8 dicas para fracassar como líder

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A maioria dos artigos que a gente lê por aí aponta como ser um melhor líder ou o que fazer para ser um líder, enquanto poucos dizem o que NÃO deve ser feito se você quer ser um bom líder.

Você pode até pensar que está sendo bom para seu time e que é um líder excepcional, mas será?
Aqui estão as 8 dicas do que fazer para fracassar como líder apontadas por uma reportagem da Forbes na minha interpretação:

Prometa e não cumpra

dedos-cruzados2

Prometer e não cumprir vai muito além de simplesmente mentir. Promessas frequentemente não cumpridas podem fazer você perder a confiança dos membros mais importantes do seu time. Não faça promessas que não possa cumprir, não importa qual seja ela.

Seja egoísta

calvinhobbes_20050226

O papel principal de um líder é exaltar cada pequena vitória dos membros da equipe e não o próprio sucesso. Um líder tem que colocar as necessidades de seu time em primeiro lugar. Se você gastar todo seu tempo exaltando suas próprias conquistas, além de se tornar pouco querido muito rápido, você vai acabar causando a desaceleração do progresso da equipe.

Não tenha foco

foco

Sua missão deve estar clara na mente da equipe. O que será feito, por que e como. Se você como líder não sabe aonde quer chegar e qual o caminho a ser seguido para tal, como você espera que seu time saia do lugar? É papel do líder traçar um objetivo e definir um plano para atingi-lo.

Seja inacessível

terra-da-gente

Se seu time não consegue conversar com você. Se você nunca tem tempo para ouvir, prepare-se! Seu time vai fracassar! Oops, VOCÊ vai fracassar!. Quando um líder é presente, sabe ouvir e é gentil com sua equipe todos trabalham melhor e você deixa uma imagem positiva gravada na mente de cada um.

Seja um sonhador compulsivo

sonhador

É muito importante que um líder tenha um forte objetivo no qual sonhe em alcançar e acredite de olhos fechados. Porém, para tornar um sonho em algo real é preciso tomar atitudes e acompanhar o processo de execução usando métricas claras de progresso. Sem isso você acaba perdendo tempo e fazendo com seu time fique perdido.

Faça por obrigação e seja ordinário

acorrentado

Acho que todos conhecem a historinha sobre a diferença entre estar comprometido e estar envolvido (Se não sabe clique aqui antes de continuar). O fato é, se você espera que a equipe acredite no objetivo que você traçou, você deve ser o bacon! Caso contrário os resultados serão tão ordinários quanto a sua forma de agir e pensar.

Você deve estar completamente apaixonado pelo projeto, estar a par de cada nuance e saber motivar seu time a ter o mesmo sentimento. E se você quer que seu time pense fora da caixa fazendo os resultados ficarem muito além do ordinário, é preciso que você os deixe livres para expor opiniões!

Seja um jogador de DAMAS e não aprenda XADREZ

-Jogos-de-tabuleiro-Regras-do-Xadrez_00235_g

Como líder é esperado que você sempre esteja pensando nos próximos movimentos, assim como um jogador de xadrez. Ajude seu time a decifrar quais serão os próximos desafios do projeto, o que os demais executivos dirão sobre ele, as consequências das próximas atividades, etc.

Dê importância somente as coisas que você diz

megafone

Daqui a 10 anos sua equipe com certeza não vai lembrar aquela frase que você disse na primeira reunião do projeto SuperImportante. Mas eles lembrarão de que aquele dia você gritou com um dos membros do time.
Seja gentil! se importe com as pessoas e com a impressão que você deixa nelas. Ninguém vai lembrar o que você disse, mas vão lembrar das suas atitudes. Faça a diferença!

Publicado inicialmente em Café do Programador

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Ingrid Marçal

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Ciência da Computação pela FCT-Unesp. Atualmente cursando pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela instituição SENAC. Apaixonada por tecnologia e gestão, adora compartilhar ideias e levantar discussões sobre assuntos interessantes envolvendo TI.


4 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">