Listar arquivos de um diretório para dentro de um arquivo de texto

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Aqui posto um tutorial que acredito ser útil para muitos. Como listar arquivos de um diretório para um arquivo texto (.txt)? Sempre fui de organizar as minhas coletâneas e quando comecei a organizar, eu editava direto em uma planilha separando por nome, tipo, descrição, etc. Mas, por falta de tempo, acabei deixando de atualizar meus catálogos e minhas coletâneas foram aumentando. Acredito que muitos tem o mesmo problema, que seria a falta de tempo ou até mesmo por preguiça de catalogar uma infinidade de linhas. Vou mostrar aqui em poucos passos como listar arquivos de um diretório com um mínimo de esforço possível.

Vou mostrar através do Windows 8, que é o que tenho instalado no meu notebook. Vou descrever também os passos para executar os aplicativos através do Windows 7.

Vamos abrir o prompt de comando para poder efetuar o comando: no Windows 8 tem algumas formas de abrir o prompt de comando. Se você estiver na Área de trabalho (Desktop) leve o cursor do mouse até o canto superior direito da tela e vá descendo que aparecerá a barra lateral, onde iremos clicar no primeiro ícone que aparece, que é a lupa - que se refere a procurar (search), como é mostrado nas telas abaixo. No Windows 7 basta abrir o menu iniciar e digitar cmd no campo de pesquisa de programas e arquivos e depois apertar a tecla enter.

cmd1

 

search

Digitando cmd no campo de procura, irá aparecer a opção prompt de comando e, então, clicamos nesta opção.

cmd2

Aparecerá a tela do prompt de  comando (c:\). Vou digitar o comando c:\dir d:\Musics /s /b > d:\lista.txt como mostrado a seguir.

cmd3

O comando dir, irá listar o que há dentro do diretório. Neste caso acima, estou pedindo para listar o que tem na minha pasta de Músicas (Musics) dentro da partição  d. A opção /s é para listar tudo que tiver dentro dos subdiretórios também e a opção /b é para mostrar o caminho completo sem as opções de data, tamanho do arquivo, etc. O sinal de maior (>) indica que é para enviar o resultado para um arquivo ao invés de mostrar na tela. No meu caso a opção d:\lista.txt, estou pedindo para criar um arquivo lista.txt na partição d. Caso eu queira criar uma lista ordenada, basta usar a opção /no, onde a opção n é para ordenar e a opção o é para ordenar por nome.

Agora é só abrir  o Windows Explorer, caso não encontre o explorer, pode usar a opção de procura e digitar explorer como mostrado no início deste artigo.

cmd4

Localizado o arquivo lista.txt no diretório d, é só abrir que verá a sua lista dentro do arquivo.

listatxt

No próximo post falarei como organizar estas informações contidas no arquivo de texto dentro de uma planilha do excel, separando, no meu caso, por nome do artista e nome da música

Abraços

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

3 Comentários

Ivan
1

Muito interessante este tutorial. Já precisei várias vezes digitar manualmente os nomes de vários arquivos para colocar em capas de CD´s e em outras situações também. Conhecendo esta dica facilitará muito esses trabalhos. Obrigado!

Silvio Rocha
2

Muito bom tutorial. As novas gerações by Windows não tem ideia do que era possível fazer sobre ambiente DOS.

Uma sugestão para o artigo. Listagem da árvore de diretórios do HD:

CD\
Tree > Lista.txt
Type Lista.txt

Um grande abraço.

Silvio Rocha

rodrigooporto
3

Legal Luciano,

Bom quero deixar registrado que sou usuário do Linux (OpenSuse) e lendo o seu post fiquei curioso em saber se também funcionava no mundo OpenSource e pode acreditar funciona.
Basta alterar para os comandos correspondentes, ou seja.
ls -s -R > lista.txt

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">