Cursos e Oficinas Gratuitos de Tecnologia da Informação – CIEE

Para quem está iniciando na área de TI, principalmente para os que não possuem grandes condições financeiras, todo conhecimento é válido – ainda mais quando é gratuito.

O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição filantrópica que tem como principal objetivo encontrar oportunidades de estágio ou aprendizado para estudantes, através do Programa CIEE de Desenvolvimento Estudantil e Profissional, oferece vagas para cursos básicos e avançados e oficinas na área de informática. As atividades presenciais são realizadas no Centro de Treinamento de Informática da organização, situado à Rua Tabapuã, 445 – Itaim Bibi/SP.

As aulas são gratuitas, com carga horária de até 80 horas, e são realizadas em parceria com empresas da área de TI, tais como Cisco e Impacta.

As inscrições estão abertas aos estudantes, devidamente cadastrados no CIEE, e que atendam aos pré-requisitos exigidos pelo curso de interesse.

Alguns dos cursos/oficinas mais interessantes seguem abaixo:

IT Essentials – Cisco (80 horas)

Fornece subsídios teóricos e práticos para apoio ao usuário de informática, assegurando o funcionamento do hardware e software de PCs (Desktop e Laptop). Monitora o desempenho dos aplicativos, recursos de entrada e saída de dados, armazenamento de dados, registros de erros, recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos.
Pré-requisitos: Cursar Ensino Técnico ou Superior na área de tecnologia da informação.

Conceitos e Infraestrutura de Redes – Impacta Tecnologia (24 horas)

O objetivo do curso é fornecer a base de conhecimentos exigidos a todos os profissionais que irão trabalhar com redes, direta ou indiretamente.
Pré-requisitos: Cursar Ensino Técnico ou Superior na área de tecnologia da informação.

Introdução à Linguagem SQL – Impacta Tecnologia (24 horas)

Apresenta os conceitos da linguagem SQL, abordando os fundamentos de um banco de dados relacional e operacionalização de uma arquitetura cliente/servidor, com destaque aos seus componentes e ferramentas de gerenciamento. Orienta sobre o acesso e execução de comandos básicos de um banco de dados.
Pré-requisitos: Conhecimentos em lógica de programação e ambiente windows.

Introdução à Lógica de Programação – Impacta Tecnologia (36 horas)

Este curso explica o que é e qual a importância da lógica de programação. Aborda também os tipos de linguagem, sistema de numeração e estrutura básica de programação.
Pré-requisitos: Cursar Ensino Técnico ou Superior na área de tecnologia da informação.


Pra quem já está na área e empregado, pode não ser interessante, mas para os REALMENTE INTERESSADOS em seguir carreira, pode ser um início bem interessante.

Interessado? Inscreva-se no site do CIEE.

Bons estudos! \o/

 

Referências: INFO e CIEE

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


1 Comentários

André Otonio
1

Este site dá para aqueles que estão interessados uma ótima oportunidade!Pois podem crescer no conhecimento e o melhor, tudo gratuito, se preparando para a carreira trabalhista, pois dependeno há até estágios se não me engano, pois eu peguei¨o bonde andando¨, mas a questão do meu comentário em si, consiste não em apenas elogiar o trabalho de vcs, que está sendo ótimo, mas pra perguntar se há estes cursos em outra localidade, como Rj (são Gonçalo, Niterói de preferência), onde moro.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!