Liderando de forma eficaz! O que não pode faltar?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Liderança! Tema tão comum e “batido” hoje em dia…

Artigos em revistas, matérias, palestras, livros, autoajuda, e muitas vezes falta o básico para os nossos líderes que atuam nas corporações.

Passamos por tanta coisa no dia a dia que as vezes o “básico” não é lembrado e acabamos falhando ao direcionar e desenvolver pessoas.

lideranca-gestao-equipes-trabalho

Imagem via Shutterstock

Abaixo seguem alguns pontos que considero básicos para a arte da liderança:

(Sim, liderar é uma arte!)

Feedback Construtivo

Dê feedbacks! É sério! Por favor! Se você lidera ou trabalha na linha de frente dê feedbbacks construtivos. Elogios merecidos, críticas neutras ou até mesmo um aviso mais sério. Mas utilize essa prática, dê feedback aos membros da sua equipe.

Delegue Responsabilidades

Acredite nas pessoas! Acredite na sua equipe! Gerentes bem-sucedidos tem fé no seu pessoal. Acredite que seu pessoal vai tomar a inciativa, resolverão os problemas que surgirem e gerarão resultados importantes. Ter essa disposição a acreditar na equipe faz toda a diferença.

Avalie o desempenho regularmente

Vários colaboradores precisam ser munidos regularmente sobre seu desempenho na organização! Mantenha sugestões de como seu colaborador pode melhorar o desempenho. Não ameace, sugira!

Alinhar as expectativas de ambas as partes é muito saudável e vários gestores pecam nisso.

Decida e Execute!!!

Decisões são divididas em três etapas:

  1. Coleta de fatos;
  2. Identificação das opções;
  3. Escolha da mais adequada.

Se você desenvolver um método calmo e racional de tomada de decisões ganhará confiança e vai adquirir habilidade de trabalhar sob pressão. Experimente!

Pratique a motivação pelo elogio

Elogie! Se alguém fez um bom trabalho: elogie! Existem várias formas não verbais também de expressar isso. Um gesto afirmativo com a cabeça, um “positivo” com a mão, etc. O importante é que qualquer gesto que demonstre pode motivar seus colaboradores e manter um astral bem melhor no ambiente de trabalho. Elogiar não dói, certo?

Escute mais!!!

Saber ouvir, saber separar o que é emergencial e o que é habitual é uma grande habilidade no mundo da liderança.

A escuta eficaz leva em conta o que os outros dizem!

“Escute para entender, e não para concordar; pense em aprender.”

Obtenha Feedback

Ali em cima falamos sobre dar feedbacks constantes. Mas também é super importante OBTER feedbacks. Crie situações para que seus colegas falem abertamente sobre o que acham de você. Quando entregar algo, confirme o recebimento e veja se atendeu as expectativas. Comunique-se!

Gerenciar expectativas é a grande jogada dessa etapa!


Essas atitudes frequentes treinam o líder para ser melhor e inspiram a confiança dos membros da equipe. Nem todos de uma equipe terão o desempenho esperado, mas acredite mesmo assim no conjunto da obra e ajuste falhas pontuais para o sucesso coletivo.

E como diz aquele antigo clichê:

Um bom líder elogia em público, e critica de forma privada.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Marília Balbé

Mais artigos deste autor »

Marília atua com Gerenciamento de Projetos, liderança de equipes de desenvolvimento de software. Habilidades em engenharia de software, levantamento de requisitos e análise de negócio. Influenciadora Microsoft, certificada Scrum Master. Hiperativa e eterna aprendiz. Folow me: @maribalbe


3 Comentários

Lucas Alcântara
1

Muito Bom, Marília. Parabéns.

Acho muito importante a participação das duas partas como ouvintes. O elogio é muito importante, deve ser o primeiro passo após a conclusão de uma tarefa atribuída e se foi feita da melhor forma,isso poderá ser o último assunto (“como aprimorar”) e não o contrário. Isso com toda certeza traz primeiro a satisfação e motivação ao funcionário para continuar e se dedicar cada vez mais. O nome disso é reconhecimento que, infelizmente, não se vê muito por aí.

Carolina
3

Adorei o texto!!! Parabéns.

Realmente, falta em muitos gestores a habilidade de realizar uma comunicação eficaz, onde todas as partes sejam ouvidas e tenha oportunidade para falar. Dicas excelentes e fundamentais para a sinergia da equipe.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">