Virtualização de desktop: redução de custos, mais segurança e mobilidade

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A virtualização de desktop, também conhecida como VDI (Virtual Desktop Infrasctruture) ou desktop virtual é a tecnologia que tem como objetivo centralizar em servidores todos os desktops das empresas. Com isso uma série de benefícios podem ser listados, tais como: segurança, custo de manutenção e mobilidade.

Confira abaixo alguns motivos de investir nessa tecnologia:

Porque o VDI ajuda a melhorar a segurança?
Eliminando a necessidade de hardware local, nenhum tipo de informação pode ser armazenada e dependendo do hardware na ponta o tráfego da informação pela rede não será mais dados e sim tela/teclados que ainda assim são criptografados.

Isto faz com que o controle do desktop do usuário passe para o administrador de rede de forma definitiva, controlando os softwares que são instalados e também os arquivos gerados, já que os mesmos deverão estar obrigatoriamente na rede da empresa ou na máquina virtual, não dando a possibilidade de gravação em discos locais ou dispositivos USB.

Porque o VDI ajuda a reduzir drasticamente os custos de manutenção?

Com as máquinas virtuais ou VM’s (virtual machines) rodando em servidores, o ambiente se torna muito mais fácil de gerenciar, fazendo com que a TI e os usuários se tornem mais produtivos, eliminando tempo excessivo gasto com manutenção, atualização e criação de novas máquinas.

Funcionários parados aguardando manutenção e técnicos de TI utilizando seu tempo para consertar estes equipamentos, diminuem muito a produtividade da empresa. O valor homem/hora hoje não e monitorado, porém é um dos mais altos custos que encontramos com os atuais PC’s.

Na ponta a utilização de thin clients ou Zero Clients, aumenta ainda mais a economia por reduzirem em 97% o consumo da energia e os Zero Clients muito mais econômicos por não possuirem HD, Memória, Processador reduzindo a zero a manutenção local.

Porque o VDI possibilita mais mobilidade?
A ideia principal é que o seu desktop virtual rodando no servidor permita acesso a partir de qualquer localidade da empresa, e até mesmo de fora dela. Essa mobilidade é segura porque o usuário tem acesso a todas as aplicações e programas, mas sem acesso direto para gravar as informações localmente, o que garante que as informações da empresa estarão sempre sobre controle.

Autor: Alexandre Passos – presidente da empresa Pano Logic

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

1 Comentários

Thiago
1

Se for centralizado num servidor local, beleza. Agora, igual já vi, uma sede com tudo instalado num servidor, e todas as filiais, espalhadas pelo país, acessando tudo. Cai a Internet, ninguém faz nada. Literalmente nada!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">