Tutorial P2V: Converter Máquina Física em Virtual

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Seja por falta de orçamento ou por mudança na estrutura, nenhum analista ou técnico precisa iniciar do zero a implantação de um ambiente virtualse uma instalação limpa não for necessária, é claro.

p2v-converter-maquina-fisica-em-virtual

Com o VMware vCenter Converter é possível transformar qualquer máquina física em um ambiente virtualizado, mesmo que esta máquina esteja em uso.

vmware_converter

P2V com o VMware vCenter Converter

Em outras palavras, uma máquina física (Physical) é convertida para virtual, daí a sigla  P2V. E o custo para isso? O custo é ZERO!

Esse procedimento pode ser utilizado por diversos motivos. Já o vi ser realizado para substituição da máquina física para uma virtual de forma definitiva, para criação de ambientes redundantes, para guardar uma imagem para o caso de falhas da máquina real, e outros. Este último caso é muito interessante para quem possui poucos recursos.

E como funciona esse mágico software da VMware?

Após realizar o cadastro e o download do instalador no site da VMware neste link, siga os passos de instalação:

1- Escolha instalação local (Local Installation)

O modo Client só terá utilidade para quem já possui o software instalado como servidor em outro micro da rede.

VMWare_vCenter_Converter_Installation

2- Continue a instalação com as configurações adequadas a seu ambiente

Pronto. Após instalado, vamos à utilização. Siga os seguintes passos:

1- Clique em CONVERT MACHINE

convert

2- Se a máquina a ser convertida for a mesma onde o software está instalado, utilize a opção THIS LOCAL MACHINE

converter_tipo

2.1- Para converter uma máquina remota, selecione “A REMOTE MACHINE”.

2.1.2- Você precisará informar o IP da máquina a ser convertida, além de usuário e senha de uma conta de administrador, podendo ser de domínio.

2.1.3- Na mensagem que irá aparecer, clique em YES (isso fará com que o software que será instalado no SO remoto seja desinstalado ao término)

alert

3- Configure as opções de qual software da VMware utilizará e qual o nome que a máquina virtual terá. Além disso, selecione onde o disco virtual será salvo e para isso indique um caminho de compartilhamento de rede.

destino

Para quem deseja utilizar a VM no ESXi, por exemplo, precisará optar pela opção de infraestrutura.

esxi

4- Para que a imagem não tenha tamanho exorbitante, deixe selecionadas apenas as unidades que realmente fazem referência ao sistema e softwares, não as unidade de backup ou arquivos.

5- Clique em ADVANCED OPTIONS, vá para a aba POST-CONVERSATION e marque a opção “Install VMware Tools”

discos

6- Ao clicar em next, verifique as opções no resumo que aparecerá e então inicie o procedimento de conversão.

A máquina poderá ser utilizada durante o procedimento, mesmo que seja um controlador de domínio ou servidor de acesso remoto. O procedimento não irá interferir em nada no funcionamento do computador, desde que o hardware do mesmo não esteja sendo utilizado ao máximo da sua capacidade.

Agora basta esperar alguns minutos e o seu arquivo estará pronto para ser aberto com o seu software da VMware.

Lembrem-se: Dois computadores não podem ter o mesmo nome na rede! Se for utiliza-los juntos, configure adequadamente o IP, o nome, etc. Também será preciso configurar as opções de Bridge da placa de rede da sua máquina virtual, assunto no qual não irei me prolongar agora.

Caso o projeto seja de virtualização de um servidor de arquivos, por exemplo, será preciso um storage, assim poderá migrar apenas a unidade referente ao sistema e aplicações agilizando muito o processo.

E, mais uma vez, a VMware “salvando nossas vidas”!

Espero que tenham gostado da dica e fiquem à vontade para críticas, sugestões e outros comentários.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Lucas Alcântara

Mais artigos deste autor »

Profissional formado em Gestão de Redes de Computadores, MCP ( Microsoft Certified Professional), ITIL V3 2011 Foundation, Green IT Citizen - EXIN Certification, Certificado HDI Support Center Analyst e Especialista em Gestão da Segurança da Informação. Interessado e se aperfeiçoando na área de Segurança e Soluções de Infra.
"Levo o conhecimento muito a sério e com o pensamento de que o compartilhamento deve ser feito sempre que possível, pois sempre terá algo a aprender tanto quanto a ensinar."


31 Comentários

Jardel
1

Queria um tutorial de como fazer isso no Xen Server, uma maquina fisica linux (debian, ubuntu) para vitual Xen Server alguem sabe?

Lucas Alcântara Autor do Post
2

Olá, Jardel.

O que você pode realizar, caso não encontre uma forma de converter diretamente Física para XenServer, é fazer o procedimento descrito acima e após isso, utilizando software VMWare, exportar a máquina virtual VMw para extensão OVF, utilizada pelo Xen. Conseguirá encontrar facilmente esse método ( VMware to XenServer) na internet.

Espero ter te dado um caminho para solucionar seu problema.
Abraços

Jeferson dos Santos
6

Primeiramente, parabéns pelo Tutorial, Muito bom mesmo.

Fiquei com algumas duvidas praticas sobre isto…
São elas…
Imaginamos que tenho uma estação de um cliente e eu quero tornar ela virtual…
Então nesta maquina Cliente que quero virtualizar devo instalar algum programa Client do VmWare?
É algum modulo adicional do VmWare? Ou apenas no VShere eu “seto” o Ip da maquina estação que quero Virtualizar e o VmWare faz o resto?

Ainda seguindo esta logica…
Suponhamos que tenho uma estação já plenamente virtualizada em “produção” num cliente e um dia da erro de Hardware físico na estação do cliente…
É Problema de HD.
Como eu re-Vinculo a Vm em questão da estação ao Disco/Estação física do Cliente?
Porque teoricamente se a maquina do meu cliente foi virtualizada, o que ocorre é que o cliente trabalha diretamente num disco físico no servidor né?
Mas para isso ocorrer deve haver alguma integração entre disco da estação e disco da VM…
Como funciona isto?
Sei que no Hiper-V você precisa reinstalar o windows(mesma versão) e alterar um arquivo de Boot …

E no VmWare como fica?

Grato
Att
Jeferson dos Santos

Lucas Alcântara Autor do Post
7

Olá, Jeferson dos Santos. Muito Obrigado pelo elogio.

Desculpe não ter sido claro neste ponto, mas isso será bem simples para você. Pode funcionar de duas formas, sçao elas:

1- Você instala o VMWare vCenter Converter em outra máquina da rede (máquina de técnico por exemplo) e a partir dela executa a tarefa de conversão da máquina do cliente via rede. Neste caso, um software será instalado na máquina cliente no estágio de pré conversão (automaticamente) e após a conversão o mesmo poderá ser desinstalado até mesmo automaticamente se assim for “setado” nas configurações anteriores (como citei no tutorial no tópico 2.1.3).

2- A segunda opção é, para o caso de o pc cliente não estar em uma rede de domínio por exemplo, ou simplesmente prefira executar a instalação na máquina a ser convertida, assim será feito. Instale na máquina cliente e selecione a opção This Local Machine e o procedimento será realizado na mesma máquina de instalação.

Espero ter sido claro e ter te ajudado, mas caso ainda fique com alguma dúvida fique a vontade para me contar.

Sobre o segundo caso, de uma conversão V2P, é o contrário da proposta do tutorial, mas vou tentar passar uma ou outra dica, então vamos estudar juntos!
A primeira opção é a criação de uma imagem da máquina virtual. Esta imagem pode ser a ghost ou simplesmente a imagem criada pelo próprio windows 7, 8 ou server 8 e 12. Após realizar a criação da imagem poderá aplicá-la na máquina física. Já ouvi falar que existe uma outra opção mas sobre a qual não tenho conhecimento; é uma ferramenta de código aberto chamada Qemu, que tem justamente esta proposta citada por você (virtual para físico). Como não conheço esta tal, não vou me arriscar a passar informações erradas e acabar te prejudicando, desculpe por isso.

Espero ter ajudado ao menos um pouquinho, meu querido.

Grande abraço!

ENIO HIROYUKI ETO
8

Fala Lucas, beleza? Belo tutorial, consigo abrir o arquivo criado pelo VMWARE FUSION no MAC né? Só ficou essa dúvida mesmo, vou converter um servidor nosso aqui e testar na minha maquina. Grande abraço!

penahm
10

Respondendo ao jardel e se ainda nao tem o problema resolvido fica a sugestão.

Existe uma app da citrix que se chama XenConverter que vai ao encontro do pedido.
a app e grátis.

antes de mais,Lucas, parabéns pelo tutorial.

abraços a todos

cleyton salome
11

Rapaz, parabéns.
Gostei muito desse tutorial, vai me ajudar muito pois tenho um IBM storage onde ficam meu sistema SAP e quero virtualizar meu AD que esta em outro servidor Dell, apos virtualizar o mesmo terei tempo para remontar meu AD totalmente e sem impactar em minha rede, depois que estiver refeito e so voltar os arquivos.

Uma pergunta : no processo de converter maquina física existe a possibilidade de reverter? fiquei com essa curiosidade..
mais uma vez parabéns pelo artigo

Lucas Alcântara Autor do Post
12

Obrigado pelo Comentário, Cleyton Salome.

Quanto à sua dúvida, deixo o meu pensamento. Você vai ter a tarefa de instalar um novo AD, portanto, aconselho que use a oportunidade para fazê-lo do zero e não importando da máquina virtual, assim terá a certeza de ter sua máquina limpa, seus serviços rodando perfeitamente e, o melhor, sem pressa pois o outro estará funcionando virtualizado. Recomendo que o faça como se fosse uma redundância na sua rede, um segundo AD e assim que estiver tudo OK, promova-o.

Existe o procedimento sim, alguns tutoriais ensinam como fazer com live cd do linux e outros utilizando recuperação Bare Metal. Como nunca tive a experiência P2V, não vou recomendar.

Agrande abraço e depois compartilhe seus resultados

José Ramos
16

Lucas estou com este erro, sabe me dizer o que acontece?

“Unable to contact the specified host ‘192.168.0.37’. The host might not be available on the network, there might be a network configuration problem, or the management services on this host are not responding.”

O host em questão 192.168.0.37 é um host windowx xp e estou usando a senha do administrador para fazer o processo !!!!

Obrigado !

Lucas Alcântara Autor do Post
17

Olá, José Ramos.

Ao que tudo indica, existe algo bloqueando a comunicação, se realmente não existe problema de configuração de rede, podendo ser um antivírus/firewall.

Caso não consiga mesmo revendo as configurações, tente instalar o software na própria máquina a ser convertida.

Mande notícias.

Grande Abraço

José Ramos
19

Bom dia Lucas

Deu certo, nas estações windows, deve-se desabilitar o firewall e o antivírus aí vai !
Outra dúvida

Estou com esse erro ao tentar criar a vm de um linux, Suse Enterprise !!!

“Unable to contact the specified host (aqui já tentei destas formas:

\\192.168.0.7
\\192.168.0.7\
\\192.168.0.7\vm
y:\vm
y:
the host might not be avaliable on the network, there might be a network configuration problem, or the management services on this host are not responding”

Sabe me dizer o que passa?

Obrigado !!!!

Vinícius
20

Tudo bem Lucas. Como está?
Vou te explicar o cenário para me dar uma saída depois.
Tenho um servidor parrudo onde está rodando o ERP da empresa o banco de dados SQL. Se este servidor parar por algum motivo, a empresa também irá parar. A minha idéia é ter um segundo servidor virtualizado rodando o ERP e o banco de dados, ou seja, os dois servidores fazendo espelhamento e sincronizados.
Caso o servidor que tem o ERP da empresa parar, o virtualizado irá assumir.
É possível fazer isso com o VMWare vCenter Converter?
Obrigado e no aguardo.

Lucas Alcântara Autor do Post
21

Olá, Vinícius.

O vCenter fará a parte de conversão do seu servidor sim, mas como será o processo para espelhamento e redundância, dependerá de outros fatores da sua infra. Para que fique tranquilo quanto a isso, tente executar o processo quando a infra não estiver em uso para que quando a conversão seja feita o BD já esteja sincronizado. Depois disso, na mesma situação, mantenha o virtualizado sem acesso externo e execute teste desligando/desconectando o servidor físico para saber se o virtualizado assumirá e cumprirá todas as funções sem erros.

Lembre-se que os software e sistema também deverão ser ativados.

Grande abraço e boa sorte no projeto

Eonives
22

Lucas,
Tentei fazer aqui, no entanto não aparece minhas partições. Tenho 2 hds, e só aparece um, e nem é o de sistema, o que eu faço?

Agleson
23

Olá amigo, primeiramente parabéns pelo post.
No meu caso deu tudo certo até a opção abaixo:

“VMware e Infrastructurevirtual machine”
“Server”
“User Name”
“Password”

Qual IP devo informar no campo “Server”, “User Name” e Password?
Existe alguma configuração para preparar o ambiente?

Meu cenário é transformar uma máquina Linux e Virtual .

Hebenézer
24

Lucas, tenho um notebook e não está vinculado à nenhuma rede ou domínio. Tenho o Oracle Virtual Box e instalei o VM Ware vCenter Converter, mas após a instalação ele pede para se conectar ao Server, que eu não tenho. O que posso fazer?

Meu objetivo é transportar meu HD físico para um Virtual.

JANIO JUNIO DE LIMA
25

Lucas,
tenho um notebook e não está vinculado à nenhuma rede ou domínio. Tenho o Oracle Virtual Box e instalei o VM Ware vCenter Converter, mas após a instalação ele pede para se conectar ao Server, que eu não tenho. O que posso fazer?
Meu objetivo é transportar meu HD físico para um Virtual.

não consegui informar o server user name e password,
tentei ipv4
nome de usuario
senha de usuario local
mas, sem resultado

“VMware e Infrastructurevirtual machine”
“Server”
“User Name”
“Password”
Qual IP devo informar no campo “Server”, “User Name” e Password?

Lucas Alcântara Autor do Post
26

Olá, Janio.

Você não deve selecionar a opção VMWare Infraestructure, esta opção é específica para outro uso. Deverá utilizar outra opção do passo 3, onde escolherá qual tipo de arquivo de imagem será gerado para a sua VM. Como utiliza Virtual Box, certifique-se de que o formato escolhido é compatível com ele.

Abraços

Eduardo Conti
28

Ola amigos. Meu problema básico e fundamental eh hardware. tenho uma carência de bons equipamentos. Portanto a pergunta é qual o equipamento minimo q eu necessito para rodar as estações VM depois de realizar a virtualização da maquina física ?

terciano
29

uma ajuda fiz uma copia de uma maquina fisica por uma virtual so que na virtualização que no caso foi o windows xp o sistema voltou barrado na ativação do indows xp e infelizmente não consigo logar mas se era a virtualização é uma copia por que ele nao a converteu tambem ativado?

Tiberio Pedro
30

Adorei o passo a passo já tenho nos meus favoritos para consultas futuras.

Para a minha realidade, estou um pouco confuso.

Tenho um servidor físico, nele tem uma maquina virtual em funcionamento, que foi preparada para um serviço especifico.

Pretendo retirar a maquina virtual do meu servidor físico e transportar para uma outra infraestrutura fora do meu local e depois tenho de importar ela para funcionamento, como devo seguir este processo de copiar ou extrair para um disco externo, e como devo importar para outra Infraestrutura noutro local que inclusive usa uma gama de IP diferente da que ta configurada na maquina virtual????
Como devo Fazer?

Quem me quebra este galho!!!

OS, 2008 server R2
Ta configurada na maquina física o acesso para gestão o VMware vSphere 5.5.

abner
31

Após selecionar ” powered-on machine “, na opção ” this local machine “, me retorna erro, unable to obtain hardaware information for the selected machine.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">