5 dicas que podem ajudar você a conquistar uma vaga de emprego

Entrar no mercado de trabalho ou conseguir uma recolocação nem sempre é fácil. Para os iniciantes é complicado por conta da falta de experiência, já para os veteranos o complicador são os possíveis “vícios” de trabalhos anteriores.

A real é que vagas existem, e muitas! Todo site com foco na busca de empregos, tal como o Empregos TI, JobTonic e outros estão abarrotados de oportunidades.

dicas-conquistar-vaga-emprego

A questão é: como conquistar uma boa vaga de emprego, sendo iniciante ou veterano?

Abaixo seguem dicas que podem lhe ajudar:

1. Manter o currículo sempre atualizado. Esta dica pode ser até idiota de tão básica, mas é uma das principais queixas de recrutadores. As pessoas esquecem de atualizar seus currículo com suas atividades e experiências. Para quem está na busca de um talento é importante saber o quão atualizado está o candidato avaliado. Se você é iniciante e ainda está cursando algo (faculdade, curso de inglês, etc), não deixe de colocar também, pois passará a impressão de interesse no aperfeiçoamento.

2. Utilize a verdade a seu favor. Não fala inglês fluente? Então não coloque isso no currículo! Ou até coloque, se quiser passar vergonha. A dica é não inflar seu currículo com experiências ou conhecimentos falsos. Como diz o ditado: mentira tem perna curta – sempre!

3. Falando em inglês, aprenda esta língua já! Em muitas áreas, inclusive tecnologia da informação, o inglês é imprescindível. Algumas posições necessitam inglês fluente, para outras a leitura e escrita (o famoso “me viro bem”) já está de bom tamanho. O importante é se aperfeiçoar ao máximo, pois as melhores oportunidades do mercado exigem este diferencial – Dica bônus: tenha seu currículo em inglês também!

4. Redes sociais – Cuidado com a exposição! Recrutadores vão investigar sua vida. Isso é fato! Evite deixar públicas fotos que possam passar uma má impressão sobre seu perfil. Por exemplo: fotos em bebedeiras, com armas (mesmo de brinquedo), só com roupas íntimas, etc. Evite também utilizar comentários que causem discussões, tal como frases racistas, com xingamentos, etc. Você pode pensar que fora do trabalho você faz o que quiser, e isso é verdade, mas o recrutador também pode avaliar o que achar mais conveniente para seu cliente.

5. Compartilhe! Se você acha que ganhará concorrentes compartilhando o que sabe, eu tenho duas palavras pra você. Sim e Não. Sim, pois inevitavelmente repassando conhecimentos você terá mais pessoas em sua área de atuação e, consequentemente, estas mesmas pessoas podem vir a concorrer com você. Não, pois se você é bom no que faz, você será referência e dificilmente alguém baterá de frente com você. Quer exemplos inspiradores? Maujor (o dinossauro das CSS), Fábio Ricotta (SEO), Flávio Raimundo e Pedro Dias (SEM), Cesar Taurion (Computação em Nuvem), entre outros.

Estas são apenas algumas dicas. Vale pesquisar mais sobre o assunto e se preparar para o concorrido mercado de trabalho.

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!