Como criar rotas no Windows para acessar um equipamento com IP de outra classe

Muitas vezes precisamos acessar um equipamento e/ou computador que está em outra classe de IP e a maioria das pessoas trocam o IP da rede para acessá-lo, o que, em alguns casos, é inviável.

Suponhamos que você tenha um IP 10.188.18.12 e queira acessar um equipamento cujo endereço de rede seja 19.19.70.85

Primeiro teste: Tente dar um ping no ip

Ou tente acessar o equipamento via browser

O Windows Server (em todas as suas versões, salvo engano) tem uma ferramenta própria para criar rotas, ou via comando, usando o comando:

route ADD IP-DE-DESTINO MASK MÁSCARA-DE-SUB-REDE GATEWAY

Mas no Windows XP/Vista/7 não funciona.

A solução é simples.

Em primeiro lugar, use um IP fixo (digitado ao invés de automático);

Clique no ícone de rede e escolha a opção OPÇÕES DE REDE E COMPARTILHAMENTO e clique na Conexão Local, clique no botão Propriedades e escolha a opção PROTOCOLO TCP/IP IPV4 e defina um IP para sua conexão de rede.

Em seguida, na mesma tela onde você altera o IP, clique no botão AVANÇADO… e na aba CONFIGURAÇÕES IP, adicione um IP da mesma classe que o equipamento que deseja acessar, ex: 10.19.77.86 (o IP que eu quero acessar é 10.19.77.85) e clique em OK.

Para não ter dúvidas, siga a imagem abaixo:

Feito isto, basta fazer novamente o teste.

Do ping

E agora, tente acessá-lo

Pronto!

Simples assim.

Gostou? Compartilhe! Siga-me no Twitter ou no Facebook.

José Ferreira Netto

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Sistemas de Informação pela ULBRA - CEULJI - CAMPUS DE JI-PARANÁ/RO, Usuário desde o MS-DOS 6.10 - Fã de Tecnologia e de Sistemas Windows e Linux - Gosto de compartilhar conhecimento, idéias - Atua como Administrador Técnico de Depto. Informática para Serviço Público.


9 Comentários

Diego
3

Olá Neto, eu uso perfeitamente aqui no WIndows 7/2008 e 2012 adição de rota via comando e funciona muito bem, se você colocar um IP válido da outra rede acho arriscado, vai que você colocar um IP que está em uso, pode causar um problema, não quero criticar apenas abrir para discussão, posso estar errado também. Obrigado e parabéns.

Netto
4

Obrigado, Diego, pelo comentário.
Você não deixa de ter razão, mas o profissional tem que saber o que pode ou não fazer e a questão do IP duplicado é muito fácil de arrumar, basta excluir e adicionar outro.
Abraços

Mgodoi
6

Obrigado pela dica. Procurei muito na internet por esta orientação, mas consegui apenas aqui. Parabéns pela iniciativa em compartilhar seus conhecimentos. Abraços fraternos!

Fernando
8

ótima dica, simples e eficiente. Parabéns. Porém, no meu caso tenho ips da mesma classe configurado em duas interfaces de rede de um windows server. Isso pq uma interface precisa estar ligada no switch enquanto a outra precisa estar ligada diretamente em um dispositivo IoT (sem passar pelo sw). A dificuldade que estou tendo é apenas para pingar o ip do dispositivo IoT de uma outra maquina que está no switch. Só consigo dar ping neste dispositov se eu o fizer de dentro do servidor windows. Sabe como posso fazer para resolver isso?

Messias
9

Parabéns pelo post, agora como faço para configurar uma rota de saída com base em um porta ou um range de portas ?
Ex: Todo pacote que sair pela porta 5060 (SIP) vai para o gateway IP 10.1.2.8 e todo o resto de trafego de internet precisa sair pelo gateway IP 192.168.10.1
Desde já agradeço

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!