Segurança da Informação no Ambiente Corporativo

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Atenção: Este é um resumo de trabalho acadêmico. O trabalho completo, bem como créditos, encontram-se no final deste resumo.

A Tecnologia da Informação em seu contexto geral é uma ferramenta que vem ganhando cada vez mais notoriedade no ambiente corporativo da atualidade. É reconhecida como arma estratégica competitiva, pois, além de permitir e sustentar as operações do negócio viabiliza novas estratégias empresariais.

seguranca-informacao-ambiente-corporativo

Em um mundo globalizado e com um mercado cada vez mais competitivo é necessário estar atento às novas tecnologias, que podem proporcionar novos horizontes de trabalho, traçar novas estratégias e proteger a credibilidade da empresa, evitando prejuízos e gerando lucros.

Atualmente é possível encontrar o uso da Tecnologia da Informação em empresas de todos os portes, desde micro até grandes empresas, por menor que seja a utilização.

A Tecnologia da Informação está presente em diversas formas dentro de uma instituição, como, por exemplo, computadores, sistemas, programas de computador, antivírus, firewalls, entre outros ativos.

Dentro do contexto da Tecnologia da Informação existe um fator que pode ser determinante para todo o andamento da empresa e para determinar sua credibilidade, chamado de Segurança da Informação.

Segurança da Informação nas Organizações

A Segurança da Informação vem ganhando cada vez mais espaço e importância nas empresas. O seu princípio considera as informações e as pessoas como seus principais ativos. Com o avanço da tecnologia e com a grande competitividade do mercado é cada vez mais importante para uma organização investir em um sistema de informação seguro e políticas claras de segurança da informação, independente do seu porte e de suas colocações no mercado.

Informação e seus valores organizacionais

Atualmente a informação pode ser considerada um dos ativos mais importantes de uma empresa. Se uma empresa possui segurança de suas informações, certamente isso transparece uma sensação de credibilidade para os seus clientes. Segundo a concepção de Rezende (2009), informação nos dias de hoje tem um valor significativo dentro de uma organização, representando muitas vezes a base para manter recursos financeiros e seus ativos em atividade.

A importância da proteção dos ativos

Os ativos de uma empresa são todos os bens que a empresa possui no momento, tais como: mercadorias, caixa, duplicatas a receber, máquinas, dados, informações e até seus funcionários.

A Imagem que a organização transmite ao mercado tem papel fundamental para seu desenvolvimento. A administração da segurança da informação é muito importante no processo de implementação de controles que minimizem os riscos que não afetem os negócios da empresa. (FERREIRA, 2006, p.129).

Ameaças à Segurança da Informação

Nos dias atuais as organizações adotam medidas de segurança para proteger seu patrimônio físico, de forma que ativos e informações não sejam alvos de ameaças no ambiente corporativo. NBR norma ISO/IEC 13335-1 (2004) apud Dantas (2011) define ameaças como a causa potencial de um incidente indesejado, que pode resultar em dano para um sistema ou para a organização.

As ameaças estão classificadas em grupos quanto a sua intencionalidade, sendo estes: naturais, involuntárias e intencionais.

Políticas de Segurança

São políticas adotadas pelas organizações com o objetivo de estabelecer como a empresa deve ser protegida. O objetivo da mesma é determinar métodos para proteger a informação. Conforme o CERT/BR (2006):

A política de segurança define os direitos e as responsabilidades de cada um em relação à segurança dos recursos computacionais que utiliza e as penalidades às quais esta sujeito, caso não a cumpra. E considerada como um importante mecanismo de segurança, tanto para as instituições como para os usuários, pois com ela é possível deixar claro o comportamento esperado de cada um. Desta forma, casos de mau comportamento, que estejam previstos na política, podem ser tratados de forma adequada pelas partes envolvidas.


Orientador: Fadir Salmen – FATEC – Campus Ourinhos/SP.
Acadêmicos: Matheus do Val Ietsugu e Daniel Hayashida Simão
Artigo acadêmico completo disponível aqui.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">