Reunião de Retrospectiva SCRUM – Na prática

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Como alguns sabem, acabei de trocar de empresa por estar em busca de novos desafios e claro, respirar novos ares. Com isso, tenho uma nova equipe em uma nova estrutura.

Basicamente entrei no time de desenvolvimento para quebrar paradigmas, resolver conflitos e, com isso, aumentar a produtividade e a motivação do time já existente. E hoje fechamos nossa primeira semana utilizando técnicas de desenvolvimento ágil e estamos realizando nossa primeira reunião de retrospectiva, e claro que tenho que registrar esse momento.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Se você ainda não conhece o básico sobre o Scrum, leia meu artigo sobre o assunto!

O que é?

A reunião de retrospectiva acontece sempre após fechar uma Sprint (período definido de trabalho, pode ser uma ou duas semanas, a equipe define). É realizada para levantar os pontos positivos e negativos da Sprint.

Como funciona?

Uma das técnicas mais utilizadas é a WWWWhat Went Well (o que deu certo) e What Went Wrong (o que deu errado) na Sprint.

O time de desenvolvimento (cada membro) anota em post-its os pontos positivos e pontos negativos de uma sprint, podendo ser utilizadas cores para diferenciar os mesmos. O Scrum Master norteia a reunião e pode dar um limite de tempo para o time avaliar o que de bom e ruim que foi mapeado. Geralmente 10 minutos são suficientes para esse primeiro momento da reunião.

Após isso, a equipe apresenta os pontos positivos e negativos que foram mapeados. Primeiro são apresentados todos os pontos positivos, depois os pontos negativos são apresentados um a um e a equipe discute sobre o problema em si e tenta buscar uma solução a ser implementada.

Nota: O objetivo principal da reunião é levantar soluções para melhorias, não deixe esse objetivo se perder durante a retrospectiva.

Eu particularmente utilizo a técnica WWW para as equipes, e deixo o pessoal por um tempo colando post-its com o que aconteceu de bom e ruim e depois debatemos tanto os pontos bons quanto os ruins. E saímos de lá com um plano de ação para melhorias.

Minha preocupação é reunir um repositório para comparar a evolução entre uma sprint e outra.

Gosto de manter isso para fazer um paralelo de quanto a equipe e as técnicas ágeis evoluíram no ambiente que estamos. Existem outras formas de fazer essa reunião, eu prefiro essa WWW que é mais objetiva. Mas fica a critério do Scrum Master de cada equipe.

Deixamos agendado para cada ultimo dia útil da semana fazermos nossa retrospectiva e assim irmos evoluindo nosso setor.

Se alguém tiver alguma experiência legal, gostaria que compartilhassem também!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Marília Balbé

Mais artigos deste autor »

Marília atua com Gerenciamento de Projetos, liderança de equipes de desenvolvimento de software. Habilidades em engenharia de software, levantamento de requisitos e análise de negócio. Influenciadora Microsoft, certificada Scrum Master. Hiperativa e eterna aprendiz. Folow me: @maribalbe


3 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">