Em qual carreira de TI atuar?

Olá leitores,

O grande desafio de todo profissional em inicio de carreira (em qualquer área, não somente TI) é definir qual o rumo se deve seguir entre tantas opções, tais como: infraestrutura, desenvolvimento de softwares, segurança da informação, análise forense, administração de banco de dados, gestão de TI, gerente de operações, analista de help desk, analista funcional entre outras.

Primeiro, saiba que esta preocupação não é apenas de quem está no início de carreira. Como o mercado de trabalho evoluiu, hoje muitos profissionais vem repensando suas áreas de atuação devido às ações de outsourcing de TI.

qual-carreira-ti-seguir-atuar

Segundo, indiferente da remuneração paga pelo mercado, o profissional tem que ter consciência que para progredir na carreira ele deve ter interesse pelo assunto, pois ele vai passar boa parte do seu tempo colhendo informações em revistas, livros, vídeos, palestras, portais entre outros para evoluir profissionalmente.

Sendo assim, jamais escolha uma profissão apenas pelo critério remuneração, porque a motivação financeira dura pouco tempo e a pessoa necessitará mais do que isso para se sobressair e evoluir. Caso não acredite nesta informação, valide, pois este dado pode ser coletado em qualquer livro sobre motivação ou mesmo pela sua experiência de vida ou experiência de amigos/conhecidos.

Pare um minuto, reflita e tente resgatar suas conquistas pessoais. Talvez, sua motivação surgiu inicialmente por uma questão ou interesse financeiro, mas seu estímulo não se manteve apenas no dinheiro, com certeza tinha outras fatores que o estimularam por um tempo, tais como: ser reconhecido como referência daquele determinado assunto, ter o senso de responsabilidade apurado e/ou se sentir desafiado em resolver o problema que ninguém conseguia – entre outros fatores sociais.

Lembre-se: a vida é curta. Faça o que deseja e tente ser o melhor naquilo que acredita! Muitos vão dizer que você não vai conseguir, mas somente o tempo poderá lhe dizer isso. Existe mercado para todo bom profissional que ama aquilo que faz e acredita, existem salários de profissionais de suporte funcional, por exemplo, maiores que de analistas de redes ou de outras funções de renome.

De fato talvez seja a minoria, mas isso existe em toda profissão. Somente se destacam aqueles que de fato gostam do que fazem e que aprenderam outras competências para se destacar no mercado dos profissionais que possuem as mesmas qualificações de quem lê este texto.

Se você sabe o seu valor e acredita que está ganhando pouco, pare de se lamentar e faça por merecer e conquistar aquilo que deseja!

Caso esteja na dúvida em qual área seguir, faça entrevistas com profissionais que atuam na opção pretendida e faça cursos de extensão para ver sua aptidão e interesse, posteriormente dedique-se, profissionalize-se e certifique-se.

“Entre a força e a técnica, vence a técnica. Se a força e a técnica forem iguais, vence o Espírito”. Miyamoto Musashi

Obrigado aos que chegaram até o final deste texto.

Deixe seu comentário! Aceito sugestões para continuar o debate em textos futuros.

Fernando C. G. D. Guerra

Mais artigos deste autor »

Mestre em Administração Profissional pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD), Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), MBA em Gestão de Projetos e Graduado em Administração de Sistema de Informação pelo Centro Universitário UNA (UNA).


27 Comentários

Israel
1

Muito bom o texto.
Se você sabe o seu valor e acredita que está ganhando pouco, pare de se lamentar e faça por merecer e conquistar aquilo que deseja!
Essa frase matou ao pau…

Fernando C. G. D. Guerra
6

Gleice Ribeiro,
Grato pela contribuição.
Estou sempre disponível para auxiliar se precisar.
Abs

Gleice Ribeiro
7

Muito obrigada Nandinho! Não dispenso, em hipótese alguma, seu auxílio.
Estou atuando em Gestão de TI e aceito dicas de certificações. Tenho Itil V3, estou estudando para ISO 2000 e 27001. Estudei Cobit 4.1, mas não fiz a prova.
Alguma orientação?
Abraço.

Fernando C. G. D. Guerra
9

Gleice Ribeiro,
Com relação a atuar com gestão de TI, algumas certificações passam a ser cobradas como obrigatórias, tipo, Itil V3, ISO 20000, 27002 e Cobit. Mas, lembre-se que isso ainda é o “B” “A” “BA” e não são mais um diferencial, pelo menos não as de fundamentos. Percebo que a maioria das pessoas realizam as provas, mas, não utilizam o conhecimento no cotidiano.
O trabalho de análise dos incidentes para avaliar medidas para reduzir custos ou melhorar os serviços de TI na maioria das vezes nas organizações não são realizadas. Isso, na verdade e uma mudança comportamental o que exige tempo e paciência.
Penso que estudar sobre mudança e cultura organizacional auxiliaria mais ao gestor do que somente o conhecimento técnico de TI, mas comprovar isso no dia a dia torna-se complicado uma vez que existem febre e valorização das certificações. Embora, no COBIT 5 já se observa a utilização de critérios de análise sobre traços da cultura organizacional para auxiliar no cotidiano.
Percebo que o mercado cobra as certificações devido ao desconhecimento dos profissionais de TI sobre gestão, mas para se implementar mudanças na organização necessita-se de múltiplos conhecimentos e fatores além do que se vende.
Caso seu interesse seja em atuar com suporte e quiser gerir um ambiente de service desk recomenda-se se especializar em ITIL, uma vez que existem cursos via EAD com preços acessíveis.
Lembre-se de verificar na empresa em que atua e outras em que deseja atuar e veja o que elas valorizam, pois desta forma lhe possibilita se preparar para concorrer a futuras vagas no local de trabalho ou fora para melhorar a remuneração.
Observo o mercado aquecido para profissionais que atuam com desenvolvimento e telecom preferencialmente certificados em CISCO, mas, para níveis de expert.
Eu recomendaria avaliar o que você gosta e depois partir para especialização, pois gestão todo mundo fala que faz, mas tudo depende da definição de “GESTÃO” da organização.
Infelizmente, existe muito marketing no mercado, vivemos em um mundo de IMAGEM ou talvez apenas a minha definição de gestão, seja diferente!!
Espero ter ajudado.
Abs

Aline
12

Excelente artigo Fernando. Cito uma frase do Steve Jobs bastante conhecida e, assim como seu texto, também muito motivadora:
“Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente.”
Abraço.

Fernando C. G. D. Guerra
13

Grato pela contribuição Aline.
Penso que esta frase representa muito para todos que ainda não se encontraram e que devem continuar a procura de sua essência.
A única frase do Steve Jobs que lembro e pode ser vista no youtube em um evento de uma formatura que não me sai da cabeça é a “tenha fome, seja tolo”.
NUNCA PARE DE APRENDER!! Quando entrar na sua zona de conforto, talvez seja a hora de mudar novamente.
Abs

Wesley Dias
14

Muito bom seu texto Fernando. Ele me fez repensar se realmente estou seguindo a carreira certa para mim. Sou graduando de ciência da computação e trabalho com desenvolvimento de software. No entanto gosto da área de análise forense, no entanto tenho muita pouca informação desta área, o que me leva a desanimar um pouco. Alguma orientação de sua parte?

Fernando C. G. D. Guerra
15

Wesley Dias,
Leia sobre as certificações da área e como prestar serviço sobre este assunto inclusive como autônomo, localize todas as empresas que atuam no mercado, primeiro no seu estado, depois em outros e observe as competências que elas solicitam nos candidatos para preencher as vagas.
Acompanhe o congresso CNASI para observar as tendências de mercado e converse com pessoas que já atuam na área que você interessa tanto nos blogs como no linkedin.
Quando tiver mais informações compartilhe aqui com o grupo.
Abs e grato pela contribuição.

Renan Caldeira Menechelli
16

Excelente o artigo! Parabéns!
Revistas brasileiras de tecnologia carecem de artigos dessa qualidade.
Após o mestrado em IA (muito útil para auto-conhecimento, por sinal), defini minha área: Programador Desktop e iOS.
Hoje, o que mais me atormenta é ONDE trabalhar, a ponto de que eu possa me custear. No interior são poucas as oportunidades e na capital o custo de vida às vezes é muito alto (a ponto deu ter que “pagar para trabalhar”).
— Fora todas as exigências necessárias e a preferência de contratar técnicos; o que tem menor importância uma vez que estou decidido pela minha área.

Fernando C. G. D. Guerra
17

Renan Caldeira Menechelli, obrigado pela contribuição.
Eu lhe recomendaria pesquisar vagas nas grandes empresas como IBM, Siemens entre outras, pois existem vários casos destas empresas realizarem contratações para trabalhar via home Office e ao mesmo tempo criar um website seu para prestar serviço como autônomo.
Se tiver algum conhecido nestas empresas converse com eles, pois as descrições das vagas para atuar em home Office vêm descrita de forma diferente. Particularmente, acredito que você está no caminho correto, principalmente pelo critério escolaridade.
Acredito que o tempo lhe mostrara que você realizou uma excelente escolha.
Abs

João Marcos
18

Otimo texto!
Pois estou pensando seriamente em entrar junto à vocês nessa área. Porem ainda com dúvidas de em qual profissão engressar, Analista/Engenheiro entre outras. Texto ajuda muito a refletir e rever certos conceitos.
Se alguém poder palpitar, com experiências fico agradecido.

Pedro Aguiar
19

“Jamais escolha uma profissão apenas pelo critério remuneração, porque a motivação financeira dura pouco tempo e a pessoa necessitará mais do que isso para se sobressair e evoluir.” Estimulante !

Robison Rodrigues
21

Sinceramente, esse artigo chegou na hora certa em minha vida. Fernando muito obrigado, estava precisando de algumas palavras de alguem experiente na área pra me fortalecer e me dar mais força, garra e determinação pra seguir com mes ideais.

Michel Freitas
23

Muito o bom o texto !!!!
Olá Fernando tudo bem, eu acabei de me forma em Técnico em informatica pois eu queria que você me dissesse quais certificações e as mais importantes que devo fazer to meio perdido. Pretendo fazer faculdade de redes e não vô para por ai, sempre estarei me qualificando. Desde já agradeço a sua compreensão.

Fernando C. G. D. Guerra
24

Robison Rodrigues,
Grato pela contribuição. Fico feliz por ter contribuído.
Abs
Pacheco,
Grato pela contribuição.
Abs
Michel Freitas,
Recomendo você verificar nos sites de emprego da sua região quais certificações eles valorizam no momento para posteriormente investir nelas.
Abs

Rui Cardoso de Almeida
25

Muito bom e visionário seu texto.
Você tem conteúdo de sobra, motivado e inspirado.
Torço para que jovens e já amadurecidos possam rever seus conceitos, e, como eu, vai um novo rumo a carreira.
PARABÉNS FERNANDO.

Jeferson Silva Leite
27

Acredito nisso também. Não basta busca pelo melhor salário, tem que gostar do que se faz. Só assim para poder melhorar a cada dia. E poder crescer profissionalmente.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!