Principais Diferenças entre os Cursos de TI

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Haverá no Brasil, até 2015, uma carência de 117 mil vagas de tecnologia abertas sem profissionais qualificados para atendê-las, de acordo com o IDC.

Visando esse espaço no mercado, muitos estudantes optam por seguir a carreira de TI (Tecnologia da Informação) e se deparam com diversos cursos como: Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas da Informação, Cursos Tecnológicos, Cursos Técnicos e Certificações. Para acabar com suas dúvidas, vou explicar as principais diferenças de cada curso.

cursos-tecnologia-informacao-ti-diferencas

Recentemente escrevi um artigo em meu blog sobre as diferenças entre os cursos de tecnologia da informação, texto que chamou a atenção do Jackson do PTI, por isso, resolvi escrever aqui um artigo tão bom quanto aquele e compartilhar com essa comunidade incrível de profissionais, estudantes e interessados em TI.

Estamos vivendo uma grande revolução na área da ciência e da técnica, a tecnologia nunca esteve tão presente no cotidiano das pessoas como agora e a tendência é aumentar cada vez mais. Para que a engrenagem desse motor continue a girar, é necessário que profissionais especializados em diversas áreas de conhecimento estejam preparados para arregaçar as mangas e fazer as coisas acontecerem.

Tecnologia da Informação

Você sabe o que é Tecnologia da Informação? TI é um conjunto de atividades, soluções, equipamentos e pessoas envolvidas na produção, armazenamento, segurança, gerenciamento, transmissão e acesso de informações. A TI permite, através do apoio de equipamentos tecnológicos e sistemas de software, a automatização de processos que antes exigiam muito tempo e esforço físico. Dentro da área de TI existem diversas ramificações de cursos que vou explicar agora.


Ciências da Computação

O curso de Ciências da Computação (ou Ciência da Computação) promove o desenvolvimento de maneiras mais eficientes para solucionar problemas envolvendo computadores. O profissional pode seguir carreira como pesquisador científico, trabalhando com pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Grande parte dos formados nessa área segue carreira na área de desenvolvimento de software, devido a grande bagagem de programação oferecida no curso. Em Ciências são abordadas disciplinas como: algoritmos, estrutura de dados e lógica de programação.

O curso oferece uma visão bem abrangente sobre a Tecnologia da Informação, o que permite que o aluno possa especializar-se também em áreas como redes de computadores e hardware.

A USP oferece um guia interativo para quem está pensando em cursar Ciências da Computação no IME (Instituto de Matemática e Estatística).

Onde estudar?

Duração média: 4 anos

Sistemas de Informação

O curso de Sistemas de Informação é voltado para o desenvolvimento de sistemas computacionais, que servem para automatizar e apoiar tarefas que antes exigiam grande esforço. O curso de Sistemas envolve parte das disciplinas encontradas em Ciências da Computação, como programação, porém, é mais específico ao abordar disciplinas de administração e gestão de negócios, permitindo que o aluno possa atender necessidades específicas do mercado de trabalho com o desenvolvimento de sistemas integrados (ERP) e soluções corporativas. O profissional pode atuar como Analista de Sistemas, Programador, Analista de Negócios ou com Suporte a TI entre outros.

Onde estudar?

Duração média: 4 anos

Engenharia da Computação

O curso de Engenharia da Computação envolve o projeto, desenvolvimento e implementação de equipamentos e dispositivos tecnológicos. O curso está mais relacionado com o hardware do que com o software. Engenharia vai abordar disciplinas como: eletrônica, mecânica e desenho técnico. Também são oferecidas disciplinas de programação, como nos outros cursos, porém, a bagagem é menor.

O Brasil ainda está engatinhando no desenvolvimento de novas tecnologias, sendo que a copa do mundo trouxe grandes oportunidades para os profissionais de TI. O aluno que se forma em engenharia pode ajudar nesse desenvolvimento ou então seguir carreira em áreas paralelas como nos cursos de Ciências e Sistemas.

Onde estudar?

Duração média: 5 anos

Cursos Tecnólogos

Os cursos Tecnológicos, também conhecidos como Tecnólogos, são uma opção mais rápida para inserção no mercado de trabalho, devido sua duração ser menor, geralmente 2 ou 3 anos. Eles abordam áreas muito mais específicas da tecnologia, tais como:

  • Redes de Computadores
  • Análise e desenvolvimento de sistemas
  • Jogos Digitais
  • Segurança da Informação

É importante que o estudante que ingresse num curso tecnológico já saiba o que quer, pois como o curso é mais específico ele não vai oferecer tantas opções como um bacharelado.

Onde estudar?

Duração média: 2-3 anos

Cursos Técnicos

Os cursos técnicos são uma alternativa para quem busca um curso de menor carga horária e de rápida inserção no mercado de trabalho. Assim como os cursos tecnológicos eles são específicos, mas a diferença é que o curso técnico não é considerado de nível superior. Apesar de oferecer salários menores para os profissionais, os serviços técnicos são necessários e há muitas vagas de trabalho.

Onde estudar?

Duração média: 1 ano e meio

Certificações

As certificações servem para comprovar determinado conhecimento, e o candidato se submete a uma prova onde irá responder questões relacionadas à determinada tecnologia que ele escolheu para se especializar, tais como: linguagens de programação, redes, sistemas operacionais e ferramentas específicas. Os treinamentos e provas de certificação geralmente são oferecidos pelas empresas responsáveis por determinada tecnologia, por exemplo: IBM, Microsoft, Oracle, Adobe, Cisco e etc.

Com uma certificação em mãos o profissional tem um diferencial em seu currículo, o que pode ser útil na hora de uma entrevista de emprego ou em uma negociação de salário.

Onde estudar?

Se você já decidiu tomar a iniciativa de estudar TI, parabéns! Você está entre os profissionais que vão ajudar a mudar o cenário da tecnologia do Brasil, agora você só precisa encontrar seu caminho. Antes de escolher seu curso é necessário fazer muita pesquisa, conheça a grade curricular do curso, saiba o que faz o profissional, descubra quanto ganha e como está o mercado de trabalho.

Se tiver qualquer dúvida deixe um comentário abaixo, ficarei feliz em ajudar.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Adam Silva

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação, trabalho com TI há 5 anos. Sou especializado em web, programador, blogueiro, baterista e entusiasta de tudo que envolva tecnologia e games


28 Comentários

José Paulo
4

Muito bom o artigo, mais gostaria de saber, sou estudante na area de programação e tecnico de informatica, digamos que sou um aventureiro nesta area, pois não tenho diploma nenhum, tudo que aprendi até hoje foi pesquisando e me arriscando a fazer alguma coisa, ja trabalhei em campo de TI, agora que estou pesando em fazer um faculdade de analise e desenvolvimento de sistema. Estes dias atras vi um outro artigo com varios cursos oferecidos gratuitamente na area de TI, com esses cursos eu teria alguma chace de entrar ou atuar nesta area?

Antonio
5

Excelente artigo! Sou estudante de TI no Senac (nível técnico) e estou agora no módulo de redes. Estou pensando em me especializar em redes porque andei pesquisando e vi que existem muitas oportunidades nessa área. Agradeço pela publicação e se poder comentar a sobre a minha provável escolha ficarei feliz.
Forte abraço…
Antonio.

Adam Silva Autor do Post
6

Obrigado José Paulo, sua habilidade de ser autodidata é muito importante, principalmente na área da programação, não tem problema algum em fazer os cursos gratuitos, pelo contrário, recomendo que você faça e se gostar procure se aprimorar mais naquela área. Quanto ao mercado de trabalho, numa entrevista muitas vezes você terá que concorrer com candidatos formados em faculdades e com certificações, então de alguma forma você terá que se destacar, seja com uma formação superior, certificação ou então projetos que você mesmo realizou e que tenham algum valor profissional, então um curso gratuito pode não ser o suficiente mas pode ser seu ponto de partida. Forte abraço.

Thiago
7

Mas será que há uma grande diferença entre o profissional de nível tecnólogo para o bacharel? Pois um professor meu disse que hoje em dia o mercado não liga para isso. Claro que há sim um peso diferente, mas eu, particularmente, acho que me dou melhor como Analista, focando no desenvolvimento de sistemas, desktop, mobile, gestão etc., do que como cientista da computação, tendo que encarar muitas disciplinas realmente desanimadoras. [opinião pessoal; sei da importância de tais disciplinas, mas ainda falta muito esclarecimento e aplicação – prática].

Felipe Affonso
8

muito bom o artigo meus parabéns , eu tenho algumas duvidas e preciso de uma ajuda de um profissional , enfim eu tenho 17 anos já fis dois cursos profissionalizante e estou cursando o técnico , vou comecar a faculdade de sistema da informacao nesse ano , estou pelo caminho certo ? pretendo me certificar tambem. o meu problema é o seguinte , não sou muito velho será ? para ingressar nessa carreira , eu me preoculpo com isso .. o que eu quero é ser desenvolvedor de software. esse é meu objetivo.

Luís Paulo Cunha
9

Adam, meus parabéns! Seu post está muito bem escrito e de fácil compreensão para todos os leitores. Uma dica que gostaria de compartilhar com todos os amigos e que você mesmo alertou acima, é procurar um “norte” a seguir. Para aqueles que possuem mais afinidades com programação, procurar cursos, videos-aula, posts e tudo mais relacionado à seu gosto. Assim como para também os profissionais das áreas de suporte, infra-estrutura e as demais áreas de TI. Concordo que uma forma rápida de se ganhar um destaque a mais, seria a conclusão de uma certificação na área escolhida. Mas, lembrando que o nível superior nos dias de hoje é praticamente um item obrigatório nas seleções para vagas. Vale ressaltar, que mesmo um diploma não é garantia de que o profissional esteja totalmente preparado para atuar em determinada área. Há muitos e muitos profissionais com grande bagagem de experiência profissional que não possui diplomas, certificações e etc. Aconselho a todos procurarem unir tanto a experiência profissional junto com a acadêmica, com o intuito de “somar”. Abraços!

Adam Silva Autor do Post
10

Olá Thiago,concordo com você. A diferença está na bagagem do curso mesmo, na prática isso não quer dizer que um profissional que fez Bacharelado seja melhor que um que fez Tecnólogo, isso depende do esforço de cada um. Outra diferença é que alguns concursos públicos exigem nível Bacharel para participar. Forte abraço.

Adam Silva Autor do Post
11

Olá Antonio, obrigado. A área de redes tem muitas oportunidades sim, mas não é a única, diversas áreas de TI estão com defasagem no mercado como: programação, design, banco de dados e etc. Então recomendo que você procure uma área que você se identifique mais e não vá somente pensando no espaço que tem no mercado. Abraço

Adam Silva Autor do Post
12

Olá Felipe, você está gostando de seguir nessa área? Se estiver, você está seguindo o caminho certo, com os cursos que você fez já deve ter uma noção da área, você ainda é jovem, se continuar estudando poderá ter uma carreira promissora. Forte abraço!

Douglas Fernandes de Souza
14

Ótimo artigo, eu já tenho 2 cursos técnicos na área, Programação Comercial e Tecnologia da Informação, agora estou querendo fazer ensino superior, mas estou em dúvida em qual fazer, pois gosto de hardware e redes, e não tenho certeza se o tecnólogo em redes também aborda hardware, sabe se algum curso tecnólogo oferece as duas disciplinas?

Adam Silva Autor do Post
16

Olá Douglas, são 2 áreas bem distintas, os cursos de Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação todos abordam um pouco dos dois. Abraço

Maria Helena
17

mais eu cursando T.I vou ter acesso a todas as áreas da informação, ou preciso escolher uma área no T.I específica ?

Diego Farias
18

Boa Noite! Adam li seu post e gostei muito do conteúdo. Estou ingressando este ano na faculdade de Analise de Sistemas, não gostava muito de computadores depois de fazer um curso o ano passado inteiro de linguagem de programação, hoje tenho uma noção legal, consigo ver e entender muitos assuntos, alguma parte de códigos, mas ainda tenho muito para aprender, vou fazer EAD porque quero aprimorar meu lado auto didata. Tenho 3 primos que já trabalham nesta área a bastante tempo e são todos Analistas de Sistemas e hoje estão super bem, entrei nessa área por incentivo de um desses primos e hoje estou gostando muito!!

Abraço a todos que tenham um ano de 2014 próspero. Felicidades 2014 é nosso

Tiely Heidi Mello
19

Bom dia !
Eu gostei muito do que você escreveu parabéns !!
Eu gostaria de me formar em Sistema da informação, e depois fazer uma pós como Analista de sistemas.
Você sabe onde eu posso procurar emprego como jovem aprendiz ?
Brigada ! Parabéns !

Leandro
21

Olá, boa noite!
Gostaria de saber o que faz um profissional que fez curso técnico de 2 anos em Redes de Computadores e qual a grade de conteúdo.

Diego Benevides
22

Boa noite Adam, estou cursando o 1º ano de Redes de Computadores, porém já sou formado em Sistemas para Internet, optei pelo curso de redes porque foi o que mais me identifiquei, então minha dúvida é o seguinte. O que você acha da área de redes, tem bastante oportunidades nessa área, será que essa área vai crescer mais ainda, uma das novas tecnologias que percebi é o Cloud Computing Big Data. abraços

Carlos Gonçalves
23

Muito bom artigo. Tive esse tipo de duvida muitas vezes. Sou formado em gestão de T.I e agora vou fazer analise e desenvolvimento de sistemas. São cursos mais focados realmente.

fabio
25

tenho 15 anos, quero saber quais são as melhores formações que devo ter para ser um gerente da ti ou até um diretor

Lohany
26

Bom, estou pensando em fazer sistema para Informação, gostaria de saber se você acha que devo primeiro fazer Web Design e depois sistema para informação ou ao contrario. Para pessoa ter bom conhecimento em duas áreas e que poderá me ajudar no mercado de TI

EDINHO
27

Olá, boa tarde!

Estou estudando iniciar um curso técnico na área de TI. Gostaria de saber quais as diferenças dos cursos Rede de Computadores e Análise e desenvolvimento de sistemas. Pode me apontar os prós e contras de cada um?

Obrigado!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">