinheiro comprando CD/DVD para gravar discos de boot com o Windows 7, Windows XP, Ubuntu entre outros?

Bom, neste tutorial estarei ensinando a fazer um CD/DVD ou até mesmo um Pen Driver Multiboot, ou seja, com todos esses três sistemas em um só dispositivo. Para isso teremos que baixar um programa chamado XBoot (para executá-lo é preciso ter o .NET Framework) e, claro, também precisamos das ISOs dos sistemas operacionais citados acima.

O XBoot é uma aplicação gratuita que permite ter vários sistemas operativos e utilitários num único dispositivo de armazenamento ou num simples .ISO.

Veja como instalar e executar.

1. Baixe o .NET Framework clicando AQUI e instale-o. Em seguida, baixe o XBoot AQUI. Repare que o XBoot está compactado (é assim mesmo). Usando um descompactador extraia o arquivo e abra o xbootvs1.0beta14. Agora clique na aba “File>Open”.

2. Na janela que aparecer, selecione a ISO do Windows 7 e clique em abrir. Aparecerá outra janela e nesta selecione a primeira opção “Add using Grub4dos ISO image Emulation” e clique em “Add this file”, depois faça isso para o Windows XP e por último o Ubuntu.

3. Clique em “Create ISO”, depois em “Browse…” para escolher o local onde você deseja criar o arquivo ISO, depois clique em “OK”.

4. Após criar a ISO, aparecerá uma mensagem dizendo que sua ISO foi criada com sucesso e pergunta se você deseja testá-la. Caso queira testá-la, clique em sim. Pronto, agora basta você gravar sua ISO em um DVD.

5. Caso queira criar um Pen Drive Multiboot faça o mesmo processo do 1 ao 3, depois clique em “Create USB” na janela seguinte. Em Select USB Drive, selecione a porta em que seu USB está conectado e em Select Bootloader selecione “Grub4dos”.

Pronto, agora é só desfrutar de seu DVD ou Pen Drive Multiboot.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

22 Comentários

Gildecy
1

Cara, muito bom o tuto, mas quando eu tento instalar o windows 7 através do pendrive fica falando que falta um drive de CD/DVD, será que seria essa mesmo a opção que deveria selecionar ao inserir a ISO no pen drive?

Leandro
2

Tô fazendo tudo como dito no tutorial mas não tá indo de jeito nenhum, tá dando o seguinte erro:
Could not load file or assembly ‘PGK.Extensions, Version=1.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=f93e897f802ddcb7′ or one of its dependencies. O sistema não pode encontrar o arquivo especificado

Aqui tô tentando fazer o mesmo procedimento só que adicionando as seguintes ISOs:
>Windows xp
>windows vista
>Windows 7
>Windows 8
>Kurumin live CD
>Hirens Boot 15.1

Só nunca dá certo, sempre dá esse erro que cirei acima, o que devo fazer?

Leandro
4

alfredotavio
Já tentei em NTFS, ai não dá o erro, o programa copia tudo de boa, fiz aqui com a ISO do windows vista, 7 e 8, ai o problema é quando vou tentar dar o boot pra instalar um desses três sistemas, ai no inicio da instalação dos três dá o seguinte erro:
http://www.babooforum.com.br/forum/u…4034_thumb.png
E não tem nada de errado com as ISOs por que se eu uso essas mesmas ISOs para fazer o pen drive bootavel com o programa WinSetupFromUSB vai de boa, funciona 100% o problema desse programa é que ele não suporta colocar todos esses sistemas num único pen drive.
Já fiz o teste aqui numa maquina virtual e instalei o windows 7, 8 e vista direto da ISO e foi de boa, então esses dois fatos provam que as ISOs estão 100% funcionais, e que é o programa está alterando algum arquivo da ISO na hora da cópia para o pen drive.
Outra coisa: esse erro acontece nas ISOs do Windows vista, 7 e 8, e eu gravei essas mesmas ISOs num DVD e pelo DVD vai de boa.
Tem alguma sugestão do que posso fazer nesse caso?

Kaio Pereira
6

Já fiz varios teste desde formatar em NTFS e FAT32 criar outras ISO com outros progrgamas, mas não obteve secesso.
Como corrigir esse erro?

Um driver de dispositivo de unidade de CD/DVD obrigatorio está faltando. Se você tiver um disquete, CD, DVD ou unidade USB com o driver, insira o agora.
Observação: se a midia de instalação do windows estiver na unidade de CD/DVD, voce podera remove-la sem problema para esta etapa.

kellson Nunes rocha
8

tenho esse mesmo erro de um driver importante estar faltando, alguem sabe como solucionar sem ter que copiar a pasta sources para a raiz do hd externo?

Leandro
9

Pessoal, dizem que formatar o pen drive em NTFS diminui sua vida últil em 75%! Alguém conseguiu fazer isso com o pen drive formatado em Exfat? Eu não consegui, não quero estragar meu pen drive em NTFS…Aguardo uma solução!

Elieder Sousa
10

O XBOOT não é o melhor programa para fazer um USB com multiboot, pois é necessário editar manualmente um arquivo para que ele reconheça tudo direitinho; ele é mais para ser usado com .iso’s de sistemas Linux. Existem dois programas que fazem o multiboot de sistemas Windows de maneira mais fácil, um deles é o SARDU.

KAIO PEREIRA
11

Elieder Sousa esse Sardu aaceita colocar varios sistemas EX: no XBOOT eu achei ele super bom coloquei os WINDOWS 7, XP,8, hire`s 15.1, hire´s 9.1, ACRONES e o M.H.D.D.
O SARDU VC ACHA QUE ACEITA EU COLOCAR TODOS ESSES SOFTWARE??????

VLW …AGUARDO RESPOSTA

Bruno
15

Gente, em relação ao problema de DLL!
Basta ao invés de criar o pen drive pelo xboot, vcs criarem a imagem no computador depois usar um programa para gravar a iso no pen drive!
esse erro se refere ao tamanho da iso, o xboot não consegue processar mais de 4gb de imagem, e esse erro do windows 7 só ocorre com o aio 32/64 bits, se vcs pegarem o windows só 32 ou só 64 que não da 4gb ele processa normalmente e não da o erro do dll, já fiz inúmeros testes e cheguei a esta conclusão…
pode fazer que vai dar certo…

Obs: XBOOT é o melhor programa, porem ele simplesmente emula as isos, portanto os drivers de hd cd dvd que foi mencionado ai, ele não acha porque os drivers estão fechados dentro de um arquivo .bin, oque não ocorre quando estão no cd pois no cd estão abertos…
ou seja, vc vai ter que pegar o windows 7 aio 32/64 bits, criar uma inicialização com o yumi, depois pegar o power isso abrir o pen drive criado transformar todo o conteúdo do pen drive criado pelo yumi, transforma-lo em iso, depois disso vc abre o xboot, dai sim poe o windows 7 , 8 , xp , hirens, e ao inves de criar o pen drive botavel vc escolhe a opção de criar iso, depois é só pegar qualquer programa que crie boot em pen drive pela iso
como por exemplo o WinToFlash
caso o windows 7 ainda de problema de driver, vcs terão que descobrir em qual das pastas esta os drivers do windows na instalação.. e copiar a pasta e colar dentro do pen drive na raiz, ai sim funcionara
bom por enquanto é isso!

Diego
16

Bruno, tenho as isso dos Cds originais do Windows 7 e 8, deu o mesmo erro (Um driver de dispositivo de unidade de CD/DVD obrigatorio está faltando), pode me explicar melhor o seu procedimento.
Também já tentei com o Yumi e o Sardu, acontece a mesma coisa.

Obrigado.

juan
17

WINDOWS 7,XP,VISTA E 8. QUANDO AGENTE TRANSFORMA EM ISO ELE DIMINUEM O ESPAÇO(A ESPAÇO DO ARQUIVO) ??

SE DIMINUEM OS GIGAS DO ARQUIVO QUANDO FOR GRAVAR A ISO NO DVD??

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">