vSphere Data Protection Advanced: a evolução do backup

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá pessoal,

Há algum tempo atrás eu falei aqui mesmo no site sobre uma ferramenta de backup da VMware chamada vSphere Data Protection. Hoje eu gostaria de falar sobre uma evolução da ferramenta: o vSphere Data Protection Advanced.

Esta ferramenta lançada pela VMware ficou ainda melhor e gostaria de falar do que ela traz de benefícios para você que pretende adotar o VMware e ainda tem dúvidas se vale a pena ou não o investimento. Com certeza o VDP é um diferencial, então, segue a lista daquelas que julgo serem os pontos a favor do VDP:

Eficiente

  • Tamanho variável: os dados são divididos em segmentos de tamanhos variáveis, o que permite as maiores taxas de eliminação de duplicação: em média 99% para sistemas de arquivos e 96% para bancos de dados;
  • Global: a eliminação de duplicação é comparada entre todas as VMs incluídas no backup realizado por um mesmo appliance virtual VDP Advanced, reduzindo o armazenamento de backup necessário em até 95%;
  • Cliente: para backups no nível do guest, os agentes executam a eliminação de duplicação no nível da VM, reduzindo o impacto diário sobre a rede virtual em até 99% em relação aos métodos tradicionais de backup completo.

Rastreamento de blocos alterados

Esta feature trabalha junto com a deduplicação de dados, ela varre o disco virtual realizando o backup somente dos blocos modificados, ou seja, só é inserido no backup aquilo que foi realmente alterado.

Restauração dos blocos alterados

Quando falamos em restore, o VDP também sai na frente. Como ele faz o backup dos blocos alterados no restore também é restaurado somente os blocos comparado com o último backup. Um exemplo prático disso é que se você quer voltar o backup da terça na quarta ele só irá restaurar aquilo que foi modificado no último dia e não a VM inteira – isso reduz o tempo de backup em até 30 vezes.

Simples

Integração com o vSphere

O VDP é totalmente integrado com o ambiente vSphere, facilitando assim, o seu gerenciamento, pois no cliente web só é adicionado mais um ícone – você administra o seu ambiente virtual e o seu backup de um mesmo lugar.

Fácil implantação

Implantar o VDP é muito simples, você precisa de apenas um DNS ativo e funcionando que em poucos cliques você tem um backup implementado.

Restauração a nível de arquivos

Além de restaurar a VM inteira o VDP também lhe da opção de restaurar arquivos ou pastas, não sendo necessário o uso de mais alguma ferramenta de backup extra.

Backup de aplicativos

Agentes do Microsoft SQL e do Exchange: fornece agentes específicos de aplicativos para proteger esses aplicativos essenciais aos negócios. O agente leve instalado na VM executa a eliminação de duplicação dos dados, transferindo apenas os blocos modificados diferentes para o appliance VDP Advanced. O VDP Advanced possibilita o mais alto grau de eliminação de duplicação no nível do guest.

Consistência de aplicativos: o backup e a recuperação no nível do guest garantem a consistência dos estados dos aplicativos, o que é essencial para garantir a proteção confiável dos aplicativos essenciais aos negócios.

Recuperação de itens individuais

  • Agente do Microsoft Exchange Server: oferece recuperação de bancos de dados individuais com opções de restauração em bancos de dados especiais do Exchange, a fim de realizar recuperação detalhada de caixas de correio e mensagens.
  • Agente do Microsoft SQL Server: permite a recuperação do aplicativo inteiro, de bancos de dados individuais ou somente de logs.
AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Frederico Neves

Mais artigos deste autor »

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup.
Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware.
Contato: (44) 8411-2684
email: [email protected]


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">