e-book VMware de A a Z – Capitulo 1 – Parte 8

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Antes de continuar, leia a parte 1parte 2parte 3parte 4parte 5parte 6, parte 7!

monitoramento-proativo-servidores-datacenter

Configurando ESXi: Network Management

Antes de colocar o seu host ESXi para trabalhar, é necessário configurar o seu endereço de IP. Por padrão, um endereço de IP DHCP é atribuído ao host. Para alterar ou configurar definições básicas de rede, utilize o DCUI ou através do vSphere Client.

vmware-esxi-18

No DCUI, você pode mudar o nome do host, as configurações de IP (IP, máscara de sub-rede, gateway padrão) e os servidores DNS. Você também pode configurar a VLAN, configurar um IPV6 e outros.

vmware-6

Configurando ESXi: Outras Configurações

No console é possível também alterar o teclado (o padrão é o inglês) e ativar ou desativar os troubleshooting. Por padrão, eles são desativados. Os troubleshooting são:

  • Modo Local Suporte Técnico (TSM) – Para solucionar problemas locais.
  • Suporte Técnico Atendimento com acesso Remoto (SSH) para solução de problemas remotamente, usando um cliente SSH, por exemplo, o Putty.

As boas práticas pedem que se mantenham os serviços de troubleshooting desativados até que seja necessário usá-los. Por exemplo, quando você está trabalhando com o suporte técnico da VMware para solucionar um problema.

Os dois últimos ajustes nesta tela permitem a você redefinir a configuração do sistema para seus padrões de fábrica e remover extensões personalizados ou pacotes que foram adicionados.

ESXi_system_customization

ESXi como um cliente NTP

O Network Time Protocol (NTP) é um protocolo padrão da Internet usado para sincronizar os relógios dos computadores da rede. Os benefícios para a sincronização de tempo em um host ESXi incluem:

  • Melhor desempenho, pois os dados referentes a data e a hora são interpretados de forma eficaz
  • Facilidade ao conferir logs, pois sempre teremos a hora exata que o problema aconteceu
  • As máquinas virtuais podem sincronizar o seu relógio com o host ESXi. A sincronização de tempo é benéfica para aplicações que rodam nas maquinas virtuais, como os bancos de dados, por exemplo

NTP é um protocolo cliente-servidor. Quando você configurar o host ESXi para ser um cliente NTP, o host sincroniza o seu tempo com um servidor NTP, que pode ser um servidor na Internet ou o servidor NTP local. Os hosts ESXi 5.x suportam versões NTP 3 e 4.

time

Configurações de rede: DNS e roteamento

É possível alterar as seguintes configurações de DSN nos hosts:

  • O nome do host e de domínio
  • Os servidores de DNS primário e secundário
  • Os gateways padrão: VMkernel

Para definir essas configurações, clique na guia Configuração do host, clique no link de roteamento e DNS e clique em Propriedades para exibir a informação que é mostrada na imagem abaixo.

dns

Configurações de Acesso Remoto: Security Profile

No ESXi, os clientes remotos são normalmente impedidos de acessar os serviços no host. Da mesma forma, os clientes locais são normalmente impedidos de acessar as máquinas remotas.

Para garantir a integridade do host, algumas portas estão abertas por padrão. Para fornecer ou impedir o acesso a determinados serviços ou clients, você deve modificar as propriedades do perfil de segurança. Um host ESXi permite que alguns processos sejam iniciados automaticamente. Um host ESXi também inclui um firewall que vem habilitado por padrão.

Para modificar o Security Profile, clique na guia Configuration.

security

Para fornecer acesso a um serviço ou cliente, marque a caixa de seleção apropriada. Para impedir o acesso, desmarque a caixa de seleção apropriada.

Leia também parte 1parte 2parte 3parte 4parte 5parte 6parte 7!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Frederico Neves

Mais artigos deste autor »

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup.
Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware.
Contato: (44) 8411-2684
email: [email protected]


1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">