Monitoramento (gratuito) de sites através do Google Docs

Você possui um Site ou um Blog e gostaria de receber alertas instantâneos logo que o seu site cair ou se tornar inacessível para seus  usuários? Gostaria que esses alertas chegassem em sua caixa de entrada do Gmail ou como SMS no seu smartphone ou ambos?

monitoramento-gratuito-de-sites-atraves-google-docs

A maioria dos proprietários de páginas na WEB costuma usar serviços “Freemium” para Monitoramento de Sites, sendo que com estes podem acompanhar o tempo de inatividade e disponibilidade destas páginas. Estes serviços oferecem planos gratuitos, mas, na grande maioria das vezes, você terá de pagar algo se desejar receber alertas por e-mail, alertas via SMS ou ainda quando há a necessidade de controlar um  número maior de sites.

Construindo uma  ferramenta de monitoramento de Site com o Google Docs

É possível utilizar o Google Docs para monitorar seu Site(s) e, ao contrário dos serviços comerciais, o Google não impõe restrições para isto. Você pode acompanhar qualquer nº de sites com o Google Docs e este irá enviar alertas por E-mail/SMS em caso de eventuais problemas. O melhor de tudo isso é que esta ferramenta de monitoramento de site é Gratuita.

Descreverei aqui um passo-a-passo para configurar rapidamente seu Google Docs para que você possa monitorar o tempo de atividade/inatividade do seu Site. Isso deve ser feito apenas uma vez e depois ele irá monitorar continuamente todos os seus Sites relacionados.

1. Entre em sua conta do Google Apps e em seguida, Clique Aqui  para copiar esta Planilha ou clique na figura abaixo.

00033

2. Informe os endereços dos seus Websites URLs na célula B2 (separados por vírgula) e seu endereço de e-mail na célula B3. Se quiser alertas por mensagens de texto, basta alterar o valor No (Não) por Yes(Sim) na célula B4.

0005

3. Depois disso uma nova entrada na Barra de Ferramentas da Planilha aparecerá, a opção Website Monitor.

00041

4. Clique em Initialize (Inicializar) e você vai ter um Pop-Up pedindo Autorização. Conceda o acesso necessário. Se por acaso a opção não aparecer, não desista, feche a planilha e aguarde pelo menos 10 minutos para tentar novamente ou tente rodar o Script manualmente na Opção ferramentas.

0006

5. Vá para o menu Website Monitor novamente e escolha Initialize (Inicializar) para iniciar o processo de monitoramento e depois feche a Planilha.

Monitorando o Site

A partir deste momento esta Planilha do  Google Docs irá monitorar o seu site periodicamente em intervalos de 5 minutos e vai enviar alertas por e-mail e de SMS (se você optar por isto) sempre que encontrar problema para acessá-lo.

0007

Se o problema for resolvido, você irá receber uma outra notificação dizendo que “Site: www. is Up”

0008

Os tempos de indisponibilidade são registrados na mesma Planilha do Google Docs, de forma que você possa usar esses dados mais tarde para analisar o desempenho de sua empresa de hospedagem.

Recendo alertas de SMS quando seu Site estiver indisponível

Como é feito o monitoramento do seu site? Funcionando internamente, nesta planilha há um Script que faz o trabalho de monitoramento. O script é executado  a cada 5 minutos, utilizando uma Trigger (Gatilho) que é disparado automaticamente para fazer a inspeção do seu Site.

Como Alertas SMS são enviadas através do Google

Este Script do Google Apps pode enviar mensagens de e-mail, mas o processo para o envio de mensagens de texto emprega uma solução alternativa.

0009

Na prática ele cria um evento regular no seu calendário do Google e assim habilita um alerta de SMS. O evento está previsto para terminar em 30 segundos, desta maneira você irá receber o aviso de forma instantânea  no seu celular. Se você não está recebendo alertas de texto em seu telefone, certifique-se que seu número está associado ao recurso de envio de Alertas por SMS na sua Agenda.

0010

Com esta ferramenta funcionando você poderá verificar imediatamente com o serviço de hospedagem do seu site sempre que houver uma indisponibilidade e o melhor, você tem um registro completo das atividades para poder argumentar.

Artigo traduzido e adaptado de http://www.labnol.org/internet/website-uptime-monitor/21060/

Silvio Rocha

Mais artigos deste autor »

Especialista em Treinamento e Desenvolvimento. Google Trainer Certified. Atuou em grandes empresas do segmento de TI. Atualmente é responsável pela área de Gestão de Conhecimento na Colaborativa, uma empresa Google Partner com ênfase na Transformação da Educação utilizando tecnologia Google. Escreve no blog da Setesys sobre tecnologia, soluções corporativas, novidades da Google e Google Apps. Um dos membros do Google Business Group São Paulo e criador do Portal de EAD - Instituto Google Apps.


18 Comentários

Tiago
2

Caro Silvio, bom dia.
Me interessei pelo seu artigo, mas não consigo baixar a planilha pelo link informado.
Abraço, Tiago

Dohko
7

Gostaria de saber se ele é possível monitorar as atualizações de sites e informa-lo no nosso e-mail tbm? aguardo

Fabio
8

Muito bom o artigo! Existe uma maneira de monitorar no caso do site estiver lento ou somente fora do ar?

Giovanni Eliziario
9

cara, sensacional!
estou testando, mas como meu site vem dando problema dia sim, dia não, em breve falo sobre o funcionamento.
parabéns!

Rodrigo
12

Recebo o seguinte erro quando executo o script
ReferenceError: “ScriptDb” is not defined.Dismiss

Hitalo
16

Amigo, bom dia.
Muito boa sua matéria. Sabe me indicar algum controle semelhante a este para o link de internet?
Obrigado.

Tiago
18

Pedro acho que nem o script e a planilha, pois já fiz algumas e não obtive retorno algum e nem o blog pelo visto kkk pois você perguntou a um bom tempo e não obteve resposta alguma…

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!