A importância de se investir em um Storage

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Vivemos uma grande explosão de dados, a cada minuto a bolha computacional cresce de forma exponencial. Estamos diante de um tsunami de informações onde as grandes ondas invadem nossa vida com dados e mais dados. Qual a primeira coisa que você faz ao acordar?

Posso apostar sem medo de perder que a grande maioria das pessoas responderam: Acessar meu Smartphone. Afirmo com tanta convicção, pois eu faço parte desta maioria, nos tornamos totalmente dependentes das informações, somos geradores e consumidores de informações.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Gostaria de compartilhar com vocês algumas informações com base no ano de 2011 e retirada de um webcast que eu assisti a algum tempo na IBM. Vamos aos dados:

  • As vendas de celulares com câmera superaram 1 bilhão de unidades (Strategy Analystics)
  • Segunda estudo da ABI Research, o envio total global de sms em 2011 foi algo em torno de 5 trilhoes de mensagens
  • O Brasil atingiu a 12,9 bilhões de dispositivos 3G em 2011, segundo a Anatel praticamente o triplo que em 2009
  • IDC estima venda de 400 mil tablets no Brasil em 2011
  • Mais de 108 milhões de iPhones foram vendidos entre 2007 e 2011
  • Cerca de 60 milhões de iPod Touch foram comercializados no mesmo período.

5 Trilhões de SMS foi oque foi enviado em 2011. Consegue imaginar o que foi preciso ter em estrutura de storages para armazenar estes SMS? Não estamos falando apenas de 5 trilhões, pois a cada SMS enviado ele é multiplicado por 4, ficando uma cópia no celular enviado, uma no celular de quem o recebeu, uma na operadora de origem e uma na operadora de destino, ou seja, foram armazenados algo em torno de 20 trilhões de SMS em 2011. Neste caso estamos falando de textos, porém, a capacidade de armazenamento cresce a cada dia, pois a quantidade de fotos, músicas e vídeos armazenados nos smartphones cresce de forma assustadora. Não faz muito tempo onde ter um celular com 256 MB de memória era um luxo, hoje os smartphones estão chegando fácil fácil a números em torno de 64GB.

Mas e o nosso Brasil, como anda neste quesito? Vamos a alguns dados importantes:

  • Segunda a F/Nazca no país há 81,3 milhões de internautas.
  • O Brasil é o 5° maior com conexões à internet
  • O Número de usuários ativos (que acessam internet regularmente) é de 51,8 milhões
  • 38% das pessoas acessam a web diariamente
  • São 60 milhões de computadores em uso, segundo a FGV, devendo chegar a 100 milhões em 2012

Dados mundiais.

  • Facebook atinge 750 milhões de usuários em todo mundo
  • A cada dia são publicados 200 milhões de Twitters.
  • A cada minuto são disponibilizados 48 horas de vídeo no youtube
  • Em 1982 existiam 315 sites na internet, hoje existem mais 174 milhões

Os números são impressionantes pelo seu tamanho, é assustadora a forma com que estes dados vem crescendo e tomando conta de nossas vidas. Existe uma coisa em comum nestes dados: o armazenamento. Todas estas informações precisam ser armazenadas com segurança, pois grande parte destas informações são importantes e até confidenciais.

E nas pequenas e médias empresas? Esta realidade não atinge somente as grandes instituições, mas atinge em cheio as pequenas e médias empresas. Na verdade, as pequenas e médias empresas são responsáveis por grande parte destes números acima citados, o volume de dados tem crescido gradativamente em negócios menores, a cada dia que passa as empresas estão se despertando para investimentos em virtualização, cloud computing, BI, ERPs poderosos e etc… Nunca os dados foram tratados com tanta relevância  e nunca foi tão importante investir em tecnologias de armazenamento. Ter um uma solução de armazenamento na sua empresa traz muitos benefícios no seu dia a dia e é sobre estes benefícios que eu gostaria de falar um pouco.

Segurança da informação

Investir em uma boa solução de storage é ter em mãos uma tranquilidade no quesito segurança, isso porque os storages contam com uma série de componentes que garantem a integridade de dados. Um exemplo disso é o DS3500 da IBM, este é um storage de entrada voltado para pequenas e médias empresas, porém, já tem embutido uma grande quantidade de tecnologia como:

  • 2 controladoras redundantes que trabalham como ativa / ativa e hot-swap
  • Cache expansível até 4 GB, 2 GB por controladora.
  • 2 fontes redundantes e hot-swap
  • Compatibilidade com todos os métodos de conexão como FC, SCSI e SAS
  • Compatibilidade com discos SSDs no modelo DS3524

Unificação de dados

É muito importante termos uma centralização de dados, pois com ela o gerenciamento se torna uma tarefa bastante fácil. É comum ver em pequenas empresas, que não possuem um storage, os dados sendo armazenados em diversos servidores. Quando precisamos realizar uma pesquisa por determinado arquivo ou informação este trabalho se torna por vezes bastante demorado, pois nem sempre se sabe em qual servidor esta informação esta armazenada, isso sem contar que ficamos a mercê das vulnerabilidades que um servidor possa ter.

Outra grande vantagem de se utilizar um storage vem à tona quando optamos pela virtualização. Quando o assunto é virtualizar, ter um storage é exigência quase que unanime, pois com ele você passa a ter diversas vantagens e benefícios que a virtualização pode lhe trazer, como a alta disponibilidade e o balanceamento de carga.

Redução de custos

Mais uma grande vantagem na aquisição de um storage é sem duvidas a redução de custos. Quando você opta por investir em um equipamento voltado para o armazenamento e não em servidores com grandes quantidades de discos, você deixa de pagar a mais pelo processamento,  memória e todos os periféricos que viria em um servidor, isso sem falar que quando você precisar expandir a sua capacidade, se você estiver utilizando um servidor, você precisará comprar outro servidor, caso você tenha um storage o investimento se torna menor, pois, caso necessite de aumentar a sua capacidade, você pode investir somente em mais uma gaveta de expansão. Hoje os storages de entrada são capazes de suportar diversas gavetas de expansão.

Uma outra vantagem do storage é que com ele você pode usar várias tecnologias de discos em um mesmo storage. Servidores de banco de dados precisam de performance e armazenamento, neste cenário é recomendado utilizar discos SAS, servidores de arquivos necessitam de armazenamento sem priorizar tanto a performance e por isso podemos utilizar discos Nierline SAS. Os discos Nierline SAS possuem uma velocidade inferior, porém, existem discos com capacidade que podem chegar a 2 TB.

A velocidade que os dados tem crescido requer uma atenção especial na forma que iremos armazená-los. Quando for investir em armazenamento, não esqueça que os dados são o que sua empresa tem de mais importante.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Frederico Neves

Mais artigos deste autor »

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup.
Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware.
Contato: (44) 8411-2684
email: [email protected]


1 Comentários

Oswaldo Pascarelli Figueiró
1

Boa tarde Frederico, o seu texto é perfeito, exemplifica exatamente a realidade não só do Brasil, como do mundo pois, a importância de tratamento de informações, cada uma com seu grau de valor tem que ser muito bem tratada.

Como estou atuando em uma empresa que está trazendo para o Brasil tecnologia de armazenamento FULL SSD achei muito interessante sua matéria e gostaria de contribuir com informações adicionais sobre esse nosso produto.

Com certeza, você já tem conhecimento dessa tecnologia, mas seria interessante dar um navegada na pagina do fabricante e caso sinta relevante entre em contato.

http://www.nimbusdata.com

Um forte abraço e parabéns pela matéria.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">