Geração de Valor ao Negócio x TI

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Como Gerar Valor ao Negócio? Esse é o “mantra” que se ouve em todas as empresas que buscam manter seus negócios sustentáveis e se diferenciar dos concorrentes.

gerando-valor-negocios-tecnologia-informacao

Imagem via Shutterstock

Responder a esta questão tem sido o grade desafio de todas as áreas de uma companhia. Para a área de Tecnologia da Informação não é diferente, e essa missão tem sido árdua, pois historicamente a TI é considerada e vista como Centro de Custos (ou Despesas) e quebrar esse paradigma é mais difícil do que parece.

Para mudarmos essa visão, nós profissionais de TI, precisamos mudar a forma de nos enxergarmos. Devemos compreender que TI não é mais uma área que fornece apenas suporte ao negócio, nosso papel vem mudando ao longo dos anos e estamos assumindo uma característica cada vez mais estratégica. Obviamente não podemos deixar de pensar na operação de TI, pois é com ela em funcionamento que conseguimos suportar os processos e as áreas de negócio, mas temos que buscar o melhor modelo operacional para a organização.

Esta característica estratégica de TI se traduz no diferencial competitivo que podemos promover quando damos respostas rápidas às necessidades do Negócio. A utilização de uma nova tecnologia para auxiliar na redução de custos de produção, a sugestão de uma mudança de processo ou sistema, que proporcione ganhos na velocidade de atendimento ao cliente da empresa e uma ferramenta que reduza controles e atividades manuais são exemplos de como a TI pode e deve se posicionar dentro de uma organização. Além disso, participar das definições estratégicas, identificar oportunidades de crescimento e ter visão do negócio são outras características que devemos incorporar.

Toda mudança deste tipo requer esforço e persistência, da mesma forma que para iniciá-la é necessário darmos o “primeiro passo” e galgar degrau por degrau. Sem esse “primeiro passo” não conseguimos sair da visão puramente operacional e caminhar para a visão e posicionamento estratégico da TI, que é a resposta para a pergunta: Como Gerar Valor ao Negócio?

O assunto é importante para o crescimento de todos, por isso, convido você, que chegou ao final deste texto, a deixar sua opinião e visão logo abaixo nos comentários. Com certeza uma discussão mais aprofundada enriquecerá a opinião exposta acima.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Carlos Augusto da Costa Carvalho

Mais artigos deste autor »

Mais de 20 anos de experiência em TI, atuando junto às áreas de negócios em diversos segmentos como bancos, financeiras, serviços, indústrias e varejo, dentre as quais Votorantim, Bradesco, grupo Fleury e Grupo Roldão.

Responsável pela reestruturação e redesenho dos processos de governança, definição e liderança de sistemas, processos e infraestrutura em alinhamento com as estratégias do Negócio.

Formado em Processamento de Dados, com pós-graduação em Gestão de TI (FIAP) e MBA em Governança de TI (USP-IPT). Atua também como palestrante, articulista e professor de MBA. Fundador da fan page Governando TI no Facebook.


1 Comentários

Marcelo de Lima
1

Olá Carlos! Tive o prazer de trabalhar ao seu lado e a grata surpresa de chegar a este artigo ao realizar pesquisas para um TCC que elaboro para a conclusão de um MBA em Controles Internos.
Escolhi o tema “A importância da conscientização para aefetividade do sistema de controles internos em áreas de desenvolvimento de sistemas”. Acho muito pertinente a sua abordagem acerca da geração de valor ao negócio por parte da TI, e a importância da mudança de como as áreas de TI são enxergadas nas empresas vai ao encontro da pressão que as mesmas sofrem pelas suas entregas, mesmo que para isso determinadas regras sejam quebradas. Você conhece bem esse assunto… Quanto maior a consciencia sobre o valor que TI agrega ao negócio, maior também a consciencia de que todos os processos devem ser seguidos corretamente. Grande abraço!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">