Por que marcas perdem seguidores em redes sociais

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Não é novidade que as redes sociais crescem a cada ano e com elas cresce também o interesse das empresas em conseguir engajamento seja com seus clientes, seus Prospects ou simplesmente com os admiradores da marca.

Em busca desse engajamento, a empresa investe pesado e leva-se um certo tempo até que a marca ganhe uma quantidade relevante de seguidores.

Imagina todo esse planejamento indo por água abaixo dia após dia com “unfollows” diários?

A empresa norte americana ExactTarge realizou uma pesquisa  com mais de 1.500 consumidores com o objetivo de descobrir porquê as pessoas deixam de seguir marcas no Facebook e no Twitter. Ao analisar o “unlinke” do Facebook e “unfollow” do Twitter ela chegou a dados bastante interessantes.

Internautas deram  Unfollow em marcas no Twitter pelos seguintes motivos:

  • O conteúdo se tornou chato ou repetitivo 52%;
  • Timeline estava ficando muito cheia 41%;
  • Empresas postavam com muita frequência 39%.

No Facebook,  os usuários deram “unlinke” nas empresas pelas seguintes razões:

  • Marcas postavam mensagens com muita frequência 44%;
  • O Mural estava ficando lotado de atualizações 43%;
  • O conteúdo estava chato e repetitivo 38%.

Não é nenhuma surpresa esse resultado. Para permanecer online você precisa se preocupar com certos detalhes para que o funil não se inverta e você não fique refém do seu próprio conteúdo, ganhando 1 seguidor mas perdendo 3. Monitore os resultados.

Às vezes, você acredita que seu cliente vá gostar de determinado conteúdo, mas você obtém um retorno inesperado. Ninguém se manisfesta, ninguém “curte” e ai você cai no erro de publicar novamente no dia seguinte. Inove, re-elabore o conteúdo, pois ele é fator primordial para que empresas mantenham os seus públicos nas redes sociais. Antes de publicar pense se você gostaria de vê-lo novamente, se não esta cansativo. Não existe uma receita pronta para conquistar seu sucesso, cada setor ou grupo de clientes responde de forma diferente para uma mesma ação. Analise sempre se o conteúdo tem envolvimento com o seu consumidor.

O importante mesmo são as pessoas que se predispuseram a fazer comentários e “curtir” suas postagens. Essas respostas significam qualidade e também encorajam outros consumidores a participar. Um planejamento aliado ao monitoramento te dará qual o  número de postagens diárias interessantes para determinadas marcas e até mesmo as informações com potencial de agradar os seus públicos.

O resultado final do estudo demonstra o que profissionais da área já sabem, isto é, que o conteúdo de qualidade ainda é fator primordial para que empresas mantenham os seus públicos nas redes sociais em que estão inseridas. Além disso, revela também que o planejamento nestas mídias é essencial, posto que através de uma estratégia de ação inteligente podemos determinar qual o número de postagens diárias interessantes para determinadas marcas e até mesmo as informações com potencial de agradar seus seguidores.

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Leila Matias

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Graduada em Administração de Empresas com 2 especializações em WEB. Trabalhou 12 anos a frente de projetos WEB para Coca-Cola. Atualmente trabalha na Câmara dos Deputados desenvolvendo projetos de comunicação para Internet.


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