Saiba mais sobre o Crowdfunding e viabilize seu projeto!

Muitos projetos surgem na cabeça das pessoas diariamente e a falta de capital para a realização atrapalha a maioria dos casos.

Dentro deste contexto, surge o Crowdfunding com o lema de que  “A união faz a força”, onde pequenas contribuições podem levar a grandes projetos.

crowdfunding-financiamento-coletivo-projetos

Em um período onde as redes sociais e comunidades online têm grande força, o Crowdfunding, ou financiamento colaborativo, pode contar com a generosidade das pessoas para arrecadar fundos para qualquer tipo de projeto.

Originário dos Estados Unidos, na década de 2000, Crowdfunding (Crowd = multidão + funding = financiamento) vem ganhando espaço no Brasil oferecendo uma variedade de projetos. Qualquer pessoa interessada em um projeto pode participar contribuindo financeiramente.

Boas ideias em prática

Esse sistema de colaboração é excelente para qualquer pessoa com uma boa ideia, basta divulgar nas redes ou sites específicos que as pessoas irão se interessar ou não pelo tema. É uma excelente oportunidade para ampliar qualquer ideia ou projeto e romper com certos moldes sociais.

Resumindo, o Crowdfunding utiliza a web para colocar em prática as mais variadas criações, seja na música, startups, jogos, livros, séries, etc

A ligação entre o colaborador e o beneficiário

Quando o financiamento é realizado, existe uma ligação, uma interação com o colaborador e o autor do projeto. O contribuinte recebe prêmios, muitas vezes criativos, em forma de agradecimento pela participação, podendo ser desde uma camiseta, uma foto em alta resolução, a liberação de músicas gratuitamente na internet, entre outros.

Crowdfunding é uma nova tendência, um movimento de economia colaborativa compartilhando capital de uma forma diferente. Lembrando que no Crowdfunding, a contribuição financeira para o projeto não será reembolsada aos investidores. Porém, eles têm o poder de participar de um projeto que julgaram digno, interessante de ser realizado e que sem a sua contribuição nunca seria possível colocá-lo em prática. Além, claro, da vantagem de receber, por exemplo, um CD autografado, making off de um filme realizado, créditos com o seu nome, etc. Quer recompensa maior sobre algo que você acredita?

sobre-crowdfunding

Como funciona?

O autor do projeto apresenta sua ideia ao público (através de suas redes de contatos), indicando valores que precisa arrecadar e especificando também a data limite para realizar a ação. O mesmo, posteriormente, escolhe uma plataforma online para divulgar seu projeto (através de explicações em vídeo, imagens e texto) e os fundos necessários para torná-lo realidade. Depois, é só aguardar para ver se as pessoas contribuirão ou não. Caso o projeto consiga o financiamento, o serviço que divulgou a iniciativa recebe uma comissão (em geral, 5%), caso contrário, o empreendedor sai sem levar nada do que foi arrecadado e os valores retornam aos investidores.

Dicas para um projeto bem sucedido

  • Faça uma apresentação objetiva e bem atraente.
  • Seja claro, produza vídeos interessantes e criativos.
  • Tente seduzir o público.
  • Participe ativamente de sua campanha.
  • Escolha prêmios bem criativos para os colaboradores.
  • Ensine passo a passo como as pessoas devem fazer para contribuir.
  • Deixe clara a importância da colaboração para o projeto.

Se a grana tá curta, mas você tem uma ideia ou projeto inovador, por que não criar um projeto de Crowdfunding para viabilizar sua idéia? 🙂

Imagem via Shutterstock


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!