Como localizar um dispositivo com Android via GPS

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

logo_small_betaHá pouco tempo eu queria comprar um celular com Android para aprender mais sobre o famigerado SO do Google e também para experimentar aplicativos que os tornam mais interessantes e úteis.

Mas vivemos tempos difíceis com relação à segurança e tudo que pudermos fazer para dificultar o roubo de um dispositivo é válido.

Neste  primeiro artigo sobre dicas para Android, citamos uma dica de como localizar um dispositivo com Android (smartphone e/ou tablet) em caso de roubo ou perda da mesmo.

No teste estamos usando um smartphone Samsung Galaxy Y (GT-S5360B), que veio com o Android 3.5 instalado.

Primeiramente você vai ter que *rootear o smartphone.

*Rootear é a técnica de acessar o Android no modo super-usuário

Atenção: Seguindo os passos descritos abaixo não tem como dar erro, mas saiba que, caso queira fazer esse processo, será por sua conta e risco.

Outro detalhe é que, em caso de pane, basta baixar a ROM original e reinstalar, no meu caso eu usei este tutorial que funcionou perfeitamente, porém, como o arquivo citado é um aplicativo, no meu caso não apresentou nenhum problema (restaurei a ROM original na tentativa de instalar o Jelly Bean).

Vamos lá…

Para rootear seu dispositivo, baixe este arquivo (howtoroot) e execute-o.

Na tela inicial, clique SELECT MENU ITEM  e escolha SELECT YOUR DEVICE, selecione o fabricante (MANUFACTURER), clique em NEXT e escolha o modelo do smartphone, clique em NEXT, escolha a ROM que está instalada no seu smartphone, selecione um modo dentre os sugeridos para seu modelo (UNIVERSAL, ONE CLICK PC, etc) e siga os passos descritos no tutorial que será aberto.

Após ter rooteado o smartphone, vamos à parte principal deste tutorial.

barcode_androidlost

Acesse a Google Play Store e pesquise pelo aplicativo Android Lost. Você pode também usar o QR-Code ao lado para baixar o aplicativo. Após baixá-lo, instale-o!

Execute o aplicativo Personal Notes (que na verdade é o Android Lost).

Depois acesse o site http://www.androidlost.com/ e faça login com o mesmo usuário/senha usados no seu smartphone (uma conta Google, claro!) e pronto!

Dentro do site você pode enviar uma SMS para seu celular e pegar a localização dele via GPS, que retornará no site o local mapeado onde ele estiver no momento. Se seu smartphone tiver câmera frontal (de frente para quem o manuseia) você pode mandar uma SMS para a pessoa que está com seu celular e quando ela clicar em OK será enviada para você uma foto da pessoa, além de muitas outras opções.

Gostou? Compartilhe! Comente!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

José Ferreira Netto

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Sistemas de Informação pela ULBRA - CEULJI - CAMPUS DE JI-PARANÁ/RO, Usuário desde o MS-DOS 6.10 - Fã de Tecnologia e de Sistemas Windows e Linux - Gosto de compartilhar conhecimento, idéias - Atua como Administrador Técnico de Depto. Informática para Serviço Público.


1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">