A TI na Terceira Plataforma – Parte 1

A grande quantidade de informações que tem caído em nosso colo toda vez que acessamos a Web, seja do notebook, tablet, smartphone ou até mesmo do nosso PC (note que o PC veio em último lugar), faz com que prestemos mais atenção na chamada terceira plataforma – que basicamente é a gestão de negócios na nuvem.

tecnologia-ti-terceira-plataforma

Neste artigo gostaria de falar de algo que veio para ficar e que vai dominar as conversas de TI e do mundo nos próximos 25 anos. Este conteúdo foi retirado do material desenvolvido pela PRODAMA, empresa a qual trabalho, para um evento que tem como título: Encontro com CIOS.

Antes de falarmos da terceira plataforma, vamos falar um pouco de história.

Na imagem abaixo vemos um quadro com empresas que nasceram na primeira, segunda e ou terceira plataforma.

1

Observe que na primeira plataforma algumas empresas que foram pioneiras no mercado de TI simplesmente não evoluíram e morreram na primeira plataforma, este é o caso da digital e da Cullinet. A terceira empresa da lista é a conhecida IBM, que precisou se reinventar para se manter viva até hoje e se transformando em uma grande potencia da terceira plataforma.

Na segunda plataforma vemos 2 empresas que estão aí até hoje e que dispensam qualquer comentário. Chamo atenção para a primeira da lista, chamada PC’S Limited. Esta empresa, pra quem não sabe, é a DELL, que hoje passa por sérios problemas por não se adaptar às demandas de mercado.

E, por fim, temos as empresas que já nasceram na terceira plataforma e que dominam e disputam o mercado entre si.

Na imagem abaixo vemos uma comparação bastante simples do que é a terceira plataforma e como ela é formada. Na primeira plataforma tínhamos basicamente um grande computador (Mainframe) e conectado a ele tínhamos terminais burros que dependiam deste grande processador. Nesta plataforma existiam alguns milhares de Apps e alguns milhares de usuários. Com a evolução entramos na era cliente servidor que já conhecemos bem, onde o barateamento dos equipamentos possibilitou uma grande bolha da TI. Muitos aplicativos foram desenvolvidos e o acesso a tecnologia se tornou algo perfeitamente possível à empresas de médio e pequeno porte, com isso chegamos a casa dos 100 mil aplicativos e alguns milhões de usuários.

Na terceira plataforma este número cresce de forma exponencial. Com o armazenamento em nuvem os limites e as fronteiras são ultrapassadas, sendo que hoje não é necessário mais se ter qualquer estrutura de TI para armazenar um ERP, por exemplo. Hoje fica tudo armazenado na nuvem, em grandes ou pequenos datacenters espalhados pelo mundo. Com esta possibilidade aliada com a facilidade de gerenciamento chegamos a casa dos milhões de aplicativos e bilhões de usuários.

2

Mas e a segunda plataforma morre com a chegada da terceira? A resposta é não. Ela simplesmente perde força. Na imagem abaixo vemos um gráfico que mostra que em 2020 70,4% dos negócios serão feitos na terceira plataforma, ou seja, ano a ano a segunda plataforma vai perdendo força, porém, ela não morre tão facilmente.

3

Entendemos que a terceira plataforma se baseia em 4 forças fundamentais, que são: Computação em Nuvem, Mobilidade, Big Data e Social Business. Entendemos também que as empresas que souberem adequar suas realidades às 4 forças, com certeza serão fortes potencias no “mundo que está nascendo”.

Nos próximos artigos falarei sobre estas 4 áreas de forma detalhada.

Por hoje é so pessoal. Vou procurar publicar um artigo por semana ou 2 artigos por semana dando continuidade a este tema que julgo de muita relevância para nós Profissionais de TI

Frederico Neves

Mais artigos deste autor »

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup.
Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware.
Contato: (44) 8411-2684
email: [email protected]


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!