Carreira: dicas e interpretações das 10 frases mais lendárias de Steve Jobs

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Mal posso falar de Steve Jobs sem ter um suspiro de admiração. Embora nunca mais possamos vê-lo, podemos reconhecê-lo em seu legado.

Famoso pelos rumores de sua forte personalidade, mas mais ainda pelo seu discernimento tecnológico, Jobs nos deixou grandes aprendizados que podem nos ajudar a evoluir em nossas carreiras.

Veja abaixo as 10 frases mais legendárias que esse “monstro da inovação” citou ou falou publicamente, cada uma cercada de toda a magia de seu culto intelecto. Acompanhando das frases, estão algumas possíveis interpretações e dicas para você aplicar em sua carreira. Fique a vontade para sugerir suas interpretações também!

steve-jobs-apple-frases-carreira

10 – “Concentre-se naquilo que você é bom, delegue todo o resto.”

Abraçar o mundo para parecer o melhor é uma característica que ficou no passado! Delegar é importante para se manter o foco no que realmente dá retorno. Se não tem uma equipe para delegar, procure descartar tarefas de menor importância. Foco!

9 – “Não deixe que o ruído da opinião alheia impeça que você escute a sua voz interior.”

Escutar o que a sua intuição diz é muito importante. Muitas vezes, opiniões demais podem acabar tirando a sua sensibilidade sobre o que você quer fazer em um determinado momento ou em sua vida inteira. Só você pode saber o que está em conformidade com a sua essência.

8 – “Quando você faz em frações de segundo o que os outros levariam horas para fazer, tudo parece mágica.”

No olhar dos outros parece mágica! Mas você sabe o quanto lutou para conseguir fazer “aquilo” com excelência e tempo reduzido. A dica é não deixar subir à cabeça e achar que só por isso é melhor que os outros. Todos são bons em algumas coisas e ruins em outras.

7 – “Seu trabalho irá tomar grande parte de sua vida e o único meio de ficar satisfeito é fazer o que você acredita ser um grande trabalho.”

A satisfação profissional e pessoal são universos diretamente ligados e contínuos. Há uma grande lacuna entre trabalhar pra se sentir satisfeito e se satisfazer trabalhando, e não tem um ponto final pra isso. Vai ser muito mais saboroso se você escolher trabalhar naquilo que te satisfaz desde o começo, caso contrário, o trabalho se torna um fardo e sua vida infeliz.

6 – “As pessoas ligam a televisão quando querem desligar o cérebro.”

Quer um exemplo claro? Big Brother Brasil. Precisa usar o cérebro pra assistir um programa assim? Não! Ao invés de perder tempo com isso, se você realmente busca crescimento profissional, leia um livro, crie um projeto pessoal, estude, estude e estude. O mercado necessita de profissionais preparados e não são programas deste tipo que lhe farão usar a massa cinzenta. Não precisa bitolar, lógico, mas busque conhecimento continuamente.

5 – “Trocava toda minha tecnologia por uma tarde com Sócrates.”

Se você se acha bom no que faz, lembre-se que sempre pode existir alguém melhor, com muito mais experiência. Troque ideias, tente se aproximar de pessoas influentes em sua área, aumente sua rede de contatos. Não se esqueça, claro, de retribuir compartilhando seus conhecimentos também!

4 – “Todos neste país [EUA] deveriam aprender a programar um computador… porque nos ajuda a pensar”

Se você é programador deve saber o quanto se pensa nessa profissão. A nossa mente se expande e passamos a ver as coisas de forma diferente. Uma vez que a mente se abre nunca mais volta ao tamanho normal. Talvez a lógica de programação devesse tornar-se uma disciplina para o ensino médio e até fundamental. Isso pode estar mais próximo do que imaginamos.

3 – “Cada sonho que você deixa pra trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.”

Arriscar. Esta deveria ser a palavra de ordem na vida de todos. Porque não arriscar quando se tem um sonho? Porque não buscar pessoas que possam se interessar em colocar seu sonho em prática?

2 – “As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas.”

Você estaria lendo este texto se alguém não tivesse criado o fenômeno denominado Internet? Você trocaria de celular a cada ano se ninguém criasse aparelhos novos? Não deixe de mostrar ao mundo suas ideias, seus inventos, seu trabalho, seu conhecimento. Se você não mostrar, uma coisa é certa: nunca saberá o que as pessoas pensam a respeito!

1 – “Se hoje fosse o último dia de minha vida, queria fazer o que vou fazer hoje? E se a resposta fosse não muitos dias seguidos, sabia que precisava mudar algo.”

Essa pode ser a pergunta de uma vida. Fazer o que sente prazer é mais fundamental do que ser uma pessoa rica. O que adianta ser o mais rico no cemitério se a sua vida não foi feita de realizações? Jobs fazia o que amava e acabou por fazer isso muito bem, e como recompensa ganhou muito dinheiro. Dinheiro é bom, claro, mas não é tudo! Temos muitos exemplos disso no meio artístico, que sugere ser o mais glamoroso.


Espero que tenha gostado.

Compartilhe esse artigo com aquele seu amigo fã de Steve Jobs ou se você é fã compartilhe nas suas redes sociais.

Postado originalmente em Kellvyn Atary Blog

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

5 Comentários

Josimar Alves
3

Jobs não só foi um revolucionário no mundo da TI,
como também nos deixou doutrinas para uma vida de sucesso e felicidade.
Parabéns pelo ótimo post.

“Stay Hungry, Stay foolish.” – Steve Jobs

Victor Lippi Zaccariotto
5

Frases incríveis que refletem a grande experiência deste gênio. Os comentários estão bem legais tbm. Parabéns.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">