Projeto de Website: Usabilidade – Cores e Ícones

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Com o crescimento da internet e consequentemente o surgimento de ferramentas e meios práticos de construção de Websites, os sites culminaram exponencialmente, tornaram as informações disponibilizadas na web desordenadas e, segundo Vechiato e Vidotti (2007), gerando um caos informacional, resultando em sites criados sem qualquer modelo ou arquitetura e tornando a navegação difícil aos internautas.

Como a demanda por informações fidedignas e de qualidade cresce diariamente, surgiu a necessidade de criação de uma metodologia ou arquitetura padrão, que permitisse o desenvolvimento de Websites com ambientes eficientes, onde a busca por informações fosse prática e eficaz.

Devido a este crescimento e principalmente com a expansão comercial da web, como a busca por qualidade, facilidade de uso, dentre outros critérios, surgiu o termo usabilidade. A usabilidade tem como objetivo desenvolver interfaces capazes de permitir ao usuário uma navegação agradável, interativa, eficiente e eficaz. Segundo Krug (2006), uma boa usabilidade é aquela que não deixa o usuário pensar.

Mas por que dar atenção a usabilidade em Websites? Sites desorganizados tornam o usuário impaciente, fazendo com que grande parte destes impacientes nunca mais retornem ao site, resultando no fracasso do projeto e na criação de uma imagem negativa da organização.

A usabilidade tem como objetivo oferecer aos usuários uma experiência agradável, possibilitando a facilidade no uso, alta qualidade, atualizações constantes, acessibilidade, enfim, dar aos usuários aquilo que eles procuram, muito mais que somente conteúdo.

Um exemplo que pode ser apresentado para desenvolver um Website seguindo os padrões de usabilidade é o uso de cores e ícones.

O uso de cores em Websites vem se expandindo com a adaptação de sistemas para todo tipo de pessoa com ou sem deficiência visual. A partir deste cenário o Webdesigner, conhecendo as dificuldades, podendo explorar melhor as possibilidades, e utilizando de métodos de usabilidade, poderá construir interfaces acessíveis a todo tipo de usuário. Essa constante criação de tecnologias, que permite aumentar a acessibilidade aos usuários deficientes, possibilita levar a todos a inclusão digital e uma navegação na web primorosa.

O uso de cores tem grande força em projetos web. A definição de cores para planos de fundos e cores de textos, sendo bem definidas, possibilitam aos usuários, com algum distúrbio na visão, a facilitação de leitura de textos. A dica importante aqui é sempre manter contraste entre cores de fundo (Background – Segundo Plano) e cores de texto (Foreground – Primeiro Plano), ou seja, se o fundo é claro, a cor de texto deve ser escura e vice-versa. Esta é apenas uma dica, pois existem várias outras envolvendo cores. Aplicando esta regra básica, você já terá bons resultados.

Já os ícones não devem ser considerados apenas como elementos decorativos de páginas web, mas sim, importantíssimos mecanismos de interação direta com o usuário. O ícone serve para passar uma informação, um serviço ao usuário de forma simplificada, despertando sua curiosidade. Seu uso facilita a memorização. Só não vale, claro, aplicar um ícone fora do contexto de visualização x funcionalidade ou ícones com baixa qualidade (visualização dificultada), que forcem os usuários a pensar para descobrir o que vai acontecer ao clicar no ícone em questão.

Dá próxima vez que for desenvolver um Website, utilize estas regras de usabilidade para cores e ícones para que o usuário tenha maior interesse pelo conteúdo, fazendo o mesmo explorar seu site, recomendar e até mesmo voltar a visitá-lo.

Referências:

  • VECHIATO, F,L ;VIDOTTI, S.A.B.G. Arquitetura da Informação e Usabilidade de Web Sites para a Terceira Idade. Marília, 2007.
  • KRUG, Steve. Não me faça pensar: Uma abordagem de bom senso à usabilidade na Web. Rio de Janeiro, 2008 Ed. Alta Books.
  • BELO, Carlos, José. Desenvolvimento de um Website para o Rotary Club de Pains. Arcos, 2012.
AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Carlos José Belo

Mais artigos deste autor »

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012), Especialista em Gestão da Tecnologia da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014). Atualmente é Analista de TI Sênior na Neocasa Empreendimentos e Participações S/A. Profissional com habilidade técnica desenvolvida em empresas de Médio e Grande Porte, atuando em Sistemas ERP TOTVS Linha Corpore RM com destaque para Desenvolvimento Web, Programação SQL, Rede e Infraestrutura. Participação em Implantação ERP, Gestão de Projetos e Sistema Web.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2427701324944731


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">