Tutorial: Criação da Mídia do Windows PE (Preinstallation Environment) no Windows 7

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

No artigo anterior, mostrei como criar uma mídia do Windowsw PE (Preinstallation Environment) no Windows 8. Achei interessante criar um tutorial de criação desta mídia no Windows 7, sendo que os leitores que leram o artigo anterior perguntaram sobre isso. O processo é bem parecido mudando apenas o software a ser baixado e o comando para a criação da imagem ISO.

O primeiro passo é baixar o software Windows AIK (Windows Automated Installation Kit), que poderá ser baixado direto do site da Microsoft clicando aqui.

tutorial-windows-pe-preinstallation-environment-windows-7

Gostaria de lembrar também que o pré-requisito para instalar o Windows AIK é ter o .net Framework 3.5 ou superior instalado. Terminado de baixar o software, você verá que este mesmo está em imagem ISO. Não precisa queimar um DVD para usá-lo. É necessário apenas emular a imagem com algum software disponível no mercado, tal como o Virtual Clone, Daemon Tools, e outros. Ao instalar um destes aplicativos para montar imagens, clique com o botão direito do mouse em cima do software WAIK (Windows AIK) e depois em montar. Este processo difere de software para software e estou fazendo com base no Virtual Clone. Depois é só instalar a partir da imagem montada.

Ao terminar de instalar, clique no menu iniciar > Todos os programas > Microsoft Windows AIK e clique com o botão direito do mouse em cima de Prompt de Comando das Ferramentas de Implantação e depois clique em Executar como Administrador, pois, esta ferramentas precisará de permissões administrativas para criar o Windows PE.

winpe_1

Abrirá a janela do Prompt de Comando das Ferramentas de Implantação já dentro do diretório das ferramenta necessárias para a criação da mídia.

winpe_2

Conforme a imagem abaixo, executei o comando dir para mostrar para você o que consta neste diretório. Você pode ver que contêm as pastas amd64 para a criação da mídia na versão 64 bits e a pasta x86 para a criação da mídia na versão 32 bits.

winpe_3

Temos também neste diretório, o aplicativo de linha de comando copype.cmd que usaremos para criar o diretório com os aplicativos necessários para o Windows PE. Então iremos digitar o comando c:\copype x86 c:\winpe_x86, onde copype é o comando (não necessita colocar a extensão), x86 é a versão que escolhi para a criação da mídia e c:\winpe_x86 é a pasta que será criada e dentro dela armazenado os aplicativos do Windows PE necessários.

Você pode customizar o Windows PE adicionando ou eliminando aplicativos com os aplicativo imageX e peimg que vêm inclusos também no Windows AIK. O imageX é para montar a imagem winpe.wim, que fica dentro da pasta c:\winpe_x86, e o aplicativo peimg serve para adicionar pacotes à imagem. Este processo se faz após ao comando copype.cmd. Como o propósito deste artigo é fazer algo mais simples, não entrarei no mérito de customizar a mídia do Windows PE.

winpe_4

 

Ao terminar de criar a pasta c:\winpe_x86, será aberta a janela do prompt de comando já dentro desta pasta.

winpe_5

Agora iremos executar o aplicativo de linha de comando que irá criar a imagem ISO para poder ser queimada em uma mídia de CD ou UFD (no caso pen drive). O comando é c:\oscdimg -n -bc:\winpe_x86\etfsboot.com c:\winpe_x86\ISO c:\winpe_x86.iso, onde oscdimg é o aplicativo que irá criar a imagem ISO, etfsboot.com é o que fará a mídia bootável (as opções -n -b são necessárias para o aplicativo etfsboot), c:\winpe_x86\ISO é o caminho de origem onde está os aplicativos necessários para a imagem ISO e c:\winpe_x86.iso é a imagem que será criada no diretório raiz c:.

winpe_6

 

winpe_7

Pronto! Ao terminar a imagem estará criada no diretório c: e então poderá ser utilizada para gravar em uma mídia de CD ou em um pen drive.

Espero ter ajudado.

Faça também no Windows 8.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Analista de Sistemas. Há mais de 15 anos trabalhando em consultoria a usuários finais e à empresas.


13 Comentários

Demetrius
1

Muito Obrigado por essa matéria. Obrigado por atender os pedidos…realmente vai ajudar e muito nós que trabalhamos com assistência técnica. Valeu!

Alexandre H Ventura
4

Sobre o tutorial para adicionar aplicativos no WPE, alguma perspectiva de quando será feito?

Obrigado e parabéns pelo trabalho!

DEURIVALDO
5

Fiz o teste, mas não obtive sucesso.

Baixei e instalei o AIK (para windows 7) normalmente, mas na hora de execução dos comandos tive problema de somente executar se colocasse “copype.cmd” e no segundo comando o sistema não reconheceu “oscdimg” como comando interno.

O que faço?

DEURIVALDO
6

Consegui realizar as operações mas quando tentei rodar o DVD criado deu erro. Não permitindo instalação.

Nos comandos que executei tirei o “c:” e coloquei apenas “copype AMD64 …”

Wilson
11

Pra quem se deparou com erro ao dar boot na ISO, segue solução:

O Tutorial fala do arquivo “winpe.wim”, que está dentro da pasta que a gente copiou depois de dar o comando “copype”, e diz que não é o propósito deste tutorial. Como não? Esse é o arquivo que contém a imagem do Windows PE.

Acontece que esse não é o nome correto do arquivo. Vamos começar o procedimento desde o início. Façam o seguinte:

1) Depois de dar o comando “copype”, vai la na pasta que foi criada no C: (seja o x86 ou o amd64) e renomeia o arquivo “winpe.wim” para “boot.wim”.
2) Copie e cole esse arquivo “boot.wim” dentro da pasta “ISO\Sources”, que está dentro da pasta que foi criada no C: após o comando “copype”.
3) Pronto, agora sim você pode dar o comando pra criar a ISO.

Sem esse arquivo “boot.wim” dentro da pasta Sources, a ISO não dá boot e apresenta aquele erro.

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
12

Opa Wilson!
Se você seguir o tutorial conforme o demonstrado, irá funcionar perfeitamente. Estas imagens que aparecem no tutorial, fui fazendo ao mesmo tempo que criava o tutorial para mostrar que funciona. Infelizmente, verifiquei que você foi o único que teve problema ao dar o boot. Já criei diversos windows PE de diversas versões do Windows e não tive problemas. No entanto, verifique que se instalou corretamente o Windows ADK o qual contém os arquivos necessários para a criação do Windows PE. Caso tenha alguma dúvida, existem outros dois tutoriais meus aqui que foi criado o Windows PE a partir do Windows 8.1 e do Windows 10.
Não crio nenhum artigo sem que faça o teste devido e o qual para demonstrar veracidade, ao mesmo tempo copio as imagens para demonstrar a forma correta.

Emílio Cavini
13

É possível criar uma instalação automatizada com caixas de seleção aonde eu posso escolher qual versão do Windows, Office e quais programas eu quero instalar via HD Externo bootável?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">