Virtualização: Como escolher o melhor fornecedor de serviços?

A virtualização é um fato que as empresas estão cada vez mais aceitando como uma realidade emergencial. Muitas são as vantagens competitivas em relação ao ambiente tradicional.

No Brasil, ainda existe muita escassez de conhecimento e material base para que os profissionais possam se apoiar na hora de escolher para que lado caminhar. Empresas de médio porte ficam completamente perdidas quando resolvem iniciar o processo de implementação desta tecnologia. Os problemas começam durante a escolha do fornecedor de serviços, sendo esta etapa (jugo eu) a mais importante no processo, pois este parceiro é quem vai lhe dar o norte por onde ir.

virtualizacao-como-escolher-melhor-fornecedor-servicos

Uma consultoria pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso do seu projeto, por isso, é muito importante saber quem contratar para lhe apoiar nesta nova etapa. Pensando nisso, escolhi alguns pontos que precisam ser levados em conta para a contratação de um fornecedor de serviços de virtualização.

Nunca se preocupe apenas com preço

Entendo que o orçamento para TI muitas vezes é limitado, porém, nunca escolha o mais barato. Neste caso, quase sempre o barato pode sair muito caro! Lembre-se que é toda sua plataforma de TI que está em jogo. É comum empresas colocarem toda a infraestrutura em um ambiente virtual, portanto, se a empresa contratada não souber dimensionar seu ambiente você terá grandes problemas.

Procure por cases de sucesso

Nunca queira ser a cobaia de ninguém. Procure sempre por profissionais com experiência prática no negócio. Cursos são muito bons, porém, só a teoria em uma implementação complexa pode ser algo traumático. Na empresa que trabalho, por exemplo, um consultor inexperiente nunca inicia um projeto sozinho, sempre há um consultor com muitos projetos nas costas para acompanhar.

Procure por empresas que já foram atendidas pelo seu fornecedor, ligue e peça referências. O boca a boca ainda é muito válido neste processo. Sempre uso a empresa a qual trabalho como exemplo e aqui nós sempre colocamos novos cliente para conversarem com outros clientes. A boa referência tem um peso muito grande.

Visite ambientes feitos pelo fornecedor

Caso tenha em sua cidade algum cliente que seu fornecedor já fez algum projeto, procure conhecer pessoalmente o trabalho feito. Muitas vezes conhecemos bem a teoria, mas visualizando na prática como tudo funciona pode se tornar mais clara a compreensão do todo.

Analise as soluções propostas

Preste muita atenção no que o fornecedor está oferecendo. Procure sempre por soluções que se integrem de forma simples, de fácil administração e fácil aprendizado. Não adianta nada você ter nas mãos uma solução que não saberá administrar. Opte por soluções homogenias que lhe forneçam todas as opções de gerenciamento inclusas na ferramenta que está comprando.

Cuidado com a versão da solução que está comprando

É muito comum as empresas apresentarem uma coisa e venderem outra. Um grande exemplo está na solução da VMware, onde a mesma contempla muitos recursos que só estão disponíveis nas versões Enterprise ou Enterprise Plus. Na hora da demonstração todos estes recursos são apresentados, porém, ao vender, para baratear o projeto, as empresas colocam versões de entrada, como a Essentials ou Essentials Plus. Estas versões são excelentes e funcionam muito bem para a grande maioria dos ambientes, no entanto, algumas features não são automatizadas e precisam de intervenção da TI.

E, por último, exija treinamento

Esta etapa é muito importante! Por mais simples que possa ser a administração de um ambiente virtualizado, se você não conhece, precisa receber um treinamento. Não fique a mercê do seu fornecedor, procure sempre conhecer aquilo que você tem em casa. Você precisa, no mínimo, dar conta de resolver os problemas mais simples.

Bom pessoal, é isso. Espero que estas dicas sejam interessantes.

Frederico Neves

Mais artigos deste autor »

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup.
Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware.
Contato: (44) 8411-2684
email: [email protected]


4 Comentários

Luiz Roberto
3

Boa tarde Frederico,
Primeiramente parabéns pelas suas dicas, realmente elas são de grande valia para empresas que pretendem entrar na nuvem.
Em segundo lugar, trabalho na área de redes e suporte, e estou pensando em mudar para essa área de Cloud Computing. Você tem alguma dica para dar?
Agradeço a atenção.
Um abraço.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!