5 dicas para iniciantes que buscam emprego na área de TI

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Atuar na área de Tecnologia da Informação é o sonho de muitos jovens. A paixão por computadores e os já onipresentes gadgets (smartphones, tablets, etc) leva cada vez mais pessoas a se interessar pela carreira em TI.

E vagas na área existem, não é a toa que sites de empregos online no Brasil estão abarrotados de oportunidades para as mais variadas funções.

dicas-profissionais-iniciantes-buscam-emprego-ti

Mas, como sempre, quem está iniciando passa por altos e baixos até alcançar a maturidade, por isso, levantei alguns pontos que podem ajudar você a alavancar sua carreira em TI com maior tranquilidade.

Vamos a eles:

1. Máquinas x Humanos: Lidar com máquinas inanimadas é relativamente fácil, agora lidar com a mais perfeita das máquinas (o ser humano) é complicado. Treine desde cedo a paciência, a tolerância, a cordialidade, a humildade, o espírito de equipe e outros atributos para uma boa relação interpessoal. Se você já é assim na sua vida pessoal, ótimo, já é um começo. Só lembre que lidar com pessoas na sua vida pessoal pode ser bem diferente de lidar com pessoas “estranhas”, que estão ligadas à você apenas pela profissão.

2. Você não é o rei (ou rainha) da cocada preta: Hoje em dia a garotada cresce em meio a tecnologia. Muitos desenvolvem habilidades impressionantes e tendem a se destacarem no mercado de trabalho. A questão que pesa é confundir “destaque” com “soberba”.  Se você é muito bom em algo, compartilhe, auxilie, ouça, responda. Lembre-se que não sabemos de tudo e você também precisará do conhecimento de outras pessoas para evoluir.

3. Seja generalista: Procure conhecer o todo a sua volta. Tenha visão de negócios, busque conhecer o core business da empresa que lhe emprega, conheça assuntos correlacionados ao nicho em que atua e até mesmo assuntos gerais do mercado e do cotidiano. Se você almeja um cargo superior (coordenador, supervisor, gerente, etc), ser generalista é uma característica fundamental, pois você não estará mais focado somente na sua área de conhecimento, terá também outras preocupações e responsabilidades.

4. Seja especialista: Especialize-se para executar sua função principal da melhor maneira possível, mas não deixe de ser generalista! Ter especialização em sua área de conhecimento é necessário para fomentar sua carreira. Faça cursos específicos, tire certificações, estude, estude e estude. Resumindo, seja um(a) Especialista Generalista.

5. Aprenda inglês: Já falei disso em outro artigo e reforço a dica. Aprender inglês vai facilitar muito seu aprendizado e será um diferencial (em alguns casos, exigência). Infelizmente nosso país é atrasado em muitas questões, e na área de tecnologia não é diferente. Temos muitos conteúdos bons em pt-BR, lógico, mas se você quiser estar na frente (e ter a oportunidade de ser contratado com uma melhor remuneração), deve buscar o conhecimento na língua inglesa.

Estes são apenas alguns pontos importantes. Acredito até que não sirvam somente para os novatos, pois temos muitos veteranos que falham nestes aspectos. Se você deseja compartilhar mais algum ponto que considera importante, por favor, deixe seu comentário abaixo.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

6 Comentários

Alessandro
1

Parabéns pelo artigo Jackson !!

Se essa garotada que deseja seguir carreira na área de TI seguir essas dicas, com certeza terão melhor desempenho nos processos seletivos. Eu só incluiria dois ítens à lista:
1) o currículo: Se você não conseguir se “vender” ao fazer/preencher o seu currículo, você não vai nem chegar a ter que usar essas dicas. Ele precisa despertar no recrutador (muitas vezes alguém que não é da área de TI) o interesse em conhecer você. O recrutador pode não conhecer todas as siglas da área de TI, jargões e gírias, então, seja objetivo e cuide com a “sopa de letrinhas” e os adjetivos !
2) Apresentação e respeito: Procure conhecer a empresa, para saber se chegar com a barba mal feita ou mini saia para a entrevista é normal. Quanto maior a empresa, maior a chance de que isso não seja normal. Imprevistos acontecem com todo mundo. Se for se atrasar ou não puder comparecer a uma entrevista, AVISE ANTES!

Lembre-se: “não existe uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão”.

E para finalizar, recomendo o vídeo sobre um processo seletivo inovador: http://www.youtube.com/watch?v=zKeFBsU5Z5k

Espero ter ajudado,

Aquele abraço e boa sorte à todos !

Programador Sincero
3

Exatamente. Além dessas dicas, eu diria para treinar a paciência, saber gerenciar as altas expectativas dos stakeholders, saber priorizar suas tarefas, saber ter postura e saber valorizar seu trabalho. Claro que há muitas competências além destas, mas um cara que deseja entrar na área de TI precisa ser diferenciado desde o começo de sua carreira, caso deseje ter alguma ascensão na vida profissional.

Claudio Ceretta
5

Sou aposentado, 65 anos ! Resolvi fazer Gestão da Tecnologia da Informação! Termino no final deste ano (2014) !! Será que ainda posso ser ÚTIL ao Mercado ?????

Valéria Romana de Abreu
6

Bom dia, sou mãe de um rapaz de 19 anos, que começou a trabalhar com 15 anos, (menor aprendiz), e desde o início, na mesma empresa de grande porte. Devagar, devido ao seu desempenho, foi galgando por várias células da empresa, e desde julho, deste ano, está na célula de TI. Por ser uma empresa voltada ao comércio exterior, optou por fazer faculd. de tecn. deste curso, concluindo ainda este ano. A dúvida dele é: Qual curso fazer agora! Devido ao leque de opções da área, ficou confuso, e precisa se decidir, já que as FATECS já abriram as inscrições para 2016. Aqui na baixada santista, os cursos que oferecem é: Gestão da tecnologia da informação, ou, Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Qual dos dois cursos abrange mais conhecimentos? Por favor, nos ajudem, ele está com um folego impressionante para continuar estudando, e eu não quero perder isso. Espero ansiosamente a resposta, mas já agradecendo a atenção. Fiquem com Deus.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">