Alteração na Carreira de Certificações Cisco

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Recentemente a Cisco anunciou alteração na sua carreira de certificações e mudanças no conteúdo do famoso CCNA. Conforme tenho acompanhado, isso tem causado uma certa confusão e muitos ainda se perguntam o que mudou, o que não mudou, o que eu faço agora e etc. Então, nas próximas linhas vou tentar fazer um apanhado geral para ajudar a solucionar algumas dúvidas.

alteracoes-certificaoes-carreira-redes-cisco

Vamos começar pela validade das provas. Segundo o último comunicado oficial da Cisco, as provas antigas do CCNA estarão disponíveis somente até a data de 30/09/2013. Após essa data, todos terão que agendar as novas provas. Isso significa que, se você está estudando para fazer a prova do CCNA antes do dia 30/09, continue estudando pelo material que você já tem. Agora, se você pretende fazer a prova após 30/09, deve verificar o novo conteúdo para não ter surpresas na hora da prova.

Vamos tentar resumir. No modelo antigo para alguém se certificar CCNA devia seguir um dos dois caminhos abaixo:

  • Fazer apenas uma prova: CCNA Composite (Cisco 640-802)
  • Fazer duas provas: CCENT/ICND1 (Cisco 640-822) +  ICND2 (Cisco 640-816)

As provas acima é que estão com data marcada para expirar (30/09/2013). A partir dessa data essas provas serão descontinuadas e quem desejar se certificar como CCNA R&S terá que fazer um dos caminhos abaixo:

  • Fazer apenas uma prova: CCNA Composite (Cisco 200-120)
  • Fazer duas provas: CCENT/ICND1 (Cisco 100-101) +  ICND2 (Cisco 200-101)

Vale ressaltar que essa mudança é apenas nas provas e não nos títulos já emitidos, ou seja, se você passou na prova Cisco 640-802 antes do dia 30/09/13, você conseguiu a sua tão almejada certificação CCNA R&S e não há necessidade de revalidar sua certificação fazendo as provas novas.

Bom, até aí tudo simples. A grande mudança, e que muitos ainda não perceberam, é com relação a carreira de certificações. Até então o CCNA era o pré-requisito para todas as carreiras de certificações na Cisco. O CCENT até já existia, mas não era muito valorizado, pois qualquer caminho que você fosse seguir seria necessário passar pelo CCNA R&S. O caminho de certificações a ser seguido em cada carreira era conforme exemplos abaixo:

Carreira R&S: CCNA -> CCNP R&S …
Carreira de Voz: CCNA -> CCNA Voice -> CCNP Voice …
Carreira de Segurança: CCNA -> CCNA Security -> CCNP Security …

Ou seja, você tinha que primeiro se certificar como CCNA R&S, para depois escolher uma carreira. Mesmo que você desejasse a carreira de voz, primeiro você tinha que se certificar CCNA (via qualquer um dos dois caminhos, composite ou provas separadas) para somente depois ir em direção a carreira de voz.

E aí que vem a grande mudança! A partir das novas provas o pré-requisito para cada carreira não é mais o CCNA e sim o CCENT. Vejam como ficam as carreiras agora:

Carreira R&S: CCENT -> ICND2 -> CCNP R&S … ou CCNA Composite -> CCNP R&S
Carreira de Voz: CCENT ->  CCNA Voice -> CCNP Voice …
Carreira de Segurança: CCENT -> CCNA Security -> CCNP Security …

Isso significa, que os profissionais agora poderão definir melhor o caminho a seguir. Se você deseja seguir a área de voz, por exemplo, basta iniciar pelo CCENT, seguir para o CCNA Voice, depois prestar as provas do CCNP Voice e por aí vai… não tem mais a necessidade de se certificar como CCNA R&S, para somente depois ir para a carreira de voz. Dessa forma, você irá se certificar como CCNA Voice, ou como CCNA Security, ou como CCNA R&S. Todos CCNA, mas cada um na sua carreira específica.

E justamente para implementar essa mudança a Cisco lançou novas provas, definindo melhor o caminho e competências que cada profissional deve ter em suas respectivas carreiras. Basicamente o que a Cisco fez foi trazer mais conteúdo para o CCENT, fazendo com que o profissional CCENT já tenha um bom conhecimento sobre a rede, operação, etc. A ideia é que, durante a preparação para o CCENT, o profissional adquira todos os conhecimentos necessários para poder prosseguir na carreira que ele escolher.

Então fica aí a dica…escolham suas carreiras e mãos a obra!

Para aqueles que desejam mais detalhes verifique a página oficial da Cisco sobre certificações.

Uma excelente opção de estudo é o curso online CCNA CCENT (100-101) da DlteC, que possui matéria completa para prova, vídeo-aulas, simulados de questões, laboratórios, fóruns e tutores certificados para tirar todas as dúvidas dos alunos sobre a matéria. Utilize o cupom PTI na sua compra e garanta 10% de desconto, aproveite!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Alexei C Tavares

Mais artigos deste autor »

Graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR, é Co-Fundador da DlteC do Brasil e trabalha com Telecomunicações e Redes desde 1997. Com grande experiência em treinamentos, possui diversas certificações na área e também é autor de livros, tais como Roteadores e Switches - Guia para Certificação CCNA e CCENT - 2a. Edição.


21 Comentários

Alexei
2

Oi Danilo,

Se seu CCNA estiver válido quando for fazer a prova do voice não tem problema. Mas se ele expirar antes, provavelmente, terá que re-fazer.

Ruth
3

Bom artigo. É bom saber disso. Quero tirar certificação futuramente, mas não sei qual área atuar. Mas mesmo assim, nos deixa mais atualizados!

Geovani
5

Bom saber desta mundança. Bom tenho 25 anos será que estou velho para entra para entra no TI e rede da cisco? Como é o mercado ? Ótimo post deu para vê um pouco mais da área .. vlw pessoal.

Alexei
6

Olá Geovani,

Nunca é tarde para se começar algo que queremos. Você tem a vida toda pela frente…Se você acha que tem vocação para a área vá em frente, siga seus sonhos. Comece a estudar (que é preciso, e muito) e bola pra frente.

Com relação ao mercado todas as empresas dizem que enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados. Então a dica é, estude, tire suas certificações e vá em busca do mercado. Para bom profissionais sempre existe espaço.

Regis
7

Ola Alexei… Me tira uma duvida…. Quero fazer minha primeira prova na carreira cisco e fiz hoje mesmo o cadastro no site da pearson… Porem so aparece icnd 100-101 e 200-101 mas eu queria fazer a prova unica pra qual vim estudando nos ultimos meses… Sabe se isso se trata de um problema?… Obrigado.

Alexei C Tavares Autor do Post
8

Olá Regis,

A prova única é o 200-120. Se você veio estudando para o conteúdo antigo (640-802) fique atento aos conteúdos novos, pois pelo que temos acompanhado já estão caindo questões e labs do novos. Então a dica é: verifique o conteúdo oficial do 200-120 e veja se já estudou tudo.

Abraço.

Laércio Pereira
9

Meu caro, obrigado pelo post, mas tenho ainda uma dúvida, parar tirar o CCENT é preciso prestar o ICND1 e ICND2? Os conhecimentos adquiridos após tirar essa certificação me embasa para pleitear a certificação CompTIA Security+?

Alexei
10

Oi Laercio,

O CCENT é justamente o ICND1…se você prestar a prova 100-101 (que é o ICND1) e passar você receberá o título de CCENT.

Já a certificação que você perguntou, a CompTIA Security+, é mais voltada para a área de segurança. O CCENT não prepara para os objetivos cobrados nessa prova da ComTIA. Você pode verificar o conteúdo da CompTia Security+ nesse link (http://certification.comptia.org/docs/default-source/exam-objectives/CompTIA_Security_SY0-301_objectives_PTB.pdf).

Abraço.

Alexei
15

Olá Klebson,

Na verdade não, você não precisa ir para sala de aula para se preparar para as provas da Cisco. Alguns programas de certificação exigem que você faça um curso oficial para depois prestar a prova, mas as certificações Cisco não possuem esse tipo de exigência basta fazer a prova e passar.

O lado bom de fazer algum curso é “ter uma direção a seguir”. Se você procurar na Internet vai ver que tem milhares de materiais disponíveis para estudar e isso pode dificultar o estudo autodidata. Já fazendo um bom curso você terá essa direção do que é essencial para estudar e isso, com certeza, irá tornar sua preparação mais eficaz.

Bom, resumindo… você pode estudar sozinho ou você pode fazer algum curso (online ou presencial). O importante é estudar todo o conteúdo e se preparar adequadamente.

Abraço.

juracy
16

Como faço pra ver os tipos de questões que caem na prova de certificação CCNA. para eu ter uma base nos meus estudos. Pretende fazer a prova no 2º semestre de 2014

Ricardo
18

Eu tenho a certificação CCNA que irá vencer em novembro. Gostaria de renová-la, mas não estou na área de redes, mas não gostaria de perder a certificação porque apesar de não estar na área no momento tenho planos de entrar. A minha dúvida é se estuda para fazer a certificação CCNA Voice, ou CCNA security? Qual é a mais fácil de passar haja visto que eu só tenho 3 meses para estudar e fazer a prova?

Alexei
19

Oi Ricardo,

Essa questão de qual é mais fácil, voice ou security, depende da experiência que você tem.

Se você não tem experiência nenhuma com tecnologia de voz da Cisco, como CallManager, Unity e tal…talvez seja melhor partir para um CCNA Security.

Mas tudo depende…as duas tem bastante material para estudar.
Abraço.

Alexei C Tavares

Ricardo Gomes
20

Não atuo na area de redes, tenho graduação em Ti, quais cursos e certificações devo fazer para ingressar no mercado Alexei
obrigado

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">